Bitcoin Forum

Local => Português (Portuguese) => Topic started by: bitmover on April 17, 2018, 08:33:15 AM



Title: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on April 17, 2018, 08:33:15 AM
Como estou com alguns merits sobrando, resolvi começar um perguntas e respostas do Bitcoin, baseado no tópico  A simple bitcoin Q/A. Learn new and interesting stuff about bitcoin (https://bitcointalk.org/index.php?topic=2968050.msg30499459) do pugman e bill gator.

Esse tópico deles lá me rendeu alguns merits quando eu ainda era newbie, e acho que será bom aqui para incentivar umas discussões na nossa aba local.

Como participar
1) Eu farei perguntas relacionadas ao Bitcoin (nenhuma alt).
2) As pessoas pesquisam e respondem. A ideia é estimular a pesquisa mesmo.
3) A primeira resposta certa recebe merit. Se a resposta for boa, até 2 merits.
4) Mesmo que já tenha uma resposta, você pode responder. Posso dar merits para mais de uma resposta.
5) Se alguém quiser fazer uma pergunta (e pagar os merits da resposta) também é bem vindo.

Regras
1) Respostas somente em português
2) Quem receber merits não receberá na próxima pergunta. Mas pode responder.
3) Não façam edit nos posts depois de enviar as respostas.
4) Não façam Ctrl C/ Ctrl V de site nenhum. Expliquem com suas palavras.


                Até agora, 21 merits foram distribuídos.

As perguntas feitas até o momento e a resposta estão abaixo:


Title: Re: Bitcoin Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on April 17, 2018, 08:34:12 AM
Pergunta 1: O que é Coinbase?
Coinbase é de onde vem as novas moedas geradas.. Ao invés de vir de um endereço...


Pergunta 2: De qual país é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin?
Não se sabe. Mesmo o Nakamoto sendo um sobrenome japonês (é tão comum quanto o souza aqui), ele nunca revelou muitas informações pessoais sobre ele. Tudo que foi escrito por ele foi em inglês.


Pergunta 3: Quem é Roger Ver? Qual o seu nickname no fórum bitcointalk.org e qual apelido dado pela comunidade à esta pessoa? Qual a data de seu primeiro post aqui (poste o link) e o que este personagem significou para o Bitcoin no passado?
Quem é Roger Ver?
É o primeiro investidor mundial em startups relacionadas ao bitcoin, como bitcoin.com, blockchain.com, entre outros. Esteve por mais de 1 década como CEO da MemoryDealers.com, empresa de equipamentos eletrônicos, quando então conheceu o bitcoin e afirmou ser a invenção mais importante do mundo desde a internet

Qual o seu nickname no fórum bitcointalk.org e qual apelido dado pela comunidade à esta pessoa?
MemoryDealers é o nickname, mais conhecido pela comunidade como "Bitcoin Jesus"

Qual a data de seu primeiro post aqui (poste o link) e o que este personagem significou para o Bitcoin no passado?
O 1º post foi em 26/04/11 (já fazem quase 7 anos 8)). Nesse post ele afirmou que havia lido bastante sobre o bitcoin e anunciou que sua empresa, de mesmo nome de seu nick, passaria a adotar o btc como forma de pagamento pelos equipamentos eletrônicos vendidos. Sendo um dos primeiros investidores, estimativas indicam que ele chegou a segurar cerca de 400k BTC por certo período e foi de extrema importância para o crescimento da adoção do BTC ao utilizá-lo como forma de pagamento e investir em projetos relacionados à nova tecnologia. Ele está por trás de investimentos iniciais em projetos relacionados à blockchain como a Kraken e a Ripple. Hoje em dia, Roger Ver é um dos grandes apoiadores do Bitcoin Cash.
Link do 1º post: https://bitcointalk.org/index.php?topic=4667.msg95746#msg95746

Curiosidade da pesquisa: Em 2002, Roger Ver foi sentenciado a 10 meses de prisão por vender explosivos no eBay.  :o :o :o
 É comum ver os críticos dele usarem esse argumento para tentar manchar sua imagem


Pergunta 4: Quando foi que Satoshi deu um fora no criador do EOS? E por qual razão?
Foi em 29/07/2010, aqui no próprio fórum
Link para a discussão: https://bitcointalk.org/index.php?topic=532.msg6269#msg6269

A conversa do tópico é bem interessante. Eles estavam discutindo sobre escalabilidade e micropagamentos usando SPV - Sigla para Verificação de Pagamento Simplificado. Satoshi fez uma referência a outro tópico onde explicava na teoria como o processo de pagamentos poderia fazer a verificação de forma bem eficiente, em torno de 10 segundos ou menos, com taxa de fraude ainda menor que os cartões de crédito. Foi nesse momento que terminou seu post com a célebre frase ao Daniel Larimer que ficou bem famosa: "If you don't believe me or don't get it, I don't have time to try to convince you, sorry" (Se não acredita em mim ou não tenha entendido, me desculpe, mas não tenho tempo para convencê-lo - em tradução literal)


Pergunta 5: O que é uma Extended Public Key?
O conceito de extended public key é um pouco mais complexo do que parece. Basicamente ele seria uma das public key da wallet/seed onde você pode usar para gerar todos os proximos extended public keys que vão gerar os endereços para receber os pagamento (o mais alto é o master extended public key), ou seja, ela seria boa para criar uma wallet watching-only, já que ele não te da o controle sobre nenhuma private key e você nao iria precisar pegar os endereços um por um.

O problema nisso é se o atacante sabe a sua extended public key ele saberá de todos os proximos endereços que você vai usar no futuro, não vai ameaçar a perda de valores, mas sim a perda da privacidade que você teria trocando de endereços.

Pra isso, inventaram de colocar um negócio de chain code que serve pra se usar em conjunto com a extended public key e a extended private key para gerar os novos endereços, não vou entrar em muitos detalhes aqui já que existem muitas variações para proteger contra esse problema.


Pergunta 6:  O que é um Full Node?
É uma wallet que possui toda a blockchain da criptomoeda em questão.
Ele ajuda a manter a rede íntegra, validando as transações mineradas.


Pergunta 7:  O que é MEMPOOL e para o que ela serve e seu tempo de propagação?

MEMPOOL é como se fosse a "fila" das transações, elas ficam ali esperando o bloco/transação ser confirmado, em tempos de tráfego muito alto, ficam milhares de transações nessa fila, tal transação não é registrada na blockchain, porém é registrada temporariamente nos nodes.. E nesta fila, quem paga mais, passa na frente..
O tempo de propagação(enviar esse registro temporário para todos os nodes) é de cerca de 10 segundos..


Pergunta 8: Quais os três tipos de endereços Bitcoin?
Quais as diferenças? Qual o mais recomendado pra maioria das pessoas e porque?

Legacy: os endereços de sempre, começam com o prefixo '1', recebem e fazem as transações normalmente. Não faz mal usar, mas é melhor dar o upgrade para P2SH

P2SH: começam com prefixo '3', eles podem criar transações segwit (pagando menos taxa) normalmente e é 100% compatível com qualquer sistema que consiga reconhecer o legacy. É o recomendado para todos.

bech32: é o mais novo, começa com o prefixo "bc1", consegue receber e criar transações segwit melhor do que os modelos anteriores, mas conta com um suporte muito pequeno dos softwares, fazendo com que não seja boa como endereço para receber os bitcoin. É recomendado usar apenas como endereço para enviar e usar se apenas souber o que está fazendo de fato.


Pergunta 9: O que é uma deterministic wallet? E o que é BIP 39?
BIP39: Foi a atualização que permitiu as Carteiras gerarem os Mnemonic code para as Deterministic wallet.
Um Mnemonic code, é um auxiliar de memória, um método de você memorizar informações extensas de forma simples.
Uma Deterministic wallet, possui a capacidade de gerar as Privates Keys derivadas do Mnemonic code (SEED).
Ou seja, com o BIP 39, foi possível gerar os endereços de Bitcoin a partir da seed, um conjunto de palavras, pre-definidas em uma lista (ver lista aqui (https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039/bip-0039-wordlists.md)).
E guardar/memorizar uma Seed é humanamente mais fácil do que memorizar um extenso código hexadecimal.


Pergunta 10: Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações? Qual o impacto negativo de aumentaro blocksize?
Essa pergunta é capciosa. Não aumenta a velocidade das transações, aumenta o "throughput" (largura de banda?) das transações. O que isso quer dizer? Vamos usar um exemplo:

O bitcoin tem 1 bloco a cada 10 minutos. Cada bloco tem no máximo 1 Mb, e cada transação tem cerca de 250 bytes. Isso quer dizer que cada bloco comporta 4000 transações, ou seja, a cada 10 minutos, ou 600 segundos. Dividindo 4000/600 temos, na média, um "throughput" de 6.67 transações por segundo. A "formula" do throughput fica sendo então:

Tp = Bs/(Ts*Pb)

onde Tp é o  throughput, Bs é o tamanho do bloco em bytes, Ts é o tamanho das transações e Pb é o tempo (período) entre os blocos.

Acho que vendo assim fica claro perceber que tem 3 jeitos de aumentar o numero de transações por segundo: aumentar o tamanho do bloco, diminuir o tempo entre blocos ou diminuir o tamanho das transações. Cada uma dessas soluções tem seus problemas, vou focar na que você perguntou primeiro...



O principal impacto é tornar a manutenção de full nodes insustentável. Hoje um bloco de tamanho 1Mb a cada 10 minutos significa que a cada dia (1440 minutos ou 144 periodos de 10 minutos) teremos 144 Mb de novas transações acrescentadas na blockchain. Em um ano, isso dá cerca de 52 Gb a mais na blockchain. Esse crescimento ainda é razoável para os HDs que temos hoje, e um HD de 1 TB poderia armazenar quase 20 anos de blockchain.

Agora vamos supor que o tamanho do bloco seja aumentado em 10 vezes. Isso significa que, se usado "no limite" e todos os blocos estiverem lotados de transações, um HD de 1Tb duraria apenas 2 anos. Isso tornaria o custo de manter um full node inviável para  usuário comum, comprometendo o principio de descentralização da rede.

Além disso temos o tempo de transmissão dos blocos e os problemas que derivam disso: blocos órfãos e blocos vazios. O tempo de transmissão de um bloco pela rede, hoje, é de 7 segundos (estimativa feita com o numero de blocos "vazios" de 1.1%(1) (https://blog.bitmex.com/empty-block-data-by-mining-pool/)). Com o aumento do to tamanho dos blocos esse tempo sobe proporcionalmente, e consequentemente, o numero de blocos vazios ou órfãos cresce na mesma proporção (reduzindo o throughput efetivo da rede). Se hoje temos uma "perda" de 1.1% da velocidade da rede com os blocos vazios, com o aumento dos blocos em 10x isso cresce para 11%, reduzindo o throughput da rede também  em 11%. Esse tipo de redução começa a ficar significativa, e impactar negativamente a rede como um todo. Sem contar com o processamento (e gasto de energia) exigido dos full nodes que vão precisar validar 10x mais transações.

Então, concluindo, o aumento do tamanho dos blocos impacta
1- no custo de armazenamento da blockchain, inviabilizando os usuarios domesticos ou de pequeno porte, e  
2- no tempo de propagação da rede, criando mais blocos órfãos e blocos vazios, e reduzindo o benefício de aumento de throughput de forma significativa.


Outra abordagem pra essa pergunta é a abordagem filosófica. Do ponto de vista de engenharia de software, escalabilidade significa aumentar o alcance de um serviço sem aumentar o uso de recursos na mesma proporção. Aumentar o tamanho do bloco fere esse princípio: Tanto o armazenamento como o tempo de transmissão crescem proporcionalmente ao aumento do throughput. Por isso tipo de solução é sabidamente inviável (economicamente) como solução de escalabilidade.

Em oposição a isso, a solução do segwit é uma solução que atende esse principio: ele permite mais transações em um bloco do mesmo tamanho, aumentando a velocidade sem aumentar o tamanho ou o temp ode transmissão. Infelizmente ela tem alcance limitado. A Lightning network é uma solução que não só atende esse princípio básico de escalabilidade, como também é infinitamente escalável. Você pode efetuar um número praticamente infinito de transações num canal LN, sendo que apenas duas transações são registradas na blockchain. (com a contrapartida de você não ter registro público dessas transações na LN).




Pergunta 11: Quantos fullnodes estão rodando hoje no Brasil?
Ao que parece são 35 agora: https://bitnodes.earn.com/nodes/?q=Brazil


Title: Re: Bitcoin Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on April 17, 2018, 08:36:15 AM
Pergunta 1: O que é Coinbase?

Dica: Não é a exchange.


Title: Re: Bitcoin Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on April 17, 2018, 10:13:07 AM
Pergunta 1: O que é Coinbase?

Dica: Não é a exchange.

Uma carteira :P

Coinbase é de onde vem as novas moedas geradas.. Ao invés de vir de um endereço..
https://i.imgur.com/e1t4Heb.png


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on April 17, 2018, 11:39:31 AM
@bitmover, Parabéns pelo tópico.

Uma carteira :P

Coinbase é de onde vem as novas moedas geradas.. Ao invés de vir de um endereço..
https://i.imgur.com/e1t4Heb.png

Poxa, essa eu sabia a resposta sem precisar pesquisar, mas aproveito pra compartilhar o que imagino ser a primeira COINBASE, feita em 03/Jan/2009.

https://blockchain.info/pt/tx/4a5e1e4baab89f3a32518a88c31bc87f618f76673e2cc77ab2127b7afdeda33b/0 (https://blockchain.info/pt/tx/4a5e1e4baab89f3a32518a88c31bc87f618f76673e2cc77ab2127b7afdeda33b/0)

Nela é possível ver a mensagem: The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks.
Satoshi, provavelmente era um Liberal/Libertário/AnarcoCap, ou qualquer outra definição para quem não concorda com intervenção Estatal para socorrer bancos/empresas. ;D

Link da Noticia: https://www.thetimes.co.uk/article/chancellor-alistair-darling-on-brink-of-second-bailout-for-banks-n9l382mn62h (https://www.thetimes.co.uk/article/chancellor-alistair-darling-on-brink-of-second-bailout-for-banks-n9l382mn62h)

 


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: arthurbonora on April 17, 2018, 12:59:48 PM
Show de bola o tópico, o conceito gamefication na prática.
Segue uma pergunta: valendo 1 merit para primeira resposta certa.


De qual país é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on April 17, 2018, 01:04:36 PM

De qual país é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin?


Não se sabe. Mesmo o Nakamoto sendo um sobrenome japonês (é tão comum quanto o souza aqui), ele nunca revelou muitas informações pessoais sobre ele. Tudo que foi escrito por ele foi em inglês.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: arthurbonora on April 17, 2018, 01:06:47 PM

De qual país é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin?


Não se sabe. Mesmo o Nakamoto sendo um sobrenome japonês (é tão comum quanto o souza aqui), ele nunca revelou muitas informações pessoais sobre ele. Tudo que foi escrito por ele foi em inglês.

e a resposta está, eeeeeeexata,
vou pensar em alguma outra questão para postar. merit enviado


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on April 17, 2018, 01:21:29 PM

De qual país é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin?


Não se sabe. Mesmo o Nakamoto sendo um sobrenome japonês (é tão comum quanto o souza aqui), ele nunca revelou muitas informações pessoais sobre ele. Tudo que foi escrito por ele foi em inglês.

e a resposta está, eeeeeeexata,
vou pensar em alguma outra questão para postar. merit enviado

Existe muita especulação sobre a nacionalidade dele, mas devido ao horário das postagem dele aqui Fórum, acreditam que ele realmente não seja oriental, e por ele ter deixado uma mensagem no bloco Gênesis com o titulo do Jornal The Times, pode ser que ele seja Britânico.
Mas são só especulações de especulações.

Daqui uns 200 anos, vão dizer que ele é alienígena, pois nenhum ser humano da nossa época teria capacidade de criar o primeiro ativo digital genuinamente escasso.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on April 17, 2018, 01:24:29 PM

De qual país é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin?


Não se sabe. Mesmo o Nakamoto sendo um sobrenome japonês (é tão comum quanto o souza aqui), ele nunca revelou muitas informações pessoais sobre ele. Tudo que foi escrito por ele foi em inglês.
Lembrando que já vete várias suposições de quem seria Satoshi Nakamoto.

Essas são as mais "relevantes" das quais me lembro de ter lido...

Dorian Prentice Satoshi Nakamoto
Uma japonês de mais de 60 anos que mora nos Estados Unidos, inicialmente quando perguntado por um repórter ele deu a entender que era o criador do bitcoin ao responder "eu não estou mais envolvido nisso" sem ao menos saber direito o que era o Bitcoin, ele não sabia que isso iria lhe render uma grande dor de cabeça.

Nick Szabo
Um professor de economia dos EUA seria o Satoshi Nakamoto, de acordo com Jornalista Skye Grey, baseado no seu conheciment osobre economia, criptografia e os planos de criação de uma moeda descentralizada chamada Bit Gold próximo ao lançamento do bitcoin.

Hal Finney
Por ser um dos principais entusiastas da cultura cypherpunk, e por participava do Bitcoin desde os seus primórdios, na criação do WhitePapper.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: micloop on April 18, 2018, 06:35:29 PM
Que tópico legal! ^^ Gostaria de participar fazendo umas perguntas, mas estou desprovido de pontos de mérito. Se alguém quiser patrocinar minha questão, estou aceitando.

Micloop.

Edit: Acabo de verificar novamente os meus pontos de méritos e tenho um disponível. Desta forma, vou deixar uma questão aqui:

Explique a relação que circula os seguintes termos: inflação e deflação do preço do Bitcoin e inflação/deflação da moeda Bitcoin.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: arthurbonora on April 18, 2018, 06:39:34 PM
Que tópico legal! ^^ Gostaria de participar fazendo umas perguntas, mas estou desprovido de pontos de mérito. Se alguém quiser patrocinar minha questão, estou aceitando.

Micloop.

@Micloop, pode fazer a questão que eu pago o merit da resposta certa, é só me indicar a quem meritar, manda bala!


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: micloop on April 18, 2018, 06:45:32 PM
Que tópico legal! ^^ Gostaria de participar fazendo umas perguntas, mas estou desprovido de pontos de mérito. Se alguém quiser patrocinar minha questão, estou aceitando.

Micloop.

@Micloop, pode fazer a questão que eu pago o merit da resposta certa, é só me indicar a quem meritar, manda bala!
Valeu, Arthur. Acabei de ver que tinha um guardado aqui. ^^ Fiz uma que nem pergunta é. Bem fácil, mas que requer uma explicação que demanda bastante batidas no teclado. Vamos ver como vai ficar.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on April 18, 2018, 07:37:02 PM
Explique a relação que circula os seguintes termos: inflação e deflação do preço do Bitcoin e inflação/deflação da moeda Bitcoin.

Essa pergunta rende um belo Paper KKKK

Darei meu pitaco resumido e provavelmente com erros sobre questões econômicas:

Inflação: Perda do poder de compra de uma moeda, causada por sua expansão monetária.
Deflação: Ganho de poder de compra de um moeda, causado pela retração monetária.

Como a quantidade de bitcoins gerados é conhecida, ou seja, um número de escassez está definido, seu preço irá subir (deflacionar) à medida que mais pessoas quiserem obtê-los.

O bitcoin possui expansão monetária (inflação), até o próximo Halving (2020), a cada ano serão criados 656.250 bitcoin, entretanto se houver aumento na quantidade de pessoas interessadas em ter bitcoins, fazem seu preço subir.

Nas minhas contas de padeiro a conta ficaria assim:
01/jan/2018 haviam com 16.778.588 unidades de BTC, serão adicionados 656.250 durante o ano, finalizando com 17.434.838.
Dessa forma o ano de 2018 a taxa de inflação da moeda bitcoin será de 3,91%

Espero não ter escrito tanta bobagem e ansioso para ver as outras respostas dessa pergunta.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: lhvleao on April 18, 2018, 09:15:05 PM
Parabéns pela iniciativa! Agora temos um Q&A nacional que vai propiciar a todos um maior conhecimento geral sobre o bitcoin e também o reconhecimento das pesquisas do pessoal. Ansioso para ler as perguntas e respostas da comunidade. Nunca é tarde pra aprender


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silenox on April 18, 2018, 11:22:44 PM
Que tópico legal! ^^ Gostaria de participar fazendo umas perguntas, mas estou desprovido de pontos de mérito. Se alguém quiser patrocinar minha questão, estou aceitando.

Micloop.

Edit: Acabo de verificar novamente os meus pontos de méritos e tenho um disponível. Desta forma, vou deixar uma questão aqui:

Explique a relação que circula os seguintes termos: inflação e deflação do preço do Bitcoin e inflação/deflação da moeda Bitcoin.

Inflação e deflação do preço em relação a fiat? Porque isso depende da demanda, já que a oferta é conhecida, e varia de acordo com a procura, especulação e manipulação do mercado.

Quanto a inflação da moeda Bitcoin, ela é previsível, como foi colocado na resposta anterior.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: jpouza on April 19, 2018, 12:39:21 AM
Valendo 2 merits para o primeiro a responder tudo corretamente: 8)
Code:
Quem é Roger Ver? Qual o seu nickname no fórum bitcointalk.org e qual apelido dado pela comunidade à esta pessoa? Qual a data de seu primeiro post aqui (poste o link) e o que este personagem significou para o Bitcoin no passado?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: lhvleao on April 19, 2018, 01:32:01 AM
Valendo 2 merits para o primeiro a responder tudo corretamente: 8)
Code:
Quem é Roger Ver? Qual o seu nickname no fórum bitcointalk.org e qual apelido dado pela comunidade à esta pessoa? Qual a data de seu primeiro post aqui (poste o link) e o que este personagem significou para o Bitcoin no passado?


Quem é Roger Ver?
É o primeiro investidor mundial em startups relacionadas ao bitcoin, como bitcoin.com, blockchain.com, entre outros. Esteve por mais de 1 década como CEO da MemoryDealers.com, empresa de equipamentos eletrônicos, quando então conheceu o bitcoin e afirmou ser a invenção mais importante do mundo desde a internet

Qual o seu nickname no fórum bitcointalk.org e qual apelido dado pela comunidade à esta pessoa?
MemoryDealers é o nickname, mais conhecido pela comunidade como "Bitcoin Jesus"

Qual a data de seu primeiro post aqui (poste o link) e o que este personagem significou para o Bitcoin no passado?
O 1º post foi em 26/04/11 (já fazem quase 7 anos 8)). Nesse post ele afirmou que havia lido bastante sobre o bitcoin e anunciou que sua empresa, de mesmo nome de seu nick, passaria a adotar o btc como forma de pagamento pelos equipamentos eletrônicos vendidos. Sendo um dos primeiros investidores, estimativas indicam que ele chegou a segurar cerca de 400k BTC por certo período e foi de extrema importância para o crescimento da adoção do BTC ao utilizá-lo como forma de pagamento e investir em projetos relacionados à nova tecnologia. Ele está por trás de investimentos iniciais em projetos relacionados à blockchain como a Kraken e a Ripple. Hoje em dia, Roger Ver é um dos grandes apoiadores do Bitcoin Cash.
Link do 1º post: https://bitcointalk.org/index.php?topic=4667.msg95746#msg95746


Curiosidade da pesquisa: Em 2002, Roger Ver foi sentenciado a 10 meses de prisão por vender explosivos no eBay.  :o :o :o
 É comum ver os críticos dele usarem esse argumento para tentar manchar sua imagem


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: jpouza on April 19, 2018, 01:37:04 AM
Valendo 2 merits para o primeiro a responder tudo corretamente: 8)
Code:
Quem é Roger Ver? Qual o seu nickname no fórum bitcointalk.org e qual apelido dado pela comunidade à esta pessoa? Qual a data de seu primeiro post aqui (poste o link) e o que este personagem significou para o Bitcoin no passado?


Quem é Roger Ver?
É o primeiro investidor mundial em startups relacionadas ao bitcoin, como bitcoin.com, blockchain.com, entre outros. Esteve por mais de 1 década como CEO da MemoryDealers.com, empresa de equipamentos eletrônicos, quando então conheceu o bitcoin e afirmou ser a invenção mais importante do mundo desde a internet

Qual o seu nickname no fórum bitcointalk.org e qual apelido dado pela comunidade à esta pessoa?
MemoryDealers é o nickname, mais conhecido pela comunidade como "Bitcoin Jesus"

Qual a data de seu primeiro post aqui (poste o link) e o que este personagem significou para o Bitcoin no passado?
O 1º post foi em 26/04/11 (já fazem quase 7 anos 8)). Nesse post ele afirmou que havia lido bastante sobre o bitcoin e anunciou que sua empresa, de mesmo nome de seu nick, passaria a adotar o btc como forma de pagamento pelos equipamentos eletrônicos vendidos. Sendo um dos primeiros investidores, estimativas indicam que ele chegou a segurar cerca de 400k BTC por certo período e foi de extrema importância para o crescimento da adoção do BTC ao utilizá-lo como forma de pagamento e investir em projetos relacionados à nova tecnologia. Ele está por trás de investimentos iniciais em projetos relacionados à blockchain como a Kraken e a Ripple. Hoje em dia, Roger Ver é um dos grandes apoiadores do Bitcoin Cash.
Link do 1º post: https://bitcointalk.org/index.php?topic=4667.msg95746#msg95746


Curiosidade da pesquisa: Em 2002, Roger Ver foi sentenciado a 10 meses de prisão por vender explosivos no eBay.  :o :o :o
 É comum ver os críticos dele usarem esse argumento para tentar manchar sua imagem


Muito bem, ótima explicação sobre o nosso Bitcoin Jesus que virou casaca total e agora veste a camisa verde do Bitcoin Cash  ;D

Meritado :)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on April 19, 2018, 02:56:08 AM
Pergunta: Quando foi que Satoshi deu um fora no criador do EOS? E por qual razão?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: DeltaX_Slayer on April 19, 2018, 05:58:44 AM

De qual país é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin?


Não se sabe. Mesmo o Nakamoto sendo um sobrenome japonês (é tão comum quanto o souza aqui), ele nunca revelou muitas informações pessoais sobre ele. Tudo que foi escrito por ele foi em inglês.

e a resposta está, eeeeeeexata,
vou pensar em alguma outra questão para postar. merit enviado

Existe muita especulação sobre a nacionalidade dele, mas devido ao horário das postagem dele aqui Fórum, acreditam que ele realmente não seja oriental, e por ele ter deixado uma mensagem no bloco Gênesis com o titulo do Jornal The Times, pode ser que ele seja Britânico.
Mas são só especulações de especulações.

Daqui uns 200 anos, vão dizer que ele é alienígena, pois nenhum ser humano da nossa época teria capacidade de criar o primeiro ativo digital genuinamente escasso.

Quero entrar na brincadeira. Embora já tenham respondido, vale acrescentar:
Apesar se usar um pseudônimo aparentemente oriental, muito se especulava de que Satoshi não era japonês porque, além do horário das postagens, seu inglês era extremamente correto.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: DeltaX_Slayer on April 19, 2018, 06:10:56 AM
Que tópico legal! ^^ Gostaria de participar fazendo umas perguntas, mas estou desprovido de pontos de mérito. Se alguém quiser patrocinar minha questão, estou aceitando.

Micloop.

Edit: Acabo de verificar novamente os meus pontos de méritos e tenho um disponível. Desta forma, vou deixar uma questão aqui:

Explique a relação que circula os seguintes termos: inflação e deflação do preço do Bitcoin e inflação/deflação da moeda Bitcoin.

Pessoas costumam associar o bitcoin como sendo uma moeda deflacionaria, devido ao fato de sua emissão ser controlada e nenhum governo ou entidade ter poder de criar novos bitcoins "do nada", bem como fazem os governantes, fazendo com que a moeda possua uma escassez legítima e, em teoria, tende a valer cada vez mais devido à escassez.
Com base na teoria keynesiana, a inflação é o aumento do nível de preços. Essa teoria não está totalmente correta. Austríacos associam a inflação à perda do poder de compra, com base na expansão monetária governamental.
Existem controvérsias a respeito de o bitcoin ser deflacionário. Talvez seja incorreto afirmar que o bitcoin seja uma moeda deflacionaria pelo fato de que as gerações futuras podem não optar por usar bitcoins, e pela lei da oferta e demanda, refutaria tanto a teoria austriaca (se pouca gente quer bitcoin, ele valerá menos, consequentemente, menls poder de compra) quanto a keynesiana (seria necessario gastar mais bitcoins para comprar o mesmo produto, ou seja, os preços subiriam, em tese).
Acredito que minha explicação sirva para ambas as perguntas. Abraço.

Acrescentando: embora a emissão controlada tenda a empurrar o valor de mercado do bitcoin para cima, isso só irá se perpetuar às gerações futuras se o número de usuários aumentar da mesma forma que as moedas vão sofrendo alteração na recompensa por bloco... De nada adiantará quando chegar próximo a 2140 e o número de usuários se manter o mesmo ou diminuir. Geraria o efeito oposto (mesma quantidade de moeda, menos gente querendo)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: lhvleao on April 19, 2018, 11:38:50 AM
Pergunta: Quando foi que Satoshi deu um fora no criador do EOS? E por qual razão?

Foi em 29/07/2010, aqui no próprio fórum
Link para a discussão: https://bitcointalk.org/index.php?topic=532.msg6269#msg6269

A conversa do tópico é bem interessante. Eles estavam discutindo sobre escalabilidade e micropagamentos usando SPV - Sigla para Verificação de Pagamento Simplificado. Satoshi fez uma referência a outro tópico onde explicava na teoria como o processo de pagamentos poderia fazer a verificação de forma bem eficiente, em torno de 10 segundos ou menos, com taxa de fraude ainda menor que os cartões de crédito. Foi nesse momento que terminou seu post com a célebre frase ao Daniel Larimer que ficou bem famosa: "If you don't believe me or don't get it, I don't have time to try to convince you, sorry" (Se não acredita em mim ou não tenha entendido, me desculpe, mas não tenho tempo para convencê-lo - em tradução literal)






Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on April 20, 2018, 05:23:19 PM
Pergunta: O que é uma Extended Public Key?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on April 20, 2018, 05:34:45 PM
Pergunta: O que é uma Extended Public Key?

Posso estar falando besteira, não pesquisei ainda....

Mas até onde sei ela é como se fosse um "conjunto de chaves públicas".


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: ManualdoBitcoin on April 20, 2018, 05:44:38 PM
Pergunta: O que é uma Extended Public Key?


Pelo que entendi  e usado pra gerar uma  quantidade de enderecos .


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on April 20, 2018, 06:04:52 PM
Pergunta: O que é uma Extended Public Key?



Uma carteira pode utilizar o BIP 32(hierarchical deterministic wallet) (https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0032.mediawiki) para gerar diversas chaves privadas e suas chaves publicas correspondentes de uma unica seed. A seed é chamada de masterextended key. Ou seja, são apenas chaves ECDSA (https://en.wikipedia.org/wiki/Elliptic_Curve_Digital_Signature_Algorithm) normais e possuem uma chave privada da qual elas são derivadas.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: micloop on April 21, 2018, 05:27:26 PM
Eu gostaria de ter dois pontos de mérito para dar um para o Silvio_Carlos_Junior e outro para o DeltaXslayer.

O Silvio_Carlos_Junior falou sobre inflação e deflação e "preveu" a taxa de inflação do BTC. o.O
O DeltaX_Slayer falou sobre a teoria keynesiana e a teoria austriaca. Acredito que este último explicou melhor, devido a esse trecho:

Code:
Talvez seja incorreto afirmar que o bitcoin seja uma moeda deflacionaria pelo fato de que as gerações futuras podem não optar por usar bitcoins, e pela lei da oferta
e demanda, refutaria tanto a teoria austriaca (se pouca gente quer bitcoin, ele valerá menos, consequentemente, menls poder de compra) quanto a keynesiana
(seria necessario gastar mais bitcoins para comprar o mesmo produto, ou seja, os preços subiriam, em tese).

Apesar do pessoal ter falado nas entrelinhas, devo completar que temos dois fatores na pergunta. Um é o preço e o outro é a quantidade de moeda.
O preço é o valor da moeda em relação a produtos e serviços. Ele cresce ou diminui de acordo com a oferta (no caso BTC é fixa) e a demanda (que é móvel de acordo com compradores e vendedores).

O outro fator já foi bem explicado pelo DeltaX, por essa razão e por ter uma resposta mais completa, o ponto de mérito vai para ele.

