Isso é muito ruim. Acredito que a comunidade brasileira tinha que se unir para combater isso. Senão, cada vez mais a imagem das criptomoedas ficará manchada na mente dos brasileiros. Levando as pessoas a não investirem mais no mercado.
O problema é que o brasileiro "médio" é muito mal-educado quando o assunto é mercado financeiro, investimento, privacidade online, etc... Lembro bem que o Brasil era um dos países com maior número de usuários no Facebook e outras redes sociais intrusivas. Agora tenta puxar um assunto que envolve criptografia + moeda digital + privacidade. A única coisa que entra facilmente é "Bitcoin = ganhar dinheiro com pirâmide".
Uma vez estava conversando com um cara que me vendeu meu smartwatch e ele começou a falar que o amigo dele ganhava dinheiro com BTC através da Minerworld. Entrei no instagram do cara e ele era aqueles "influenciadores" com texto estilo "saiba como conquistar a independência financeira agora, fale comigo na DM". Infelizmente, mexer com criptomoedas no Brasil é a mesma coisa que trabalhar com MMN.