Uma sugestão de
Projeto de Lei enviado ao Senado Federal do Brasil quer que o país adote o Bitcoin como reserva de valor.
A proposta, publicada no portal legislativo do Senado, foi apresentada por um morador do Estado da Bahia chamado Gustavo Gomes e seria inspirada no projeto de lei de El Salvador, que adotou o BTC como moeda legal. Diz o texto:
“TENDO EM VISTA OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS É NECESSÁRIO QUE NOSSO PAÍS ADQUIRA PELO MENOS 5%~10% DO FORNECIMENTO TOTAL DO BITCOIN. PRÓXIMA MOEDA MUNDIAL UTILIZADA COMO RESERVA DE VALOR PELOS PAÍSES.”
Concordo com o Paredao, isso não vai dar em nada.
E é só uma forma de um senador tentar angariar uns votos da galera de criptomoedas.
Imagina, o brasil adquirir 5% do fornecimento total de bitcoins, totalmente delirante.
O Estado já ganha dinheiro suficiente confiscando a riqueza dos habitantes por meio dos impostos. Não precisa passar por esse tipo de risco.
O que o Estado pode fazer é promover mais facilidade para os cidadãos se exporem ao risco do Bitcoin, com uma regulação decente como o Paredao falou. Isso poderia atrair empresas de outros países, que trazem muito dinheiro, como El Salvador esta tentando fazer.
O Bitcoin foi feito para indivíduos, não para Estados. Eu acho que o Brasil ganharia mais fazendo uma moeda digital do Real emitida pelo Banco Central ou tentando atrair empresas da tecnologia blockchain.