Valeu, galera.

Micloop


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: DeltaX_Slayer on April 23, 2018, 05:37:04 AM
Eu gostaria de ter dois pontos de mérito para dar um para o Silvio_Carlos_Junior e outro para o DeltaXslayer.

O Silvio_Carlos_Junior falou sobre inflação e deflação e "preveu" a taxa de inflação do BTC. o.O
O DeltaX_Slayer falou sobre a teoria keynesiana e a teoria austriaca. Acredito que este último explicou melhor, devido a esse trecho:

Code:
Talvez seja incorreto afirmar que o bitcoin seja uma moeda deflacionaria pelo fato de que as gerações futuras podem não optar por usar bitcoins, e pela lei da oferta
e demanda, refutaria tanto a teoria austriaca (se pouca gente quer bitcoin, ele valerá menos, consequentemente, menls poder de compra) quanto a keynesiana
(seria necessario gastar mais bitcoins para comprar o mesmo produto, ou seja, os preços subiriam, em tese).

Apesar do pessoal ter falado nas entrelinhas, devo completar que temos dois fatores na pergunta. Um é o preço e o outro é a quantidade de moeda.
O preço é o valor da moeda em relação a produtos e serviços. Ele cresce ou diminui de acordo com a oferta (no caso BTC é fixa) e a demanda (que é móvel de acordo com compradores e vendedores).

O outro fator já foi bem explicado pelo DeltaX, por essa razão e por ter uma resposta mais completa, o ponto de mérito vai para ele.

Valeu, galera.

Micloop

Valeu, mano. Que bom que curtiu a resposta. Minhas leituras, e-books e aulas de macroeconomia me renderam um sMerit. Já to feliz kkkkk


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on April 23, 2018, 09:13:43 AM
Pessoal pesquisem mais a extended public key . Ainda não teve resposta certa. 5min de Google aí.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on April 23, 2018, 11:57:25 AM
O conceito de extended public key é um pouco mais complexo do que parece. Basicamente ele seria uma das public key da wallet/seed onde você pode usar para gerar todos os proximos extended public keys que vão gerar os endereços para receber os pagamento (o mais alto é o master extended public key), ou seja, ela seria boa para criar uma wallet watching-only, já que ele não te da o controle sobre nenhuma private key e você nao iria precisar pegar os endereços um por um.

O problema nisso é se o atacante sabe a sua extended public key ele saberá de todos os proximos endereços que você vai usar no futuro, não vai ameaçar a perda de valores, mas sim a perda da privacidade que você teria trocando de endereços.

Pra isso, inventaram de colocar um negócio de chain code que serve pra se usar em conjunto com a extended public key e a extended private key para gerar os novos endereços, não vou entrar em muitos detalhes aqui já que existem muitas variações para proteger contra esse problema.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on April 23, 2018, 01:29:44 PM
O conceito de extended public key é um pouco mais complexo do que parece. Basicamente ele seria uma das public key da wallet/seed onde você pode usar para gerar todos os proximos extended public keys que vão gerar os endereços para receber os pagamento (o mais alto é o master extended public key), ou seja, ela seria boa para criar uma wallet watching-only, já que ele não te da o controle sobre nenhuma private key e você nao iria precisar pegar os endereços um por um.

O problema nisso é se o atacante sabe a sua extended public key ele saberá de todos os proximos endereços que você vai usar no futuro, não vai ameaçar a perda de valores, mas sim a perda da privacidade que você teria trocando de endereços.

Pra isso, inventaram de colocar um negócio de chain code que serve pra se usar em conjunto com a extended public key e a extended private key para gerar os novos endereços, não vou entrar em muitos detalhes aqui já que existem muitas variações para proteger contra esse problema.

Perfeita resposta.
O nome desse último mecanismo dé segurança : hardened derivation.

Foi uma das partes que mais gostei até agora do mastering bitcoin.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on April 23, 2018, 01:42:28 PM
Perfeita resposta.
O nome desse último mecanismo dé segurança : hardened derivation.

Foi uma das partes que mais gostei até agora do mastering bitcoin.

Eu acho que tenho que começar a pegar esses livros aí pra ler, eu estou aprendendo tudo pelo whitepaper e pelo developer guida do site do bitcoin, o bom é que não omitem nenhuma informação, o problema é queinformação complexa demais e tenho que pesquisar toda hora esse termos em outros lugares.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on April 23, 2018, 03:07:03 PM
Perfeita resposta.
O nome desse último mecanismo dé segurança : hardened derivation.

Foi uma das partes que mais gostei até agora do mastering bitcoin.

Eu acho que tenho que começar a pegar esses livros aí pra ler, eu estou aprendendo tudo pelo whitepaper e pelo developer guida do site do bitcoin, o bom é que não omitem nenhuma informação, o problema é queinformação complexa demais e tenho que pesquisar toda hora esse termos em outros lugares.
Demorou cara. Antonopoulos é outro esquema. Vai aprender muito mais fácil e rápido com ele (nesse começo)
O livro é open source, mas comprei o físico na Amazon.

https://github.com/bitcoinbook/bitcoinbook/releases/tag/second_edition_print2


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Gustavo Livecoins on April 30, 2018, 02:45:08 AM
Perfeita resposta.
O nome desse último mecanismo dé segurança : hardened derivation.

Foi uma das partes que mais gostei até agora do mastering bitcoin.

Eu acho que tenho que começar a pegar esses livros aí pra ler, eu estou aprendendo tudo pelo whitepaper e pelo developer guida do site do bitcoin, o bom é que não omitem nenhuma informação, o problema é queinformação complexa demais e tenho que pesquisar toda hora esse termos em outros lugares.
Demorou cara. Antonopoulos é outro esquema. Vai aprender muito mais fácil e rápido com ele (nesse começo)
O livro é open source, mas comprei o físico na Amazon.

https://github.com/bitcoinbook/bitcoinbook/releases/tag/second_edition_print2

ler os livros é muito massa, eu criei uma lista aqui neste outro tópico e a galera está sugerindo algumas opções, depois confira lá

https://bitcointalk.org/index.php?topic=3226652.0


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on May 15, 2018, 06:31:55 PM
Pergunta - O que é um Full Node?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on May 15, 2018, 06:38:38 PM
Pergunta - O que é um Full Node?

É uma wallet que possui toda a blockchain da criptomoeda em questão.
Ele ajuda a manter a rede íntegra, validando as transações mineradas.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on May 15, 2018, 07:18:56 PM
Pergunta - O que é um Full Node?

É uma wallet que possui toda a blockchain da criptomoeda em questão.
Ele ajuda a manter a rede íntegra, validando as transações mineradas.

Complementando, no Bitcoin:
É um dos componentes de manutenção do Consenso.
É quem coloca as transações na MEMPOOL e confirma se o bloco minerado está respeitando todas as regras do consenso da rede.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Raskolhnikov1 on May 27, 2018, 09:44:09 PM
Show de bola esse tópico, não vamo deixar a peteca cair,

@bitmover lança mais umas perguntas aí  ;D ;D ;D


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on May 27, 2018, 10:28:06 PM
@bitmover lança mais umas perguntas aí  ;D ;D ;D

Ok, essa é pra pesquisar com calma.

Pergunta - O que é uma Merkle Seed e uma Merkle Tree e como elas são usada no blockchain?



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on May 27, 2018, 10:56:19 PM
Ok, essa é pra pesquisar com calma.

Pergunta - O que é uma Merkle Seed e uma Merkle Tree e como elas são usada no blockchain?

Tá, merkle tree é uma estrutura de dados relacionado à criptografia, ela é literalmente uma árvore (em grafos), onde cada nó é representada por um hash, e as folhas (os nós das pontas) são os hashs das transações e qualquer outro nó é o hash dos filhos (ou seja, o hash do conjunto de hashs) e no fim o mais importante seria a raiz da árvore que equivale a um hash de todas as transações daquela árvore, e é esse hash que o minerador inclui no bloco.

Agora o papel desse monte de hashs seria que para você verificar se alguma coisa foi adulterada (alguma transação por exemplo) você pode simplesmente verificar o hash da raiz, e se quiser descobrir onde foi adulterado você não vai precisar ficar analisando as transações uma por uma já que você pode ir vendo apenas os hashs adulterados (quando você vê um nó com hash certo você não precisa mais analisar nenhum dos filhos). Então além de poder verificar se o bloco foi adulterado, torna -se muito fácil e rapido verificar se alguma transação é válida naquele bloco.

Nota: geralmente o pessoal trata a Merkle Tree sempre como uma árvore binária (cada pai é hash de exatamente um/dois filhos), mas isso nem sempre é verdade, o bitcoin por exemplo parece que a merkle tree deles é meio "adulterada" pra funcionar do jeito devido.

Agora sobre o Merkle seed, nunca li nada a respeito, dei uma pesquisada e a única coisa que encontrei foi sobre uma compania que se chamava Merkle Seed que tem o objetivo de educar as pessoas sobre o bitcoin.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on May 28, 2018, 12:00:12 AM
@bitmover lança mais umas perguntas aí  ;D ;D ;D

Ok, essa é pra pesquisar com calma.

Pergunta - O que é uma Merkle Seed e uma Merkle Tree e como elas são usada no blockchain?



Uma das primeiras traduções que peguei foi um documento bem técnico e falava sobre árvores de Merkle, um sofrimento! aqui tem um resumo na wiki para quem quiser: https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle (https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle)


Sobre as seeds, não faço ideia.. São usadas para gerar as chaves?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on May 28, 2018, 12:05:46 AM
Uma das primeiras traduções que peguei foi um documento bem técnico e falava sobre árvores de Merkle, um sofrimento! aqui tem um resumo na wiki para quem quiser: https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle (https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle)

Pera, pediram pra você pra traduzir um documento sobre Merkle Tree ? Achei que o pessoal que pedia as traduções foi sempre o pessoal das ICOs, interessante saber que teve gente de fora interessada em traduções de documentos técnicos para gente de outros países.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on May 28, 2018, 12:28:31 AM
Uma das primeiras traduções que peguei foi um documento bem técnico e falava sobre árvores de Merkle, um sofrimento! aqui tem um resumo na wiki para quem quiser: https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle (https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle)

Pera, pediram pra você pra traduzir um documento sobre Merkle Tree ? Achei que o pessoal que pedia as traduções foi sempre o pessoal das ICOs, interessante saber que teve gente de fora interessada em traduções de documentos técnicos para gente de outros países.

Era de uma ICO mesmo.. as vezes aparece umas broncas..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on May 28, 2018, 12:52:27 AM

Agora sobre o Merkle seed, nunca li nada a respeito, dei uma pesquisada e a única coisa que encontrei foi sobre uma compania que se chamava Merkle Seed que tem o objetivo de educar as pessoas sobre o bitcoin.

Opa, me confundi. Era Merkle Root que eu queria dizer e me confundi na hora da perguntar. Me desculpem.

Merkle Root é o topo da Merkle Tree. É o ultimo Hash na estrutura que voce descreveu:

https://raw.githubusercontent.com/bitcoinbook/bitcoinbook/develop/images/mbc2_0902.png

A root também entra no Header do Bloco.

A Merkle Root é um Hash que representa todas as Merkle Leaves (folhas), ou seja, todas as transações do bloco.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on May 28, 2018, 12:53:36 AM
Uma das primeiras traduções que peguei foi um documento bem técnico e falava sobre árvores de Merkle, um sofrimento! aqui tem um resumo na wiki para quem quiser: https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle (https://pt.wikipedia.org/wiki/Árvores_de_Merkle)

Pera, pediram pra você pra traduzir um documento sobre Merkle Tree ? Achei que o pessoal que pedia as traduções foi sempre o pessoal das ICOs, interessante saber que teve gente de fora interessada em traduções de documentos técnicos para gente de outros países.

Era de uma ICO mesmo.. as vezes aparece umas broncas..

Você só têm que traduzir e ficar calado, qualquer reclamação eles comem o figado do tradutor kkk


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on June 04, 2018, 01:16:35 AM
Pergunta 1 oque é coinbase? Resposta:É uma carteira virtual para guardar, enviar e receber bitcoins de forma segura.

Viny, Volta na primeira página, essa pergunta foi respondida lá e a pergunta não era sobre a Wallet e a Exchange.
A resposta é bem mais interessante.

Abs e boa sorte.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on June 12, 2018, 07:04:55 PM
Para dar um UP nesse excelente tópico, aproveitando que tenho alguns Merits para dar e para incentivar os mais novatos à fazer pesquisas, farei um pergunta dividida em duas para ranks diferentes.

Para quem for Newbie/Jr. Member, darei 3 Merits:
O que é MEMPOOL e para o que ela serve?

Para quem for Member para cima, darei 2 Merits:
Onde fica a MEMPOOL e qual seu tempo de propagação?

Espero que tenha formulado bem as perguntas.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on June 12, 2018, 08:04:52 PM
Para dar um UP nesse excelente tópico, aproveitando que tenho alguns Merits para dar e para incentivar os mais novatos à fazer pesquisas, farei um pergunta dividida em duas para ranks diferentes.

Para quem for Newbie/Jr. Member, darei 3 Merits:
O que é MEMPOOL e para o que ela serve?

Para quem for Member para cima, darei 2 Merits:
Onde fica a MEMPOOL e qual seu tempo de propagação?

Espero que tenha formulado bem as perguntas.

MEMPOOL é como se fosse a "fila" das transações, elas ficam ali esperando o bloco/transação ser confirmado, em tempos de tráfego muito alto, ficam milhares de transações nessa fila, tal transação não é registrada na blockchain, porém é registrada temporariamente nos nodes.. E nesta fila, quem paga mais, passa na frente..

O tempo de propagação(enviar esse registro temporário para todos os nodes) é de cerca de 10 segundos..

Aproveitando o gancho, como fazer para retirar uma transação presa na MEMPOOL? Gasto duplo? Algumas carteiras param de tentar propagar depois de X dias?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: velter100 on June 12, 2018, 08:36:27 PM
Sobre o Satoschi, acho que nao se sabe ao certo, mas tem pessoas que acham que é americano.  Apesar que pode ser tambem um grupo de pessoas ou ate mesmo alguma empresa (agora fantasma).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on June 15, 2018, 12:27:57 PM
Para dar um UP nesse excelente tópico, aproveitando que tenho alguns Merits para dar e para incentivar os mais novatos à fazer pesquisas, farei um pergunta dividida em duas para ranks diferentes.

Para quem for Newbie/Jr. Member, darei 3 Merits:
O que é MEMPOOL e para o que ela serve?

Para quem for Member para cima, darei 2 Merits:
Onde fica a MEMPOOL e qual seu tempo de propagação?

Espero que tenha formulado bem as perguntas.

MEMPOOL é como se fosse a "fila" das transações, elas ficam ali esperando o bloco/transação ser confirmado, em tempos de tráfego muito alto, ficam milhares de transações nessa fila, tal transação não é registrada na blockchain, porém é registrada temporariamente nos nodes.. E nesta fila, quem paga mais, passa na frente..

O tempo de propagação(enviar esse registro temporário para todos os nodes) é de cerca de 10 segundos..

Aproveitando o gancho, como fazer para retirar uma transação presa na MEMPOOL? Gasto duplo? Algumas carteiras param de tentar propagar depois de X dias?

Esperei pra ver se algum Jr. Member ou Newbie também tentasse responder, o que não aconteceu :/

Respondendo suas perguntas:
1) como fazer para retirar uma transação presa na MEMPOOL?
Existem algumas formas, uma delas é: Child-Pays-for-Parent, onde você consegue "vitaminar" a transação adicionando mais fee na transação original (presa na MEMPOOL) com uma nova transação.
Ou você pode pedir para o @Paredão bater os tambores: https://bitcointalk.org/index.php?topic=2298081.0 (https://bitcointalk.org/index.php?topic=2298081.0)

2) Algumas carteiras param de tentar propagar depois de X dias?
Suponho que não, quando você propaga uma transação, ela vai para a memoria de todos os Nodes, saindo de lá somente quando inserida em um bloco.
Por favor me corrijam se estiver errado.

Dica para Newbies e Jr. Member: Se quiserem subir no Rank, não precisam ficar criando tópicos no fórum com links de noticias ou cavando tópicos de meses e anos atras.
Participem de tópicos como esse, mas por favor LEIAM ele todo, não cliquem em Reply na primeira página, existem ótimas perguntas e excelentes respostas em todas as páginas.

Novamente pra tentar ajudar os novatos, darei 2 Merits para a melhor resposta, mas vale SOMENTE PARA OS NOVATOS:
Me expliquem, com algum exemplo, como faço um Child-Pays-for-Parent?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on June 15, 2018, 01:06:09 PM
Aproveitando o gancho, como fazer para retirar uma transação presa na MEMPOOL? Gasto duplo? Algumas carteiras param de tentar propagar depois de X dias?

Quando você envia uma transação pela carteira ela simplesmente envia ela para alguns nós que ela considera como confiáveis, mas no fim quem decide se vai manter a transação é o próprio nó. Por exemplo, se o nó considerar a transação como spam ou que tem taxa pequena demais ela pode simplesmente transmitir ela e depois excluir ela (ou talvez nem transmitir), porque armazenar transações gasta a memória que teria para transações mais "úteis". Para tentar tirar uma transação nessas condições você pode simplesmente criar outra transação om uma taxa maior (eu acho que os nós excluiriam a antiga por causa do gasto duplo).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: phabulu on June 23, 2018, 07:32:02 PM
Sobre o Satoschi, acho que nao se sabe ao certo, mas tem pessoas que acham que é americano.  Apesar que pode ser tambem um grupo de pessoas ou ate mesmo alguma empresa (agora fantasma).

Também pode ser um ET, falam que o codigo dele é muito bem feito, provavel que seja um grupo mesmo ou não, talvez nunca saberemos, a menos que ele movimente o address dele :0


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: MIGUELCLAUDIO on June 30, 2018, 03:52:27 PM
pergunta:qual o motivo da queda do bitcoin?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: phabulu on June 30, 2018, 05:54:32 PM
pergunta:qual o motivo da queda do bitcoin?

São muitos motivos, Falta de interesse, medo, demanda.
Pelo que vi as analises tecnicas tendem a estudar mais o comportamento Humano, e acontece muito isso, quando começa cair, galera vende, e cai mais, as vezes muito,
as vezes acontece o mesmo que hoje, ao começar subir, a demanda aumenta, mais pessoas compram, e ai o valor sobe mais.
Mas creio que nao é só isso, noticias relacionadas a criptomoedas tbm ajudam nessa incerteza, mas é estranho de ver como noticias ruins estão afetando muito o preço, enquanto noticias boas
parecem não fazer efeito nenhum.
E talvez queda pode ser mais atual, mas para quem comprou a um ano atras, esta com um lucro bem alto ainda, talvez o BTC e outras criptos só precisem de tempo.
Final e começo do ano ao meu ver, foi muito HYPE, e subiu muito, e depois de " estabilizar" deve voltar a subir mais.   ::) ::)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 01, 2018, 12:04:23 AM
pergunta:qual o motivo da queda do bitcoin?

São muitos motivos, Falta de interesse, medo, demanda.
Pelo que vi as analises tecnicas tendem a estudar mais o comportamento Humano, e acontece muito isso, quando começa cair, galera vende, e cai mais, as vezes muito,
as vezes acontece o mesmo que hoje, ao começar subir, a demanda aumenta, mais pessoas compram, e ai o valor sobe mais.
Mas creio que nao é só isso, noticias relacionadas a criptomoedas tbm ajudam nessa incerteza, mas é estranho de ver como noticias ruins estão afetando muito o preço, enquanto noticias boas
parecem não fazer efeito nenhum.
E talvez queda pode ser mais atual, mas para quem comprou a um ano atras, esta com um lucro bem alto ainda, talvez o BTC e outras criptos só precisem de tempo.
Final e começo do ano ao meu ver, foi muito HYPE, e subiu muito, e depois de " estabilizar" deve voltar a subir mais.   ::) ::)


É bem isso, chega quase a ser uma piada, efeito manada, muita gente compra sem saber nada(mídia), muita gente vende sem saber nada(panic sell)..

Lá no fundo, ainda é pura especulação(e muita manipulação pelos grandes players), a aceitação do BTC para pagamentos é quase nula, e mesmo assim tem um market cap gigante, quem sabe algum dia algum país quebre ou aconteça algum problema com os bancos/economia e então o BTC comece a circular no comercio, ai veremos a sua forma final..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on July 01, 2018, 05:22:17 AM
pergunta:qual o motivo da queda do bitcoin?

São muitos motivos, Falta de interesse, medo, demanda.
Pelo que vi as analises tecnicas tendem a estudar mais o comportamento Humano, e acontece muito isso, quando começa cair, galera vende, e cai mais, as vezes muito,
as vezes acontece o mesmo que hoje, ao começar subir, a demanda aumenta, mais pessoas compram, e ai o valor sobe mais.
Mas creio que nao é só isso, noticias relacionadas a criptomoedas tbm ajudam nessa incerteza, mas é estranho de ver como noticias ruins estão afetando muito o preço, enquanto noticias boas
parecem não fazer efeito nenhum.
E talvez queda pode ser mais atual, mas para quem comprou a um ano atras, esta com um lucro bem alto ainda, talvez o BTC e outras criptos só precisem de tempo.
Final e começo do ano ao meu ver, foi muito HYPE, e subiu muito, e depois de " estabilizar" deve voltar a subir mais.   ::) ::)


É bem isso, chega quase a ser uma piada, efeito manada, muita gente compra sem saber nada(mídia), muita gente vende sem saber nada(panic sell)..

Lá no fundo, ainda é pura especulação(e muita manipulação pelos grandes players), a aceitação do BTC para pagamentos é quase nula, e mesmo assim tem um market cap gigante, quem sabe algum dia algum país quebre ou aconteça algum problema com os bancos/economia e então o BTC comece a circular no comercio, ai veremos a sua forma final..

A função do Bitcoin hoje é simplesmente mostrar que um ecossistema de criptomoedas, seja esse por especulação ou uso, é possivel. Bitcoin está muito manipulado, e isso abre porta para utilização de outras criptos. Mas bitcoin nunca que vai ser usado para uso diário


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on July 17, 2018, 02:42:12 AM
Essa é fácil, mas muita gente não tá ligada ainda.

Pergunta : Quais os três tipos de endereços Bitcoin?
Quais as diferenças? Qual o mais recomendado pra maioria das pessoas e porque?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on July 17, 2018, 03:06:21 AM
Essa é fácil, mas muita gente não tá ligada ainda.

Pergunta : Quais os três tipos de endereços Bitcoin?
Quais as diferenças? Qual o mais recomendado pra maioria das pessoas e porque?

Legacy: os endereços de sempre, começam com o prefixo '1', recebem e fazem as transações normalmente. Não faz mal usar, mas é melhor dar o upgrade para P2SH

P2SH: começam com prefixo '3', eles podem criar transações segwit (pagando menos taxa) normalmente e é 100% compatível com qualquer sistema que consiga reconhecer o legacy. É o recomendado para todos.

bech32: é o mais novo, começa com o prefixo "bc1", consegue receber e criar transações segwit melhor do que os modelos anteriores, mas conta com um suporte muito pequeno dos softwares, fazendo com que não seja boa como endereço para receber os bitcoin. É recomendado usar apenas como endereço para enviar e usar se apenas souber o que está fazendo de fato.

Coisas bem repetidas, mas que nunca é demais relembrar.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on July 23, 2018, 01:21:56 AM
Pergunta: O que é uma deterministic wallet? E o que é BIP 39?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on July 23, 2018, 04:14:31 AM
Pergunta: O que é uma deterministic wallet? E o que é BIP 39?
Deterministic wallet aparentemente e uma wallet capaz de gerar dados (endereços e chaves) a partir de um algoritmo específico.
bip 39, gerador de chaves e palavras para a recuperação de senhas (mnemônicas). Um tipo de facilitador e gerenciador de senhas e chaves.
Aparentemente ambos estão ligados. Alguem complementa ai ?
#edit
Bip39 https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039.mediawiki (https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039.mediawiki)
deterministic wallet https://github.com/prusnak/bip32utils/blob/dd9c541767a2a8ff60c7868c9f4b03277fabb8ba/README.rst (https://github.com/prusnak/bip32utils/blob/dd9c541767a2a8ff60c7868c9f4b03277fabb8ba/README.rst)

Pergunta:
Ao longo da historia e notável que os meios de pagamentos evoluíram, você consegue imaginar algo mais pratico que o btc e como funcionaria ?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silvio_Carlos_Junior on July 24, 2018, 11:38:00 AM
Pergunta: O que é uma deterministic wallet? E o que é BIP 39?
Deterministic wallet aparentemente e uma wallet capaz de gerar dados (endereços e chaves) a partir de um algoritmo específico.
bip 39, gerador de chaves e palavras para a recuperação de senhas (mnemônicas). Um tipo de facilitador e gerenciador de senhas e chaves.
Aparentemente ambos estão ligados. Alguem complementa ai ?
#edit
Bip39 https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039.mediawiki (https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039.mediawiki)
deterministic wallet https://github.com/prusnak/bip32utils/blob/dd9c541767a2a8ff60c7868c9f4b03277fabb8ba/README.rst (https://github.com/prusnak/bip32utils/blob/dd9c541767a2a8ff60c7868c9f4b03277fabb8ba/README.rst)

Complementando a resposta do @mdgabrielzim.

BIP39: Foi a atualização que permitiu as Carteiras gerarem os Mnemonic code para as Deterministic wallet.
Um Mnemonic code, é um auxiliar de memória, um método de você memorizar informações extensas de forma simples.
Uma Deterministic wallet, possui a capacidade de gerar as Privates Keys derivadas do Mnemonic code (SEED).

Ou seja, com o BIP 39, foi possível gerar os endereços de Bitcoin a partir da seed, um conjunto de palavras, pre-definidas em uma lista (ver lista aqui (https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039/bip-0039-wordlists.md)).
E guardar/memorizar uma Seed é humanamente mais fácil do que memorizar um extenso código hexadecimal.

Pergunta:
Ao longo da historia e notável que os meios de pagamentos evoluíram, você consegue imaginar algo mais pratico que o btc e como funcionaria ?
Consigo imaginar algumas formas mais fáceis de realizar um pagamento do que da forma atual, MAS isso é apenas Experiência do Usuário, o que acredito ser a camada mais fácil e menos critica para ser desenvolvida/aprimorada.
O ponto extremamente critico e que vai fundamentar uma possível adoção do Bitcoin é sua segurança. Com o protocolo e camadas sendo consideradas seguras, pois estamos falando de Dinheiro, podemos conjecturas infinitas formas eficientes de realizar transações.
Acho que não respondi sua pergunta diretamente rsss.

PS: Incrível como existem membros do Forum, principalmente os mais novos, que reclamam dos Merits, mas além de não postarem algo de qualidade, também não se dão ao trabalho de participarem de tópicos como esse, onde você pode aprender muito sobre a tecnologia, lendo as respostas ou pesquisando para responder e ainda ganhar uns Merits.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on July 25, 2018, 03:01:40 AM
Pergunta: O que é uma deterministic wallet? E o que é BIP 39?
Deterministic wallet aparentemente e uma wallet capaz de gerar dados (endereços e chaves) a partir de um algoritmo específico.
bip 39, gerador de chaves e palavras para a recuperação de senhas (mnemônicas). Um tipo de facilitador e gerenciador de senhas e chaves.
Aparentemente ambos estão ligados. Alguem complementa ai ?
#edit
Bip39 https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039.mediawiki (https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039.mediawiki)
deterministic wallet https://github.com/prusnak/bip32utils/blob/dd9c541767a2a8ff60c7868c9f4b03277fabb8ba/README.rst (https://github.com/prusnak/bip32utils/blob/dd9c541767a2a8ff60c7868c9f4b03277fabb8ba/README.rst)

Complementando a resposta do @mdgabrielzim.

BIP39: Foi a atualização que permitiu as Carteiras gerarem os Mnemonic code para as Deterministic wallet.
Um Mnemonic code, é um auxiliar de memória, um método de você memorizar informações extensas de forma simples.
Uma Deterministic wallet, possui a capacidade de gerar as Privates Keys derivadas do Mnemonic code (SEED).

Ou seja, com o BIP 39, foi possível gerar os endereços de Bitcoin a partir da seed, um conjunto de palavras, pre-definidas em uma lista (ver lista aqui (https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0039/bip-0039-wordlists.md)).
E guardar/memorizar uma Seed é humanamente mais fácil do que memorizar um extenso código hexadecimal.

Pergunta:
Ao longo da historia e notável que os meios de pagamentos evoluíram, você consegue imaginar algo mais pratico que o btc e como funcionaria ?
Consigo imaginar algumas formas mais fáceis de realizar um pagamento do que da forma atual, MAS isso é apenas Experiência do Usuário, o que acredito ser a camada mais fácil e menos critica para ser desenvolvida/aprimorada.
O ponto extremamente critico e que vai fundamentar uma possível adoção do Bitcoin é sua segurança. Com o protocolo e camadas sendo consideradas seguras, pois estamos falando de Dinheiro, podemos conjecturas infinitas formas eficientes de realizar transações.
Acho que não respondi sua pergunta diretamente rsss.

PS: Incrível como existem membros do Forum, principalmente os mais novos, que reclamam dos Merits, mas além de não postarem algo de qualidade, também não se dão ao trabalho de participarem de tópicos como esse, onde você pode aprender muito sobre a tecnologia, lendo as respostas ou pesquisando para responder e ainda ganhar uns Merits.
Sim diretamente não respondeu, oque eu queria saber e que com a experiencia do usuário, oque seria mais conveniente que o modelo atual de pagamentos contando com o btc/fiat. Gosto e de brisa, gosto e de teoria infundada rsrs


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 25, 2018, 02:35:14 PM
-snip-

Pergunta:
Ao longo da historia e notável que os meios de pagamentos evoluíram, você consegue imaginar algo mais pratico que o btc e como funcionaria ?

Cara, depende das circunstâncias..

Se você estiver na praia e quiser comprar um chaveiro de um vendedor ambulante, a melhor opção é o papel moeda. Que também é ótimo para usar em comércios e no dia a dia, porém aqui você também pode usar cartões que embora dependam de conexões (é via telefone essas porras?), é raro dar problemas e tem uma aceitação muito grande.. Os cartões são ótimos, você pode sacar papel moeda ou realizar o pagamento diretamente.. Em compras online, os cartões também vão bem, a maioria dos sites aceita e são transações rápidas..

Já o Bitcoin, não é prático no dia a dia, assim como o papel moeda não é prático para compras via internet (ex: gerar boleto e pagar com papel moeda).. O que está acontecendo com o Bitcoin é a mesma conexão que o papel moeda teve com os cartões, então você pode usar BTC normalmente, ou através do cartão.. O Bitcoin hoje é ótimo apenas para transações internacionais, rápido e com baixas taxas..


Então, eu acredito que os cartões, seja pré-pago, débito ou crédito, são a melhor opção pois conseguem conversar com todos os outros sistemas, muitos locais aceitam(presencial/internet), e tem 1 caixa eletrônico em cada esquina.. O grande problema são as taxas/monopólio, porém como meio de pagamento, é ótimo.. quem sabe melhorar esse sistema, como a Pundi X (https://pundix.com/product) está tentando..



edit: não re-li o texto pra ver se ficou sem sentido ou não.. espero que dê para entender..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on August 31, 2018, 11:37:25 PM
sei que é chutar cachorro morto  mas bora lá, discussão sempre saudável:


Pergunta: Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações? Qual o impacto negativo de aumentaro blocksize?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: phabulu on September 01, 2018, 12:23:31 AM
sei que é chutar cachorro morto  mas bora lá, discussão sempre saudável:


Pergunta: Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações? Qual o impacto negativo de aumentaro blocksize?

Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações?
Não necessariamente aumenta a velocidade, mas com bloco maiores "cabe" mais transações, ou seja um numero maior de transações podem ser processadas.
Por exemplo, um bloco de 1mb suporta 10 transações, um de 2mb suporta 20 transações, se cada bloco demorar 10 minutos seria mais ou menos isso, um bloco de 2mb faria mais transações, o que da a impressão de ser mais rápido, os blocos continuam em 10 minutos, mas o numero de transações que serão processadas aumenta.
Também ocorre de "sobrecarregar a rede", caso suporte 10 transações por blocos e tenhamos 12, esse valor vai ir acumulando.
*** valores só para tentar explicar.

