Bitcoin Forum

Local => Mineração em Geral => Topic started by: tg88 on November 15, 2019, 11:08:38 AM



Title: Stratum V2 Proposta de um protocolo para descentralização da mineração do BTC
Post by: tg88 on November 15, 2019, 11:08:38 AM
Achei bem interessante e nem sabia que existia um projeto tão bem estruturado para mudar a mineração no BTC.
Fiquei sabendo graças a essa noticia e resolvi pesquisar sobre: https://radarbtc.com.br/index.php?blog-id=protocolo-de-mineracao-acaba-com-centralizacao (https://radarbtc.com.br/index.php?blog-id=protocolo-de-mineracao-acaba-com-centralizacao)

Stratum V2 é um novo protocolo de mineração que está sendo proposto por Pavel Moravec (co-fundador do 1º pool de mineração) e Jan Čapek e vem tendo apoio de alguns DEVs do Bitcoin Core.

Como descrito no site oficial:

Quote
O Stratum V2 é um protocolo de próxima geração para mineração em pools e tem o objetivo de tornar as transferências de dados mais eficientes, reduzindo os requisitos de infraestrutura física para operações de mineração e aumentando a segurança. Além disso, o Stratum V2 apresenta três novos subprotocolos que permitem que os mineradores selecionem suas próprias transações por meio de um processo de negociação com pools, melhorando a descentralização.

https://stratumprotocol.org/ (https://stratumprotocol.org/)

Oque acharam dá ideia? Achei o fato de permitir que o minerador possa optar por minerar a própria transação fantástico, espero ver isso funcionando na prática um dia.


Title: Re: Stratum V2 Proposta de um protocolo para descentralização da mineração do BTC
Post by: alegotardo on November 18, 2019, 01:55:22 PM
Eu já tinha lido sobre isso um pouco antes de Outubro... uma nova versão do protocolo Stratum a respeito de uma mudança na forma de comunicação entre as pools e os mineradores, mas acho que não dei muita bola e não reparei nessa opção de poder de escolher a transação que se deseja verificar.

Enfim, não tenho certeza se isso poderá tirar da China o poder que eles tem sobre a mineração de Bitcoin, espero que sim.