Bitcoin Forum
June 15, 2021, 07:20:49 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 0.21.1 [Torrent]
 
  Home Help Search Login Register More  
  Show Posts
Pages: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 »
1  Bitcoin / Wallet software / Re: Sparrow Bitcoin Wallet on: November 20, 2020, 03:53:13 PM
Is this wallet opensource?
2  Local / Português (Portuguese) / Re: Inglês é essencial? Ou não? on: October 12, 2020, 05:35:37 PM
Quem não souber inglês e gostaria de começar, recomendo começar por aqui: https://www.shertonenglishpt.com/

Ouçam muito áudio e vídeo, de preferência com tradução para Português para quem está iniciando, recomendo este: http://www.mairovergara.com/category/aprendendo-ingles-com-videos/ ou esse: https://aulasdeinglesgratis.net/

Dica PRINCIPAL que faz muitos iniciantes desistirem de estudar inglês: NÃO SE PREOCUPEM EM APRENDER A GRAMÁTICA, pelo menos por enquanto, gramática é um dos últimos estágios do aprendizado de um idioma. Aprenda o inglês falado primeiro (através de conversas com nativos ou assistindo séries).

Quando seu entendimento (lintening ou input) estiver +ou- (intermediário) comece a assistir séries com legenda em português, depois o mesmo episódio com legenda em inglês e por último, o mesmo epsódio sem legenda e com áudio somente inglês.

Use um software que ajuda a não esquecer as frases, vocabulários que você aprendeu, (Pesquise no Google, você entenderá), essa ferramenta é simplesmente maravilhosa para quem está aprendendo alguma coisa.
3  Local / Primeiros Passos (Iniciantes) / Re: Carteira de bitcoin on: February 09, 2020, 07:16:04 PM
Para valores iniciais recomendo Bitcoin core ou Electrum

Para quantidades grandes recomendo uso de uma carteira física como Trezor!

Veja aqui a lista de carteiras recomendadas:

Manual de Carteiras Bitcoin, o que é carteiras, tipos de carteiras e backup

Guia de carteiras de criptomoedas: um tutorial passo a passo

Guia definitivo de carteiras físicas (as mais recomendadas para manter grandes quantidades de bitcoin em um armazenamento offline)
4  Local / Criptomoedas Alternativas / Re: Qual a maneira mais segura de resgatar tokens de uma carteira Ethereum? on: February 09, 2020, 07:02:37 PM
Tenho uma carteira Ethereum parada a alguns anos e com o passar do tempo fui recebendo varios tokens... estava dando uma olhada hoje e vi que tenho um token que representa um valor considerável e esta listado em varias exchanges.

Os ethereum estão hoje na carteira Exodus e vi que uma das formas para transferir esses tokens para uma exchange seria importando a chave privada da carteira na myetherwallet... Alguém conhece outra maneira?

Minha preocupação principal é resgatar esse token mas sem colocar em risco o saldo de Ethereum... já usei MEW antes mas sempre com baixos valores pois não sinto muita confiança.

Qualquer dica será bem vinda.
Qual é o formato de backup da carteira Ethereum, onde criou ela? Ob backup é em formato mnemônico? Arquivo keystore? Se for em formato mnemônico, infelizmente não há outra opção a não ser myetherwallet ou mycrypto, a não ser que você compre uma hardware wallet e importa a carteira nela para resgatar os tokens, mas você terá de fazer isso, afinal, você apenas quer vender tudo ou parcialmente seus tokens, não é? Não há como importar a carteira sem importar a carteira ETH, pois seus tokens dependem da rede ETH, estão na rede do Ethereum.

Se por algum motivo você tem medo de perder seu saldo por hack usando myetherwallet ou qualquer saldo online, basta desconectar o seu computador da internet no momento em que acessa a myetherwallet.
5  Local / Português (Portuguese) / Re: Kraken consegue violar Trezor One e Trezor Model T e ter acesso à wallet on: February 01, 2020, 04:35:37 PM
Viram essa notícia do Criptofácil?
A Kraken encontrou uma falha na Trezor One e Trezor Model T.