Qual o impacto negativo de aumentar o blocksize?
Creio que os "prejudicados" são os mineradores, pois com o aumento do tamanho dos blocos as fees diminuem, pois para enviar não será nescessario aumentar o valor da taxa de transação, para ser incluído no bloco.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 01, 2018, 12:50:21 AM
sei que é chutar cachorro morto  mas bora lá, discussão sempre saudável:


Pergunta: Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações? Qual o impacto negativo de aumentaro blocksize?

Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações?
Não necessariamente aumenta a velocidade, mas com bloco maiores "cabe" mais transações, ou seja um numero maior de transações podem ser processadas.
Por exemplo, um bloco de 1mb suporta 10 transações, um de 2mb suporta 20 transações, se cada bloco demorar 10 minutos seria mais ou menos isso, um bloco de 2mb faria mais transações, o que da a impressão de ser mais rápido, os blocos continuam em 10 minutos, mas o numero de transações que serão processadas aumenta.
Também ocorre de "sobrecarregar a rede", caso suporte 10 transações por blocos e tenhamos 12, esse valor vai ir acumulando.
*** valores só para tentar explicar.

Qual o impacto negativo de aumentar o blocksize?
Creio que os "prejudicados" são os mineradores, pois com o aumento do tamanho dos blocos as fees diminuem, pois para enviar não será nescessario aumentar o valor da taxa de transação, para ser incluído no bloco.

Acredito que o impacto negativo é em toda esfera.. Hoje em dia já é difícil rodar um fullnode por conta do tamanho (BTC com mais de 180 GB e ETH com mais de 1 TB), imagina duplicar, triplicar, quadruplicar esses números.. Isso impacta negativamente na descentralização..


Tenho um sMerit sobrando aqui..
Quantos fullnodes estão rodando hoje no Brasil?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on September 01, 2018, 01:09:58 AM
sei que é chutar cachorro morto  mas bora lá, discussão sempre saudável:


Pergunta: Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações? Qual o impacto negativo de aumentaro blocksize?

> Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações?

Essa pergunta é capciosa. Não aumenta a velocidade das transações, aumenta o "throughput" (largura de banda?) das transações. O que isso quer dizer? Vamos usar um exemplo:

O bitcoin tem 1 bloco a cada 10 minutos. Cada bloco tem no máximo 1 Mb, e cada transação tem cerca de 250 bytes. Isso quer dizer que cada bloco comporta 4000 transações, ou seja, a cada 10 minutos, ou 600 segundos. Dividindo 4000/600 temos, na média, um "throughput" de 6.67 transações por segundo. A "formula" do throughput fica sendo então:

Tp = Bs/(Ts*Pb)

onde Tp é o  throughput, Bs é o tamanho do bloco em bytes, Ts é o tamanho das transações e Pb é o tempo (período) entre os blocos.

Acho que vendo assim fica claro perceber que tem 3 jeitos de aumentar o numero de transações por segundo: aumentar o tamanho do bloco, diminuir o tempo entre blocos ou diminuir o tamanho das transações. Cada uma dessas soluções tem seus problemas, vou focar na que você perguntou primeiro...

> Qual o impacto negativo de aumentar o blocksize?

O principal impacto é tornar a manutenção de full nodes insustentável. Hoje um bloco de tamanho 1Mb a cada 10 minutos significa que a cada dia (1440 minutos ou 144 periodos de 10 minutos) teremos 144 Mb de novas transações acrescentadas na blockchain. Em um ano, isso dá cerca de 52 Gb a mais na blockchain. Esse crescimento ainda é razoável para os HDs que temos hoje, e um HD de 1 TB poderia armazenar quase 20 anos de blockchain.

Agora vamos supor que o tamanho do bloco seja aumentado em 10 vezes. Isso significa que, se usado "no limite" e todos os blocos estiverem lotados de transações, um HD de 1Tb duraria apenas 2 anos. Isso tornaria o custo de manter um full node inviável para  usuário comum, comprometendo o principio de descentralização da rede.

Além disso temos o tempo de transmissão dos blocos e os problemas que derivam disso: blocos órfãos e blocos vazios. O tempo de transmissão de um bloco pela rede, hoje, é de 7 segundos (estimativa feita com o numero de blocos "vazios" de 1.1%(1) (https://blog.bitmex.com/empty-block-data-by-mining-pool/)). Com o aumento do to tamanho dos blocos esse tempo sobe proporcionalmente, e consequentemente, o numero de blocos vazios ou órfãos cresce na mesma proporção (reduzindo o throughput efetivo da rede). Se hoje temos uma "perda" de 1.1% da velocidade da rede com os blocos vazios, com o aumento dos blocos em 10x isso cresce para 11%, reduzindo o throughput da rede também  em 11%. Esse tipo de redução começa a ficar significativa, e impactar negativamente a rede como um todo. Sem contar com o processamento (e gasto de energia) exigido dos full nodes que vão precisar validar 10x mais transações.

Então, concluindo, o aumento do tamanho dos blocos impacta
1- no custo de armazenamento da blockchain, inviabilizando os usuarios domesticos ou de pequeno porte, e 
2- no tempo de propagação da rede, criando mais blocos órfãos e blocos vazios, e reduzindo o benefício de aumento de throughput de forma significativa.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on September 01, 2018, 01:21:16 AM
(...)
> Qual o impacto negativo de aumentar o blocksize?
(...)

Outra abordagem pra essa pergunta é a abordagem filosófica. Do ponto de vista de engenharia de software, escalabilidade significa aumentar o alcance de um serviço sem aumentar o uso de recursos na mesma proporção. Aumentar o tamanho do bloco fere esse princípio: Tanto o armazenamento como o tempo de transmissão crescem proporcionalmente ao aumento do throughput. Por isso tipo de solução é sabidamente inviável (economicamente) como solução de escalabilidade.

Em oposição a isso, a solução do segwit é uma solução que atende esse principio: ele permite mais transações em um bloco do mesmo tamanho, aumentando a velocidade sem aumentar o tamanho ou o temp ode transmissão. Infelizmente ela tem alcance limitado. A Lightning network é uma solução que não só atende esse princípio básico de escalabilidade, como também é infinitamente escalável. Você pode efetuar um número praticamente infinito de transações num canal LN, sendo que apenas duas transações são registradas na blockchain. (com a contrapartida de você não ter registro público dessas transações na LN).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: phabulu on September 01, 2018, 01:31:32 AM
sei que é chutar cachorro morto  mas bora lá, discussão sempre saudável:


Pergunta: Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações? Qual o impacto negativo de aumentaro blocksize?

Por que aumentar o blocksize aumenta a velocidade de transações?
Não necessariamente aumenta a velocidade, mas com bloco maiores "cabe" mais transações, ou seja um numero maior de transações podem ser processadas.
Por exemplo, um bloco de 1mb suporta 10 transações, um de 2mb suporta 20 transações, se cada bloco demorar 10 minutos seria mais ou menos isso, um bloco de 2mb faria mais transações, o que da a impressão de ser mais rápido, os blocos continuam em 10 minutos, mas o numero de transações que serão processadas aumenta.
Também ocorre de "sobrecarregar a rede", caso suporte 10 transações por blocos e tenhamos 12, esse valor vai ir acumulando.
*** valores só para tentar explicar.

Qual o impacto negativo de aumentar o blocksize?
Creio que os "prejudicados" são os mineradores, pois com o aumento do tamanho dos blocos as fees diminuem, pois para enviar não será nescessario aumentar o valor da taxa de transação, para ser incluído no bloco.

Acredito que o impacto negativo é em toda esfera.. Hoje em dia já é difícil rodar um fullnode por conta do tamanho (BTC com mais de 180 GB e ETH com mais de 1 TB), imagina duplicar, triplicar, quadruplicar esses números.. Isso impacta negativamente na descentralização..


Tenho um sMerit sobrando aqui..
Quantos fullnodes estão rodando hoje no Brasil?

Ao que parece são 35 agora: https://bitnodes.earn.com/nodes/?q=Brazil


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on September 01, 2018, 01:40:34 AM

Quantos fullnodes estão rodando hoje no Brasil?

Apenas 35.

16 no estado de SP. 5 em floripa, 2 no RJ etc.

Do Ethereum tem 52.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on September 01, 2018, 10:31:42 PM
Muita bacana a discussão pessoal.
Não fazia ideia da quantidade de full nodes no país. Achei que era um número muito maior. Realmente é dificil manter um funcionando. Eu mesmo desisti, devido ao tamanho do blockchain, que é demais pro meu notebook de 2010 rsrs 200 GB é bastante coisa....

Muito legal mesmo, achei que esse número era muuuito superior.

Imagina então se o blocksize aumentasse... foda...

Outra abordagem pra essa pergunta é a abordagem filosófica. Do ponto de vista de engenharia de software, escalabilidade significa aumentar o alcance de um serviço sem aumentar o uso de recursos na mesma proporção. Aumentar o tamanho do bloco fere esse princípio: Tanto o armazenamento como o tempo de transmissão crescem proporcionalmente ao aumento do throughput. Por isso tipo de solução é sabidamente inviável (economicamente) como solução de escalabilidade.

Em oposição a isso, a solução do segwit é uma solução que atende esse principio: ele permite mais transações em um bloco do mesmo tamanho, aumentando a velocidade sem aumentar o tamanho ou o temp ode transmissão. Infelizmente ela tem alcance limitado. A Lightning network é uma solução que não só atende esse princípio básico de escalabilidade, como também é infinitamente escalável. Você pode efetuar um número praticamente infinito de transações num canal LN, sendo que apenas duas transações são registradas na blockchain. (com a contrapartida de você não ter registro público dessas transações na LN).

Realmente o segwit é uma solução muito mais elegante, pq ataca o problema: as transações estão ocupando muito espaço. Reduzir o tamanho da transação é bem mais interessante.

Eu li no Mastering Bitcoin que a ativação do Segwit permitiu ainda que scripts mais elaborados funcionassem, devido a um problema de maleabilidade. A explicação está um pouco além da minha compreensão. Segwit assim permitiu a LN, que irá realmente permitir taxas muito baixas. Sem segwit, nada de LN.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: phabulu on September 01, 2018, 10:46:03 PM
Muita bacana a discussão pessoal.
Não fazia ideia da quantidade de full nodes no país. Achei que era um número muito maior. Realmente é dificil manter um funcionando. Eu mesmo desisti, devido ao tamanho do blockchain, que é demais pro meu notebook de 2010 rsrs 200 GB é bastante coisa....

Muito legal mesmo, achei que esse número era muuuito superior.

Imagina então se o blocksize aumentasse... foda...


Eu também não sabia, e achei bem pouco o numero de full nodes aqui, praticamente só as exchanges rodam pelo jeito, para um país tão grande achei que o numero fosse bem maior.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: wilwxk on September 01, 2018, 11:43:44 PM
Muita bacana a discussão pessoal.
Não fazia ideia da quantidade de full nodes no país. Achei que era um número muito maior. Realmente é dificil manter um funcionando. Eu mesmo desisti, devido ao tamanho do blockchain, que é demais pro meu notebook de 2010 rsrs 200 GB é bastante coisa....

Muito legal mesmo, achei que esse número era muuuito superior.

Imagina então se o blocksize aumentasse... foda...


Eu também não sabia, e achei bem pouco o numero de full nodes aqui, praticamente só as exchanges rodam pelo jeito, para um país tão grande achei que o numero fosse bem maior.


A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on September 03, 2018, 11:50:30 AM
-snip-

A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.

Atualmente já é possível combinar bom preço e baixa latência com os serviços em nuvem.
Se você não tiver uma necessidade muito "crítica", consegue contratar por exemplo um servidor da Amazon em São Paulo por preços bem atraentes.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: lhvleao on September 03, 2018, 12:02:22 PM
Ainda assim sou adepto de não depender de terceiros para oferecer meu serviço principal. Me espantei com a quantidade de 35. Nunca tive a curiosidade de procurar, mas sempre achei que fosse bem mais


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on September 03, 2018, 07:41:32 PM
-snip-

A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.

Atualmente já é possível combinar bom preço e baixa latência com os serviços em nuvem.
Se você não tiver uma necessidade muito "crítica", consegue contratar por exemplo um servidor da Amazon em São Paulo por preços bem atraentes.

Entre contratar a amazon em SP ou a mesma amazon nos EUA, sai mais barato contratar nos EUA. Não vale a pena contratar em SP a menos que o tempo de ping seja realmente relevante pra vc. (em geral eu rodo meu front-end no brasil e meu back-end onde for mais barato).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: arthurbonora on September 03, 2018, 07:49:17 PM
-snip-

A verdade é que nem as exchanges precisam de um full node, mas é muito melhor com um, e o custo de manter um servidor qualquer no Brasil é muito maior do que você alugar um servidor em outros países, principalmente se o tempo de resposta não é um problema para vocẽ.

Atualmente já é possível combinar bom preço e baixa latência com os serviços em nuvem.
Se você não tiver uma necessidade muito "crítica", consegue contratar por exemplo um servidor da Amazon em São Paulo por preços bem atraentes.

Entre contratar a amazon em SP ou a mesma amazon nos EUA, sai mais barato contratar nos EUA. Não vale a pena contratar em SP a menos que o tempo de ping seja realmente relevante pra vc. (em geral eu rodo meu front-end no brasil e meu back-end onde for mais barato).

De fato, hoje eu utilizo por exemplo meu servidor em miami, tanto para front como back end, no meu caso são sites e sistemas on-line onde o ping não é relevante.
Na verdade na maioria dos casos o ping é pouco relevante em se tratando de apache, ningx etc....


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silenox on September 03, 2018, 10:17:35 PM

Quantos fullnodes estão rodando hoje no Brasil?

Apenas 35.

16 no estado de SP. 5 em floripa, 2 no RJ etc.

Do Ethereum tem 52.

Interessante esse número, eu também pensei que fossem mais. Mas no momento atual é meio complicado manter um full node, o tamanho do blockchain e uma boa conexão não permitem que a maioria dos interessados possa ter um.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Forsyth Jones on September 10, 2018, 11:46:36 PM
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on September 11, 2018, 12:50:46 AM
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?

Proof-of-work é a realização de trabalho (computacional) como prova de que se está comprometido com a integridade de um serviço. Foi criada inicialmente como uma forma de evitar spam (um spammer não iria realizar o trabalho requerido para mandar muitos emails, enquanto um remetente/usuário legítimo estaria disposto a gastar aquele tempo/energia para acessar o serviço). Depois evoluiu como uma forma de evitar DDoS (usado na walltime dessa forma), no mesmo principio. E por ultimo usado para emissão de moeda (apenas de forma teórica) no hashcash, de forma a garantir que todas as moedas emitidas fossem únicas.

No bitcoin ela é usada para sincronizar a comunicação da rede, garantindo que apenas aqueles comprometidos com a integridade rede possam escrever na blockchain. O ajuste da dificuldade garante que os blocos são emitidos em intervalos (quase) regulares, servindo então pra organizar temporalmente os blocos e as respectivas transações. A ideia é que com nodes suficientes na rede, um atacante teria de realizar mais trabalho que todos os outros somados para poder escrever dados inválidos na blockchain.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: phabulu on September 11, 2018, 01:05:23 AM
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?

Resposta é bem dificil, já que tem muita coisa para se falar, alem do classico prova de trabalho, achei esse artigo, bem completo e exemplifica bem todo o conceito:

https://www.bitcoinbrasil.com.br/o-que-e-proof-of-work/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Forsyth Jones on September 11, 2018, 01:52:47 AM
É, concordo que é um conceito um pouco difícil de explicar, obrigado girino por ter nos dado uma clareada sobre o conceito em si, só complementando, um Proof-of-work é um código que é anexado num bloco encontrado pelos mineradores autentificando o bloco encontrado.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: letowss on September 23, 2018, 08:34:44 PM
O que seria o conceito Proof-of-Work ?

A melhor resposta, já sabe neh?
Vou tentar complementar esta pergunta fazendo uma comparação entre Proof-Of-Work x Proof-Of-Stake.
Proof-Of-Work (prova de Trabalho) é um algoritmo que apareceu pela primeira vez em 1993 para combater emails de spam. Shatoshi percebeu que esse mecanismo poderia ser usado como forma de segurança da Blockchain do BTC. Os enigmas criptográficos são resolvidos pelos mineradores que são recompensados ao encontrar a solução. Isso levou a criação de fazendas de mineração que chegam a usar incríveis 54TWh de eletricidade sozinhos, daria para abastecer um país como Nova Zelandia ou Hugria.

O Proof-Of-Work (POW) premia sempre quem tiver uma taxa de hash maior, pois terá maior chance de minerar um novo bloco. Isso sem falar que estas fazendas de mineração ainda se juntaram as chamadas piscina de mineração e por causa desta união o POW se torna mais centralizado, pois se unir as três maiores mineradoras elas centralizariam mais de 51% de todo o processo de mineração de BTC. Para resumir, POW está fazendo com que mineradores usem enormes quantias de energia e incentiva o uso de pools de mineração que torna o blockchain mais centralizado em oposição ao descentralizado.

Em 2011 um usuário aqui do Bitcointalk chamado de QuantumMachanic observando estes problemas propôs uma técnica que ele chamou de Proof-Of-Stake (prova de participação), a ideia básica seria: ao invés de deixar a mineração uma competição “livre” onde que todos possam minerar (uma realidade cada vez mais difícil para usuários comuns), o POS usa uma eleição, processo no qual um é escolhido aleatoriamente para validar o bloco. Assim o Proof-Of-Stake não trabalha com mineradores, mas validadores que ao invés de minerar blocos, criariam blocos.

Porém para se tornar um validador é preciso depositar certa quantia de moedas na rede como participação, seria como um depósito de segurança, assim o tamanho do depósito determina o tamanho de suas chances de ser escolhido para criar novo bloco. Dá uma impressão de ser injusto com os mais pobres, porém muitos afirmam que é mais justo do que o Proof-Of-Work atualmente. Isso é uma questão de ponto de vista pra saber julgar isso.

Mas o Proof-Of-Stake também tem seus defeitos: uma pessoa escolhida poderia investir cada vez mais aumentando suas chances e isso tornaria uma bola de neve deixando o rico cada vez mais rico inibindo assim outros competidores. Outro ponto seria a pessoa não fazer seu trabalho, isso poderia ser resolvido com a escolha de outros validadores como backup. Já existem algumas moedas que utilizam esse mecanismo: Peercoin, Lisk, Nxt, entre outras, sendo que a Ethereum e Cardano já estão trabalhando para incrementar o algoritmo de Proof-Of-Stake em suas tecnologias.

Então as diferenças básicas entre Proof-Of-Work e Proof-Of-Stake são bem significativas: enquanto o Proof-Of-Work minera blocos, deixando que todos conectados online possam minerar e resolver as tarefas de criptografias que atualmente exige alto processamento computacional e altíssimo consumo de energia o que acabou centralizando a mineração nas mãos dos grandes mineradores, o Proof-Of-Stake usa uma eleição de forma “aleatória” para validar esses blocos, assim o consumo de energia diminui consideravelmente, além de ser menos descentralizado.

Eu não estou aqui defendendo um ou outro, só trouxe algumas diferenças entre ambos, ok.
Fonte está em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=M3EFi_POhps Achei interessante tentei resumir.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on December 05, 2018, 01:24:34 PM
Pergunta atual

O que acontece se o hashrate cair demais? Existem mecanismos no protocolo do Bitcoin para defender a rede nesse caso, a longo prazo?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on December 05, 2018, 01:43:08 PM
Pergunta atual

O que acontece se o hashrate cair demais? Existem mecanismos no protocolo do Bitcoin para defender a rede nesse caso, a longo prazo?

Ele já caiu....
Em Outubro estava em 60kk TH/s agora está com menos de 40kk TH/s, uma queda de mais de 30%.
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on December 05, 2018, 02:05:12 PM
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on December 05, 2018, 02:33:38 PM
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.



2 semanas é muito tempo.. vem um fork, rouba X% do hashrate e durante essas 2 semanas os blocos ficam mais demorados..

Alguém sabe se a rede ficou mais lenta com essa recente queda de preço e hashrate?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on December 05, 2018, 03:37:00 PM
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.

Ah, claro.
Por terem usado o termo "defender a rede" eu pensei ser algum tipo de proteção para o caso, por exemplo, de algum "player grande" sair da jogada e dar uma % de hashrate significante a outro (mais de 50%), viabilizando assim algum ataque com verificação de hash forjado e gasto duplo.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Silenox on December 05, 2018, 03:37:48 PM
Desconheço qualquer tipo de proteção implementada na blockchain no bitcoin, isso existe?

Existe, a dificuldade é autoajustada a cada 2016 blocos (isso equivale a 2 semanas).

A velocidade de mineração de um bloco é de 10 minutos, caso o hashrate for caindo a dificuldade vai se auto ajustando para que um bloco continue sendo minerado a cada 10 minutos mesmo tendo menos mineradores trabalhando.



2 semanas é muito tempo.. vem um fork, rouba X% do hashrate e durante essas 2 semanas os blocos ficam mais demorados..

Alguém sabe se a rede ficou mais lenta com essa recente queda de preço e hashrate?

Pelo que conferi aqui são mudanças sutis, nada grave, ficou um pouco mais lenta e as taxas subiram um pouco, mas nada demais. Um fork para ajustar a dificuldade mais rapidamente talvez venha a ser cogitado mais pra frente, caso o hashrate caia demais.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on December 17, 2018, 10:07:11 PM
Já que a galera está postando pouco..

Tenho 1 merit para quem postar algo interessante sobre criptos :P


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on December 18, 2018, 11:20:25 AM
Já que a galera está postando pouco..

Tenho 1 merit para quem postar algo interessante sobre criptos :P

Opa  ;D ;D, eu realmente estou passando pouco por aqui e quando passo vejo que o pessoal deu uma desanimada ou simplesmente entraram em modo standby aguardando uma subida nas cotações... No momento eu estou cheio de trabalho e realmente totalmente sem tempo mas acredito que no próximo ano tudo comece a normalizar e  volto a participar mais novamente.

Uma noticia recente que eu achei bem legal foi a desta parceria entre a Foxbit e Calvin Klein que vai passar a aceitar pagamentos via BTC em 4 lojas de SP:

https://portaldobitcoin.com/em-parceria-com-a-foxbit-lojas-da-calvin-klein-vao-aceitar-bitcoin-neste-natal/ (https://portaldobitcoin.com/em-parceria-com-a-foxbit-lojas-da-calvin-klein-vao-aceitar-bitcoin-neste-natal/)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on December 18, 2018, 11:19:56 PM
Já que a galera está postando pouco..

Tenho 1 merit para quem postar algo interessante sobre criptos :P
Que tal uma teoria da conspiração?
https://i.imgur.com/QX8dl9L.jpg
Aqui vai 1 pergunta valendo 1 meritão da depressão. Eu quero uma moeda de baixo valor (menos de 0,20 centavos) que minere somente por cpu ou pow(CPU de preferencia) que tenha algum potencial de valorização futuro, se possível alguma bem tranquila que não exija muito trabalho (baixa a wallet e começa a minerar) procurei e acabei não me interessando por nenhuma.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on December 19, 2018, 12:48:53 AM
Opa  ;D ;D, eu realmente estou passando pouco por aqui e quando passo vejo que o pessoal deu uma desanimada ou simplesmente entraram em modo standby aguardando uma subida nas cotações... No momento eu estou cheio de trabalho e realmente totalmente sem tempo mas acredito que no próximo ano tudo comece a normalizar e  volto a participar mais novamente.

Uma noticia recente que eu achei bem legal foi a desta parceria entre a Foxbit e Calvin Klein que vai passar a aceitar pagamentos via BTC em 4 lojas de SP:

https://portaldobitcoin.com/em-parceria-com-a-foxbit-lojas-da-calvin-klein-vao-aceitar-bitcoin-neste-natal/ (https://portaldobitcoin.com/em-parceria-com-a-foxbit-lojas-da-calvin-klein-vao-aceitar-bitcoin-neste-natal/)

Nessa crise tinha que ser C&A e olhe lá ::) espero que a parceria dure para sempre, um lugar a mais que aceita BTC é um pequeno passo para o homem porém um grande passo para a criptomanidade..

Que tal uma teoria da conspiração?
Aqui vai 1 pergunta valendo 1 meritão da depressão. Eu quero uma moeda de baixo valor (menos de 0,20 centavos) que minere somente por cpu ou pow(CPU de preferencia) que tenha algum potencial de valorização futuro, se possível alguma bem tranquila que não exija muito trabalho (baixa a wallet e começa a minerar) procurei e acabei não me interessando por nenhuma.


Qual o endereço do Vitalik que tem todas essas moedas?


Vou te mandar uma PM, estava escrevendo um artigo hoje sobre uma moeda, é PoS..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on December 19, 2018, 01:11:54 AM
Opa  ;D ;D, eu realmente estou passando pouco por aqui e quando passo vejo que o pessoal deu uma desanimada ou simplesmente entraram em modo standby aguardando uma subida nas cotações... No momento eu estou cheio de trabalho e realmente totalmente sem tempo mas acredito que no próximo ano tudo comece a normalizar e  volto a participar mais novamente.

Uma noticia recente que eu achei bem legal foi a desta parceria entre a Foxbit e Calvin Klein que vai passar a aceitar pagamentos via BTC em 4 lojas de SP:

https://portaldobitcoin.com/em-parceria-com-a-foxbit-lojas-da-calvin-klein-vao-aceitar-bitcoin-neste-natal/ (https://portaldobitcoin.com/em-parceria-com-a-foxbit-lojas-da-calvin-klein-vao-aceitar-bitcoin-neste-natal/)

Nessa crise tinha que ser C&A e olhe lá ::) espero que a parceria dure para sempre, um lugar a mais que aceita BTC é um pequeno passo para o homem porém um grande passo para a criptomanidade..

Que tal uma teoria da conspiração?
Aqui vai 1 pergunta valendo 1 meritão da depressão. Eu quero uma moeda de baixo valor (menos de 0,20 centavos) que minere somente por cpu ou pow(CPU de preferencia) que tenha algum potencial de valorização futuro, se possível alguma bem tranquila que não exija muito trabalho (baixa a wallet e começa a minerar) procurei e acabei não me interessando por nenhuma.


Qual o endereço do Vitalik que tem todas essas moedas?


Vou te mandar uma PM, estava escrevendo um artigo hoje sobre uma moeda, é PoS..

Tava lendo aqui oque me enviou parece ser bem interessante e concreto o projeto em si, vou procurar saber mais sobre ela antes de tomar 1 atitude. Toma o meritão.

#edit
Respondendo sua pergunta, aparentemente não se tem noticia desse endereço por isso e só uma teoria.
Aqui o link da discussão la na área gringa: -https://bitcointalk.org/index.php?topic=1962536.0 (https://bitcointalk.org/index.php?topic=1962536.0)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on December 20, 2018, 11:38:42 AM
Respondendo sua pergunta, aparentemente não se tem noticia desse endereço por isso e só uma teoria.
Aqui o link da discussão la na área gringa: -https://bitcointalk.org/index.php?topic=1962536.0 (https://bitcointalk.org/index.php?topic=1962536.0)

Falando no Vitalico aka Non-giver of Ether, essa semana ele doou 3.000 ETH para 3 projetos (1000 para cada): https://twitter.com/VitalikButerin/status/1075181710730506240


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on December 23, 2018, 01:19:39 PM
Pergunta: O que significam "confirmações"? Por que As exchanges em geral exigem 6 a cada transferencia para creditar seus fundos?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on December 23, 2018, 05:23:08 PM
Pergunta: O que significam "confirmações"? Por que As exchanges em geral exigem 6 a cada transferencia para creditar seus fundos?

Vou tentar explicar com minhas palavras, caso estiver algo errado ou faltando por favor me corrijam.

Uma transação só é efetivada a partir do momento que for incluída em um bloco, a inclusão em um bloco gera uma confirmação e significa o mesmo que escriturar na blockchain que a aquela determinada quantia de origem X para Y é válida e que daqui para frente Y é o proprietário. Cada confirmação reforça ainda mais a irreversibilidade da transação pois se torna praticamente impossível reverter uma transação através de um ataque após ela ter 6 ou mais confirmações.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: gleisson05 on December 23, 2018, 05:25:26 PM
Pergunta: Quando foi que Satoshi deu um fora no criador do EOS? E por qual razão?

Satoshi Nakamoto deu um fora no Daniel Larimer, também conhecido como BM (devido seu nome de usuário no Github, Bytemaster), Fundador do EOS e de mais dois projetos de blockchain
Foi em julho de 2010

A razão foi que Daniel Larimer Enviou uma mensagem para o Satoshi, e assim aumentando a preocupação com Bitcointalk, argumentando que o tempo de confirmação de 10 minutos, para transações era muito longo e uma mudança no mecanismo de consenso, poderia ajudar o sistema a atingir a eficiência como usar um cartão de crédito.

Satoshi Nakamoto deixou uma frase famosa: “Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe.”

Daniel Larimer (BM) Deu a resposta a Satoshi no BTT há 8 anos foi excluída pelo administrador, o motivo é desconhecido.


Confira a imagem do post:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=802344.10


http://8btc.com/thread-7627-1-1.html


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on December 26, 2018, 08:19:41 PM
O que é um BIP? Cite algum interessante.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: letowss on December 26, 2018, 10:15:22 PM
O que é um BIP? Cite algum interessante.

BIP: Bitcoin Improvement Proposal - (Proposta de melhoria de Bitcoin)

Resumidamente: quando se propõe melhorias ou atualizações do BTC, essa melhoria deve ser aprovada pela comunidade de desenvolvedores do BTC, pois estas propostas podem afetar todos os nós da rede e consequentemente todos os participantes/mineradoras do sistema. Quando isso ocorre é necessário se submeter ao documento padrão chamado de BIP (Bitcoin Improvement Proposal). No BIP é delimitado tudo o que se pode afetar: comunicação dos nós – serviços P2P, a compatibilidade dos API’s e a parte mais essencial que é camada de consenso do BTC.

No caso do BTC qualquer melhoria de alteração não é algo simples, pelo contrário é tratado com muito cuidado, pois envolvem fatores importantíssimos como: econômicos, estabilidade, manutenção da rede, segurança, repercussão e especulação, etc. Não é simplesmente um fator técnico de alterar um código e pronto, ele precisa ser discutido, analisado, testado e entendido pela comunidade pra só assim depois se houver um consenso (se não me engano de 95% de aprovação da comunidade), para ser adotada essas novas regras por todos.
E qualquer alteração na camada de consenso pode resultar em um Hard Forks ou Soft Forks.

Existem alguns BIP’s conhecidos, como;
BIP 141 – SegWit,
BIP 148 - UASF,
BIP 152 - Compact Block Relay a última se não me engano.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on December 27, 2018, 11:20:09 PM
Não e bem uma pergunta mais sim um pedido de ajuda. Queria uma campanha de assinatura que esteja perto do fim (+-3 semanas a 1 mês) e que inspire um pouco de confiança pois lendo a aba de recompensa de todas que eu vi quase nenhuma me inspirou depositar 3 semanas ou um mês de minha vida dedicado a ela. De preferencia que aceite postagens locais.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on December 28, 2018, 12:51:59 AM
Não e bem uma pergunta mais sim um pedido de ajuda. Queria uma campanha de assinatura que esteja perto do fim (+-3 semanas a 1 mês) e que inspire um pouco de confiança pois lendo a aba de recompensa de todas que eu vi quase nenhuma me inspirou depositar 3 semanas ou um mês de minha vida dedicado a ela. De preferencia que aceite postagens locais.

Meu conselho é olhar a assinatura de outros membros que frequentam essa aba local e dar uma olhada no tópico..





Por quantos dólares o domínio www.crypto.com foi vendido esse ano?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on December 28, 2018, 10:18:46 AM
Por quantos dólares o domínio www.crypto.com foi vendido esse ano?

Tive que pesquisar, e fiquei de queixo caído com o valor...

Ele foi vendido por 12 milhões de dólares para a "Crypto Visa card company Monaco".
Segue fonte (https://techstartups.com/2018/07/06/highly-sought-domain-name-crypto-com-sold-millions-dollars/) para quem quiser saber dos detalhes.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on December 28, 2018, 04:41:02 PM
Por quantos dólares o domínio www.crypto.com foi vendido esse ano?

Tive que pesquisar, e fiquei de queixo caído com o valor...

Ele foi vendido por 12 milhões de dólares para a "Crypto Visa card company Monaco".
Segue fonte (https://techstartups.com/2018/07/06/highly-sought-domain-name-crypto-com-sold-millions-dollars/) para quem quiser saber dos detalhes.



