Não entendo muito bem, mas pelo que li o mantle veio para tirar o gargalo das cpus de baixo desempenho quanto estas limitam os fps em jogos. Ele melhora a performance em alguns jogos mas nada extraordinário. Quanto a mineração vai depender da implementação pelos desenvolvedores, mas o Mantle já tem uns 2 anos, deu tempo de alguém implementar, como não aconteceu até agora acho que não vai mais.
Existem muito poucos desenvolvedores de GPU para criptomoedas. Eu diria menos de 30, talvez menos de 10. A não ser que a diferença de performance seja significativa, ninguem vai se dar ao trabalho de adaptar a uma nova tecnologia. Só pra dar o exemplo do X11. Quando eu peguei o algoritmo pra otimizar, ele estava a mais de 1 ano sem ninguem "mexer". E só fiz isso porque eu estava "empolgado" aprendendo a programar pra GPU. Depois disso, só foi mexido mais uma vez, pelo wolf0. Ambas as mexidas melhoraram o desempenho em 30 a 40%. Agora se demora 1 ano pra alguem investir numa melhora de 40% num algoritmo, imagina se for uma melhora de 5 ou 10% apenas? NINGUEM vai se dar ao trabalho.
Dito isso, também acho que a tecnologia não impacta as criptomoedas, porque não afeta o processamento e sim a transmissão de dados entre a CPU e a GPU. A quantidade de dados transmitida num minerador de criptomoedas é minima, e fica longe de ser o gargalo. Ao contrário de jogos onde vc reescreve uma tela inteira de uma vez (vários megabytes de uma só vez), na mineração vc transmite 80 bytes para cada 4 GH processados. Se sua placa minerasse a 4Gh/s (nenhuma faz isso), vc estaria transmitindo dados a incrivel taxa de 80 bytes/s. Dá pra fazer isso com pombo correio sem impactar a performance...