Mas não fiquem tão apavorados pois o processo necessita de acesso físico ao dispositivo e equipamento especializado.
A grosso modo, eles usam alta voltagem nos chips para "bugar o equipamento" e obter acesso à seed.

Uma solução para o problema, além de obviamente impedir o acesso físico ao dispositivo, é utilizar uma passphrase já que essa wallet oculta não é violada no ataque.

Então, a menos que tu seja igual ao @Paredao que tem uma fortuna de bitcoins e não gosta de Ledger (deve ter uma Trezor), ou tem uma Trezor mas faz uso da passphrase... não precisa se preocupar.
Isso mesmo @alegotardo, uma simples função trivial chamada Passphrase BIP39 que já existe em algumas carteiras como a Electrum bitcoin wallet já atenuaria a vulnerabilidade, que cá entre nós, isso já existe faz tempo, por isso o recomendado é utilizar Passphrases em hardware wallets ou usar SEM passphrase somente o valor de "bolso" do dia-a-dia, e sua real fortuna em uma carteira oculta protegida por Passphrase.

Isso requer uma responsabilidade especial, se você por exemplo tem o costume de esquecer ou perder senhas, é melhor não usar criptografia BIP39, pois a chance de perder fundos por conta de falha humana é grande.

Vai sair um artigo especial sobre quais cuidados tomar ao usar Criptografia BIP39, linko aqui quando estiver pronto.
6  Local / Português (Portuguese) / Re: Vamos falar sobre Privacidade no Bitcoin...? on: January 31, 2020, 11:35:32 PM
Como saber se um P2P é de confiança?

Simples, utilize o famosos sistema de reputação feito pela comunidade como o catálogo P2P, negocie com os vendedores com mais referências, estes provavelmente estão em dia com a receita e seria muito ruim para seus negócios caso nenhuma providência seja tomada. OU utilize a Bisq que possui um sistema de robusta, até hoje eu nunca li relato de alguém que foi lesado usando a Bisq. Utilize sempre plataformas P2P para negociar.

Todo pagamento é cria vínculo entre você e aquele endereço.

Sim, porém se você não repetir o endereço as chances de lhe identificarem na rede são mínimas.

Sobre a preocupação de não reutilizar endereços... Gente, praticamente toda carteira HD troca o endereço automaticamente, isso por sí só já é um bom nível de privacidade.

Felizmente as transações da rede bitcoin são públicas, mas pseudônimas, não há nada que ligue você a seus endereços como RG, CPF, somente se você transferir para serviços centralizados como Exchange, mas eles não ficam toda hora monitorando IPs dos usuários, a não ser que a PF, RE e outros orgãos "peçam", e acredito que conforme a receita vem fechando o cerco a cada dia mais, esse dia está próximo e todos terão de ser forçados a usarem plataformas descentralizadas como as DEX e OpenBazzar para negociarem bitcoins e mercadorias.
7  Local / Português (Portuguese) / Re: Reino Unido irá rastrear transações feitas com Bitcoin, Ethereum e outras cripto on: January 31, 2020, 12:44:53 PM
Eu não acho interessante ter que entregar os meus fundos para um serviço de mixer para obter privacidade, acho que CoinJoin, a não reutilização de endereços e bitcoin sobre Tor já ajuda a combater estes problemas de privacidade, não indico serviço de mixer, futuramente com as implementeções pós-segwit como Taproot/Schnorr implementará ainda mais privacidade e fungibilidade para o Bitcoin, não indico serviço mixer nunca, afinal, você entregará a posse de todos os seus fundos.
8  Local / Português (Portuguese) / Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas. on: January 27, 2020, 02:24:47 PM
O que são Colored Coins e como elas funcionam?
9  Local / Português (Portuguese) / Re: Vamos falar sobre Privacidade no Bitcoin...? on: January 26, 2020, 03:28:43 AM
Pra mim, isso por enquanto é muita paranoia. No meu uso, qualquer funcionariozinho de banco com um pouco de acesso já tem acesso ao saldo de clientes e ninguém se preocupa com isso. Com o BTC é bem mais complicado, precisaria associar meus endereços ao meu ip, descobrir junto a operadora quem estava utilizando aquele ip naquele momento. No meu caso a electrum já supre bem as minhas necessidades.