Boa pergunta, tb fiquei de queixo caído.
Quem foi esperto e investiu nesses domínios ligados as criptos se deu bem.

Em breve sairão os domínios.eth pra negociação... Quem sabe vingam


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on December 28, 2018, 05:10:03 PM
Por quantos dólares o domínio www.crypto.com foi vendido esse ano?

Tive que pesquisar, e fiquei de queixo caído com o valor...

Ele foi vendido por 12 milhões de dólares para a "Crypto Visa card company Monaco".
Segue fonte (https://techstartups.com/2018/07/06/highly-sought-domain-name-crypto-com-sold-millions-dollars/) para quem quiser saber dos detalhes.



Boa pergunta, tb fiquei de queixo caído.
Quem foi esperto e investiu nesses domínios ligados as criptos se deu bem.

Em breve sairão os domínios.eth pra negociação... Quem sabe vingam

Imaginem o quanto vale o "Bitcoin.com" do Roger Ver.. Bom, já rendeu uma boa grana com a criação do Bitcoin Trash..

O site Ethereum.com também está à venda por 10 milhões segundo o próprio anúncio no site, porém não imagino o Vitalik comprando..

O domínio Crypto.com foi comprado em 1993, esse cara é o verdadeiro HODLer, 25 anos :D


Vou fazer mais duas perguntas..

Quantos BTC foram doados para Dorian Satoshi Nakamoto e por que?



Quais as principais diferenças entre o Bitcoin e moedas fiduciárias?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on December 28, 2018, 05:28:53 PM
Vou responder uma delas.

Quantos BTC foram doados para Dorian Satoshi Nakamoto e por que?

Essas doações foram feitas por entusiastas após a mídia criar "Fake News" de que Dorian que é um engenheiro aposentado seria o criador do BTC, ele desmentiu isso em uma entrevista. Mesmo após o esclarecimento da história foi criada uma campanha apoiada inclusive por Andreas Antonopoulos e por um bom tempo ele recebeu doações de BTC na sua carteira, a quantia total estimada que a carteira dele recebeu foi de + - 67 btc's.

Na época a vida dele ficou em tumultuada:
https://i.postimg.cc/brKJtvgs/dorian-satoshi-nakamoto.jpg


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on December 28, 2018, 06:36:29 PM
Não e bem uma pergunta mais sim um pedido de ajuda. Queria uma campanha de assinatura que esteja perto do fim (+-3 semanas a 1 mês) e que inspire um pouco de confiança pois lendo a aba de recompensa de todas que eu vi quase nenhuma me inspirou depositar 3 semanas ou um mês de minha vida dedicado a ela. De preferencia que aceite postagens locais.

Eu tentaria essa aqui. Me parece interessante

https://bitcointalk.org/index.php?topic=5089912

Mas vc devia estar usando o tópico certo, de campanhas com posta locais :p


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on December 29, 2018, 06:19:14 PM
Tinha deixado a oportunidade em aberto mas... já que passou um tempo e ninguém respondeu vou responder a segunda pergunta.

Quais as principais diferenças entre o Bitcoin e moedas fiduciárias?

O primeiro passo para responder essa questão é definir o termo "fiduciário" que no campo da economia se entende por: moeda cujo valor depende somente da confiança a ele dispensada (diz-se de papel-moeda).
Ou seja oque define o real valor do Dólar, real ou Euro é a confiança que se tem na nação emissora.

Agora vou tentar citar as principais diferenças:

Descentralização: No BTC não existe nenhuma autoridade central para controlar emissão, transações, etc.

Transparência: Nas fiduciárias só os órgãos controladores é que conseguem auditar, já no BTC as informações são publicas e qualquer um pode consultar os dados na blockchain.

Privacidade: BTC não é anonimo pois é possível rastrear/investigar endereços seguindo o rastro deixado na blockchain, mas BTC dá maior privacidade pois não é preciso fornecer nenhuma informação para criar uma carteira. Para realizar uma transação, basta ter o endereço da carteira de destino. As características do BTC o tornaram conhecido como o único bem não confiscável do planeta.

Obs: Caso alguem ajudar a melhorar esta resposta tambem receberá 1 merit.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Adeilton on January 02, 2019, 07:18:29 PM
Pessoal a minha dúvida é:  Como se assina (processo matemático) uma transação de bitcoin?
Se possível me mostrasse a fórmula, pois eu gostaria de tentar fazer essa assinatura manualmente com lápis e papel.
Espero que alguém me ajude
Abraços
;)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on January 03, 2019, 07:01:53 PM
Pessoal a minha dúvida é:  Como se assina (processo matemático) uma transação de bitcoin?
Se possível me mostrasse a fórmula, pois eu gostaria de tentar fazer essa assinatura manualmente com lápis e papel.
Espero que alguém me ajude
Abraços
;)


Sua pergunta é extremamente vaga e a resposta bastante complexa, por isso ninguém deve ter respondido.

Aqui tem as questões iniciais sobre sua pergunta.

https://github.com/bitcoinbook/bitcoinbook/blob/develop/ch06.asciidoc

mais especificamente:
https://github.com/bitcoinbook/bitcoinbook/blob/develop/ch06.asciidoc#digital_sigs


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Adeilton on January 04, 2019, 09:04:39 PM
Pessoal a minha dúvida é:  Como se assina (processo matemático) uma transação de bitcoin?
Se possível me mostrasse a fórmula, pois eu gostaria de tentar fazer essa assinatura manualmente com lápis e papel.
Espero que alguém me ajude
Abraços
;)


Sua pergunta é extremamente vaga e a resposta bastante complexa, por isso ninguém deve ter respondido.

Aqui tem as questões iniciais sobre sua pergunta.

https://github.com/bitcoinbook/bitcoinbook/blob/develop/ch06.asciidoc

mais especificamente:
https://github.com/bitcoinbook/bitcoinbook/blob/develop/ch06.asciidoc#digital_sigs


Sinceramente não sei o que tem de vago na minha pergunta, porém concordo que realmente é bastante complexo, ao ponto de me fazer desistir de tentar fazer os cálculos da assinatura na mão, pois realmente só é possível com computador, por meio de comandos como vc demonstrou.
Mas para quem, assim como eu, ficou curioso de como é feito esse cálculo, e portanto, quer a resposta correta segue o link abaixo:
https://www.coindesk.com/math-behind-bitcoin


 A fórmula para assinatura é a seguinte:

Escolha algum inteiro k entre 1 e n - 1.
Calcule o ponto (x, y) = k * G, usando a multiplicação escalar.
Encontre r = x mod n. Se r = 0, retorne ao passo 1.
Encontre s = (z + r * d) / k mod n. Se s = 0, retorne ao passo 1.
A assinatura é o par (r, s)
De uma uma função do algoritmo de assinatura digital de curvas elípticas.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on January 05, 2019, 06:31:23 AM
Sinceramente não sei o que tem de vago na minha pergunta, porém concordo que realmente é bastante complexo, ao ponto de me fazer desistir de tentar fazer os cálculos da assinatura na mão, pois realmente só é possível com computador, por meio de comandos como vc demonstrou.
Mas para quem, assim como eu, ficou curioso de como é feito esse cálculo, e portanto, quer a resposta correta segue o link abaixo:
https://www.coindesk.com/math-behind-bitcoin


 A fórmula para assinatura é a seguinte:

Escolha algum inteiro k entre 1 e n - 1.
Calcule o ponto (x, y) = k * G, usando a multiplicação escalar.
Encontre r = x mod n. Se r = 0, retorne ao passo 1.
Encontre s = (z + r * d) / k mod n. Se s = 0, retorne ao passo 1.
A assinatura é o par (r, s)
De uma uma função do algoritmo de assinatura digital de curvas elípticas.
Completando sua pergunta anterior (e já a sua resposta), você consegue (tecnicamente) minerar Bitcoins somente com um papel e caneta. Só tenha a certeza de que não vai dar em nada e que o processo é mais informativo/divertido do que funcional.

Dá pra ler mais sobre isso aqui: http://www.righto.com/2014/09/mining-bitcoin-with-pencil-and-paper.html
E mostrado em video: https://www.youtube.com/watch?v=y3dqhixzGVo


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Adeilton on January 05, 2019, 06:33:17 PM
Sinceramente não sei o que tem de vago na minha pergunta, porém concordo que realmente é bastante complexo, ao ponto de me fazer desistir de tentar fazer os cálculos da assinatura na mão, pois realmente só é possível com computador, por meio de comandos como vc demonstrou.
Mas para quem, assim como eu, ficou curioso de como é feito esse cálculo, e portanto, quer a resposta correta segue o link abaixo:
https://www.coindesk.com/math-behind-bitcoin


 A fórmula para assinatura é a seguinte:

Escolha algum inteiro k entre 1 e n - 1.
Calcule o ponto (x, y) = k * G, usando a multiplicação escalar.
Encontre r = x mod n. Se r = 0, retorne ao passo 1.
Encontre s = (z + r * d) / k mod n. Se s = 0, retorne ao passo 1.
A assinatura é o par (r, s)
De uma uma função do algoritmo de assinatura digital de curvas elípticas.
Completando sua pergunta anterior (e já a sua resposta), você consegue (tecnicamente) minerar Bitcoins somente com um papel e caneta. Só tenha a certeza de que não vai dar em nada e que o processo é mais informativo/divertido do que funcional.

Dá pra ler mais sobre isso aqui: http://www.righto.com/2014/09/mining-bitcoin-with-pencil-and-paper.html
E mostrado em video: https://www.youtube.com/watch?v=y3dqhixzGVo

Show de bola!👏🏼 Muito interessante!
Me fez lembrar do vídeo clássico do Tiago Salem de como minerar usando uma planilha de Excel: https://youtu.be/NZHk-mxs45w
Como vc mesmo disse não serve para nada, apenas para conhecer o mecanismo, o que já é muita coisa!
Porém imaginei uma planilha assinando transações, isso seria muito útil e funcionária... Só não me atrevo a fazer pq os cálculos da função elíptica, para mim, são muito complexos!


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 18, 2019, 02:17:30 AM
Tenho uns merits sobrando aqui..

Em que data foi apresentada o primeiro ASIC para minerar BTC? Como ele era?
Quando a mineração por CPU tornou-se inviável?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on January 18, 2019, 11:58:14 AM
Em que data foi apresentada o primeiro ASIC para minerar BTC? Como ele era?
As ASIC começaram a surgir em 2013, houve vários "projetos" iniciados e cancelados por pessoas que tinham algum conhecimento em microcomponentes.
Mas até onde eu pesquisei, a primeira ASIC que realmente funcionou foi a TMR

https://i.imgur.com/IH0HWb3.jpg
Site (http://www.tmr-asic.com/)
Post BitcoinTalk (https://bitcointalk.org/index.php?topic=281866.0)

Me corrijam se eu estiver errado.

Quando a mineração por CPU tornou-se inviável?
Tem relação com a primeira, mas vou passar a oportunidade a outra pessoa


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 18, 2019, 12:48:25 PM
As ASIC começaram a surgir em 2013, houve vários "projetos" iniciados e cancelados por pessoas que tinham algum conhecimento em microcomponentes.
Mas até onde eu pesquisei, a primeira ASIC que realmente funcionou foi a TMR

-snip-
Site (http://www.tmr-asic.com/)
Post BitcoinTalk (https://bitcointalk.org/index.php?topic=281866.0)

Me corrijam se eu estiver errado.

-snip-

A Avalon foi a primeira a ser posta a venda: https://bitcointalk.org/index.php?topic=120184

Também tem a Butterfly, acredito que esse foi o primeiro, em 2012: https://bitcointalk.org/index.php?topic=83985.0

(não pesquisei se realmente funcionavam)


Aqui tem uma lista com vários, incluindo os primeiros da famosa BITMAIN: https://en.bitcoin.it/wiki/List_of_Bitcoin_mining_ASICs


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on January 18, 2019, 02:49:35 PM
Pergunta: Quais projetos similares antecederam o bitcoin? Por que nao deram certo?

Essa é uma pergunta que eu nem sei bem a resposta, valendo mais merits pra boas pesquisas


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: letowss on January 19, 2019, 05:30:57 PM
Pergunta: Quais projetos similares antecederam o bitcoin? Por que nao deram certo?

Essa é uma pergunta que eu nem sei bem a resposta, valendo mais merits pra boas pesquisas

Pelo que sei é que o Bitcoin é a primeira moeda digital descentralizada, mas não a primeira moeda digital criada.
Antes dela existiram várias, mas trago aqui duas bem famosas: DigiCash e e-gold

DigiCash: é conhecida como a primeira moeda digital a ser vendida, lançada em 1989 pelo cientista da computação David Chaum (conhecido como o “padrinho da comunicação anônima”). Ela foi criada para ser usada apenas com assuntos bancários. Suas transações eram únicas porque eram anônimas devido a vários protocolos criptográficos desenvolvidos por seu fundador.

O motivo de não ter dado certo é que o DigiCash sofria com o problema do gasto duplo, era como se a moeda fosse um arquivo anexo de um e-mail. Quando enviamos a um destinatário esse anexo e queremos enviar novamente a outra pessoa, podemos mandar novamente o mesmo arquivo. Assim, a mesma moeda era gasta mais de uma vez, o que a tornou inviável.

O DigiCash durou até 1998, sendo descontinuada por causa desse problema e de dificuldades da empresa para expandir sua base de usuários.
Fonte:http://blog.coinbene.com.br/blog/digicash-primeira-moeda-digital/421.html

E-gold: era uma moeda de ouro digital operada pela Gold & Silver Reserve Inc, que permitia aos usuários abrir uma conta em seu site denominada em gramas de ouro (ou outros metais preciosos) e a capacidade para fazer transferências instantâneas de valor ("gastos") para outras contas de e-gold. O sistema e-gold foi lançado online em 1996 pelo oncologista Douglas Jackson e pelo advogado Barry Downey, e tinha crescido para cinco milhões de contas até 2009, quando as transferências foram suspensas devido a questões legais.

O e-gold, que permitia transações de apenas dez milésimos de grama de ouro, também era o único sistema de micropagamento bem-sucedido do mundo, foi pioneiro no desacoplamento do numerário para especificar uma instrução de pagamento (Gastos) da unidade de conta nativa da moeda de liquidação.

O sucesso inicial do E-gold pode ter contribuído para o seu desaparecimento. A reserva de valor e a grande base de usuários do E-gold fizeram dele um dos primeiros alvos de malwares financeiros e golpes de phishing por parte de criminosos cada vez mais organizados.
Falhando para verificar prospectivamente a identidade dos titulares das contas, e-gold começou a sofrer de um aumento da taxa de atividade criminosa perpetrada principalmente: Hackers, fraudes, problemas sistêmicos, Cibercrimes, acusação criminal e outras alegações contra e-gold.

O E-Gold foi fechado na década 2000 após o governo dos EUA definir todos os sistemas de transferência de valor digital como transmissores de dinheiro.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/E-gold

Mas existiram outras moedas também, como: Beenz, Flooz, B-money, Bitgold, RPOW.

Porém devemos salientar que o conceito das criptomoedas vem de muito antes como citados no livro The Principles of Science, de 1874, que cita pela primeira vez um modelo de algoritmo “one way”.
Ralph Merkle, Whitfield Diffie e Martin Hellman, são criadores dos conceitos de trocas de chaves de Diffie-Hellman e da árvore de Merkle. Neal Koblitz e Victor S. Miller, desenvolveram o método de Criptografia de Curva Elíptica que é usado amplamente em praticamente todas as criptomoedas existentes.
Fonte: https://portaldobitcoin.com/7-criptomoedas-que-vieram-antes-do-bitcoin/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 19, 2019, 07:16:13 PM
Quando a mineração por CPU tornou-se inviável?

A mineração via cpu se tornou inviável logo após o lançamento do primeiro software capaz de minerar via GPU, isso ocorreu em outubro de 2010.

Este gráfico retrata a evolução de hardware por período de tempo na mineração do bitcoin: (Acredito que onde está FPGA deveria estar ASIC)

https://i.postimg.cc/Xq54RH3Z/btc.jpg

Fonte: https://thenextweb.com/hardfork/2018/02/02/a-brief-history-of-bitcoin-mining-hardware/ (https://thenextweb.com/hardfork/2018/02/02/a-brief-history-of-bitcoin-mining-hardware/)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on January 21, 2019, 04:23:16 PM
Pergunta: Quais projetos similares antecederam o bitcoin? Por que nao deram certo?

Essa é uma pergunta que eu nem sei bem a resposta, valendo mais merits pra boas pesquisas

Pelo que sei é que o Bitcoin é a primeira moeda digital descentralizada, mas não a primeira moeda digital criada.
Antes dela existiram várias, mas trago aqui duas bem famosas: DigiCash e e-gold

DigiCash: é conhecida como a primeira moeda digital a ser vendida, lançada em 1989 pelo cientista da computação David Chaum (conhecido como o “padrinho da comunicação anônima”). Ela foi criada para ser usada apenas com assuntos bancários. Suas transações eram únicas porque eram anônimas devido a vários protocolos criptográficos desenvolvidos por seu fundador.

O motivo de não ter dado certo é que o DigiCash sofria com o problema do gasto duplo, era como se a moeda fosse um arquivo anexo de um e-mail. Quando enviamos a um destinatário esse anexo e queremos enviar novamente a outra pessoa, podemos mandar novamente o mesmo arquivo. Assim, a mesma moeda era gasta mais de uma vez, o que a tornou inviável.

O DigiCash durou até 1998, sendo descontinuada por causa desse problema e de dificuldades da empresa para expandir sua base de usuários.
Fonte:http://blog.coinbene.com.br/blog/digicash-primeira-moeda-digital/421.html

E-gold: era uma moeda de ouro digital operada pela Gold & Silver Reserve Inc, que permitia aos usuários abrir uma conta em seu site denominada em gramas de ouro (ou outros metais preciosos) e a capacidade para fazer transferências instantâneas de valor ("gastos") para outras contas de e-gold. O sistema e-gold foi lançado online em 1996 pelo oncologista Douglas Jackson e pelo advogado Barry Downey, e tinha crescido para cinco milhões de contas até 2009, quando as transferências foram suspensas devido a questões legais.

O e-gold, que permitia transações de apenas dez milésimos de grama de ouro, também era o único sistema de micropagamento bem-sucedido do mundo, foi pioneiro no desacoplamento do numerário para especificar uma instrução de pagamento (Gastos) da unidade de conta nativa da moeda de liquidação.

O sucesso inicial do E-gold pode ter contribuído para o seu desaparecimento. A reserva de valor e a grande base de usuários do E-gold fizeram dele um dos primeiros alvos de malwares financeiros e golpes de phishing por parte de criminosos cada vez mais organizados.
Falhando para verificar prospectivamente a identidade dos titulares das contas, e-gold começou a sofrer de um aumento da taxa de atividade criminosa perpetrada principalmente: Hackers, fraudes, problemas sistêmicos, Cibercrimes, acusação criminal e outras alegações contra e-gold.

O E-Gold foi fechado na década 2000 após o governo dos EUA definir todos os sistemas de transferência de valor digital como transmissores de dinheiro.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/E-gold

Mas existiram outras moedas também, como: Beenz, Flooz, B-money, Bitgold, RPOW.

Porém devemos salientar que o conceito das criptomoedas vem de muito antes como citados no livro The Principles of Science, de 1874, que cita pela primeira vez um modelo de algoritmo “one way”.
Ralph Merkle, Whitfield Diffie e Martin Hellman, são criadores dos conceitos de trocas de chaves de Diffie-Hellman e da árvore de Merkle. Neal Koblitz e Victor S. Miller, desenvolveram o método de Criptografia de Curva Elíptica que é usado amplamente em praticamente todas as criptomoedas existentes.
Fonte: https://portaldobitcoin.com/7-criptomoedas-que-vieram-antes-do-bitcoin/


Teve a Liberty dollar também. Muitos atribuem a obsessão por anonimato e decentralização na criação do Bitcoin ao fracasso do Liberty dollar e do e-gold. Era uma "moeda digital" com uma especie de lastro em metais com muita especulação.

Linden Dollars também foi muito usado antes do Bitcoin. Era o dinheiro virtual do second Life, que graças a algumas exchanges como a virwox (https://www.virwox.com/) introduziu muitas pessoas ao Bitcoin usando paypal.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 22, 2019, 02:20:45 AM
Qual foi a primeira moeda PoS? Quem criou este algoritmo de consenso?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 22, 2019, 01:03:14 PM
Qual foi a primeira moeda PoS? Quem criou este algoritmo de consenso?

Peercoin foi a primeira moeda a utilizar PoS, ela foi inspirada no bitcoin e introduziu o sistema hibrido com o uso de PoS e PoW simultaneamente. Peercoin é baseada em um artigo publicado em agosto de 2012, dos autores Scott Nadal e Sunny King. Mas quem ficou com o titulo de criador do PoS foi Sunny King.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 23, 2019, 05:03:06 AM
Qual foi o maior montante de BTC movimentado em uma única transação? Quanto foi pago em taxas?

(será que o cara conferiu o endereço 100 vezes ou só copiou/colou e rezou para que estivesse certo? :P)




Aproveitando para tirar uma dúvida que tenho há tempos, como fazer para botar um nome junto ao endereço de BTC para mostrar no blockchain.info?
Ex:
https://i.imgur.com/5K2azx7.png


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on January 23, 2019, 12:28:19 PM
Aproveitando para tirar uma dúvida que tenho há tempos, como fazer para botar um nome junto ao endereço de BTC para mostrar no blockchain.info?
Ex:
https://i.imgur.com/5K2azx7.png

Chama address Tag.

Qualquer endereço e qualquer pessoa pode registrar um Tag pro seu endereço, contanto que vc tenha a privatekey e possa assinar uma mensagem.

Vai nesse site e cadastra lá o Tag dum endereço sei se quiser. Gratuito.
https://www.blockchain.com/pt/btc/tags


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 23, 2019, 08:04:05 PM
Qual foi o maior montante de BTC movimentado em uma única transação? Quanto foi pago em taxas?

(será que o cara conferiu o endereço 100 vezes ou só copiou/colou e rezou para que estivesse certo? :P)

Como os tempos mudam... a uns dias atras não tinha Merit e todo mundo reclamava, hoje tem Merit sendo distribuído e ninguém está aproveitando... Até eu tenho alguns para distribuir.
Aguardei o dia todo e ninguém respondeu então essa resposta vai ser minha também.  ;D

Eu achava que a maior transação da história era a de 442.000 BTC feita em 2011 pelo então CEO da extinta Mt. Gox, Mark Karpeles. Na época ele realizou uma transferência de todo esse montante para comprovar que a Mt. Gox tinha todo esse montante sob custodia. Essa é a mais famosa das grandes transações da historia do BTC pois tem todo o contexto envolvendo quem e porque ela foi realizada...

Mas durante a pesquisa fiquei sabendo que em 2015 foi realizada uma transação de 550.000 BTC, porem sobre esta transação não encontrei nenhuma informação sobre quem a realizou.




Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on January 23, 2019, 08:35:03 PM
Qual foi o maior montante de BTC movimentado em uma única transação? Quanto foi pago em taxas?

(será que o cara conferiu o endereço 100 vezes ou só copiou/colou e rezou para que estivesse certo? :P)

Como os tempos mudam... a uns dias atras não tinha Merit e todo mundo reclamava, hoje tem Merit sendo distribuído e ninguém está aproveitando... Até eu tenho alguns para distribuir.
Aguardei o dia todo e ninguém respondeu então essa resposta vai ser minha também.  ;D

Eu achava que a maior transação da história era a de 442.000 BTC feita em 2011 pelo então CEO da extinta Mt. Gox, Mark Karpeles. Na época ele realizou uma transferência de todo esse montante para comprovar que a Mt. Gox tinha todo esse montante sob custodia. Essa é a mais famosa das grandes transações da historia do BTC pois tem todo o contexto envolvendo quem e porque ela foi realizada...

Mas durante a pesquisa fiquei sabendo que no mesmo ano de 2011 foi realizada uma transação de 550.000 BTC, porem sobre esta transação não encontrei nenhuma informação sobre quem a realizou.




Se me der as fontes que consultou ganha uma meritada :V


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 23, 2019, 09:25:08 PM

Se me der as fontes que consultou ganha uma meritada :V

Opa, esqueci das fontes:

Oito transações históricas:
https://www.criptomoedasfacil.com/conheca-oito-transacoes-historicas-do-bitcoin/ (https://www.criptomoedasfacil.com/conheca-oito-transacoes-historicas-do-bitcoin/)

E pesquisando um pouco mais..... tive que corrigir a data da transação de 500 000 BTC, ela foi realizada no ano de 2015:
https://steemit.com/steemit/@azisjesika/largest-bitcoin-transaction-ever-recorded-on-blockchain (https://steemit.com/steemit/@azisjesika/largest-bitcoin-transaction-ever-recorded-on-blockchain)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 23, 2019, 09:53:48 PM

Se me der as fontes que consultou ganha uma meritada :V

Opa, esqueci das fontes:

Oito transações históricas:
https://www.criptomoedasfacil.com/conheca-oito-transacoes-historicas-do-bitcoin/ (https://www.criptomoedasfacil.com/conheca-oito-transacoes-historicas-do-bitcoin/)

E pesquisando um pouco mais..... tive que corrigir a data da transação de 500 000 BTC, ela foi realizada no ano de 2015:
https://steemit.com/steemit/@azisjesika/largest-bitcoin-transaction-ever-recorded-on-blockchain (https://steemit.com/steemit/@azisjesika/largest-bitcoin-transaction-ever-recorded-on-blockchain)

Também deve ser da Mt.Gox, umas 5-6 transações pra frente e ela passa por um endereço deles: https://www.blockchain.com/btc/address/1LNWw6yCxkUmkhArb2Nf2MPw6vG7u5WG7q (ao menos a tag é deles)

edit: 500.000 BTC = ~1,7 bilhão de dólares :P


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 26, 2019, 08:45:02 AM
Estou ficando sem criatividade nas perguntas :P

1 - Qual foi a motivação do tempo de bloco ser de ~10 minutos e não menos?

2 - Qual foi o bloco mais demorado para ser minerado? (Excluindo o bloco #1)

3 - Quando o sistema PoW foi criado e qual foi o primeiro caso de uso?

4 - Como o cliente encontra os pares na rede?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on January 27, 2019, 01:59:31 AM
Que coisa, 4 perguntas e ninguém se interessa em responder. Vou responder a primeira que acho bem interessante.

1 - Qual foi a motivação do tempo de bloco ser de ~10 minutos e não menos?

Muita gente acha que basta reduzir o blocktime ou o blocksize e pronto, teremos um avanço tecnológico e transações rápidas e baratas. Mas não é assim.

O blocktime de 10 minutos é um tempo que foi considerado"ideal" para evitar forks involuntários na rede.

Os mineradores demoram me média 10min em cada bloco  até resolver o Proof of Work. Esse tempo é o suficiente para todos os nodes de atualizarem e todos os mineradores estarem minerando a mesma cadeia.

Se o blocktime for reduzido para 1 minuto por exemplo, vários mineradores podem achar a solução em tempos muito próximos, antes da propagação da solução para toda a rede. Assim teríamos 2, 3 ou até mais cadeias de mesmo tamanho. Isso é chamado de fork involuntário, e reduz a rentabilidade dos mineradores que ficam minerando cadeias alternativas sem saber...

Curiosidade': litecoin é muito similar ao bitcoin, mas possui um bloco por minuto. Assim as transações são 10x mais rápidas. um bloco a cada 2.5minutos.

Edit: após comentário do tg88, corrigido para 2.5min por bloco.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 27, 2019, 02:05:53 AM
-snip-
Curiosidade': litecoin é muito similar ao bitcoin, mas possui um bloco por minuto. Assim as transações são 10x mais rápidas.

O LTC não enfrenta os problemas citados acima?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on January 27, 2019, 02:42:32 AM
Estou ficando sem criatividade nas perguntas :P


2 - Qual foi o bloco mais demorado para ser minerado? (Excluindo o bloco #1)



Foi o block #15324 (https://www.blockchain.com/btc/block/00000000720e7a19e31ca6cc9d2364705b49590f0ede8b0356cb46a8e486ab8f). Demorou mais de 1 dia.

O bloco anterior era o #15323 (https://www.blockchain.com/btc/block/00000000a367d068c6c60eaf5ac48769098cf9b0124bcb91e27dbe388470e3fd)

Altura   15323 (Sequência Principal)
Timestamp   2009-05-22 13:35:06

Altura   15324 (Sequência Principal)
Timestamp   2009-05-23 14:43:58


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 27, 2019, 11:03:43 AM
3 - Quando o sistema PoW foi criado e qual foi o primeiro caso de uso?

A ideia inicial do PoW foi aplicada em 1993 para evitar os spams de email, na época ainda nem era denominado como PoW mas utilizava o conceito onde o usuário tinha que realizar alguma tarefa para conseguir utilizar o serviço. O termo PoW só foi utilizada pela primeira vez em 1999, em um artigo publicado por Markus Jakobsson e Ari Juels, que formalizou a ideia do protocolo Prova de Trabalho.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_de_trabalho (https://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_de_trabalho)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 27, 2019, 11:26:38 AM
-snip-
Curiosidade': litecoin é muito similar ao bitcoin, mas possui um bloco por minuto. Assim as transações são 10x mais rápidas.

O LTC não enfrenta os problemas citados acima?

Atualmente o LTC gera 1 bloco a cada 2,5 minutos. Vi alguns relatos afirmando que inicialmente era 1 por minuto mas foi alterado para 1 a cada 2.5 minutos apos um halving mas não consegui nenhuma informação concreta sobre isso.

Por outro lado encontrei essa citação do Charlie Lee que leva a crer que sempre foi 1 bloco a cada 2.5 minutos desde o inicio:

Quote
"Quando eu criei a moeda, estava tentando fazer o design de uma moeda como a prata comparada ao ouro. Então eu fiz o tempo de confirmação ser 4x mais rápido e a quantidade de moedas ser 4 vezes maior. Então é por isso que eu decidi chamá-la de “lite” coin.”


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on January 27, 2019, 01:53:35 PM
Atualmente o LTC gera 1 bloco a cada 2,5 minutos. Vi alguns relatos afirmando que inicialmente era 1 por minuto mais foi alterado para 1 a cada 2.5 minutos apos um halving mas não consegui nenhuma informação concreta sobre isso.
O LTC sempre teve um block time de 2.5 minutos.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 28, 2019, 02:01:55 PM
4 - Como o cliente encontra os pares na rede?

Através de uma rede P2P (Rede de pares)

A rede Bitcoin tem uma arquitetura peer-to-peer onde todos os participantes da rede são nós (ou nodes) que funcionam tanto como servidores quanto como clientes, cada computador pode solicitar informações do outro, em outras palavras, agir como um “cliente”. Também pode processar solicitações de outros computadores, ou seja, atuar como “servidor” de arquivos. Todas as criptomoedas são baseadas no princípio P2P. Isto é o que os distingue principalmente das redes monetárias centralizadas pois nas criptomoedas ocorreu a eliminação da necessidade de qualquer instituição financeira para a confirmação de transações e o estabelecimento de confiança no sistema.

Fontes:
https://guiadobitcoin.com.br/p2p-a-economia-dos-iguais/ (https://guiadobitcoin.com.br/p2p-a-economia-dos-iguais/)
https://cointimes.com.br/p2p-ou-peer-to-peer-como-funciona/ (https://cointimes.com.br/p2p-ou-peer-to-peer-como-funciona/)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on January 28, 2019, 06:59:19 PM
Uma duvida em relação a rede ETH. A algum tempo eu enviei alguns tokens de um endereço para o outro porem acabou dando falha e segundo endereço não recebeu nem eu recebi o estorno,minha pergunta é para onde foram todos os tokens? Existe alguma possibilidade de recuperar?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on January 28, 2019, 07:02:13 PM
Uma duvida em relação a rede ETH. A algum tempo eu enviei alguns tokens de um endereço para o outro porem acabou dando falha e segundo endereço não recebeu nem eu recebi o estorno,minha pergunta é para onde foram todos os tokens? Existe alguma possibilidade de recuperar?
Parece improvável o token simplesmente ter desaparecido sem mais nem menos. Qual “falha” que deu?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on January 28, 2019, 07:28:33 PM
Uma duvida em relação a rede ETH. A algum tempo eu enviei alguns tokens de um endereço para o outro porem acabou dando falha e segundo endereço não recebeu nem eu recebi o estorno,minha pergunta é para onde foram todos os tokens? Existe alguma possibilidade de recuperar?
Parece improvável o token simplesmente ter desaparecido sem mais nem menos. Qual “falha” que deu?
https://etherscan.io/tx/0x934c7dddb53173c5ddca457453028385c3196d240873440fd637ee4071557b51 (https://etherscan.io/tx/0x934c7dddb53173c5ddca457453028385c3196d240873440fd637ee4071557b51)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on January 28, 2019, 07:38:04 PM
Uma duvida em relação a rede ETH. A algum tempo eu enviei alguns tokens de um endereço para o outro porem acabou dando falha e segundo endereço não recebeu nem eu recebi o estorno,minha pergunta é para onde foram todos os tokens? Existe alguma possibilidade de recuperar?

