Bitcoin Forum
June 23, 2024, 01:20:04 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: É proibido poupar  (Read 17 times)
MartinsCoin (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 70
Merit: 11


View Profile
July 20, 2021, 09:14:55 PM
Last edit: July 20, 2021, 10:03:51 PM by MartinsCoin
 #1

Uma política monetária inflacionária é perversa porque destrói o conceito de reserva de valor.

Todo trabalhador que acumula os frutos de seu trabalho precisa escolher onde armazenar esta riqueza criada ao longo da vida.

Mas ele é um trabalhador. Se for um dentista, sabe cuidar de dentes. Se for professor, sabe dar aulas. Se for um pedreiro, sabe construir casas. Se for carteiro, sabe entregar cartas.

Com um bem monetário capaz de manter o poder de compra durante décadas ou até séculos, os frutos do trabalho podem ser armazenados sem problema nenhum neste mesmo bem.

Por exemplo, os preços dos bens agrícolas no Império Romano em termos de gramas de ouro mostram que eles têm notável semelhança com os preços atuais. Se um padeiro romano tivesse acumulado sua renda em ouro, seus herdeiros de hoje em dia poderiam, com este ouro acumulado séculos atrás, comprar mais ou menos a mesma quantidade de vinho, gado ou cerveja.

Em um sistema inflacionário, ninguém mais acredita que os frutos do trabalho de uma vida inteira podem ser deixados em moeda fiduciária (que deveria funcionar como bem monetário) no banco durante um tempo considerável.

A cada ano, este valor cai drasticamente e este trabalhador que não sabe nada sobre “investimento” precisa escolher algum lugar para deixar seu dinheiro para não perder o poder de compra de sua riqueza.

Pessoas que deveriam ser somente poupadoras se tornam investidoras indiretas. Daí nascem outros “especialistas” que vendem opções de investimento para o trabalhador que nada sabe de macroeconomia, dólar, fundos multimercado, CDI, LTN, Ibovespa, câmbio, etc.

Estes especialistas vão convencê-lo que deixar o dinheiro na poupança é coisa de otário e que é melhor fazer como o Luciano Hulk e deixar o dinheiro rendendo na bolsa de valores.

O resultado disso estamos vendo hoje em dia. O governo acabou com qualquer tipo de conta poupança e ao mesmo tempo gestoras de fundos e corretoras que até ontem comemoravam “mais de 1 milhão de novos CPFs” que entraram na bolsa de valores estão desesperadas porque este valor está virando pó.

Um sistema extremamente frágil onde riquezas de uma vida inteira foram destruídas em poucos dias. Se a política monetária inflacionária não tivesse transformado todos os poupadores em investidores, esta catástrofe nunca aconteceria

Só seria investidor ou empreendedor quem quisesse assumir este risco. Quem não quer, quem quer simplesmente acumular sua riqueza sem se preocupar, não precisaria confiar em nenhum falso especialista ou empresa para manter seu poder de compra.

Depois vão falar que foi um “cisne negro” que acabou com a farra: um evento totalmente imprevisível como coronavírus acabou com suas previsões infalíveis. Nada disso. A crise de 2008 foi adiada para uma maior e a farra continuou em um sistema cada vez mais frágil.

Estima-se que o FED terá que dobrar seu balanço para “salvar” o mercado mundial. Boa sorte. Como disse no último post, é como bombear sangue em um cadáver.

Um advogado conhecido meu, assustado com mercado, mandou um e-mail para sua gestora que investe sua riqueza e perguntou se poderia receber seu dinheiro de volta.

O funcionário da gestora falou para não se preocupar, essa crise é passageira, os Bancos Centrais vão ajudar o mercado e tudo vai voltar a ser como antes. Então tá, né?

Texto extraído do blog de Guilherme Bandeira
Fonte: https://guilhermebandeira.substack.com/p/-proibido-poupar
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!