Mas pra quem necessita de privacidade por algum motivo, seja para fugir de regimes autoritários, seja para outros motivos como esconder o seu saldo real de terceiros, suas soluções são bem interessantes. Não sabia que daria pra associar a electrum ao seu próprio nó, bom saber.
Sim @Loganota, tem como conectar a Electrum ao seu full node do Bitcoin Core e você mesmo validar as suas transações que fizer na Electrum pelo Full Node, eu consegui fazer isso, em breve postarei o tutorial aqui para quem estiver interessado...
10  Local / Português (Portuguese) / Vamos falar sobre Privacidade no Bitcoin...? on: January 25, 2020, 03:18:28 PM
VOcê se preocupa com Privacidade? Não? POis deveria...

Você já pensou que pode estar sendo monitorado pela PF, RF e outras instituições e quem sabe um potencial criminoso interessado nos seus fundos?

Por que isso acontece e por qual motivo deveria me preocupar?

Infelizmente algumas carteiras não fazem o roteamento de transações corretamente igual o Bitcoin Core, permitindo que associem a sua transação ao seu IP real, os clientes leves que não baixam a blockchain fazem isso ou tem o seu próprio node central, se eles estiverem armazenando logs que incluem o seu endereço bitcoin ou IP, chave pública mestre e por aí vai... Pode ser um brecha para a sua privacidade, o que significa que uma autoridade central podem exigir esses dados. Digo isso pois não muito tempo atrás, alguns exploradores de blocos como blockchain.info deixavam visíveis os IPs que transmitiam as transações, tudo bem que não podia ser o seu IP, mas o nó que recebeu aquela transação e o último que retransmitiu aquela transação foi colocado lá como se fosse ele que fez a transação.

O Bitcoin Core não permite que transações que você faça sejam associadas ao seu IP real, pois o seu nó valida cerca de centenas de transações com os outros nós, incluindo a sua, então não dá para saber quem foi que fez aquela transação... Veja mais detalhes aqui > https://bitcoin.org/en/bitcoin-core/features/privacy

O uso de uma VPN confiável (que não armazenam logs) também permite aumentar a sua privacidade na rede, pois a VPN faz o processo de tunelamento criptográfico dos seus dados, conectando você a servidores de outros países e o seu IP passa a ser de outro país. Outro método de de desassociar o seu IP é o uso do Tor (The Onion Router), dessa forma se você fizer transações do seu cliente ficará praticamente impossível de associa-la ao seu IP, mas a maioria dos clientes leves possuem servidores centrais que podem estar armazenando logs, isso não é interessante, além disso, você só irá obter a segurança máxima do Tor se estiver navegando na rede Onion, onde tudo é criptografado, impedindo que nós de saída do Tor bisbilhotem a sua navegação - https://cpiciber.codingrights.org/tor-onion/ A não ser que você utilize VPN + Tor.

Não há muita escapatória, mesmo que você utilize um Full node sobre Tor ou VPN, a partir do momento que você enviar ou sacar seus fundos de ou para uma Exchange, a sua privacidade vai para o saco, pois as exchanges possui o seu KYC sabe o seu endereço Bitcoin e IP, então o ideal seria utilizar P2P de confiança ou a Bisq - https://gazetalibertaria.news/joaogabriel/conheca-a-bisq-a-exchange-descentralizada/

Mas eu não escondo nada e nem sou um criminoso, tudo isso não importa para mim

Sim, mas e futuramente quando o Bitcoin já estiver uma fortuna e todo mundo saber que você tem? Então comece a usar o Bitcoin Core hoje mesmo, você pode inclusive conectar clientes leves como a Electrum ao seu Nó e usufruir toda a privacidade do Bitcoin Core.

Segue algumas wallets que dão a opção de conectar ao seu Nó:

Electrum - Muito difícil e não tem tutorial decente em português ensinando - Vou deixar aqui um tutorial do bitcoinheiros, quem conseguir comenta aí - Tutorial

Bitcoin wallet android - conecta direto ao seu nó, basta entrar com seu IP que o nó está executando e a porta 8333

BlueWallet - Se conecta direto ao seu servidor Electrum

Samourai wallet - Não testei.