Não sei o que aconteceu, preciso de mais informações.

Você tinha fundos em eth para pagar o gás?

Cliquei na mensagem de erro da sua transação e me indicaram esse site:
https://etherscancom.freshdesk.com/support/solutions/articles/35000048534-the-erc-20-token-transfer-might-have-failed

Ali menciona que pode ser problemas na erc 20.  Contrato com problemas, tokens ainda travadas... O negócio é que não achei a transação no seu endereço de origem. Qual o nome da token? Seu endereço de origem é esse mesmo? 0x1cd5cDA33899fb4334AF25BC809FfdAc96ecB42e



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on January 28, 2019, 09:55:51 PM
Uma duvida em relação a rede ETH. A algum tempo eu enviei alguns tokens de um endereço para o outro porem acabou dando falha e segundo endereço não recebeu nem eu recebi o estorno,minha pergunta é para onde foram todos os tokens? Existe alguma possibilidade de recuperar?
Parece improvável o token simplesmente ter desaparecido sem mais nem menos. Qual “falha” que deu?
https://etherscan.io/tx/0x934c7dddb53173c5ddca457453028385c3196d240873440fd637ee4071557b51 (https://etherscan.io/tx/0x934c7dddb53173c5ddca457453028385c3196d240873440fd637ee4071557b51)
Tem certeza que eles sumiram? De acordo com o ethexplorer, a transação foi “revertida” e o endereço de origem contém 8203 GOAL tokens (o token em questão, que aparentemente voltou para ele).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 28, 2019, 11:21:54 PM
Uma duvida em relação a rede ETH. A algum tempo eu enviei alguns tokens de um endereço para o outro porem acabou dando falha e segundo endereço não recebeu nem eu recebi o estorno,minha pergunta é para onde foram todos os tokens? Existe alguma possibilidade de recuperar?
Parece improvável o token simplesmente ter desaparecido sem mais nem menos. Qual “falha” que deu?
https://etherscan.io/tx/0x934c7dddb53173c5ddca457453028385c3196d240873440fd637ee4071557b51 (https://etherscan.io/tx/0x934c7dddb53173c5ddca457453028385c3196d240873440fd637ee4071557b51)
Tem certeza que eles sumiram? De acordo com o ethexplorer, a transação foi “revertida” e o endereço de origem contém 8203 GOAL tokens (o token em questão, que aparentemente voltou para ele).

+1.. Tanto o ethplorer quanto o etherscan não mostram nenhum token saindo nessa data 09/07/2018..

O máximo que você perde na rede ETH quando a transação falha por algum motivo, é a fee (o ETH)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 30, 2019, 08:29:45 AM
Em que data foi criada a primeira exchange de BTC-fiat?

Quantos caixas eletrônicos de BTC já estão funcionando no mundo?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on January 30, 2019, 10:14:56 AM
Quantos caixas eletrônicos de BTC já estão funcionando no mundo?

Não sei se ainda dá pra contar ;D

O Coin ATM Radar (https://coinatmradar.com/charts/#growth) sinaliza que já são mais de 4,2k de máquinas espalhadas pelo mundo.
Dá pra usar esse site para localizar o caixa eletrônico mais perto (menos longe no caso do Brasil).

Porém essa outra Matéria (https://btcprime.com/btcprime_home/2018/10/17/estados-unidos-ja-tem-mais-de-100-mil-caixas-eletronicos-para-a-compra-bitcoin-com-cartao-de-debito/) de Out/2018 diz que são mais de 100 Mil :o só nos EUA.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 30, 2019, 11:02:51 AM
Quantos caixas eletrônicos de BTC já estão funcionando no mundo?

Não sei se ainda dá pra contar ;D

O Coin ATM Radar (https://coinatmradar.com/charts/#growth) sinaliza que já são mais de 4,2k de máquinas espalhadas pelo mundo.
Dá pra usar esse site para localizar o caixa eletrônico mais perto (menos longe no caso do Brasil).

Porém essa outra Matéria (https://btcprime.com/btcprime_home/2018/10/17/estados-unidos-ja-tem-mais-de-100-mil-caixas-eletronicos-para-a-compra-bitcoin-com-cartao-de-debito/) de Out/2018 diz que são mais de 100 Mil :o só nos EUA.

Tem dois no BR, os dois na mesma quadra ::)

Alguém nos EUA pra confirmar se a Genmega realmente está atuando nesse setor? Por enquanto eu duvido muito..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on January 30, 2019, 11:19:16 AM
Alguém nos EUA pra confirmar se a Genmega realmente está atuando nesse setor? Por enquanto eu duvido muito..

Vasculhando o Twitter da LibertyX (parceira da Genmega nesse empreendimento), achei isso:

https://i.imgur.com/pZ7G2l0.jpg
Fonte (https://twitter.com/libertyx/status/1051942926455066624)

Em publicações mais recentes dessa mesma conta, a LibertyX anuncia alguns locais em que esses caixas já estariam funcionando.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on January 30, 2019, 02:05:36 PM
Em que data foi criada a primeira exchange de BTC-fiat?

Foi em 05 de outubro de 2009, Exchange New Liberty Standard e a primeira negociação foi de 1,309.03 BTC por 1 $.

Fonte: https://99bitcoins.com/price-chart-history/




Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on January 30, 2019, 07:27:51 PM
Em que data foi criada a primeira exchange de BTC-fiat?

Foi em 05 de outubro de 2009, Exchange New Liberty Standard e a primeira negociação foi de 1,309.03 BTC por 1 $.

Fonte: https://99bitcoins.com/price-chart-history/

Eu contesto
...fica frio, esperei lhe darem o Merit primeiro ;D

Até onde pesquisei, a New Liberty Standard não é exatamente uma exchange, pois pra isso ela precisa promover a livre negociação (compra/venda) entre pessoas que utilizam da ferramenta.
A primeira transação comercial de BTC/Fiat entre pessoas através de um site ocorreu em Março/2010 na pela Bitcoin Market.

Fontes:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=20.20
Bitcoin.com (https://news.bitcoin.com/bitcoin-history-part-6-the-first-bitcoin-exchange/)
bitcoinwiki.org (https://en.bitcoinwiki.org/wiki/Bitcoin_history) (Bitcoin in 2010 - February 6th Bitcoin Market, the first official cryptocurrency stock exchange, is launched)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on January 31, 2019, 10:07:44 AM
Em que data foi criada a primeira exchange de BTC-fiat?

Foi em 05 de outubro de 2009, Exchange New Liberty Standard e a primeira negociação foi de 1,309.03 BTC por 1 $.

Fonte: https://99bitcoins.com/price-chart-history/

Eu contesto
...fica frio, esperei lhe darem o Merit primeiro ;D

Até onde pesquisei, a New Liberty Standard não é exatamente uma exchange, pois pra isso ela precisa promover a livre negociação (compra/venda) entre pessoas que utilizam da ferramenta.
A primeira transação comercial de BTC/Fiat entre pessoas através de um site ocorreu em Março/2010 na pela Bitcoin Market.

Fontes:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=20.20
Bitcoin.com (https://news.bitcoin.com/bitcoin-history-part-6-the-first-bitcoin-exchange/)
bitcoinwiki.org (https://en.bitcoinwiki.org/wiki/Bitcoin_history) (Bitcoin in 2010 - February 6th Bitcoin Market, the first official cryptocurrency stock exchange, is launched)

Do bitcoinwiki.org que você citou:
2009: October 5th The first Bitcoin course towards exchange dollar is published: 1 USD = 1,309.03 BTC. A public sale is launched on New Liberty Standard stock exchange.
2010: February 6th Bitcoin Market, the first official cryptocurrency stock exchange, is launched.


Mais do reddit:
First exchange to add bitcoin listed as New Liberty Standard, Oct 5, 2009
New Liberty Standard was first to buy bitcoin via paypal on Oct 12, 2009
Pizza deal happens May 22, 2010


Pelo que eu entendi, a NLS comprava e vendia diretamente e a BTCM criou um sistema parecido com o que existe hoje.. Também parei num artigo que dizia que o preço do BTC na época foi calculado pelo custo para gerar 1 BTC (energia elétrica)..

Entrei no perfil dos dois usuários aqui do fórum, se não me engano são os ids 16 e 20, realmente early adopters e os posts eram bem otimistas, galera recomendando aceitar BTC por produtos, outros falando para aceitar 80% em fiat e 20% em BTC.. incrível..

(quando eu tiver 1 merit sobrando eu volto)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on February 02, 2019, 10:01:03 PM
Valendo Merit,

Qual é a forma correta de atualizar a carteira Electrum no Ubuntu? Tenho uma desatualizada, devo apagar ela e instalar a versão nova e reimportar a seed ou existe uma forma de sobrescrever a versão antiga já instalada?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on February 02, 2019, 10:43:08 PM
Valendo Merit,

Qual é a forma correta de atualizar a carteira Electrum no Ubuntu? Tenho uma desatualizada, devo apagar ela e instalar a versão nova e reimportar a seed ou existe uma forma de sobrescrever a versão antiga já instalada?

É só instalar a nova versão. Salva a Wallet por precaução, mas ela fica separada de qualquer maneira.
Eu acho que nunca apaguei a antiga pra instalar a nova.

Code:
sudo python3 -m pip install https://download.electrum.org/3.3.3/Electrum-3.3.3.tar.gz#egg=electrum[fast]


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on February 03, 2019, 12:17:53 AM
Code:
sudo python3 -m pip install https://download.electrum.org/3.3.3/Electrum-3.3.3.tar.gz#egg=electrum[fast]
Sim eu atualizei desta forma sem problemas, mas não consegui me expressar direito.
O meu problema é que apos atualizar... se eu abrir via o atalho da electrum já existente na lista de aplicativos do Ubuntu sempre abre a versão antiga.... a unia maneira que eu encontrei até agora para executar a versão atualizada foi acessando a pasta onde foi descompactada e executando o comando: 'python3 run_electrum'





Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on February 03, 2019, 01:51:13 AM
4 - Como o cliente encontra os pares na rede?

Através de uma rede P2P (Rede de pares)

A rede Bitcoin tem uma arquitetura peer-to-peer onde todos os participantes da rede são nós (ou nodes) que funcionam tanto como servidores quanto como clientes, cada computador pode solicitar informações do outro, em outras palavras, agir como um “cliente”. Também pode processar solicitações de outros computadores, ou seja, atuar como “servidor” de arquivos. Todas as criptomoedas são baseadas no princípio P2P. Isto é o que os distingue principalmente das redes monetárias centralizadas pois nas criptomoedas ocorreu a eliminação da necessidade de qualquer instituição financeira para a confirmação de transações e o estabelecimento de confiança no sistema.

Fontes:
https://guiadobitcoin.com.br/p2p-a-economia-dos-iguais/ (https://guiadobitcoin.com.br/p2p-a-economia-dos-iguais/)
https://cointimes.com.br/p2p-ou-peer-to-peer-como-funciona/ (https://cointimes.com.br/p2p-ou-peer-to-peer-como-funciona/)


complementando.

A rede P2P tem duas formas para você encontrar o primeiro par. Uma delas são as "dns seeds". São servidores de DNS especiais que respondem apenas com o IP dos nós conhecidos. A outra são os "seed nodes", que são nós cujo IP é fixo no código da carteira.

A terceira forma, quando essas duas falham, é você acrescentar nós manualmente, seja no arquivo de configuração da moeda, seja usando comandos como o "addnode" da bitcoin-core (via console de depuração).

Depois que a sua carteira encontra o primeiro nó, ela escuta a rede p2p para descobrir novos nós, conforme explicado pelo tg88


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on February 03, 2019, 01:56:23 AM
Code:
sudo python3 -m pip install https://download.electrum.org/3.3.3/Electrum-3.3.3.tar.gz#egg=electrum[fast]
Sim eu atualizei desta forma sem problemas, mas não consegui me expressar direito.
O meu problema é que apos atualizar... se eu abrir via o atalho da electrum já existente na lista de aplicativos do Ubuntu sempre abre a versão antiga.... a unia maneira que eu encontrei até agora para executar a versão atualizada foi acessando a pasta onde foi descompactada e executando o comando: 'python3 run_electrum'

porque o python default no ubuntu é o python 2.7, e a electrum mais nova so roda no python 3. Você precisa desinstalar a carteira instalada via apt pra poder rodar a nova versão, usando python3.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on February 03, 2019, 02:16:45 PM
Por que as moedas da testnet não tem valor?


Qual foi a primeira pool de mineração do BTC?


Por que o BTC também é chamado de XBT?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on February 03, 2019, 05:52:36 PM
Por que as moedas da testnet não tem valor?

porque a testnet pode (e será) resetada a qualquer momento, sumindo com todas as moedas (estamos ja na 4a. testnet, se nao me engano). Também porque os parametros de segurança da testnet são amenizados, pra facilitar os testes.


Quote
Qual foi a primeira pool de mineração do BTC?

slush pool?

Quote
Por que o BTC também é chamado de XBT?

é uma ISO, preguiça de procurar. Deixo pra quem precisa de merits!


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on February 03, 2019, 06:40:00 PM
Quote
Qual foi a primeira pool de mineração do BTC?

slush pool?


 E o primeiro tópico anunciando foi esse (https://bitcointalk.org/index.php?topic=1976.0)

O comentário do Satoshi
ribuck's description is spot on.

Pool operators can modify their getwork to take one additional parameter, the address to send your share to.

The easy way for the pool operator would be to wait until the next block is found and divy it up proportionally as:
user's near-hits/total near-hits from everyone

That would be easier and safer to start up.  It also has the advantage that multiple hits from the same user can be combined into one transaction.  A lot of your hits will usually be from the same people.

The instant gratification way would be to pay a fixed amount for each near-hit immediately, and the operator takes the risk from randomness of having more or less near-hits before a block is found.

Either way, the user who submits the hit that solves the block should get an extra amount off the top, like 10 BTC.

New users wouldn't really even need the Bitcoin software.  They could download a miner, create an account on mtgox or mybitcoin, enter their deposit address into the miner and point it at anyone's pool server.  When the miner says it found something, a while later a few coins show up in their account.

Miner writers better make sure they never false-positive near-hits.  Users will depend on that to check if the pool operator is cheating them.  If the miner wrongly says it found something, users will look in their account, not find anything, and get mad at the pool operator.

Eu tenho um outro tópico salvo sobre uma discussão anterior a essa, só que não encontrei. BTW, a Electrum 3.3.3 está chata de atualizar. Tem realmente que deletar tudo dela, não tinha reparado ainda.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on February 04, 2019, 10:38:40 AM
Por que o BTC também é chamado de XBT?

Existe uma padronização (ISO 4217), sempre de 3 algarismos para todas as para moedas regulamentadas, é o caso do USD, BRL, EUR, GPB, etc.
No caso de moedas que não pertencem a um país específico como o ouro, a prata, o paládio e a platina... elas devem iniciar sempre com X, nesse caso, respectivamente seria o XAU, XAG, XPD, XPT.
O Bitcoin, apesar de não ser regulamentado entrou nessa onda e por isso já foi chamado, e ainda se vê por aí, de XBT.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on February 08, 2019, 01:59:44 AM
É hora do merit :o ;D

Como funciona o sistema de poda(pruning)?
Quantos GB a menos tem os clientes que adotam tal prática?
O que muda em relação a segurança?
É possível uma blockchain inteira rodar apenas com os cabeçalhos e todos clientes podarem os payloads?



Ainda sobre as pools.. Com possíveis futuras melhorias de TPS no PoW, não teria como implementar esse sistema de pool direto no BTC e extinguir as pools? Isso não resolveria o problema do 51%?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on February 08, 2019, 10:24:22 AM
Vou ficar com as duas primeiras...

Como funciona o sistema de poda(pruning)?
Quantos GB a menos tem os clientes que adotam tal prática?

O Pruning tem por objetivo eliminar (podar) do disco os blocos mais antigos da blockchain, mantendo apenas os mais recentes afim de validar as novas transações é possível economizar tanto espaço em disco quanto o usuário desejar.

Para utilizar esse recurso, é preciso rodar o Bitcoin Core (somente a partir da versão v0.11.0) com o parâmetro -prune=10000 onde o 10000 corresponde ao valor máximo em Mb que a wallet deve manter em disco.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Adeilton on February 08, 2019, 02:24:05 PM
Olá pessoal,
gostaria de saber se existe, nem que seja mínima, uma diferença entre as taxas de uma carteira
com endereços:

Bech32 com o Segwit Nativo
e
P2SH (Pay-to-Script-Hash) com Segwit

Ainda pensei em fazer o teste, mas provavelmente dadas as variáveis, acho que não me daria um resultado preciso...
Alguém saberia se realmente há uma diferença?
abraços.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on February 08, 2019, 03:32:53 PM
Olá pessoal,
gostaria de saber se existe, nem que seja mínima, uma diferença entre as taxas de uma carteira
com endereços:

Bech32 com o Segwit Nativo
e
P2SH (Pay-to-Script-Hash) com Segwit

Ainda pensei em fazer o teste, mas provavelmente dadas as variáveis, acho que não me daria um resultado preciso...
Alguém saberia se realmente há uma diferença?
abraços.

Sim. bech32/native Segwit são mais barato que o nested Segwit (p2sh).

Uma transação típica de 1 input, 2 outputs pesam 226 bytes no endereço legacy (sem Segwit), 166 vbytes no P2SH nested segwit (27% a menos) e 141 vbytes no bech32 native Segwit (38% a menos).

Se você tem muitos inputs, a economia é maior. Para 10 inputs, 1 output o peso no endereço legacy é de 1515 bytes, 953 vbytes no P2SH nested segwit (37% a menos) e 722 vbytes no bech32 native Segwit (52% a menos!).

Transações multisign se beneficiam ainda mais, sendo que transações em endereços 2 de 3 multisignatures no bech32 são até 75% menor.

Traduzido desse post: https://bitcointalk.org/index.php?topic=2643561.msg27138490#msg27138490


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on February 09, 2019, 06:50:44 PM
O que muda em relação a segurança?
Em relação a segurança oque verifiquei é que estes clientes podados vão ter que verificar a autenticidade das transações em algum cliente full... enquanto o cliente full consegue verificar por si próprio, então esta verificação pode se tornar vulnerável durante a ocorrência de um ataque de 51%.

É possível uma blockchain inteira rodar apenas com os cabeçalhos e todos clientes podarem os payloads?
Penso que sim, mas seria uma blockchain totalmente centralizada.  ???

Se alguém puder complementar/ajudar será recompensado.  ;D





Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on February 09, 2019, 07:19:17 PM
O que muda em relação a segurança?
Em relação a segurança oque verifiquei é que estes clientes podados vão ter que verificar a autenticidade das transações em algum cliente full... enquanto o cliente full consegue verificar por si próprio, então esta verificação pode se tornar vulnerável durante a ocorrência de um ataque de 51%.

É possível uma blockchain inteira rodar apenas com os cabeçalhos e todos clientes podarem os payloads?
Penso que sim, mas seria uma blockchain totalmente centralizada.  ???

Se alguém puder complementar/ajudar será recompensado.  ;D

A IOTA faz algo ligeiramente diferente. De tempos em tempos ela "consolida" os saldos das carteiras, e apaga todas as transações anteriores a essa consolidação. Hoje ela depende de uma entidade centralizada pra fazer isso, mas o protocolo original previa que isso fosse feito de forma descentralizada. Acredito que seja razoável vc implementar de forma que a cada X blocos haja um bloco especial de consolidação (com um premio "extra" pra quem minerá-lo, por exemplo). Você perde o histórico da moeda, mas mantem a blockchain pequena.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on February 27, 2019, 07:35:22 PM
Qual foi o primeiro caso de roubo de BTC?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on February 27, 2019, 08:12:30 PM
Qual foi o primeiro caso de roubo de BTC?

Teve esse:    
"I just got hacked - any help is welcome! (25,000 BTC stolen)" (https://bitcointalk.org/index.php?topic=16457.0) Uma parte do BTC roubado foi enviado para esse endereço: 1J18yk7D353z3gRVcdbS7PV5Q8h5w6oWWG

O que ele conta é que alguém invadiu a conta dele no slush, ele trocou a senha, mas o invasor tinha um trojan no computador dele.

Teve a Ubitex Scam (https://en.bitcoin.it/wiki/Ubitex) Seria uma exchange que recebeu o que hoje é conhecido como ICO. Mas o operador era menor de idade e o Bitcoin investido sumiu.
BTC roubado = 1138

Teve o primeiro incidente com a Mt. Gox em Junho de 2011. BTC roubado =2000. Um hacker ganhou privilégios de Adm e fez alguns traders na plataforma.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on February 27, 2019, 10:21:23 PM
Nova pergunta.

Como funciona um bitcoin Mixer? Quando surgiu o primeiro?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on February 28, 2019, 01:07:17 AM
Nova pergunta.

Como funciona um bitcoin Mixer? Quando surgiu o primeiro?

O primeiro Mixer foi o BitMixer.io, foi lançado em 2014 e o nome de seu desenvolvedor permanece anonimo. Ele deixou de operar em 2017 por decisão do desenvolvedor e o anuncio foi feito aqui no bitcointalk.

Basicamente a função de um Mixer é apagar qualquer rastro sobre a origem da transação ou pelo menos deixar esse rastro confuso, ele faz um corte no registro regular da blockchain... quando o cliente envia a quantia para o mixer é feito o reenvio para o endereço de destino a partir de outro endereço, essa transação pode ser feita de forma fracionada para dificultar ainda mais qualquer identificação. Desta forma somente o próprio Mixer sabe o real endereço de origem e destino da transação.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on February 28, 2019, 09:49:10 AM
O primeiro Mixer foi o BitMixer.io, foi lançado em 2014 e o nome de seu desenvolvedor permanece anonimo. Ele deixou de operar em 2017 por decisão do desenvolvedor e o anuncio foi feito aqui no bitcointalk.
Eu diria que foi a Dark Wallet em 2013-2014. Eu achei varias menções dela em artigos e notícias (antes do BitMixer e BitBlender) que envolvem uma função de “trustless mixing”.

https://www.bbc.com/news/technology-29283124

Eu também diria que há a chance de alguns DarkNet Markets passados já terem tal função embutida no market antes dos outros serviços.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on March 14, 2019, 12:31:09 PM
Nova pergunta.

Qual foi a primeira Exchange do Brasil que aceitava pagamento em reais? Quando foi fundada?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on March 15, 2019, 11:59:40 AM
Nova pergunta.

Qual foi a primeira Exchange do Brasil que aceitava pagamento em reais? Quando foi fundada?

Confesso que é um chute....

Foi a Bitcointoyou em 2010.  ???


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on March 15, 2019, 12:10:08 PM
Nova pergunta.

Qual foi a primeira Exchange do Brasil que aceitava pagamento em reais? Quando foi fundada?

Confesso que é um chute....

Foi a Bitcointoyou em 2010.  ???

Lendo essa página (https://pt.bitcointoyou.com/universo-bitcoin/bitcointoyou-na-crista-da-onda-conheca-um-pouco-da-exchange-que-esta-fazendo-historia/) da Bitcointoyou, a mesma assume que o MercadoLivre MercadoBitcoinEDITED surgiu primeiro (é meu palpite de resposta, apesar de parecer ser óbvio demais pra ser verdade ;D).

Quote
André chamou seu primo Thiago Horta, também formado em TI pela PUC-MG, para criar a Bitcointoyou. “Subimos o site pouco tempo depois de o Mercado Bitcoin sair do ar. Ficamos sem concorrentes durante boa parte de 2013”, explica André.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on March 15, 2019, 07:17:52 PM
Nova pergunta.

Qual foi a primeira Exchange do Brasil que aceitava pagamento em reais? Quando foi fundada?

Confesso que é um chute....

Foi a Bitcointoyou em 2010.  ???

Lendo essa página (https://pt.bitcointoyou.com/universo-bitcoin/bitcointoyou-na-crista-da-onda-conheca-um-pouco-da-exchange-que-esta-fazendo-historia/) da Bitcointoyou, a mesma assume que o MercadoLivre MercadoBitcoinEDITED surgiu primeiro (é meu palpite de resposta, apesar de parecer ser óbvio demais pra ser verdade ;D).

Quote
André chamou seu primo Thiago Horta, também formado em TI pela PUC-MG, para criar a Bitcointoyou. “Subimos o site pouco tempo depois de o Mercado Bitcoin sair do ar. Ficamos sem concorrentes durante boa parte de 2013”, explica André.


Eu estava em duvida entre a MercadoBtc e a FoxBit. Mas a Fox veio em 2014, e pelo visto a Mercado veio em 2013. Não acredito que tenhamos um ''corajoso'' antes disso a criar uma exchange


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on March 15, 2019, 07:31:25 PM
Na verdade, o Mercado Bitcoin foi inicialmente criado em 2011 por Leandro Cesar e ficou funcionando até ser “hackeado” em 2013. Depois passou um tempo off e foi vendido para os empreendedores Rodrigo Batista e Gustavo Chamati que o relançaram. A partir daí se formou a atual equipe do Mercado Bitcoin. Na mesma época do ataque “hacker” foi lançado o BitcoinToYou (aproveitando a temporária queda do MB). Se eu não me engano foi isso aí mesmo.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on March 15, 2019, 07:35:04 PM
"Pioneira no mercado nacional, atuando desde 2010." Fonte: https://pt.bitcointoyou.com/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on March 15, 2019, 07:51:42 PM
"Pioneira no mercado nacional, atuando desde 2010." Fonte: https://pt.bitcointoyou.com/
Resolvi o enigma.

“Nossa empresa fundada em 2010 já entregou projetos para grandes multinacionais ao longo destes anos. Criado em 2013, o site www.bitcointoyou.com é um dos serviços criados por nossa empresa VIVAR TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA, inscrita sobre o CNPJ 12.454.181/0001-05.”

Fonte: https://bitcointoyou.zendesk.com/hc/pt-br/articles/201558604-Quem-é-a-Bitcointoyou-

A empresa foi fundada em 2010 e fazia seilá o que (provavelmente desenvolvia softwares para empresas). Ai após a queda do MB, eles lançaram a exchange em 2013.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: vit05 on March 16, 2019, 12:08:22 PM
O André era um trader P2P e no mercadoBitcoin. A primeira foi a mercadoBitcoin. Mas tem uma pegadinha, mercadoBitcoin não tinha empresa, não tinha CNPJ. Então qual foi a primeira Exchange com CNPJ brasileira?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on March 16, 2019, 07:40:36 PM
O André era um trader P2P e no mercadoBitcoin. A primeira foi a mercadoBitcoin. Mas tem uma pegadinha, mercadoBitcoin não tinha empresa, não tinha CNPJ. Então qual foi a primeira Exchange com CNPJ brasileira?

CNPJ? Você está andando muito com o pessoal do governo @vit05.. :D

Minha resposta é a CoinBr do Rocelo, CNPJ de 19/02/2010

Fonte: https://bitcointalk.org/index.php?topic=3366615.0 ;)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on March 16, 2019, 09:55:54 PM
CNPJ? Você está andando muito com o pessoal do governo @vit05.. :D

Kkk achei a mesma coisa.
CNPJ é a última coisa que alguém que está querendo comprar bitcoin vai se preocupar, ainda mais nesses primórdios do BTC no Brasil (2010,2011)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alexrossi on March 16, 2019, 11:23:20 PM
CNPJ? Você está andando muito com o pessoal do governo @vit05.. :D

Kkk achei a mesma coisa.
CNPJ é a última coisa que alguém que está querendo comprar bitcoin vai se preocupar, ainda mais nesses primórdios do BTC no Brasil (2010,2011)

Porem è interessante saber qual foi o primeiro CNPJ, porque da por exemplo pra saber desde quando até empresas tiverom possibilidade de adquirir criptomoedas (duvido que possam fazer transferencias que nao sejam salarios, para contas sem CNPJ).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on March 18, 2019, 10:58:48 AM
Quem criou a lightning network e em qual ano ela foi proposta?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on March 18, 2019, 11:43:11 AM
Quem criou a lightning network e em qual ano ela foi proposta?

Joseph Poon e Thaddeus Dryja fizeram o white paper em 2016.
https://lightning.network/lightning-network-paper.pdf

Joseph poon também foi o criador do Plasma, o equivalente da lightning Network na plataforma ethereum.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on March 22, 2019, 05:52:41 AM
5 perguntas pra quem tá precisando de merits

1
Fugindo do BTC e indo pra blockchain.. Como funciona/como foi feita a base de dados de CPF na blockchain?
Fonte da notícia: https://livecoins.com.br/base-de-dados-do-cpf-e-transferida-para-tecnologia-blockchain/

2
Quantos BTC já foram confiscados por governos?

3
Qual a atual capacidade de BTC da lightning network?

4
Ao meu ver a LN está trazendo mais fullnodes pra rede, isso melhora a segurança do Bitcoin?

5
Quem desenhou o atual logotipo do BTC? (o laranja)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on March 22, 2019, 09:51:07 PM
5
Quem desenhou o atual logotipo do BTC? (o laranja)

Vamos brincar um pouco.

O Logo foi criado pelo bitboy (https://bitcointalk.org/index.php?action=profile;u=2062) em 2010 utilizando como base o símbolo desenvolvido pelo próprio satoshi, aparentemente para a Mt.Gox ou BitcoinMedia, publicado originalmente neste tópico (https://bitcointalk.org/index.php?topic=1631).

Parece que ele recebeu 194 BTCs pelo trabalho.

Fontes: https://twitter.com/btcartgallery/status/667256423986823169
https://en.bitcoin.it/wiki/Promotional_graphics#Logo_alone


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on March 22, 2019, 09:59:22 PM
4
Ao meu ver a LN está trazendo mais fullnodes pra rede, isso melhora a segurança do Bitcoin?

Na minha visão, somente o aumento de nodes não reflete necessariamente em um aumento de segurança, depende de quem são estes nodes, se for nodes de alguém que não quer contribuir com a rede de forma legítima não adianta nada.

Considerando que todos estes nodes são confiáveis, é importante porque os nodes são parte fundamental para garantir que as transação que estão ocorrendo na rede são legítimas. E de certa forma, se estes nodes forem de pessoas comuns (como eu e você e não empresas diretamente envolvidas) é uma segurança adicional para a própria pessoa, pois, não precisa confiar em ninguém mais (como no caso da electrum, que mesmo sendo open source você está confiando em terceiros, por mais seguro que ela seja).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on March 22, 2019, 11:14:33 PM
~
Tem também toda aquela discussão sobre nodes não refletirem em nenhuma melhora na segurança a não ser que eles sejam "mining nodes". Claro que se você tem seu próprio full node, você mesmo pode verificar suas transações, mas tem uma galera que diz que isso não faz nada pra rede em sí. Eu não posso muito opinar pois sempre passei meio batido por esse assunto, mas... opiniões?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on March 23, 2019, 11:21:04 AM
2
Quantos BTC já foram confiscados por governos?

Essa pergunta é daquelas difíceis de responder com um valor 100% exato e atualizado. Mas achei isso bem interessante:

O Governo dos EUA confiscaram até o momento cerca de 200,000 BTC e o total global chega a 453,000.
https://i.postimg.cc/kG6yyKy4/1.png

85.6% do total estão relacionados a 2 casos — Silk Road and SELEC

https://i.postimg.cc/zDsQcGHM/2.png

Fonte: https://www.theblockcrypto.com/2018/11/07/analysis-the-u-s-has-seized-nearly-200000-bitcoins-to-date-global-confiscations-are-up-to-453000/ (https://www.theblockcrypto.com/2018/11/07/analysis-the-u-s-has-seized-nearly-200000-bitcoins-to-date-global-confiscations-are-up-to-453000/)
Data: 07/11/2018


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on March 23, 2019, 11:28:55 AM
3
Qual a atual capacidade de BTC da lightning network?

