Não é fácil, mas não é impossível. Eles precisam "ficar mais atraentes" para os investidores. Acredito que uma estratégia seria facilitar a criação de memecoins por exemplo, assim os usuários financiariam pagando taxas para a blockchain principal. Ou o puro marketing mesmo para atrair investidores de cripto ou do próprio mercado tradicional, trazer projetos reais que impulsionem a coin para outras áreas e públicos. Enfim, consegui listar essas bem simples, imagina eles que estão na core do negocio.
Mas, pagar taxas não aumenta o marketcap. O que aumenta isso é dinheiro novo a entrar. É verdade que para pagar-se a taxa, tem de se ter a coin da taxa. Mas, normalmente um mau investidor em memecoins, compra o mínimo da coin das taxas e depois gasta fortunas em memecoins. No final, o marketcap não subiu assim tanto.
A nível de marketing, vejo muitas empresas a cripto com tokens próprios, mas não vejo o marketcap desses tokens a subir assim tanto. No final, apesar de muitas pessoas ainda irem atras a ilusão das qualquercoin, a maioria começa cada vez a focar-se apenas nas maiores. Mesmo assim, nem o ETH tem subido significativamente.
Quando falamos em taxa de rede, sim. Mas pensa em um pump.fun, os caras lançaram um site onde você criava uma memecoin do zero com foto e descrição, permitiram comentários tipo 4chan e faziam todo o processo de lançamento em dex, etc... tudo isso cobrando uma taxa no processo, não de transação, mas sim de serviço (tipo: toda moeda vai dar 1% do valor pra gente).
Basicamente venderam pás no topo do gold rush e tinham faturado $647 milhões até mês passado (sim, meio bilhão

).
Pse, são justamente esse tipo de ideia/serviço que vai ajudar aos usuários a comprarem moedas. Lembro da "extinta" Waves, que o modelo da blockchain permitia que fossem distribuídos "dividendos" semanais para os detentores da moeda, desde que essas moedas estivessem empregadas em uma pool, ou algo nesse sentido.
Essa é outra ideia que tanto fomenta o usuário a comprar mais moedas, como a divulgar indireta ou diretamente. Então, as vezes nem precisa de um sistema complexo de marketing ou produto. O simples pode gerar meio bilhão, como no exemplo acima.