O que vocÊs acham disso tudo? É muita paranoia ou não tem nada demais? Quais outras formas de aumentar a sua privacidade? CoinJoin?
11  Local / Brasil / Re: BINANCE aceitará transações em REAL apartir de HOJE on: December 18, 2019, 03:25:45 PM
Quais exchanges brasileiras que aceitam 2FA físico como as yubikeys? sei que é meio off-topic mas é porque não achei o tópico que fala só de exchanges brasileiras.
12  Local / Português (Portuguese) / Re: Por que grandes empresas estão parando de aceitar Bitcoin??? on: December 16, 2019, 03:43:35 AM
Tenho Bitcoins mas a quantidade de lojas aceitas ainda é muito pouca para gastar moedas, e as que estavam aceitando estão deixando de aceitar, aí fica complicado.

O Bitcoin descentraliza o comércio e as trocas voluntárias, dando mais poder aos indivíduos garantindo assim controle total dos fundos e mais segurança e privacidade nas transações, isso que essas empresas deveriam se preocuparem.

Bitcoin também nos ajuda a atingir nossos ideais de liberdade, quanto mais pessoas aderindo, menos pessoas usando dinheiro impresso estatal, isso diminui o controle do estado sobre os indivíduos.
13  Local / Português (Portuguese) / Re: Por que grandes empresas estão parando de aceitar Bitcoin??? on: December 15, 2019, 06:48:47 PM
Eh, parece que a Lightning Network é a nossa única esperança no momento, espero que em 2020 isso avance e torne-se mais fácil, e principalmente, mais seguro.
14  Local / Português (Portuguese) / Por que grandes empresas estão parando de aceitar Bitcoin??? on: December 15, 2019, 04:27:45 PM
Eu lembro que a Dell.com aceitava bitcoin, parou de aceitar devido a baixa demanda, a Steam começou a aceitar e depois parou de dar suporte devido a alta volatilidade, microsoft parou de aceitar...

Por que isto está acontecendo já que não há nenhum custo envolvido para manter essa forma de pagamento, já que a maioria dos gateways de pagamento cobram apenas uma taxa de 1% da compra, isso quando o cliente compra nessa forma de pagamento?

A questão da volatilidade não há desculpa, pois uma vez que você recebe em Bitcoin poderá converter em moeda fiduciária imediatamente (dependendo do gateway), e se o (cliente pedir reembolso ele deverá receber em fiat (de acordo com os termos)

Enfim, isso é tão triste, o que vocês pensam disso?
15  Local / Português (Portuguese) / Re: Black Week hardwallets Trezor e Ledger on: December 13, 2019, 11:49:53 PM
Se o usuário tiver colocado senha BIP39 é praticamente impossível hackear qualquer hardware wallet que seja (principalmente as mais famosas como Ledger e Trezor wallet),

Parece que o pessoal enche a boca para falar que hardware wallet tem uma vulnerabilidade física, mas esquecem desse detalhe, por incrível que pareça toda carteira tem essa vulnerabilidade física, chamada de ataque de R$ 15, consiste em qualquer coisa que custe este valor (chave inglesa, dentes de alicate) para ser usados como método de tortura a fim de forçar o usuário a fornecer o senha pessoal da carteira. Por incrivel que pareça também, como a BIP39 é uma senha oculta, você pode entregar a "wallet do ladrão" para o bandido (ou agente estatal)  Roll Eyes
16  Local / Português (Portuguese) / Re: Black Week hardwallets Trezor e Ledger on: December 07, 2019, 12:00:51 PM
Se o processador de pagamentos for confiável como o BitPay, se qualquer coisa der errado na hora da compra, como o vendedor não cumprir com a parte da entrega, acredito que você pode recorrer ao BitPay, não é?  Roll Eyes
17  Local / Português (Portuguese) / Re: Ajuda com BLOCKCHAIN.INFO meus btc estão sumindo! on: November 28, 2019, 03:28:05 AM
Opção é o que não falta, novamente frisando: Faça o backup da carteira em local seguro, como em um papel ou em placas de titânio ou aço, de preferência criar uma frase-senha BIP39 (Semelhante ao BIP38), esta funcionará como uma criptografia de ponta adicionando uma 2° autentificação na sua wallet, de modo que quando fores recuperar, além do backup mnemônico, será necessário essa senha (BIP39), mas atenção, não pode esquecer tanto o backup da carteira que é a frase mnemônica nem a sua frase-senha BIP39.