A capacidade vem crescendo de forma rápida, atualmente é de 1066 BTC e subindo...

https://i.postimg.cc/ZqfNW0h5/3.png
Fonte: https://bitcoinvisuals.com/ln-capacity (https://bitcoinvisuals.com/ln-capacity)

Estatísticas em tempo real podem ser vistas aqui: https://1ml.com/statistics (https://1ml.com/statistics)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on March 23, 2019, 11:38:48 AM
~
Tem também toda aquela discussão sobre nodes não refletirem em nenhuma melhora na segurança a não ser que eles sejam "mining nodes". Claro que se você tem seu próprio full node, você mesmo pode verificar suas transações, mas tem uma galera que diz que isso não faz nada pra rede em sí. Eu não posso muito opinar pois sempre passei meio batido por esse assunto, mas... opiniões?

Acredito que o aumento dos Full nodes contribui sim para a segurança na rede.

O aumento de Full nodes aumenta a descentralização no processo de validação de transações. Quanto mais nodes validando e disseminando transações no mempool, melhor será a segurança no caso de um ataque.

Suponhamos que uma grande parte dos nodes estivesse, por exemplo, concentrada em uma localização geográfica , como a China. Se a China proibisse de alguma maneira a operação desses nodes a rede sofreria muito.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: PainKiller1986 on March 25, 2019, 05:58:35 PM
4
Ao meu ver a LN está trazendo mais fullnodes pra rede, isso melhora a segurança do Bitcoin?


Isso tem ônus e bônus né.

Ao mesmo tempo que é positiva uma descentralização de poder com o aumento de nodes (não só pra LN, mas para qualquer ativo digital, como criptomoedas) ao mesmo tempo podem ocorrer coisas estranhas, como existirem vários nós que no fundo são controladas por uma mesma pessoa ou grupo.

Entendo também que este tipo de questão meio que foge do controle das pessoas, porém acredito que possam existir mecanismos onde se possa medir a independencia de cada nó de forma a existir uma maioria absoluta de nós sem ligação direta ou interesses escusos por trás.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on March 27, 2019, 04:55:56 PM
Quem foi a primeira pessoa a fazer uma viagem usando apenas BTC para sobreviver?

E essa outra também ainda ta valendo 1 merit:

Fugindo do BTC e indo pra blockchain.. Como funciona/como foi feita a base de dados de CPF na blockchain?
Fonte da notícia: https://livecoins.com.br/base-de-dados-do-cpf-e-transferida-para-tecnologia-blockchain/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on March 29, 2019, 12:20:51 AM
Quem foi a primeira pessoa a fazer uma viagem usando apenas BTC para sobreviver?

Pelo que pesquisei foi Felix Weis em 2015, Caso ele não encontrasse estabelecimentos que aceitassem BTC então ele buscava alguém que aceitasse trocar BTC pela moeda local, no site abaixo tem maiores detalhes sobre a viagem:
https://oportaln10.com.br/homem-viaja-o-mundo-usando-apenas-bitcoin-como-forma-de-pagamento-21568 (https://oportaln10.com.br/homem-viaja-o-mundo-usando-apenas-bitcoin-como-forma-de-pagamento-21568)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on March 29, 2019, 12:55:57 AM
Quem foi a primeira pessoa a fazer uma viagem usando apenas BTC para sobreviver?

Pelo que pesquisei foi Felix Weis em 2015, Caso ele não encontrasse estabelecimentos que aceitassem BTC então ele buscava alguém que aceitasse trocar BTC pela moeda local, no site abaixo tem maiores detalhes sobre a viagem:
https://oportaln10.com.br/homem-viaja-o-mundo-usando-apenas-bitcoin-como-forma-de-pagamento-21568 (https://oportaln10.com.br/homem-viaja-o-mundo-usando-apenas-bitcoin-como-forma-de-pagamento-21568)

Teve um cara em 2011: https://bitcointalk.org/index.php?topic=4752.0;all

Fica de inspiração pra quem quiser viajar :D


Aqui tem uma lista dos "primeiros" a fazer algo: https://en.bitcoin.it/wiki/Bitcoin_Firsts


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on March 29, 2019, 03:02:36 AM
Quem foi a primeira pessoa a fazer uma viagem usando apenas BTC para sobreviver?

Pelo que pesquisei foi Felix Weis em 2015, Caso ele não encontrasse estabelecimentos que aceitassem BTC então ele buscava alguém que aceitasse trocar BTC pela moeda local, no site abaixo tem maiores detalhes sobre a viagem:
https://oportaln10.com.br/homem-viaja-o-mundo-usando-apenas-bitcoin-como-forma-de-pagamento-21568 (https://oportaln10.com.br/homem-viaja-o-mundo-usando-apenas-bitcoin-como-forma-de-pagamento-21568)

Aqui tem uma lista dos "primeiros" a fazer algo: https://en.bitcoin.it/wiki/Bitcoin_Firsts



Valeu pela fonte. Mas acho que deve tá desatualizada, só conta ate 2013. acho que mais gente foi o "primeiro" em algo depois dessa data.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on May 01, 2019, 06:03:53 AM
Qual a segurança das mnemonicas comparadas a chaves privadas normais?


e 2 merits para quem responder essa do CPF

Fugindo do BTC e indo pra blockchain.. Como funciona/como foi feita a base de dados de CPF na blockchain?
Fonte da notícia: https://livecoins.com.br/base-de-dados-do-cpf-e-transferida-para-tecnologia-blockchain/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on May 01, 2019, 02:28:41 PM
Qual a segurança das mnemonicas comparadas a chaves privadas normais?


e 2 merits para quem responder essa do CPF

Fugindo do BTC e indo pra blockchain.. Como funciona/como foi feita a base de dados de CPF na blockchain?
Fonte da notícia: https://livecoins.com.br/base-de-dados-do-cpf-e-transferida-para-tecnologia-blockchain/


Sobre o CPF não achei o "B-A-BÁ" da coisa. Mas, me baseando pela definição de Blockchain vou chutar assim:

Criado o Gêneses, os blocos podem ser criados de acordo com  as 10 Regiões fiscais da Receita Federel  (https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_fiscal), então temos 10 blocos. (Para mais infos sobre o CPF Aqui  (https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadastro_de_pessoas_f%C3%ADsicas))

Cada Bloco pertencendo a uma região fiscal, as transações de cada bloco seriam os respectivos CPF's .  Para acessar o Bloco da Região, basta pegar o Hash do Bloco.

"O hash inclui o número do bloco atual e o número do próximo bloco da cadeia. Também inclui a data e o momento que foi assinado além da quantidade de transações inclusas no bloco presente."

Fontas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blockchain /  Portaria  (http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51058896/do1-2018-11-21-portaria-n-1-788-de-19-de-novembro-de-2018-51058602)

Uma duvida, se isso fizer sentido teremos "listas encadeadas" com mais transações (CPFs) que outras. Então poderiam criar outros blocos que poderia corresponder a uma região fiscal já existentes ou isso seria uma péssima forma de organização?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on May 01, 2019, 03:32:58 PM
-snip-

Parece ser bem centralizada, mutável e não-transparente :P e nós estamos pagando :)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on May 02, 2019, 11:57:41 AM
Sobre o CPF não achei o "B-A-BÁ" da coisa. Mas, me baseando pela definição de Blockchain vou chutar assim:

Criado o Gêneses, os blocos podem ser criados de acordo com  as 10 Regiões fiscais da Receita Federel  (https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_fiscal), então temos 10 blocos. (Para mais infos sobre o CPF Aqui  (https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadastro_de_pessoas_f%C3%ADsicas))

Cada Bloco pertencendo a uma região fiscal, as transações de cada bloco seriam os respectivos CPF's .  Para acessar o Bloco da Região, basta pegar o Hash do Bloco.

"O hash inclui o número do bloco atual e o número do próximo bloco da cadeia. Também inclui a data e o momento que foi assinado além da quantidade de transações inclusas no bloco presente."

Fontas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blockchain /  Portaria  (http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51058896/do1-2018-11-21-portaria-n-1-788-de-19-de-novembro-de-2018-51058602)

Uma duvida, se isso fizer sentido teremos "listas encadeadas" com mais transações (CPFs) que outras. Então poderiam criar outros blocos que poderia corresponder a uma região fiscal já existentes ou isso seria uma péssima forma de organização?

De fato não há NADA técnico sobre o funcionamento do tal bCPF, muito obscuro isso aí... não me cheira bem.

Qual a segurança das mnemonicas comparadas a chaves privadas normais?
Não sei se há de fato mais segurança nas mnemonicas sobre as privateKeys.
Dependendo como o usuário for gerar a frase, ela pode inclusive ser mais vulnerável que uma privateKey caso seja usado termos óbvios e fáceis de serem decifrados.

Vejo porém, muito mais vantagem no uso das mnemonicas, uma delas é a possibilidade de se armazenar muito mais chaves sob uma única "senha", inclusive de blockchains diferentes.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on May 03, 2019, 03:51:44 AM
Qual a segurança das mnemonicas comparadas a chaves privadas normais?


e 2 merits para quem responder essa do CPF

Fugindo do BTC e indo pra blockchain.. Como funciona/como foi feita a base de dados de CPF na blockchain?
Fonte da notícia: https://livecoins.com.br/base-de-dados-do-cpf-e-transferida-para-tecnologia-blockchain/

Não sei qual forma usaram ,ams basicamente tem duas formas de se fazer:

1- igual o blockchain ID da original my: você registra metadados e hashes dos documentos na blockchain da ethereum. Os dados reais ficam na sua carteira. Ao conectar com um cliente, se vc der permissão pra esse cliente, sua carteira envia os dados que você autorizar pra ele. Opcionalmente esses dados podem ficar na blockchain também, mas sempre você precisa descriptografa-los para enviar a alguem que solicite os dados.

2- Blockchain privada permissionada, com "mineração" por proof of authority. Os dados são armazenados em uma blockchain privada, a criação de novos blocos é feita por um grupo restrito de nodos mestres que possuem as chaves com permissão de escrita (estilo ripple). novos blocos são criados sob demanda, e não de forma temporizada. Cata transação é na verdade um registro de um novo documento, ou uma alteração num documento existente. Os registros contem todos os dados dos documentos e são criptografados de forma que você pode compartilhar todos os dados, ou apenas parte deles. Todos os dados ficam na blockchain e o controle de acesso aos dados também é na blockchain. Muita gente não gosta de chamar esse tipo de blockchain privada de blockchain, preferindo o termo DLT (Distributed Ledger Technology). Inclusive porque o nivel de segurança é menor, já que vc pode roubar uma das chaves mestras e fazer um estrago!

Hoje em dia essas são as duas formas de se implementar isso, não sei qual das duas eles adotaram! Provavelmente  2, que dá mais controle para os detentores das chaves mestras, e menos para o dono das informações em si.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on May 03, 2019, 03:54:56 AM
Qual a segurança das mnemonicas comparadas a chaves privadas normais?

São equivalentes. As palavras mnemonicas são só uma forma de se codificar uma sequencia de bits de forma que um humano compreenda. De forma simplificada, cada palavra corresponde a um "numero em binario, e o encadeamento delas gera a sequencia completa, que é a chave (na verdade, é uma master private jey, uma chave privada capaz de gerar novas chaves via derivação do BIP 32)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on May 03, 2019, 02:17:41 PM
Aproveitando o assunto:
Quantas palavras mnemônicos existem, e em quantas línguas estão disponíveis? Quais são essas línguas?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on May 03, 2019, 03:02:22 PM
Aproveitando o assunto:
Quantas palavras mnemônicos existem, e em quantas línguas estão disponíveis? Quais são essas línguas?

2048 cada língua, disponível em inglês, francês, italiano, japonês, coreano, espanhol, chinês simplificado, chinês tradicional.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on May 07, 2019, 06:34:52 PM
Pergunta: como fazer para saber quanto devemos gastar em fees(taxas) numa transação?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on May 07, 2019, 08:10:10 PM
Pergunta: como fazer para saber quanto devemos gastar em fees(taxas) numa transação?

Resumidamente, é preciso verificar o tamanho total da transação que será assinada e decidir o valor a ser aplicado (em satoshis) por cada byte.

O tamanho da transação depende de vários fatores como o tipo do endereço (legacy ou segwit) e a quantidade de endereços de entrada/saída que for ter na transação.

Esse site (https://bitcoinfees.earn.com/) é uma boa referência para estimar em quantos blocos a transação deve ser confirmada com base na taxa satoshi/byte utilizada.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Adeilton on May 11, 2019, 08:42:14 PM
Pergunta: Qual a quantidade máxima de transações que podem ser enviadas a um único endereço bitcoin gerando, assim, uma quantidade absurda de UTXO, que como neste caso (https://bitcoin.stackexchange.com/questions/85164/uneconomical-utxo-requested) impossibilite o endereçado de gastar os seus fundos? ::)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: girino on May 13, 2019, 03:12:51 AM
Pergunta: Qual a quantidade máxima de transações que podem ser enviadas a um único endereço bitcoin gerando, assim, uma quantidade absurda de UTXO, que como neste caso (https://bitcoin.stackexchange.com/questions/85164/uneconomical-utxo-requested) impossibilite o endereçado de gastar os seus fundos? ::)

Não é a quantidade e sim o valor que faz diferença nesse caso: a fee é maior que o valor disponivel, tornando a tx impossivel. Também não precisa ser par ao mesmo endereço, pdoe ser para varios. Tanto faz. O numero de UTXO num mesmo endereço, ou numa mesma carteira, é indiferente para o protocolo.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on May 13, 2019, 01:10:48 PM
Pergunta difícil, que eu nem sei a resposta nunca pesquisei:

Onde posso gastar meus bitocins no Brasil, em produtos? Algum site bom? Loja física?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: PainKiller1986 on May 18, 2019, 08:45:12 AM
Pergunta difícil, que eu nem sei a resposta nunca pesquisei:

Onde posso gastar meus bitocins no Brasil, em produtos? Algum site bom? Loja física?

Tem muito lugar, principalmente no sudeste, dê uma olhada aqui:

https://coinmap.org/#/map/-23.48497508/-46.80862427/11


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Paredao on May 18, 2019, 06:21:06 PM
Pergunta difícil, que eu nem sei a resposta nunca pesquisei:

Onde posso gastar meus bitocins no Brasil, em produtos? Algum site bom? Loja física?

Tem muito lugar, principalmente no sudeste, dê uma olhada aqui:

https://coinmap.org/#/map/-23.48497508/-46.80862427/11

O problema é que muitos desses lugares que estão no mapa já deixaram de aceitar bitcoins como forma de pagamento há algum tempo. Fora os que apenas diziam que aceitavam como forma de propaganda gratuita do estabelecimento.  :-\ :-\


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: PainKiller1986 on May 19, 2019, 04:21:04 AM
Pergunta difícil, que eu nem sei a resposta nunca pesquisei:

Onde posso gastar meus bitocins no Brasil, em produtos? Algum site bom? Loja física?

Tem muito lugar, principalmente no sudeste, dê uma olhada aqui:

https://coinmap.org/#/map/-23.48497508/-46.80862427/11

O problema é que muitos desses lugares que estão no mapa já deixaram de aceitar bitcoins como forma de pagamento há algum tempo. Fora os que apenas diziam que aceitavam como forma de propaganda gratuita do estabelecimento.  :-\ :-\

Sacanagem hein, aí seria o caso de informar ao site para retira-los do mapa.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Paredao on May 20, 2019, 04:03:12 AM
Pergunta difícil, que eu nem sei a resposta nunca pesquisei:

Onde posso gastar meus bitocins no Brasil, em produtos? Algum site bom? Loja física?

Tem muito lugar, principalmente no sudeste, dê uma olhada aqui:

https://coinmap.org/#/map/-23.48497508/-46.80862427/11

O problema é que muitos desses lugares que estão no mapa já deixaram de aceitar bitcoins como forma de pagamento há algum tempo. Fora os que apenas diziam que aceitavam como forma de propaganda gratuita do estabelecimento.  :-\ :-\

Sacanagem hein, aí seria o caso de informar ao site para retira-los do mapa.

O problema que se retirar vai sobrar muito pouco os que aceitam.  :-[ :-[ O Brasil está longe de desenvolver o uso diário do Bitcoin. Aqui só querem saber de trade e dinheiro fácil.  :-[ :-[


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on May 20, 2019, 11:02:32 AM
O jeito mais legal seria mesmo a gente ter um cartão que pudesse ser carregado com Bitcoins e que a paridade fosse com o Real, você poderia gastar os BTCs em 90% dos estabelecimentos do país


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on May 20, 2019, 11:50:45 AM
O jeito mais legal seria mesmo a gente ter um cartão que pudesse ser carregado com Bitcoins e que a paridade fosse com o Real, você poderia gastar os BTCs em 90% dos estabelecimentos do país
Tem um tal de UZZO que lançou um dia desses e funciona desse jeito. Acho que o único “problema” é a taxa que eles cobram por depósito, mas você deposita BTC e ele é recarregado com BRL.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Paredao on May 20, 2019, 05:32:46 PM
O jeito mais legal seria mesmo a gente ter um cartão que pudesse ser carregado com Bitcoins e que a paridade fosse com o Real, você poderia gastar os BTCs em 90% dos estabelecimentos do país

Tem alguns mas até hoje não encontrei um similar ao antigo cartão Xapo. Uma pena que eles acabaram com o serviço de cartão para não residentes europeus. Parece que foi pressão da Visa. :-\


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on May 20, 2019, 05:48:36 PM
O jeito mais legal seria mesmo a gente ter um cartão que pudesse ser carregado com Bitcoins e que a paridade fosse com o Real, você poderia gastar os BTCs em 90% dos estabelecimentos do país
Tem um tal de UZZO que lançou um dia desses e funciona desse jeito. Acho que o único “problema” é a taxa que eles cobram por depósito, mas você deposita BTC e ele é recarregado com BRL.

https://www.advcash.com/en/
Antigamente o advcash permitia que você carregasse um cartão de crédito pré pago com bitcoin. Parece que recentemente mudaram e não aceitam mais, mas achei algumas informações no site falando de e-currencies e na chamada do Google fala cryptocurrencies.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on May 20, 2019, 07:44:33 PM
Aproveitando o assunto de cartões, alguém sabe se tem como comprar créditos no Google Pay (pay, não play) com BTC?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on May 20, 2019, 08:21:48 PM
Aproveitando o assunto de cartões, alguém sabe se tem como comprar créditos no Google Pay (pay, não play) com BTC?

Existe o Paxful que é um site de P2P semelhante ao localbitcoins, nesse momento tem 16 ofertas para venda de crédito do GooglePay com pagamento em Bitcoin.
Vide (https://paxful.com/pt/sell-bitcoin/google-pay)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on May 20, 2019, 08:32:20 PM
O jeito mais legal seria mesmo a gente ter um cartão que pudesse ser carregado com Bitcoins e que a paridade fosse com o Real, você poderia gastar os BTCs em 90% dos estabelecimentos do país
Tem um tal de UZZO que lançou um dia desses e funciona desse jeito. Acho que o único “problema” é a taxa que eles cobram por depósito, mas você deposita BTC e ele é recarregado com BRL.

Boa cara, não sabia dessa UZZO, realmente. Tem pouco tempo que pesquisei e não havia nenhum cartão mais emitindo pro Brasil. Mas não se se entendi, pelo que você falou e pelo site deles, o seu saldo fica em real, certo? Eu queria um que o seu saldo ficasse em BRL e fosse convertido na hora do pagamento, utilizando a cotação da hora. Deste modo não vejo muita diferença em utilizar a kamoney pra pagar um boleto do nubank com BTC...


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on June 18, 2019, 07:36:19 PM
Alguém sabe se há alguma moeda que queime todas as taxas de transação? Diminuindo a inflação da mesma..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on June 18, 2019, 09:50:02 PM
Alguém sabe se há alguma moeda que queime todas as taxas de transação? Diminuindo a inflação da mesma..


TRX queimou na transição de ETH para Mainnet. Se não me engano eles queimaram na mainnet, mas foi só uma vez.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on June 18, 2019, 10:04:44 PM
Alguém sabe se há alguma moeda que queime todas as taxas de transação? Diminuindo a inflação da mesma..

TRX queimou na transição de ETH para Mainnet. Se não me engano eles queimaram na mainnet, mas foi só uma vez.
Se eu não me engano o BNB também queima algumas moedas de vez em quando. Não por transação, mas a cada semestre ou bimestre (não me recordo). E se eu me recordo, ele vai servir pra alguma coisa no DEX da Binance (talvez como "combustível"?)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on June 19, 2019, 06:07:14 AM
Alguém sabe se há alguma moeda que queime todas as taxas de transação? Diminuindo a inflação da mesma..

TRX queimou na transição de ETH para Mainnet. Se não me engano eles queimaram na mainnet, mas foi só uma vez.
Se eu não me engano o BNB também queima algumas moedas de vez em quando. Não por transação, mas a cada semestre ou bimestre (não me recordo). E se eu me recordo, ele vai servir pra alguma coisa no DEX da Binance (talvez como "combustível"?)

BNB é no mínimo interessante, primeiro pois há um halving nas fees: no primeiro ano dava 50% de desconto, agora está dando 25%, 3º ano 12,5%, 4º ano 6,75% e NADA no quinto e adiante (talvez isso mate a moeda).. Acredito que eles queimem 20% do lucro (BNB recebido em taxas) por trimestre..

Sim, a DEX da Binance é igual uma DEX de Ethereum, as taxas são pagas em BNB (moeda nativa) e vão para os masternodes(aka mineiros/cunhadores). Pelo visto ontem adicionaram o BTCB, um token na chain deles lastreado em BTC em 1:1.. estão melhorando a exchange aos poucos..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: fabiorem on June 21, 2019, 11:57:03 PM
Gastei apenas três reais para mover 0.1btc. Transação foi confirmada após cinco horas.

Isso é menos de um dólar para mover um ativo internacional. Façam as suas contas.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on June 22, 2019, 12:05:29 AM
Gastei apenas três reais para mover 0.1btc. Transação foi confirmada após cinco horas.

Isso é menos de um dólar para mover um ativo internacional. Façam as suas contas.

P.S: isso por causa da alta estratosférica do BTC que subiu 15% em 3 dias. Em um dia de calmaria, sua tx seria confirmada em menos de 1 hora (até mesmo minutos) com uma taxa de apenas 5 centavos (!!).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: stortz on June 22, 2019, 05:59:07 PM
Gastei apenas três reais para mover 0.1btc. Transação foi confirmada após cinco horas.

Isso é menos de um dólar para mover um ativo internacional. Façam as suas contas.


agora olha essa transação
https://www.blockchain.com/btc/tx/c1fe535009b2ba2170b76eebed30753f3039d3ec3f77c70ddfcd71c08d2ce167
(vale lembrar que os nossos amigos gringos usam . no lugar de virgula anterior aos números decimais... )
e tem gente brigando por causa de taxas de transação
é uma piada, pra ser gentil

imagina mover uma quantia dessas por meio de banco
pago mais em TED pra mandar dinheiro pra minha Vó do que esse cara pagou nessa movimentação de fortuna ai.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on June 22, 2019, 06:10:39 PM
Gastei apenas três reais para mover 0.1btc. Transação foi confirmada após cinco horas.

Isso é menos de um dólar para mover um ativo internacional. Façam as suas contas.

P.S: isso por causa da alta estratosférica do BTC que subiu 15% em 3 dias. Em um dia de calmaria, sua tx seria confirmada em menos de 1 hora (até mesmo minutos) com uma taxa de apenas 5 centavos (!!).

Isso só mostra o caos que é o Bitcoin.. Ninguém usa em seu dia a dia e uma simples variância de preço fode com toda a rede tanto em tempo quanto em taxas.

agora olha essa transação
https://www.blockchain.com/btc/tx/c1fe535009b2ba2170b76eebed30753f3039d3ec3f77c70ddfcd71c08d2ce167
(vale lembrar que os nossos amigos gringos usam . no lugar de virgula anterior aos números decimais... )
e tem gente brigando por causa de taxas de transação
é uma piada, pra ser gentil

imagina mover uma quantia dessas por meio de banco
pago mais em TED pra mandar dinheiro pra minha Vó do que esse cara pagou nessa movimentação de fortuna ai.

Esse é o meu ponto, uma transferência por meios antigos demoraria dias e custaria muito mais.
O BTC demora horas e nesse caso citado, 19 reais.
Qualquer moeda PoS decente diminui esse tempo para segundos e com taxa quase zero. Até mesmo o ETH que é antigo e PoW diminuiria em muito o tempo/taxa.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on June 22, 2019, 09:31:31 PM
Esse é o meu ponto, uma transferência por meios antigos demoraria dias e custaria muito mais.
O BTC demora horas e nesse caso citado, 19 reais.
Qualquer moeda PoS decente diminui esse tempo para segundos e com taxa quase zero. Até mesmo o ETH que é antigo e PoW diminuiria em muito o tempo/taxa.

Nesse ponto discordo. Acho as taças do btc super baratas e rápidas, tem q saber usar.

Um Swift no sistema bancário custa 45 usd + 2-3 dias úteis.
Ontem fiz uma transação por 3 Sat/byte que me custou 9centavos de dólar e foi confirmada em menos de 12horas (isso enquanto BTC tava subindo 15% no dia)

O BTC deve ser comparado com redes movimentadas, como a rede bancária. Até mesmo comparar com ethereum é covardia, pq ngm usa. Se vc olhar a quantidade de transações na rede ethereum é ridícula comparado ao BTC
https://bitinfocharts.com/comparison/transactions-btc-eth-bch.html#6m (botei bch só de onda, quase zero. Deve ser só transações dentro da própria carteira dos scammers kk)

Comparar com essas moedas pos então, tipo peercoin, q tem 2 transações por bloco é comparar coisas completamente incompatíveis. Primeiro pq é outro grau de segurança na rede (pos não foi testado como o pow, q já se mostrou seguro e o pos ainda nao , tanto q nem ethereum quis adotar ainda ) e segundo pq é outor volume de transações . Se BTC tivessem duas transações por bloco seria tudo 1 Sat/byte e confirmado em 10min.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on June 22, 2019, 10:31:24 PM
Esse é o meu ponto, uma transferência por meios antigos demoraria dias e custaria muito mais.
O BTC demora horas e nesse caso citado, 19 reais.
Qualquer moeda PoS decente diminui esse tempo para segundos e com taxa quase zero. Até mesmo o ETH que é antigo e PoW diminuiria em muito o tempo/taxa.

Nesse ponto discordo. Acho as taças do btc super baratas e rápidas, tem q saber usar.

Um Swift no sistema bancário custa 45 usd + 2-3 dias úteis.
Ontem fiz uma transação por 3 Sat/byte que me custou 9centavos de dólar e foi confirmada em menos de 12horas (isso enquanto BTC tava subindo 15% no dia)

O BTC deve ser comparado com redes movimentadas, como a rede bancária. Até mesmo comparar com ethereum é covardia, pq ngm usa. Se vc olhar a quantidade de transações na rede ethereum é ridícula comparado ao BTC
https://bitinfocharts.com/comparison/transactions-btc-eth-bch.html#6m (botei bch só de onda, quase zero. Deve ser só transações dentro da própria carteira dos scammers kk)

Comparar com essas moedas pos então, tipo peercoin, q tem 2 transações por bloco é comparar coisas completamente incompatíveis. Primeiro pq é outro grau de segurança na rede (pos não foi testado como o pow, q já se mostrou seguro e o pos ainda nao , tanto q nem ethereum quis adotar ainda ) e segundo pq é outor volume de transações . Se BTC tivessem duas transações por bloco seria tudo 1 Sat/byte e confirmado em 10min.

??? ETH está com o dobro de transações segundo esse site..
ETH  770k
BTC 337k

com transações mais rápidas e fees bem mais baratas:

fast (<2m)
$0.019/transfer

standard (<5m)
$0.006/transfer

safe low (<30m)
$0.006/transfer
fonte: https://ethgasstation.info/


PoS = EOS, Binance Chain, etc..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on June 30, 2019, 08:34:02 PM
Quem quiser alguns merits.. tenho 5!

1 - Qual foi o recorde de transações mensais no Bitcoin e qual data?

2 - Qual foi o recorde de hashrate no Bitcoin e qual data?

3 - Qual foi o recorde de transações não confirmadas no Bitcoin e qual data?

4 - Qual a diferença da palavra Bitcoin (com B maiúsculo) e bitcoin (com b minúsculo)?

5 - Qual foi a primeira moeda física de BTC? Dica: Há duas respostas, uma é um souvenir/decorativa e a outra contém BTC/chave privada


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on June 30, 2019, 09:22:05 PM
Quem quiser alguns merits.. tenho 5!

4 - Qual a diferença da palavra Bitcoin (com B maiúsculo) e bitcoin (com b minúsculo)?

5 - Qual foi a primeira moeda física de BTC? Dica: Há duas respostas, uma é um souvenir/decorativa e a outra contém BTC/chave privada

4- bitcoin é utilizado pra falar da unidade monetária, tipo possuo 10 bitcoins e Bitcoin é pra falar sobre o Software no geral, todo o protocolo envolvido para que eu possa enviar bitcoin para você.

5- Se não me engano a que eu conheço e a que eu queria ter era a casascius (https://bitcointalk.org/index.php?topic=41892.0) (essa contém uma chave privada dentro dela). Acho que não teve nenhuma antes dela.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on June 30, 2019, 09:31:31 PM
5- Se não me engano a que eu conheço e a que eu queria ter era a casascius (https://bitcointalk.org/index.php?topic=41892.0) (essa contém uma chave privada dentro dela). Acho que não teve nenhuma antes dela.

Aqui a primeira, apenas decorativa: https://bitcointalk.org/index.php?topic=676809.0

edit: note que o @casascius postou no tópico.. provavelmente se inspirou nessa moeda ai..

If only you could stuff this inside it...


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on June 30, 2019, 10:33:07 PM
5- Se não me engano a que eu conheço e a que eu queria ter era a casascius (https://bitcointalk.org/index.php?topic=41892.0) (essa contém uma chave privada dentro dela). Acho que não teve nenhuma antes dela.

Aqui a primeira, apenas decorativa: https://bitcointalk.org/index.php?topic=676809.0

edit: note que o @casascius postou no tópico.. provavelmente se inspirou nessa moeda ai..

If only you could stuff this inside it...

Legal hein. Essa eu não tinha visto ainda.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on July 01, 2019, 01:37:59 AM
2 - Qual foi o recorde de hashrate no Bitcoin e qual data?

Essa resposta pode se tornar incorreta amanhã mesmo, pois estamos em plena quebra de um novo record, desde 2017 não chegava aos níveis que alcançou este mês. Atualmente está em torno de 68 TH/s no dia de ontem 29/06/2019.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: PainKiller1986 on July 01, 2019, 04:03:46 AM
Quem quiser alguns merits.. tenho 5!

1 - Qual foi o recorde de transações mensais no Bitcoin e qual data?

2 - Qual foi o recorde de hashrate no Bitcoin e qual data?

3 - Qual foi o recorde de transações não confirmadas no Bitcoin e qual data?

4 - Qual a diferença da palavra Bitcoin (com B maiúsculo) e bitcoin (com b minúsculo)?

5 - Qual foi a primeira moeda física de BTC? Dica: Há duas respostas, uma é um souvenir/decorativa e a outra contém BTC/chave privada

1 - O total de transações mensais eu não sei, mas o recorde até o momento foi em Dez/2017, pico dias 13 e 14 de dezembro com 490644 e 490459 mil transações


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on July 01, 2019, 04:47:49 PM
Só sobrou uma pra eu responder  :(

3 - Qual foi o recorde de transações não confirmadas no Bitcoin e qual data?

Foi no dia 22/Dez/2017 em que a rede BTC teve mais de 260 mil transações à espera de confirmação.
Fonte (https://jochen-hoenicke.de/queue/#0,all)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on July 04, 2019, 02:33:39 AM
Foi no dia 22/Dez/2017 em que a rede BTC teve mais de 260 mil transações à espera de confirmação.
Fonte (https://jochen-hoenicke.de/queue/#0,all)
Interessante... sempre uso o site do Jochen mas nunca parei pra pensar em fazer isso.

