Mas, o que o facto de não ser multisig (se realmente não for) retira segurança do ETF? Julgo que não. Pelo menos não tenho essa ideia.
Basta guardar a seed num local, onde é preciso 3 ou 4 pessoas autorizarem o acesso.
Por sua vez, a longo prazo eles não deverão querer vender, apenas querem que entre fundos sem sair. Então, desde que a seed esteja realmente bem guardada, não deve haver grandes problemas.
Mas Joker, o que você está pensando com ''basta guardar a seed num local, onde é preciso 3 ou 4 pessoas autorizarem acesso'' ? Isso não seria EXATAMENTE para o que a multisig foi pensada? Não entendi seu ponto de vista aqui.
Se estiver em UM LUGAR, continua sendo um risco grande.
Começar com 1 não significa necessariamente que o endereço tem uma única private-key guardada no cofre de alguem.
Por exemplo, o que muitas empresas de custodia tem feito hoje em dia é utilizar a tecnologia MPC para gerar os endereços.
O que é MPC e por que é diferente do sistema de custódia das carteiras físicas de criptomoedasJá no MPC (do Inglês “Multiparty Computing”), cada chave privada é constituída de diversos pedaços chamados “Key Shares” que são armazenados de forma distribuída e independente em diversos servidores, e nunca entram em contato entre eles. A assinatura de uma transação é feita através da geração de assinaturas parciais com cada ‘key share’, com isso a tecnologia MPC, utilizam um algoritmo de criptografia para validar e combinar as assinaturas parciais para a geração da assinatura final.
Separação de key shares: Os ‘key shares’ que constituem uma chave privada nunca entram em contato, até mesmo durante a criação da chave privada. Por isso, a chave permanece sempre segura, mesmo que um dos servidores as guarda seja comprometido;
Múltiplas aprovações sem necessidade de multisig: Como mencionado acima, a governança é um fator extremamente importante na custódia institucional. Com MPC, usuários diferentes podem controlar key shares, de forma que um determinado número de usuários deve colaborar para assinar uma transação, sem a necessidade do protocolo ou da blockchain suportar multisig.
Caramba! Nunca tinha ouvido falar desse MPC - bem melhor que os NPS rs rs- realmente uma solução bem interessante.
Se eu entendi, cada ''servidor'' teria ''um pedaço'' de uma chave privada. E quando uma transação precisa ser assinada e autorizada, é necessário que diversos servidores ''provem'' ter seus pedaços.
No caso da multisig, estamos falando de diversas chaves. Fui procurar pra entender na prática os beneficios do MPC em relação as multisigs, achei um artigo interessante:https://www.coingecko.com/learn/mpc-wallet-vs-multi-sig-wallets
um dos pontos citados é que com o MPC você pode mudar o ''quorum'', enquanto que com a mulsig ele é definido no momento de criação da wallet. Isso é bem interessante porque os ''donos'' das carteiras, se tratando de uma instituição grande, realmente podem mudar. Imagina se quando sai um C-LEVEL, os caras precisassem mover os fundos.