Aproveitar que o @l3pox falou brevemente no outro tópico sobre funding rates para criar um pequeno tutorial sobre o tema que é muito interessante e pode render uma grana.
O que são funding rates?Funding rates (taxas de financiamento) são taxas pagas de um trader para outro no mercado de futuros para manter suas posições abertas.
Taxa positiva = longs pagam shorts
Taxa negativa = shorts pagam longs
É um mecanismo para manter o preço futuro o mais próximo possível do preço spot, por isso pode pender para um lado ou paro o outro e ter mais ou menos variações.
Abaixo um exemplo do lendário James Wynn que perdeu uns US$ 100 milhões no mês passado, já pagou 452k USD para deixar seu novo long aberto em poucos dias:
Como montar uma posição?Vou começar do mais simples e seguro para os casos mais extremos.
O jeito mais fácil é comprar 50% em spot e abrir um short (com fundings positivas) com os outros 50%.
O trade mais seguro é em moedas com alta liquidez (BTC, ETH, etc). Os lucros são menores, nesses casos é comum que as fundings estejam em 0,01% a cada 8 horas, o que dá 10,95% ao ano (3*365*0,01%).
Nesse caso você está ganhando metade disso, 5,475% ao ano, porque a outra metade da sua posição está em spot. Os pagamentos são feitos a cada virada dos fundings (geralmente a cada 8h, dependendo da corretora)
Essa é a mesma estratégia que a Ethena usa para lucrar com sua stablecoin USDe ao invés de comprar títulos do Tesouro ou outros investimentos feitos por Tether/Circle/etc.
Dá para aumentar esses ganhos com alavancagem, ainda seguro no caso de BTC e ETH que tem pouca variação.
Se você tem 1.000 USD, compra 800 de BTC no spot e os outros 200 você shorta com 4x (total 800) para ganhar 8,76% ao ano (a exposição aumentou de 500 pra 800).
Se o preço estiver subindo a ponto de liquidar seu short, você pode fechar as duas posições, ou vender spot para adicionar margem.
Você precisará pagar as taxas de compra/venda.. varia muito de corretora para corretora.. mas resumindo, é uma posição que precisa ficar aberta por um período mais longo para compensá-las.
Há pouca variação nessas moedas grandes (imagem abaixo do BTC), então isso não é problema nesse caso.
Indo um pouco mais a fundoOutro jeito de ganhar dinheiro com as fundings rates é ganhando com staking de alguma moeda.
Por exemplo, Celestia (TIA) paga 11,6% ao ano no staking.. você pode abrir um short para ganhar funding rates do outro lado.
Tem um pouco mais de variação do que o BTC, ETH e outras maiores, então pode dar menos ou mais lucro.
Rates em -0,01% = -10,95% + 11,6% do staking (0,325% ao ano (0,65%/2))
Rates zeradas = 5,8% ao ano (11,6%/2)
Rates em 0,01% = 10,95% + 11,6% (11,27% ao ano)
Ainda dá para alavancar o short, mas tem momentos que elas ficam negativas (gráfico abaixo) e isso pode dar prejuízo.

Obs: o gráfico é uma média por corretoras, sempre bom ver quais estão pagando melhor (e o histórico)
Só vejo como melhor em relação ao exemplo anterior caso você queira farmar algum possível airdrop ou coisas do tipo na Celestia ou outra rede sem se expor à moeda.
Próximo nível do icebergComo corretoras tem funding rates diferentes, também é possível fazer arbitragem entre futuros.
O primeiro problema é que essas janelas se fecham rápido demais e você precisa ficar pagando taxas de negociação para as corretoras para abrir/fechar as posições (mais barato que spot, mas ainda machuca).
O melhor lugar para acompanhar essas oportunidades é o Coinglass (
https://www.coinglass.com/FrArbitrage)

Atualmente você consegue 861% ao ano abrindo um long de IDOL na Gate e um short de IGOL na MEXC, por exemplo, mas não dura muito tempo.
O segundo, e maior problema, é a liquidez e volatilidade (também vale para spot/futuro que não seja BTC, ETH).. nas moedas grandes você consegue entrar e sair sem problemas a qualquer momento, já nessas shitcoins você corre o risco de perder muito mais que lucrou devido a preços descasalados por variações momentâneas e spreads maiores.
Nível Kraken, o fundo do icebergCada corretora tem um limite de funding rates e também um tempo.. o padrão é algo entre 4 a 8 horas, já na Kraken é de 1 em 1 hora.
Além de ser de hora em hora, o limite da Kraken é de 2,5%.. Vamos as contas: 2,5%*24 horas*365 dias = 21.900%.. sim, você pode ganhar 10.950% ao ano (21.900%/2) (spoiler: não vai).

O problema é que não há liquidez nenhuma nessas shitcoins.. parece que não tem market maker ali.. já vi book com mais de 70% de spread.
Somado a isso, essas fundings são muito mais variáveis e podem chegar a -2,5% também, o que significa que você perderia todo valor de sua posição vendida em 40 horas.. e se você tentar sair, pode não ter liquidez nenhuma.
Na imagem abaixo, por exemplo, você conseguiria ganhar 3% (6%/2) com os fundings da moeda CATI em apenas 24 horas (1.095% ao ano (2.190/2):

Na Kraken dá para colocar um gráfico do histórico das fundings.. ajuda a entender o comportamento do mercado.
Fundings da CATI (diário):

Fundings da GLMR (diário), bem mais voláteis:

Bom brincar com uns 50-100 USD.. mas não vale a pena o tempo perdido já que tem que ficar cuidando toda hora (literalmente).
FimAtualmente a Hyperliquid é a queridinha do mercado, corretora descentralizada, também com ótimas fundings.. risco maior de hack/exploit (na minha visão) do que outras corretoras, mas sem KYC, etc.. o @l3pox ofereceu o ref link dele no outro tópico, quem tiver interesse pode usar o dele (espero seus comentários)
Fora isso já vi muitas oportunidades na Bitget e Bybit sem esse nível de loucura da Kraken (recompensas menores (ex: 100% ao ano), mas menos voláteis).. bom olhar pela Coinglass (
https://www.coinglass.com/FundingRate) filtrando pelas corretoras que você gosta/confia.. o problema é que as porcentagens mostradas ali não levam em conta o tempo dos fundings das corretoras, vai mostrar 2,5% da Kraken em 1h e 1% da Bitget em 8 horas, por exemplo.. tem que ter um pouco de atenção nas análises.
Americanas como CryptoCom e Coinbase não aceitam brasileiros, nem adianta tentar (já tentei).
Finalizando, há o risco de deixar suas moedas em corretoras (já vimos muitas falirem).. e ser liquidado em casos de shitcoins.. o problema não é ser liquidado já que você tem uma posição comprada na outra ponta, mas sim o preço subir, te liquidar, e então despencar (acontece direto com listagens de memecoins na Binance).
Espero que o texto agrade algum degen.. obs: também desconheço a legislação brasileira, façam suas próprias pesquisas para saber se os políticos deixam vocês operarem futuros.