800 sat/byte para confirmações no próximo bloco. :)

$20 (na rate atual) para uma transação comum 1in/2out.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 08, 2019, 06:37:27 AM
Quem foi o autor do BIP 109, que propôs o aumento do bloco de 1 para 2mb?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on July 08, 2019, 06:40:58 AM
Quem foi o autor do BIP 109, que propôs o aumento do bloco de 1 para 2mb?
Pelo jeito foi o Gavin Andresen. Um dos primeiros devs do BTC e declarado pelo próprio satoshi como lead developer do Core depois que ele vazou.

Quote
BIP: 109
  Layer: Consensus (hard fork)
  Title: Two million byte size limit with sigop and sighash limits
  Author: Gavin Andresen <gavinandresen@gmail.com>
  Comments-Summary: No comments yet.
  Comments-URI: https://github.com/bitcoin/bips/wiki/Comments:BIP-0109
  Status: Rejected
  Type: Standards Track
  Created: 2016-01-28
  License: PD
https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0109.mediawiki


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 08, 2019, 12:33:36 PM
Pelo jeito foi o Gavin Andresen. Um dos primeiros devs do BTC e declarado pelo próprio satoshi como lead developer do Core depois que ele vazou.

Ele ainda está no Core ou foi para o Cash? Ou para o SV?

Um tweet e um post polêmicos dele..
1: https://twitter.com/gavinandresen/status/929377620000681984
2: http://gavinandresen.ninja/satoshi (não sei se é realmente dele, há outro blog linkado em sua assinatura.. não encontrei mais infos)

Tem também a vez que ele foi visitar a CIA: https://bitcointalk.org/?topic=6652.0 :D


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on July 08, 2019, 04:37:23 PM
Pelo jeito foi o Gavin Andresen. Um dos primeiros devs do BTC e declarado pelo próprio satoshi como lead developer do Core depois que ele vazou.

Ele ainda está no Core ou foi para o Cash? Ou para o SV?

Um tweet e um post polêmicos dele..
1: https://twitter.com/gavinandresen/status/929377620000681984
2: http://gavinandresen.ninja/satoshi (não sei se é realmente dele, há outro blog linkado em sua assinatura.. não encontrei mais infos)

Tem também a vez que ele foi visitar a CIA: https://bitcointalk.org/?topic=6652.0 :D
Da última vez que eu vi (e.g esse tweet) ele era um defensor do BCH. Hoje em dia não sei se ele ainda está mergulhado no mundo das criptos, mas lembro que ele não foi a favor de manter o blocksize do BTC e implementar o Segwit.

Sobre esse blog post, não sei se realmente é dele, mas afirmar que o Wright é o satoshi? wtf.

Alias, essa parte:
Quote
Part of that time was spent on a careful cryptographic verification of messages signed with keys that only Satoshi should possess. But even before I witnessed the keys signed and then verified on a clean computer that could not have been tampered with, I was reasonably certain I was sitting next to the Father of Bitcoin.

Por quê 'diaxos' o Craig não faz o mesmo publicamente pra mostar que é o satoshi? Por que até agora nada. Além do mais, todo dia que passa sai alguma coisa do processo dele que prova que ele é um mentiroso e que está longe de ser o satoshi. Esses dias mesmos ele falou no tribunal um monte de coisa que se contradiz e inclusive falou que o theymos (admin do fórum) ajudou a criar o Silk Road junto com o Ross Ulbricht.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 08, 2019, 05:20:13 PM
Sobre esse blog post, não sei se realmente é dele, mas afirmar que o Wright é o satoshi? wtf.

Li que revogaram o acesso dele ao github do btc, fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Gavin_Andresen
o motivo foi essa afirmação de que Craig = Satoshi, fonte: https://www.theguardian.com/technology/2016/may/06/bitcoin-project-blocks-out-gavin-andresen-over-satoshi-nakamoto-claims

post do laanwj: https://laanwj.github.io/2016/05/06/hostility-scams-and-moving-forward.html
"In the past he has stated that "Satoshi can have write access to the github repo any time he asks.", so if he is absolutely convinced that this is Satoshi, there is a risk that he'd give away the repository to a scammer."


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on July 08, 2019, 06:15:45 PM
Li que revogaram o acesso dele ao github do btc, fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Gavin_Andresen
o motivo foi essa afirmação de que Craig = Satoshi, fonte: https://www.theguardian.com/technology/2016/may/06/bitcoin-project-blocks-out-gavin-andresen-over-satoshi-nakamoto-claims

post do laanwj: https://laanwj.github.io/2016/05/06/hostility-scams-and-moving-forward.html
"In the past he has stated that "Satoshi can have write access to the github repo any time he asks.", so if he is absolutely convinced that this is Satoshi, there is a risk that he'd give away the repository to a scammer."
Realmente... dar acesso completo ao repo do Bitcoin Core ao Craig é algo extremamente perigoso. O cara ia transformar o Bitcoin em sua própria moeda, dividindo toda a comunidade (mais do que já houve com o BTC/BCH) - afinal, ele estaria fazendo isso diretamente da repo do maior client node. Sabia que ele tinha sido "kikado", mas nunca tinha lido o motivo. Muito interessante.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 09, 2019, 01:27:28 PM
4 - Qual a diferença da palavra Bitcoin (com B maiúsculo) e bitcoin (com b minúsculo)?


4- bitcoin é utilizado pra falar da unidade monetária, tipo possuo 10 bitcoins e Bitcoin é pra falar sobre o Software no geral, todo o protocolo envolvido para que eu possa enviar bitcoin para você.


Então não seria correto falar O Bitcoin e A bitcoin?

Satoshi poderia ter criado dois nomes, um pra moeda e outro pro sistema :P


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on July 09, 2019, 02:13:44 PM

Então não seria correto falar O Bitcoin e A bitcoin?

Acho que o certo é O bitcoin.

Moedas podem ser masculino, tipo O dólar.

Satoshi poderia ter criado dois nomes, um pra moeda e outro pro sistema :P

Vitalik fez isso, Ethereum e Ether. No final ficou todo mundo chamando Ether de Ethereum kk


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 09, 2019, 02:53:14 PM
Postei um quiz no Livecoins, a maioria das perguntas veio deste tópico..

Espero que vocês acertem as 10: https://livecoins.com.br/quiz-sobre-criptomoedas/

Boa diversão!


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on July 09, 2019, 04:45:09 PM
Postei um quiz no Livecoins, a maioria das perguntas veio deste tópico..

Espero que vocês acertem as 10: https://livecoins.com.br/quiz-sobre-criptomoedas/

Boa diversão!
Acertei tudo.
Mas seria melhor se a resposta não aparecesse na pergunta seguinte, uma vez que o formulário permite que você volte.
Claro que eu não me trapaceei, kkkkk, no fim o único prêmio é a aquisição de mais conhecimento mesmo.

Parabéns pelo desafio!


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: dive on July 09, 2019, 05:43:51 PM
Postei um quiz no Livecoins, a maioria das perguntas veio deste tópico..

Espero que vocês acertem as 10: https://livecoins.com.br/quiz-sobre-criptomoedas/

Boa diversão!

Eu sei que o objetivo é para iniciantes, mas algumas sugestões sobre as perguntas:

1. Domínio Oficial
Segundo o bitcoin.org, eles não são o 'domínio oficial' do Bitcoin. Como uma rede P2P o Bitcoin não precisa de um domínio oficial... Eu diria que o bitcoin.org é UM website que contém informações da principal vertente do Bitcoin. Do site deles https://bitcoin.org/en/about-us#owntxt4-title (https://bitcoin.org/en/about-us#owntxt4-title) :

Quote
Bitcoin.org is not Bitcoin's official website. Just like nobody owns the email technology, nobody owns the Bitcoin network. As such, nobody can speak with authority in the name of Bitcoin.

2. Halving

A definição correta seria "a cada 210 mil blocos". Poderia levar em torno de 4 anos, mas tem acelerado um pouco por causa do aumento constante do poder de processamento.

3. Full Node

Aqui acho que é um erro mesmo. Um Full Node não é uma carteira. Um Full Node pode ter também uma carteira mas a definição correta é que Full Node é o programa que contém todo o histórico de transações da blockchain, é capaz de validar/verificar transações e blocos, e retransmitir transações válidas pendentes de confirmação pela rede P2P.
Você pode ter o cliente Bitcoin Core, com parte recente da blockchain E uma carteira. Isso seria um Node, uma Carteira independente/"pesada", mas não seria Full Node.
Você também pode rodar o Bitcoin Core com "-disablewallet" e ter um Full Node, sem ter uma carteira.


Bonus comment:

4. Preço da Pizza :)
Quote
na conversão de hoje, cada uma dessas pizzas se equivale a mais de 200 milhões de reais!
Na conversão de hoje, cada uma dessas pizzas valeria 0.00000x BTCs. Na conversão de hoje, 10.000  BTC que valeriam milhões ;)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 09, 2019, 06:27:19 PM
-snip-

Obrigado @dive! Já alterei lá o 2 (botei um "~" na frente do 4 anos), lembrei de botar "tempo médio" na questão dos blocos e esqueci nesta..

o 3 alterei a resposta.. estava errado/confuso/incompleto mesmo.

4. acredito que está certo, o valor das pizzas do laszlo e de 10.000 BTC estão atrelados, quaisquer outras pizzas que você comprar hoje é que valem 0,00000X

1. agora você me pegou, faz sentido.. porém da forma como atuam, bem similar ao Bitcoin em si, acredito que dá para dizer que é o site oficial.. tanto que foi o próprio satoshi que passou o bastão, e foi para pessoas alheias aos devs do Bitcoin para manter a descentralização.. mantive a pergunta/resposta como está apesar da imprecisão..


edit
Acertei tudo.
Mas seria melhor se a resposta não aparecesse na pergunta seguinte, uma vez que o formulário permite que você volte.
Claro que eu não me trapaceei, kkkkk, no fim o único prêmio é a aquisição de mais conhecimento mesmo.

Parabéns pelo desafio!

Tentei uns 5 quizzes diferentes, com a função de mostrar o texto após a pergunta, eram todos pagos.. O do google foi a melhor alternativa que encontrei..
Sim, o único prêmio é o conhecimento.. e uma chave privada escondida entre as perguntas :P
é brincadeira, não há chave nenhuma


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: mdgabrielzim on July 14, 2019, 11:01:36 PM
 Na sua opinião, quais as vantagens o btc traria pra economia brasileira ? Eu me refiro a moeda em si.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 16, 2019, 03:08:22 PM
Qual o limite de outputs (e apenas 1 input) que uma transação pode ter? O que/quem determina esse valor, os mineiros, o tamanho do bloco ou outro fator?


(caso eu demore a meritar: provavelmente vou ter sMerits só amanhã)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: dive on July 16, 2019, 04:10:10 PM
Qual o limite de outputs (e apenas 1 input) que uma transação pode ter? O que/quem determina esse valor, os mineiros, o tamanho do bloco ou outro fator?


(caso eu demore a meritar: provavelmente vou ter sMerits só amanhã)

Não existe um limite máximo pré-determinado de outputs. A limitação se restringe ao tamanho do bloco e ao custo da transação (taxas).
Existe uma pequena variação de tamanho se o endereço de input for segwit .vs. não segwit porque a assinatura no input ocupa espaço.
Quanto maior o número de outputs, maior a transação e consequentemente a taxa aumenta bastante!

Não refiz o calculo mas do ponto de vista de tamanho do bloco, parece estar em torno de 32+ mil outputs:
https://bitcoin.stackexchange.com/questions/59408/with-100-segwit-transactions-what-would-be-the-max-number-of-transaction-confi (https://bitcoin.stackexchange.com/questions/59408/with-100-segwit-transactions-what-would-be-the-max-number-of-transaction-confi)

Só que quanto maior a transação, mais difícil um minerador escolher apenas aquela transação para preencher o bloco inteiro...


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on July 16, 2019, 04:32:13 PM
-snip-

Só que quanto maior a transação, mais difícil um minerador escolher apenas aquela transação para preencher o bloco inteiro...


Ai caímos no problema da mochila (https://bitcointalk.org/index.php?topic=3458552.0)?

Caso alguém esteja curioso, encontrei uma com 20.000 inputs(999657 bytes) de 07/07/2015, minerado pela F2Pool: https://www.blockchain.com/btc/tx/bb41a757f405890fb0f5856228e23b715702d714d59bf2b1feb70d8b2b4e3e08?show_adv=true  :o :o :o
curioso que nada foi pago em fees..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on July 16, 2019, 05:00:05 PM
Caso alguém esteja curioso, encontrei uma com 20.000 inputs(999657 bytes) de 07/07/2015, minerado pela F2Pool: https://www.blockchain.com/btc/tx/bb41a757f405890fb0f5856228e23b715702d714d59bf2b1feb70d8b2b4e3e08?show_adv=true  :o :o :o
curioso que nada foi pago em fees..
AFAIK, isso foi parte de um "ataque" pra floodar a rede com essas transações de "dust". Mais info: https://en.bitcoin.it/wiki/July_2015_flood_attack

Apenas a F2Pool minerava os blocos com essas transações. A motivação? Incentivar o aumento do block size cuja discussão estava muito em alta naquela época.

Inclusive, essa transação foi a única a ser incluída no bloco.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on July 17, 2019, 11:02:57 AM
Na sua opinião, quais as vantagens o btc traria pra economia brasileira ? Eu me refiro a moeda em si.

Bitcoin já é vantajoso para as pessoas fazerem remessas internacionais por exemplo. É possível economizar em taxas (swifts Sao varos, assim como serviços como o remessaonline e transferisse, os quais vc já perde uns 3-4% de cara)

Outra grande vantagem é quando uma pessoa brasileira viaja para o exterior pode comprar coisas em BTC sem converter para a moeda fiduciária local. Ou vice versa. Economizando mais ainda... Lembrando que o cartão de crédito já vem com 6% de IOF +spread no exterior.

Enfim, não é de fato uma vantagem para a economia, mas para os indivíduos.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on July 19, 2019, 12:50:14 PM
Na sua opinião, quais as vantagens o btc traria pra economia brasileira ? Eu me refiro a moeda em si.


Bitcoin nunca será usado como moeda unica em nenhum local, sempre será vista como uma alternativa a situações. Se considerar isso em uma economia de um pais teriamos que, em algumas situações FIAT seria melhor (eca :P) mas outras que BTC seria melhor. Mas levando para o lado do dia-a-dia alts seriam a melhor escolha frente ao BTC. Então, resumidamente, BTC ficaria com a parte pesada da coisa, como grandes transações internacionais, e Alts com a menor.

"Nem só de BTC vive uma Blockchain" - Red, Puma.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on August 16, 2019, 03:00:50 AM
Caso não existissem pools de mineração, haveriam mais blocos órfãos?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on August 16, 2019, 03:22:31 AM
Caso não existissem pools de mineração, haveriam mais blocos órfãos?

Sem os pools de mineração haveria numericamente mais mineradores para um mesmo nivel de dificuldade. Considerando que teríamos grandes mineradores solos com altos hashrates,  haveria nesse uma maior geração de blocos órfãos.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on August 16, 2019, 07:52:35 PM
Caso não existissem pools de mineração, haveriam mais blocos órfãos?

Provavelmente teríamos mais mineradores e o poder seria bem mais distribuído, ou não.  Hoje as pools  (https://www.blockchain.com/pt/pools) estão com poder bem concentrado, então é só imaginar esse poder sendo distribuído para vários usuários. Então, respondendo a pergunta, como o negocio de minerar ficará mais "comum", provavelmente teríamos os "choques" de blocos, ou blocos órfãos.

Edit: Muita viaje?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: rdluffy on August 16, 2019, 08:48:53 PM
Dúvida besta, tenho certo conhecimento e sempre procuro ler sobre, mas...
Existe alguma transação no blockchain que demorou mais de 1 ano para ser realizada?
Devido alguma taxa muito pequena




Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on August 16, 2019, 08:55:08 PM
Dúvida besta, tenho certo conhecimento e sempre procuro ler sobre, mas...
Existe alguma transação no blockchain que demorou mais de 1 ano para ser realizada?
Devido alguma taxa muito pequena




Não, mesmo com uma taxa pequena seria confirmada no primeiro bloco que não estivesse lotado.. a não ser que todas pools rejeitassem transações com uma taxa menor que X..

Não sei se há como ver o recordista dessa façanha.. deve ter sido alguém no final de 2017.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on August 16, 2019, 08:55:54 PM
Dúvida besta, tenho certo conhecimento e sempre procuro ler sobre, mas...
Existe alguma transação no blockchain que demorou mais de 1 ano para ser realizada?
Devido alguma taxa muito pequena
Muito extremamente improvavel. Praticamente toda semana (e no minimo todo mes) ha um momento onde as taxas caem para 1 sat/byte. E fees zeradas nao sao retransmitidas pela grande maioria dos nodes.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: rdluffy on August 17, 2019, 12:06:59 PM
Dúvida besta, tenho certo conhecimento e sempre procuro ler sobre, mas...
Existe alguma transação no blockchain que demorou mais de 1 ano para ser realizada?
Devido alguma taxa muito pequena
Muito extremamente improvavel. Praticamente toda semana (e no minimo todo mes) ha um momento onde as taxas caem para 1 sat/byte. E fees zeradas nao sao retransmitidas pela grande maioria dos nodes.


Dúvida besta, tenho certo conhecimento e sempre procuro ler sobre, mas...
Existe alguma transação no blockchain que demorou mais de 1 ano para ser realizada?
Devido alguma taxa muito pequena




Não, mesmo com uma taxa pequena seria confirmada no primeiro bloco que não estivesse lotado.. a não ser que todas pools rejeitassem transações com uma taxa menor que X..

Não sei se há como ver o recordista dessa façanha.. deve ter sido alguém no final de 2017.


Legal, valeu pelas respostas
Se eu quisesse por exemplo fazer uma transação com o mínimo possível de taxas, e eu poderia esperar 1 mês por exemplo, eu poderia fazer que seria confirmada tranquilamente?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on August 17, 2019, 01:08:33 PM
Legal, valeu pelas respostas
Se eu quisesse por exemplo fazer uma transação com o mínimo possível de taxas, e eu poderia esperar 1 mês por exemplo, eu poderia fazer que seria confirmada tranquilamente?
Sim. Geralmente as pessoas fazem isso para consolidar seus inputs em momentos que não pensam em gastar as suas moedas. Assim, a transação fica mais barata quando você for usar uma fee mais alta (quando estiver gastando os BTC e quiser uma confirmação rapida).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: dive on August 18, 2019, 09:46:33 PM
Legal, valeu pelas respostas
Se eu quisesse por exemplo fazer uma transação com o mínimo possível de taxas, e eu poderia esperar 1 mês por exemplo, eu poderia fazer que seria confirmada tranquilamente?
Sim. Geralmente as pessoas fazem isso para consolidar seus inputs em momentos que não pensam em gastar as suas moedas. Assim, a transação fica mais barata quando você for usar uma fee mais alta (quando estiver gastando os BTC e quiser uma confirmação rapida).

Nem todas transações vão confirmar num longo período de tempo. Em 2016-2017 começaram a ser incluídos restrições mínimas no cliente do Bitcoin Core para não retransmitir transações sem taxas por exemplo. Alguns parâmetros são configuráveis mas outros precisam recompilar o cliente, o que raramente quem tem um node rodando vai fazer.
Transações que estão esperando ser confirmadas, são colocadas no "mempool" e podem ser tiradas de lá se o mempool fica muito cheio. Então caso não tenha pressa, é importante:
1. Usar o mínimo configurado de taxa que os nodes vão retransmitir (por default, o Bitcoin Core é 1000 satoshis por kbyte, ou 1 sat/byte)
1.1. Se você configurar o seu node E encontrar outros nodes e mineradores que tenham colocado uma taxa minima menor que isso (mas maior do que 0 sat por kbyte), "teoricamente" você pode ter uma transação confirmada em algum momento.

2. Sua transação precisa ser maior do que "poeira", ou seja o valor do output precisa ser maior do que a taxa necessária para gastar. Isso significa >546 sats para uma transação mais comum P2PKH na configuração tradicional do cliente Bitcoin Core.

3. Você precisa manter um node seu que iniciou a transação retransmitindo a mesma sempre que ela for retirada do mempool. Quando o volume de transações não confirmadas aumenta, as que tem menores taxas são excluídas da maior parte dos nodes. Se o seu node não ficar retransmitindo, a transação some da rede.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on August 20, 2019, 02:39:18 AM
Nem todas transações vão confirmar num longo período de tempo. Em 2016-2017 começaram a ser incluídos restrições mínimas no cliente do Bitcoin Core para não retransmitir transações sem taxas por exemplo. Alguns parâmetros são configuráveis mas outros precisam recompilar o cliente, o que raramente quem tem um node rodando vai fazer.
Transações que estão esperando ser confirmadas, são colocadas no "mempool" e podem ser tiradas de lá se o mempool fica muito cheio. Então caso não tenha pressa, é importante:
1. Usar o mínimo configurado de taxa que os nodes vão retransmitir (por default, o Bitcoin Core é 1000 satoshis por kbyte, ou 1 sat/byte)

Realmente transações gratuitas não são mais confirmadas a bastante tempo.

Mas a maioria dos clientes não permite colocar taxas inferiores a 1 sat/byte e muito menos fazer transações gratuitas. Eu realmente não sei fazer nem na Electrum... tô bem por fora disso ai...

Mas enfim, qualquer pessoa meio leiga pode tranquilamente colocar a taxa mínima possível que em menos de uma semana sua transação estará com várias confirmações (a não ser que aconteça algo tão bizarro que nunca tenha acontecido antes).

Eu usei 1sat/byte agora no último pico de congestionamento que tivemos e consegui a 1a confirmação em umas 24h.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on August 20, 2019, 11:02:33 AM
É possível agendar uma transação em alguma blockchain?
Ex: programar hoje para enviar 1 BTC para Alice dia 03/12/2019


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on August 20, 2019, 11:13:55 AM
É possível agendar uma transação em alguma blockchain?
Ex: programar hoje para enviar 1 BTC para Alice dia 03/12/2019

Que eu saiba não.
Mas pelo menos no BTC o tempo é contado em blocos , não em dias.

Então você teria que calcular o block height naquela data (1 bloco a cada 10min em média)
Mas não conheço nenhum cliente que faça isso. Talvez de pra fazer no bitcoin core?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on August 20, 2019, 11:39:04 AM
É possível agendar uma transação em alguma blockchain?
Ex: programar hoje para enviar 1 BTC para Alice dia 03/12/2019

Sim é possivel utilizando contratos inteligentes no Ethereum, para agendamentos mais especificamente pode ser usado contratos inteligentes ChronoLogic.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on August 20, 2019, 05:01:43 PM
É possível agendar uma transação em alguma blockchain?
Ex: programar hoje para enviar 1 BTC para Alice dia 03/12/2019

Sim, o agendamento é possivel no BTC. Você utiliza um "lock time" e especifica que a partir de tal bloco a transação será válida para ser adicionada na blockchain - basicamente os mineradores não aceitam a transação até chegar no bloco especificado.

Assim, uma transação no dia 03 de dezembro ocorrerá em aproximadamente 15120 blocos, a partir da data de hoje.

Code:
144 * 105 = 15120 blocks  ( número de blocos por dia x números de dias = número de blocos)
590985 ( bloco atual) + 15120 (blocos até o dia 03/12/19) = 606105 blocks (bloco no dia 03/12/19)

Dessa forma, ao especificar um "lock time" para o bloco 606105 e enviar 1 BTC para a Alice a transação apenas será aceita no dia 03/12/2019, data em que a transação será incluída na blockchain pelos mineradores.


O lock time de uma transação poderia ser realizada por meio da edição de uma raw transaction utilizando:
https://live.blockcypher.com/btc/decodetx/
https://blockstream.info/tx/push


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: dive on August 20, 2019, 05:25:02 PM
É possível agendar uma transação em alguma blockchain?
Ex: programar hoje para enviar 1 BTC para Alice dia 03/12/2019

Que eu saiba não.
Mas pelo menos no BTC o tempo é contado em blocos , não em dias.

Então você teria que calcular o block height naquela data (1 bloco a cada 10min em média)
Mas não conheço nenhum cliente que faça isso. Talvez de pra fazer no bitcoin core?

SIM - existem dois tipos de transação que você pode fazer:

1. nLockTime: uma transação que só se torna válida após uma certa altura do blockchain (número do block) e alguém precisa guardar a transação e só colocá-la na rede depois que passar esse tempo.
O cenário aqui é: Alice promete transferir para Bob 1 BTC daqui 1000 blocos (~7 dias) e cria uma transação colocando o nLockTime = Bloco Atual + 1000
Bob recebe uma mensagem da Alice com o conteúdo dessa transação assinada e pode colocar ela na rede só depois de 7 dias, para ela ser efetivada.
Se Bob colocar essa transação antes na rede, vai estar inválida/vai ser ignorada.
Se Alice criar uma outra transação reutilizando os inputs da transação que foi para o Bob, quando Bob tentar executar a transação, vai dar errado.
Se alguma coisa acontecer com Alice, Bob ainda consegue receber o 1 BTC daqui 7 dias.

Esse cenário já foi utilizado algumas vezes como um "dead-man switch" ou tipo de testamento onde alguém fica com uma transação no futuro que permite receber seus bitcoins, mas se você quiser, pode mover eles antes e invalidar essa transação futura.

2. CLTV = CheckLockTimeVerify: uma transação que trava os outputs (bitcoins) por um tempo pre-determinado.
O cenário aqui é: Alice promete transferir para Bob 1 BTC *agora* mas que Bob só poderá gastar depois 1000 blocos (~7 dias).
A transação é executada na rede e Bob "recebe" 1 BTC, mas não pode fazer nada para gastar eles antes do LockTime passar.
Alice também não consegue pegar esse 1 BTC de volta.

Você consegue fazer isso usando o Bitcoin Core mas montando a transação na mão (não tem telas para isso).
Não sei de outro client que permite fazer isso com telas...


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on August 20, 2019, 05:36:23 PM
2. CLTV = CheckLockTimeVerify: uma transação que trava os outputs (bitcoins) por um tempo pre-determinado.
O cenário aqui é: Alice promete transferir para Bob 1 BTC *agora* mas que Bob só poderá gastar depois 1000 blocos (~7 dias).
A transação é executada na rede e Bob "recebe" 1 BTC, mas não pode fazer nada para gastar eles antes do LockTime passar.
Alice também não consegue pegar esse 1 BTC de volta.
Isso é ótimo para quem tem problemas em controlar o impulso de gastar bitcoins e gostaria de fazer um Hold forçado.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on August 20, 2019, 05:53:41 PM
Isso é ótimo para quem tem problemas em controlar o impulso de gastar bitcoins e gostaria de fazer um Hold forçado.
Eu já fiz isso. :)

Pra quem quiser, dê uma olhada no https://coinb.in/#newTimeLocked - você consegue criar um endereço que só permite gastos após X data ou X número de blocos. Coloquei uma data para 6 meses adiante e me forcei um hold.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on August 20, 2019, 06:32:27 PM
Isso é ótimo para quem tem problemas em controlar o impulso de gastar bitcoins e gostaria de fazer um Hold forçado.
Eu já fiz isso. :)

Pra quem quiser, dê uma olhada no https://coinb.in/#newTimeLocked - você consegue criar um endereço que só permite gastos após X data ou X número de blocos. Coloquei uma data para 6 meses adiante e me forcei um hold.

Eu já tinha lido que tinha como, mas nunca achei onde isso é verificado. Por exemplo, eu não consigo assinar a transação? Imagino que não já que a data é uma coisa fácil de burlar...

Os nodes não repassam? O minerador não consegue incluir?

Sabe dizer onde essa checagem é feita?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: dive on August 20, 2019, 07:33:31 PM
Pra quem quiser, dê uma olhada no https://coinb.in/#newTimeLocked - você consegue criar um endereço que só permite gastos após X data ou X número de blocos. Coloquei uma data para 6 meses adiante e me forcei um hold.

Eu já tinha lido que tinha como, mas nunca achei onde isso é verificado. Por exemplo, eu não consigo assinar a transação? Imagino que não já que a data é uma coisa fácil de burlar...

Os nodes não repassam? O minerador não consegue incluir?

Sabe dizer onde essa checagem é feita?

Em ambos os casos você assina a transação e tem uma transação final pronta.
A validação é feita quando o Script da transação [1] é validado/executado.
No primeiro caso, a execução do script vai apontar uma transação inválida até o momento do lock passar.
No segundo caso, para usar o output daquela transação os nodes vão checar se o tempo do lock já passou, então o que falharia é a próxima transação que tente usar aqueles outputs.

[1] https://en.bitcoin.it/wiki/Script (https://en.bitcoin.it/wiki/Script)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on August 22, 2019, 03:02:47 AM
Uma fácil agora, valendo 1 merit! :o

Qual a fonte usada no logo do bitcoin?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on August 22, 2019, 03:06:48 AM
Uma fácil agora, valendo 1 merit! :o

Qual a fonte usada no logo do bitcoin?
Ubuntu Bold Italic.

Essa eu sabia sem pesquisar. ;D


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on August 23, 2019, 07:26:17 PM
Mais um merit disponível para quem tiver o cérebro mais rápido do bitcointalk!

O que é um Finney attack?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: dive on August 23, 2019, 07:47:06 PM
Mais um merit disponível para quem tiver o cérebro mais rápido do bitcointalk!

O que é um Finney attack?

É um tipo de ataque de "gasto-duplicado" (double spending). Foi teorizado por Hal Finney: https://bitcointalk.org/index.php?topic=3441.msg48384#msg48384 (https://bitcointalk.org/index.php?topic=3441.msg48384#msg48384)

Apenas um minerador conseguiria fazer isso. Porque ele precisa:
1. Ter o resultado de mineração de um bloco, incluindo uma transação que envia bitcoins dele (A) para ele mesmo (B) (sem publicar essa transação na rede). Mas não propaga o bloco novo ainda.
2. Envia uma transação de pagamento com os bitcoins que estão em (A) para algum vendedor que aceite não esperar nenhuma confirmação.
3. Depois que o vendedor aceita o pagamento e entrega o serviço/produto (provavelmente digital), o minerador propaga o bloco novo onde ele invalida a transação que o vendedor recebeu.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: eaglero on August 23, 2019, 11:58:56 PM
Mais um merit disponível para quem tiver o cérebro mais rápido do bitcointalk!

O que é um Finney attack?

É um tipo de ataque de "gasto-duplicado" (double spending). Foi teorizado por Hal Finney: https://bitcointalk.org/index.php?topic=3441.msg48384#msg48384 (https://bitcointalk.org/index.php?topic=3441.msg48384#msg48384)

Apenas um minerador conseguiria fazer isso. Porque ele precisa:
1. Ter o resultado de mineração de um bloco, incluindo uma transação que envia bitcoins dele (A) para ele mesmo (B) (sem publicar essa transação na rede). Mas não propaga o bloco novo ainda.
2. Envia uma transação de pagamento com os bitcoins que estão em (A) para algum vendedor que aceite não esperar nenhuma confirmação.
3. Depois que o vendedor aceita o pagamento e entrega o serviço/produto (provavelmente digital), o minerador propaga o bloco novo onde ele invalida a transação que o vendedor recebeu.




Isso basicamente se torna impossível, devido ao fato de terem vários mineradores em uma unica rede, antes mesmo de ele conseguir fazer a falsa transação a rede gerando novo bloco iria ja derrubar o bloco duplicado falso.
E cada vez mais difícil de se minerar creio que a pessoa não consiga fazer esse jogada.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on August 24, 2019, 11:02:35 AM
Isso basicamente se torna impossível, devido ao fato de terem vários mineradores em uma unica rede, antes mesmo de ele conseguir fazer a falsa transação a rede gerando novo bloco iria ja derrubar o bloco duplicado falso.
E cada vez mais difícil de se minerar creio que a pessoa não consiga fazer esse jogada.


Caso queira ver o caso da GHash.IO fazendo este ataque no BetCoin Dice, em 2013: https://bitcointalk.org/index.php?topic=327767.0


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: dive on August 24, 2019, 03:12:38 PM
Isso basicamente se torna impossível, devido ao fato de terem vários mineradores em uma unica rede, antes mesmo de ele conseguir fazer a falsa transação a rede gerando novo bloco iria ja derrubar o bloco duplicado falso.
E cada vez mais difícil de se minerar creio que a pessoa não consiga fazer esse jogada.


