|
January 18, 2014, 05:10:02 PM Last edit: January 18, 2014, 06:03:41 PM by FreedomDealer |
|
Este post não é sobre como pagar imposto sobre a venda de bitcoins, e sim sobre como informar na declaração anual o imposto já pago.
Considerem as pessoas que pagaram imposto sobre ganho de capital (DARF código 4600) obtido com a compra e venda de bitcoins em exchanges brasileiros (Mercado Bitcoin, B2U, Bitfication, etc.). Quem essas pessoas vão colocar como compradores dos bitcoins na hora de preencher a declaração anual? A receita pede nome e CPF ou razão social e CNPJ do comprador do bem. As únicas opções que eu vejo são deixar em branco (Pode? Será que não dá erro na hora de transmitir a declaração?) ou colocar o CNPJ do exchange. O problema de colocar o exchange como comprador é que o exchange provavelmente não vai colocar na declaração dele que ele comprou os bitcoins, afinal ele é apenas um intermediário. Ou seja, alguém vai cair na malha fina e poderá ter problemas pra se explicar, seja o vendedor dos bitcoins, por falta de recibo de venda, ou o exchange, por transferência de dinheiro não justificada pra conta do vendedor.
Qual a opinião de vocês sobre isso? Como os exchanges e seus clientes devem preencher a declaração anual sem que um prejudique o outro?
|