Não utilizem esta carteira, está provado que a blockchain luxenburgo não está preocupado com a segurança de seus usuários, depois de tantos relatos de racks, roubos inexplicáveis, phishings (estes não tem muito o que fazer mesmo), ela não melhora a segurança, mas como o @Loganota disse, a culpa na maioria das vezes são dos usuários que são leigos e desleixados.
18  Local / Português (Portuguese) / Re: Minha visão sobre segwit on: November 28, 2019, 03:17:10 AM
Fiz uns pagamentos nos últimos dias usando o tal segwit e caiu rapidinho pagando uma taxa irrisória. Ainda bem que certos lugares onde compro meus eletrônicos os caras estão aceitando pagamento em Bitcoins com o segwit.  Grin Grin Grin
Que ótimo, esse lugar onde você compra seus eletrônicos é loja física ou na internet? Pois não tem muitos lugares vendendo eletrônicos por bitcoin.

A minha wallet está configurada para receber e enviar troco para endereços bech32, inclusive postei o tutorial aqui, acho que não será mais necessário, quem sabe assim as outras carteiras sigam o mesmo exemplo, adotando o padrão BIP84 por padrão e vermos as taxas caírem ainda mais!!
19  Local / Português (Portuguese) / Além dos vários relatos de roubos, por que a blockchain wallet é tão insegura? on: October 07, 2019, 05:36:47 PM
Tem vários relatos de roubos desta web wallet que já é antiga, fazem muitos novatos a pensarem que se trata da carteira "original" só porque tem blockchain no nome, os novatos de cara já caem nela, eu usava ela até 2016, eu nunca coloquei todos os meus fundos lá, pois sabia que poderia dar ruim. Usava mesmo sabendo que era insegura. Aqui estão um dos vários relatos de roubo que consegui reunir desta carteira web:

https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/2611871395489679/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/2564193183590834/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1883507294992763/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1803743246302502/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1817235134953313/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1087562261253941/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1700072403336254/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1422984187711745/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1768233583186802/
https://www.facebook.com/groups/btcbr/permalink/1034397073237127/
https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/1pxcif/i_just_lost_301btc_70000_on_blockchaininfo_use/
https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/7cz9pu/bitcoin_stolen_from_blockchaininfo_wallet_even/
https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/99tw18/btc_stolen_from_blockchain_wallet_funds_still_in/
https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/7h8jcl/my_blockchain_wallet_was_hacked_and_all_my_coins/
https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/d5fjsv/24_btc_hacked_from_blockchain_wallet25000_stolen/
https://bitcointalk.org/index.php?topic=2445658.0
https://bitcointalk.org/index.php?topic=875805.0
https://livecoins.com.br/processo-google-roubo-bitcoins/ (novo)

Eu fico imaginando, será que tem muitas brechas este site? Ou são os donos que roubam dos usuários? Há relatos de usuários que foram roubados inclusive com 2FA ativado, há relatos também de usuários que caíram em phishings da web wallet. Tem alguma publicação de algum programador que visualizou o código da carteiras deles?

Ou seja, além dos vários relatos de roubos citados acima, tem mais alguma coisa que prove o por quê desta wallet ser tão insegura?
20  Local / Português (Portuguese) / Re: Utilizar um gerente de conta para cuidar dos meus btc on: October 01, 2019, 11:53:08 PM
Se você mantiver suas moedas na posse de terceiros de forma que você mantenha suas chaves privadas com terceiros, você pode assumir que essas chaves estão comprometidas e seus bitcoins estão em risco.
Pages: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 »
Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!