Caso queira ver o caso da GHash.IO fazendo este ataque no BetCoin Dice, em 2013: https://bitcointalk.org/index.php?topic=327767.0

Pode ser improvável mas não impossível. Cada bloco leva vários minutos para ser encontrado, ataques contra sistemas de apostas ou outro serviço que entregue o produto imediatamente pode ser altamente possível.
É improvável porque as empresas que aceitam zero-confirmation normalmente fazem isso para valores muito pequenos, e a recompensa do bloco é bem maior do que o ganho potencial.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 01, 2019, 10:30:28 PM
Tenho uns merits sobrando...

1. Qual o número máximo de BTC?

2. Quem criou o primeiro faucet de BTC?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: eaglero on September 02, 2019, 12:04:10 AM
Tenho uns merits sobrando...

1. Qual o número máximo de BTC?

2. Quem criou o primeiro faucet de BTC?

Espero que consiga ajudar.

1-R: Estima-se que o limite máximo de Bitcoins é 21 milhões, número definido pelo algoritmo do Bitcoin.
Existem atualmente 17,910,312.5 Bitcoins.

2-R: Andresen foi a primeira faucet de Bitcoin da história. (PS: O nome do Criador Andresen)

No começo, o site distribuía 5 BTC por visitante. Tudo o que era preciso fazer era completar um captcha.

Ou seja quem Holdou esses 5 BTC por dia ganhou R$ 200.000 na cotação atual...


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 02, 2019, 12:27:09 AM
Espero que consiga ajudar.

1-R: Estima-se que o limite máximo de Bitcoins é 21 milhões, número definido pelo algoritmo do Bitcoin.
Existem atualmente 17,910,312.5 Bitcoins.

2-R: Andresen foi a primeira faucet de Bitcoin da história. (PS: O nome do Criador Andresen)

No começo, o site distribuía 5 BTC por visitante. Tudo o que era preciso fazer era completar um captcha.

Ou seja quem Holdou esses 5 BTC por dia ganhou R$ 200.000 na cotação atual...

Quero o número exato, 21 milhões é arredondado :P

te dei 1 merit pela resposta do faucet.. alguém sabe de onde ele tirou essa ideia?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on September 02, 2019, 12:28:31 AM
Tenho uns merits sobrando...

1. Qual o número máximo de BTC?

2. Quem criou o primeiro faucet de BTC?

1. O número máximo de Bitcoins é 20999999,9769. Uma explicação mais detalhada pode ser obtida em: https://bitcoin.stackexchange.com/questions/38994/will-there-be-21-million-bitcoins-eventually/38998#38998


2. O primeiro faucet foi o site http://freebitcoins.appspot.com/ ( já está offline), na qual eram distribuídos 5 bitcoins por usuário  :D. O criador do faucet foi o Gavin Andresen.
Web Archive - http://web.archive.org/web/20100703032414/http://freebitcoins.appspot.com/
ANN - https://bitcointalk.org/index.php?topic=183.0


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 18, 2019, 10:32:47 AM
Valendo um super merit :o

Os ataques de 51% já haviam sido previstos na criação do BTC ou a possibilidade foi descoberta depois por outra pessoa?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on September 18, 2019, 10:56:35 AM
Valendo um super merit :o

Os ataques de 51% já haviam sido previstos na criação do BTC ou a possibilidade foi descoberta depois por outra pessoa?

Buenas!
Até onde pesquisei, Satoshi já havia previsto esse tipo de ataque, porém o considerava irrelevante dado à dificuldade em se efetuar o mesmo, tanto que ele ele mesmo menciona no WhitePapper do bitcoin ser "computationally   impractical   for   an   attacker   to   change   if   honest   nodes control a majority of CPU power." (computacionalmente impraticável para um invasor mudar se os honestos controlarem a maior parte do poder de CPU).

Já hoje vejo que esse tipo de ataque se tornou mais impraticável, devido à dificuldade e custos exorbitantes necessários para que se tenha êxito no ataque e, caso consiga realizar, que seja possível obter algum lucro a partir dele.

[EDIT]
Quote
We have proposed a system for electronic transactions without relying on trust.  We started withthe   usual   framework   of   coins   made   from   digital   signatures,   which   provides   strong   control   ofownership,   but   is   incomplete   without   a   way   to   prevent   double-spending.     To   solve   this,   weproposed a peer-to-peer network using proof-of-work to record a public history of transactionsthat   quickly   becomes   computationally   impractical   for   an   attacker   to   change   if   honest   nodescontrol a majority of CPU power.
Fonte: https://bitcoin.org/bitcoin.pdf (https://bitcoin.org/bitcoin.pdf)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: rdluffy on September 19, 2019, 05:52:50 PM
Valendo um super merit :o

Os ataques de 51% já haviam sido previstos na criação do BTC ou a possibilidade foi descoberta depois por outra pessoa?

Buenas!
Até onde pesquisei, Satoshi já havia previsto esse tipo de ataque, porém o considerava irrelevante dado à dificuldade em se efetuar o mesmo, tanto que ele ele mesmo menciona no WhitePapper do bitcoin ser "computationally   impractical   for   an   attacker   to   change   if   honest   nodes control a majority of CPU power." (computacionalmente impraticável para um invasor mudar se os honestos controlarem a maior parte do poder de CPU).

Já hoje vejo que esse tipo de ataque se tornou mais impraticável, devido à dificuldade e custos exorbitantes necessários para que se tenha êxito no ataque e, caso consiga realizar, que seja possível obter algum lucro a partir dele.

[EDIT]
Quote
We have proposed a system for electronic transactions without relying on trust.  We started withthe   usual   framework   of   coins   made   from   digital   signatures,   which   provides   strong   control   ofownership,   but   is   incomplete   without   a   way   to   prevent   double-spending.     To   solve   this,   weproposed a peer-to-peer network using proof-of-work to record a public history of transactionsthat   quickly   becomes   computationally   impractical   for   an   attacker   to   change   if   honest   nodescontrol a majority of CPU power.
Fonte: https://bitcoin.org/bitcoin.pdf (https://bitcoin.org/bitcoin.pdf)

Deve ter ganhado o super merit do sabotag3x  ;D

mas vou falar uma coisa, não vou fugir do assunto do tópico e farei uma pergunta:

Vocês acham possível um ataque de 51% da Bitmain?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 19, 2019, 06:04:39 PM
Deve ter ganhado o super merit do sabotag3x  ;D

mas vou falar uma coisa, não vou fugir do assunto do tópico e farei uma pergunta:

Vocês acham possível um ataque de 51% da Bitmain?


Não, BTC dá muito dinheiro para ela, seja minerando ou vendendo as máquinas


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Pumared on September 19, 2019, 07:59:29 PM
Deve ter ganhado o super merit do sabotag3x  ;D

mas vou falar uma coisa, não vou fugir do assunto do tópico e farei uma pergunta:

Vocês acham possível um ataque de 51% da Bitmain?


Não, BTC dá muito dinheiro para ela, seja minerando ou vendendo as máquinas

Ficar com 51%, como já chegou perto de ocorrer no passado, só traria medo ao mercado e por consequencia diminuição do preço, logo prejuízo .


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 20, 2019, 03:30:02 PM
E a pergunta do dia é:

O que é derivation path e para que serve?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on September 20, 2019, 04:41:00 PM
E a pergunta do dia é:

O que é derivation path e para que serve?

Derivation path é sequência de caracteres que facilita o manuseio entre uma ou diversas moedas a partir de uma única seed.

Code:
m / purpose' / coin_type' / account' / change / address_index

Por exemplo, uma seed BIP 39 "explain report ceiling jeans trumpet quit diagram vendor circle blade reward envelope" pode gerar tanto endereços na mycrypto (wallet de ethereum) quanto na electrum (wallet de BTC).


No BTC (derivation path)
Code:
Legacy (m/44'/0'/0'/0/0)
P2SH - segwit  (m/49'/0'/0'/0/0)
bech32 (m/84'/0'/0'/0/0

Em algumas outras moedas (derivation path)
Code:
ETH — m/44’/60’/0’/0
TOMO - m/44’/889’/0’/0
Ethereum Classic — m’/44’/61’/0’/0


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on September 20, 2019, 04:46:57 PM
O que é derivation path e para que serve?

Derivation path é um caminho que é utilizado por uma HD wallet que permite utilizar múltiplos blockchains, contas, formatos de endereços etc que são compartilhados pela mesma Seed.

Uma HD wallet é uma wallet que possui uma relação matemática entre todas as private keys geradas. O derivation path seria o caminho a ser utilizado por essa wallet para gerar certos tipos de endereços.

Por exemplo, voce insere sua Seed na Electrum e depois é perguntado o seu derivation path. Dependendo do path que voce utilizar, voce irá utilizar endereços Legacy (m/44/0/0), Segwit ou Full Segwit m/49/0/0).
Ainda dentro do bitcoin, existem ainda outros derivation paths que geram os endereços de troco (change address), ou contas (m/49'/0'/account).

Diferentes derivation paths permitem também voce gerar endereços para outras moedas, como Ethereum por exemplo. Isso pode ser verificado em https://iancoleman.io/bip39

Enfim, dá pra escrever muito sobre isso.

Edit: Alveus respondeu mais rápido kkk


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 21, 2019, 12:32:54 AM
O programa Mais Merits continua!

O que é uma curva elíptica?

Qual curva elíptica é usada no Bitcoin?

O que as Assinaturas Schnorr tem a ver com isso?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Loganota on September 21, 2019, 01:48:53 AM
O programa Mais Merits continua!

O que é uma curva elíptica?

Qual curva elíptica é usada no Bitcoin?


Uma curva elíptica é basicamente uma curva definida por essa equação: y² = x³ + ax + b e tem essa aparência aqui:

https://i.bitcoinonair.com/images/news-2017/math-behind-bitcoin.png

A curva utilizada pelo Bitcoin é:

y² = x³ + 7

Ou seja a = 0 e b = 7

Em especial, recomendo fortemente os vídeos do Tiago Salem em que ele gera chaves privadas "na mão".
Dentro deste assunto eu recomendo o vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=rPeOrEZiyDE

Ele comenta sobre a criptografia de chaves públicas utilizando as curvas elípticas citando todos os processos utilizado pelo Bitcoin.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Paredao on September 21, 2019, 08:12:29 PM
O programa Mais Merits continua!

O que é uma curva elíptica?

Qual curva elíptica é usada no Bitcoin?


Uma curva elíptica é basicamente uma curva definida por essa equação: y² = x³ + ax + b e tem essa aparência aqui:

https://i.bitcoinonair.com/images/news-2017/math-behind-bitcoin.png

A curva utilizada pelo Bitcoin é:

y² = x³ + 7

Ou seja a = 0 e b = 7

Em especial, recomendo fortemente os vídeos do Tiago Salem em que ele gera chaves privadas "na mão".
Dentro deste assunto eu recomendo o vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=rPeOrEZiyDE

Ele comenta sobre a criptografia de chaves públicas utilizando as curvas elípticas citando todos os processos utilizado pelo Bitcoin.

Acho bem legal a matemática, pena que não é minha área de atividade, mas admiro muito as pessoas que trabalham e entendem do assunto. Parabéns . ;)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Gustavo Livecoins on September 21, 2019, 11:39:15 PM
O programa Mais Merits continua!

O que é uma curva elíptica?

Qual curva elíptica é usada no Bitcoin?

O que as Assinaturas Schnorr tem a ver com isso?

Vi que responderam sobre as questões da curva eliptica e esqueceram a terceira sobre Schnorr haha, logo vou tentar aqui. Atualmente o Bitcoin utiliza as Elliptic Curve Digital Signature Algorithm (ECDSA), que são as curvas elipticas que o @Loganota já respondeu anteriormente. As Assinaturas Schnorr seriam uma alternativa que poderia ser implementada no Bitcoin, caso o Core consiga assim o fazer de forma segura visto a complexidade de qq mudança no protocolo Bitcoin atualmente.

As assinaturas Schnorr trazem vantagens como menor tamanho de assinatura (mais velocidade das transações), maior privacidade ao Bitcoin e por fim mais facilidades na multi-assinatura. Fonte escrita pelo sabotag3x: https://livecoins.com.br/assinaturas-schnorr-no-bitcoin/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on September 28, 2019, 12:43:27 AM
Valendo 1 merit.

Qual foi a vulnerabilidade encontrada na Lightning Network e de que maneira era possível roubar BTCs com este bug?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on September 28, 2019, 03:01:08 AM
Valendo 1 merit.

Qual foi a vulnerabilidade encontrada na Lightning Network e de que maneira era possível roubar BTCs com este bug?

A vulnerabilidade foi encontrada a várias semanas por Rusty Russeal um dos desenvolvedores da LN, a solução saiu logo após a descoberta e foi orientado que todos os nodes deveriam atualizar a versão para aplicar a solução. mas ele divulgou somente hoje a sistemática de como alguém poderia se aproveitar desta vulnerabilidade, Segundo Rusty, o problema era o seguinte:

Quote
Um nó da Lightning que aceita um canal deve verificar se a transação de saída realmente abre o canal proposto. Caso contrário, um atacante pode reivindicar para abrir um canal, mas não paga ao par ou não paga o valor completo.

Uma vez que a transação atinge a profundidade mínima, ele pode gastar os fundos do canal. A vítima só notará quando tentar fechar o canal e nenhum dos compromissos ou transações mútuas de fechamento que ela possui são válidas.

Fonte: https://cointimes.com.br/desenvolvedor-da-lightning-divulga-bug/ (https://cointimes.com.br/desenvolvedor-da-lightning-divulga-bug/)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on September 28, 2019, 03:21:40 AM
Valendo 1 merit.

Qual foi a vulnerabilidade encontrada na Lightning Network e de que maneira era possível roubar BTCs com este bug?

A vulnerabilidade encontrada estava no processo de criação do canal na Lightning Network. Quando um node na Lightning Network aceitava a abertura de um canal ele não era obrigado a verificar os valores que saiam do "funding transaction", os valores que são utilizados para abertura do canal. Um agente mal intencionado após a abertura do canal poderia gastar os fundos do canal sem que a vitima nota-se mediante a utilização de transações inválidas -  somente após o fechamento do canal vitima notaria a falta de fundos.

https://lists.linuxfoundation.org/pipermail/lightning-dev/2019-September/002174.html

O Bug afetou as seguintes versões de Lightning Nodes:
- LND 0.7 e anteriores;
- c-lightning  0.7 e anteriores;
- eclair 0.3 e anteriores;


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 02, 2019, 03:13:13 AM
Valendo 2 merits, talvez 3 :D

1. Quanto tempo leva para baixar toda blockchain do Bitcoin hoje?

2. O que é UASF, UAHF, MASF e MAHF? Qual a diferença?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: bitmover on October 02, 2019, 11:32:45 PM
1. Quanto tempo leva para baixar toda blockchain do Bitcoin hoje?

Sao 250gb. Depende da conexão....
Mas em média, aqui no br, pela minhas experiência, uns 3-5 dias! Minha conexão é meio fulejra.

Existe a possibilidade do pruned node, que seria só a partir de certo bloco. Mas isso reduz a característica trustless da rede (acho q não existe tradução pra essa palavra).
Um pruned node sxige que nos confiemos em quem fez esse prune pois ele poderia colocar uma transação falsa que seria difícil identificar (repetindo o que outra pessoa q sabe mais q eu falou).


A pergunta dois nunca aouvi falar. Quero ver a resposta. Ganhou um merit por fazer uma boa pergunta.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 02, 2019, 11:46:25 PM
Valendo 2 merits, talvez 3 :D

1. Quanto tempo leva para baixar toda blockchain do Bitcoin hoje?

2. O que é UASF, UAHF, MASF e MAHF? Qual a diferença?

1. A blockchain tem aproximadamente 242 GB de tamanho e pode ser baixada em menos de 1 semana, pode seja baixado também por torrent.
Site: https://getbitcoinblockchain.com/
ANN: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1930218.0
https://i.imgur.com/yyHu017.jpg

Por torrent diminuiria a confiabilidade da rede e ainda faltaria parte da blockchain para baixar.

2.


UASF - signfica User Activated Soft Fork (Soft Fork Ativado pelo Usuário).
Mecanismo que especifica o tempo de ativação de um soft fork em uma data especifica "flag day", é imposta por full nodes. Ex: Segwit na proposta BIP148

UAHF - significa User Activated Hard Fork (Hard Fork Ativado pelo Usuário).
São quando regras obrigatórias são incluidas pelos desenvolvedores que modificam o software dos full nodes, ocorrendo em uma data especifica. Ex: Bitcoin ABC

MASF - miner active soft fork( soft fork ativado pelos mineradores) - similar ao UASF, mas imposto pela maioria dos mineradores.

MAHF - miner active hardfork (hard fork ativados pelos mineradores) - semelhante ao UAHF, mas imposto pela maioria dos mineradores


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 09, 2019, 10:03:42 AM
1 merit para quem dissertar sobre quão importante as taxas serão a partir do próximo halving e os seguintes.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on October 09, 2019, 11:31:55 AM
1 merit para quem dissertar sobre quão importante as taxas serão a partir do próximo halving e os seguintes.

A recompensa por minerar um bloco é a soma da recompensa definida pelo halving atual + as fees de todas as transações que foram incluídas dentro do bloco.
Até chegar ao ponto limite de 21 milhões de BTC emitidos... apartir dai a unica recompensa serão as fees. Aproximadamente no ano de 2140.

https://i.postimg.cc/X7JCQfSj/1.jpg
Fonte da imagem: https://blog.mercadobitcoin.com.br/halving-do-bitcoin-como-ele-vai-te-afetar-nos-próximos-anos-2c997677515c (https://blog.mercadobitcoin.com.br/halving-do-bitcoin-como-ele-vai-te-afetar-nos-próximos-anos-2c997677515c)


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 09, 2019, 07:25:31 PM
1 merit para quem dissertar sobre quão importante as taxas serão a partir do próximo halving e os seguintes.

A recompensa por minerar um bloco é a soma da recompensa definida pelo halving atual + as fees de todas as transações que foram incluídas dentro do bloco.
Até chegar ao ponto limite de 21 milhões de BTC emitidos... apartir dai a unica recompensa serão as fees. Aproximadamente no ano de 2140.

-snip0-


Hoje já vemos alguns blocos com o valor das taxas se equivalendo a 2 a 5% da recompensas, ano que vem esse valor vai dobrar (4 - 10) e no halving seguinte, 8 - 20%.. btw meus números são conta de padaria..

As taxas serão um bem muito valioso bem antes de 2140..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on October 09, 2019, 07:56:10 PM
Hoje já vemos alguns blocos com o valor das taxas se equivalendo a 2 a 5% da recompensas, ano que vem esse valor vai dobrar (4 - 10) e no halving seguinte, 8 - 20%.. btw meus números são conta de padaria..

As taxas serão um bem muito valioso bem antes de 2140..
Ainda assim, para os que são pacientes, acredito que poderão continuar confirmando suas transações com 1 à 5 sat/b, espero estar certo.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: rdluffy on October 09, 2019, 11:52:30 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 10, 2019, 12:30:04 AM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Coinbase? Se for, as transações de uma conta para outra não tem fee pois não passa pela blockchain, usam alguma sistema interno/centralizado.. na verdade nem é uma carteira aquilo lá, é como se fosse um banco e eles tem a custódia dos BTC afaik.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 10, 2019, 12:20:16 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Se eu não me engano a Shakepay, exchange  Canadense, não existe taxas de saque, até as taxas mineração são pagas pela exchange - saque minimo de 100 mil satoshis ou 0.0001. BTC. Na Coinbase PRO e Liquid não tenho certeza se estas cobrem a taxa dos mineradores. As wallets normalmente cobram as taxas de mineração, não conheço nenhuma que não cobre.



Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: TryNinja on October 10, 2019, 01:12:27 PM
Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?
Validar as transações da própria wallet só faz sentido se você está enviando de uma conta nessa exchange para outra. Ou seja, uma transação off-chain dentro do sistema deles. Algumas outras podem permitir saques sem taxa, envolvendo transações on-chain, por elas mesmo pagarem a taxa (uma forma de atrair usuários ao arcar com esse custo).


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 10, 2019, 02:17:07 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Se eu não me engano a Shakepay, exchange  Canadense, não existe taxas de saque, até as taxas mineração são pagas pela exchange - saque minimo de 100 mil satoshis ou 0.0001. BTC. Na Coinbase PRO e Liquid não tenho certeza se estas cobrem a taxa dos mineradores. As wallets normalmente cobram as taxas de mineração, não conheço nenhuma que não cobre.



Bom, é um marketing.. eles ganham com as taxas de negociação (talvez mais do que outras exchanges) e livram o usuário da taxa de saque..

De algum jeito você está "pagando" alguma coisa, mesmo que não seja diretamente financeira.. exemplo: essa propaganda que vc fez :D


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: rdluffy on October 10, 2019, 03:29:56 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Coinbase? Se for, as transações de uma conta para outra não tem fee pois não passa pela blockchain, usam alguma sistema interno/centralizado.. na verdade nem é uma carteira aquilo lá, é como se fosse um banco e eles tem a custódia dos BTC afaik.

Seria a Stratum.tk, que é a antiga CoinBR, não cobra taxas para enviar criptos
E também a Bitstamp que não cobra taxas


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 10, 2019, 03:56:33 PM
Seria a Stratum.tk, que é a antiga CoinBR, não cobra taxas para enviar criptos
E também a Bitstamp que não cobra taxas

Ah, para depósitos ninguém cobra.. só cobram saques..

Fees da Bitstamp
https://i.imgur.com/LaPjYmS.png

Fonte; https://www.bitstamp.net/fee-schedule/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 10, 2019, 06:16:12 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Coinbase? Se for, as transações de uma conta para outra não tem fee pois não passa pela blockchain, usam alguma sistema interno/centralizado.. na verdade nem é uma carteira aquilo lá, é como se fosse um banco e eles tem a custódia dos BTC afaik.

Seria a Stratum.tk, que é a antiga CoinBR, não cobra taxas para enviar criptos
E também a Bitstamp que não cobra taxas

Não existe almoço grátis, no caso do Stratum o serviço  oferecido é subsidiado, em parte, pelo saldo dos clientes que foram alocados na Atlas.

fonte: https://t.me/atlasquantumarbitragem/103137


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 10, 2019, 08:49:04 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Coinbase? Se for, as transações de uma conta para outra não tem fee pois não passa pela blockchain, usam alguma sistema interno/centralizado.. na verdade nem é uma carteira aquilo lá, é como se fosse um banco e eles tem a custódia dos BTC afaik.

Seria a Stratum.tk, que é a antiga CoinBR, não cobra taxas para enviar criptos
E também a Bitstamp que não cobra taxas

Não existe almoço grátis, no caso do Stratum o serviço  oferecido é subsidiado, em parte, pelo saldo dos clientes que foram alocados na Atlas.

fonte: https://t.me/atlasquantumarbitragem/103137

"forçar uma intervenção e auditoria externa."

Pedir auditoria depois de depositar.. ai fica complicado.

Falando nisso, qual o motivo do envolvimento do Rocelo com a Atlas??


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 10, 2019, 09:05:58 PM


"forçar uma intervenção e auditoria externa."

Pedir auditoria depois de depositar.. ai fica complicado.

Falando nisso, qual o motivo do envolvimento do Rocelo com a Atlas??

$$ proveniente dos rendimentos da aplicação em BTC, ano passado na época do vazamento dos dados de clientes  da Atlas haviam 50 bitcoins da Stratum/Rocelo aplicados na nela.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: rdluffy on October 11, 2019, 03:38:34 PM
Tenho uma dúvida, existem algumas empresas que possuem wallets que não cobram taxas de transação com o BTC, eu mesmo tenho conta e wallet em duas delas

Eu queria entender como eles conseguem não cobrar as fees do BTC, será que existe um meio de eles próprios validarem as transações da próprias wallets?

Coinbase? Se for, as transações de uma conta para outra não tem fee pois não passa pela blockchain, usam alguma sistema interno/centralizado.. na verdade nem é uma carteira aquilo lá, é como se fosse um banco e eles tem a custódia dos BTC afaik.

Seria a Stratum.tk, que é a antiga CoinBR, não cobra taxas para enviar criptos
E também a Bitstamp que não cobra taxas

Não existe almoço grátis, no caso do Stratum o serviço  oferecido é subsidiado, em parte, pelo saldo dos clientes que foram alocados na Atlas.

fonte: https://t.me/atlasquantumarbitragem/103137

Olha só, não fazia a mínima ideia que a Stratum tem negócios com a Atlas
Bom, agora sei que esses BTC que depositamos lá provavelmente servem para investimentos por parte da Stratum
Agora sobre a BITStamp, há algum tempo não estavam cobrando taxas de saque


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: tg88 on October 11, 2019, 06:53:20 PM
Agora sobre a BITStamp, há algum tempo não estavam cobrando taxas de saque

Realmente os saques de cripto eram grátis até agosto de 2019 quando realizaram um comunicado informando o inicio da cobrança.

Quote
Currently, we are one of the rare exchanges that offer free crypto withdrawals. We were happy to provide this service as a way to foster crypto adoption for many years, but due to growing demand for crypto transfers from customers, it was no longer viable.
Fonte: https://www.bitstamp.net/article/upcoming-changes-fee-schedule/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on October 11, 2019, 08:58:23 PM
Vamos lá.
Está na hora de eu lançar mais um desafio e contribuir para a distribuição de merits....

Quem sabe me dizer o que é o "Hashed Time-Lock Contract (HTLCs)" e citar dois cenários em que eles poderiam ser implementados?


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 11, 2019, 10:00:41 PM
Vamos lá.
Está na hora de eu lançar mais um desafio e contribuir para a distribuição de merits....

Quem sabe me dizer o que é o "Hashed Time-Lock Contract (HTLCs)" e citar dois cenários em que eles poderiam ser implementados?

"Hashed Time-Lock Contract" (HTLCs) são pagamentos condicionais que funcionam como escrows programáveis - requerem pre-requisitos para serem efetuados: um tempo limite, calculado em número de blocos, e uma frase secreta. A função hashlock requer que os destinatários forneçam uma frase de autenticação correta para requerer os fundos. Enquanto, que o timelock exige que o destinatário reclame os fundos em um tempo especificado, antes do prazo de validade expirar. Se o prazo expirar, quem enviou os fundos poderá requeri-los de volta.

O HTLCs pode ser implementado em dois cenários: negociações P2P utilizando Atomic Swaps ou Lightning Network.

Fontes:
https://medium.com/liquality/hash-time-locked-contracts-htlcs-explained-e88aa99cc824
https://btcmanager.com/an-introductory-guide-to-hashed-timelock-contracts/


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 15, 2019, 04:06:28 AM
O que são Inbound e Outbound capacity? Como o Inbound  capacity afeta o funcionamento da rede Lightning Network do Bitcoin, exemplifique.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 15, 2019, 10:57:40 PM
O que são Inbound e Outbound capacity? Como o Inbound  capacity afeta o funcionamento da rede Lightning Network do Bitcoin, exemplifique. (1+merit)


Dei uma olhada por cima antes e não entendi tão bem a ponto de explicar, porém vou tentar.

Se eu for enviar BTC a você através da LN, caso essa transação seja direta, não terá problemas.

Agora, se essa transação passar pela mão de mais gente, estas pessoas (ou seriam nodes?) precisam ter esse saldo para transmitir os BTC para frente..

Aqui tem um belo gif representando a Angela enviando BTC para Você, porém eu não entendi essa divisão ali no LNTOP
https://blog.muun.com/content/images/2019/04/Gif_1-2.gif

aqui outro gif bacana:
https://blog.muun.com/content/images/2019/04/Gif_2-1.gif
fonte: https://blog.muun.com/the-inbound-capacity-problem-in-the-lightning-network/


Esses BTC que você passa pra frente, não deveriam continuar na rota? essa parte eu não entendi, talvez eu deva ler com mais calma.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 16, 2019, 04:29:49 AM
O que são Inbound e Outbound capacity? Como o Inbound  capacity afeta o funcionamento da rede Lightning Network do Bitcoin, exemplifique. (1+merit)


Dei uma olhada por cima antes e não entendi tão bem a ponto de explicar, porém vou tentar.

Se eu for enviar BTC a você através da LN, caso essa transação seja direta, não terá problemas.

Agora, se essa transação passar pela mão de mais gente, estas pessoas (ou seriam nodes?) precisam ter esse saldo para transmitir os BTC para frente..

Aqui tem um belo gif representando a Angela enviando BTC para Você, porém eu não entendi essa divisão ali no LNTOP
https://blog.muun.com/content/images/2019/04/Gif_1-2.gif

aqui outro gif bacana:
https://blog.muun.com/content/images/2019/04/Gif_2-1.gif
fonte: https://blog.muun.com/the-inbound-capacity-problem-in-the-lightning-network/


Esses BTC que você passa pra frente, não deveriam continuar na rota? essa parte eu não entendi, talvez eu deva ler com mais calma.

Tente visualizar como se os BTCs "trafegassem" dentro dos canais - na prática é apenas uma contabilização de débito e crédito dentro de um endereço multiassinado. Quando o BTC sai de um node (output) ocorre uma dedução e ao chegar no destino (input), um incremento de saldo. Os nodes centrais (LNTOP e LNFIRST),caso não fechem nenhum canal, permanecerão com o mesma somatória de saldo. Assim, se o envio de BTC do LNIRST para o LNTOP fosse contabilizado ocorreria um problema. O LNTOP contabilizaria o recebimento de um BTC inexistente, ao fechar o canal entre LNFIRST haveria apenas 1 BTC dentro do endereço multiassinado, mas estaria contabilizado que o LNTOP deveria receber 2 BTC.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: sabotag3x on October 16, 2019, 03:45:16 PM
Tente visualizar como se os BTCs "trafegassem" dentro dos canais - na prática é apenas uma contabilização de débito e crédito dentro de um endereço multiassinado. Quando o BTC sai de um node (output) ocorre uma dedução e ao chegar no destino (input), um incremento de saldo. Os nodes centrais (LNTOP e LNFIRST),caso não fechem nenhum canal, permanecerão com o mesma somatória de saldo. Assim, se o envio de BTC do LNIRST para o LNTOP fosse contabilizado ocorreria um problema. O LNTOP contabilizaria o recebimento de um BTC inexistente, ao fechar o canal entre LNFIRST haveria apenas 1 BTC dentro do endereço multiassinado, mas estaria contabilizado que o LNTOP deveria receber 2 BTC.

Então basicamente um canal não consegue enviar BTC para outro? caso contrário, ficaria um buraco em um e uma sobra em outro..


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: alegotardo on October 17, 2019, 11:00:59 AM
Então basicamente um canal não consegue enviar BTC para outro? caso contrário, ficaria um buraco em um e uma sobra em outro..

Exato, vai empacar aí.

É por isso que a rede de "nodes" ainda precisa crescer muito ainda de forma a formar uma "teia de arranha" (sei lá a analogia correta) com vários caminhos onde existam nodes especializados para atender aqueles que mais recebem BTC (uma loja por exemplo), outros que estão constantemente fazendo pagamentos, etc.

Como li no site mencionado acima (a fonte dos gifs) esses nodes cobrariam uma certa taxa (fee) para prover a transferência dos BTC pela rede.
Vai ganhar mais quem tiver canais melhores, fazendo com que todos se esforcem mais para manter bons "relacionamentos" e assim tornar a rede LN mais forte.


Title: Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas.
Post by: Alveus on October 17, 2019, 03:02:58 PM
Então basicamente um canal não consegue enviar BTC para outro? caso contrário, ficaria um buraco em um e uma sobra em outro..

Exato, vai empacar aí.

É por isso que a rede de "nodes" ainda precisa crescer muito ainda de forma a formar uma "teia de arranha" (sei lá a analogia correta) com vários caminhos onde existam nodes especializados para atender aqueles que mais recebem BTC (uma loja por exemplo), outros que estão constantemente fazendo pagamentos, etc.

Como li no site mencionado acima (a fonte dos gifs) esses nodes cobrariam uma certa taxa (fee) para prover a transferência dos BTC pela rede.
Vai ganhar mais quem tiver canais melhores, fazendo com que todos se esforcem mais para manter bons "relacionamentos" e assim tornar a rede LN mais forte.

É que nem o @alegodarto mencionou - os bitcoins não poderão ser enviados para o destinatário. Uma solução é abrir canal direto com o destinatário ou ter um canal com um node bem conectado - inclusive tem pessoas pagando para abrirem canais com seus nodes, uma espécie de relacionamento pago.

https://i.imgur.com/cBjssz1.jpg