Bitcoin Forum
November 19, 2024, 12:59:51 AM *
News: Check out the artwork 1Dq created to commemorate this forum's 15th anniversary
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: Câmara dos deputados cria comissão para regulamentar o Bitcoin no Brasil  (Read 1519 times)
_Ricardo_
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 77
Merit: 1


View Profile
May 24, 2017, 07:49:38 PM
 #21

Olá a todos.

    Provavelmente o Banco central vai começar a monitorar as exchanges nacionais com o intuito de evitar lavagem como muitos falaram acima, e inventar algum imposto para o usuário (exigir documento dos usuários para cruzar dados com a receita). Os serviços de cartão de débito podem sofrer alterações na minha opinião. Agora nada pode fazer o governo em relação as exchanges fora do Brasil. O governo pode interferir na hora da moeda virtual sair para o mudo real, ou seja, nas pontas.  Que taxa mesmo, levantando a bandeira da segurança e proteção ao consumidor.


Vamos vê se sair algo de bom disso (duvido):

PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA EM 30/5/2017   - C O N F I R M A D A

Instalação da Comissão e Eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes.

LOCAL: A Definir
HORÁRIO: 14h30min

Almeida
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 196
Merit: 112


View Profile
May 24, 2017, 09:00:07 PM
 #22

Acho que se começarem a colocar, no mundo todo, muita burocracia e também requisição de registro de nacional para operar e, o principal, sacar, eles vão sufocar o mercado. E não acho que seja tão improvável, pois existe um lobby ENORME de bancos e operadoras de cartão de crédito pra sufocar o trade livre de cryptocurrency, pois eles claramente perdem muito sem os spreads, taxas escrotas que cobram e, principalmente, sem a possibilidade de multiplicador bancário (ie.: inflar o mercado com volume de moeda muitas vezes maior que o disponível em forma de crédito e reabsorção disso em forma de endividamento - bloqueado no caso de Bitcoin ou Litecoin).

Pense na inutilidade, em particular, dos cartões de crédito com cryptocurrency rápida de operar e sem taxas. Bancos ainda podem sobreviver como fiel depositários de cryptocurrency, mas as cias de cartões vão perder o spread em todas as operações de mercado, desde a padaria da esquina até todo o comércio de internet, passagens aéreas, uber, etc. É um mega império ruindo. A não ser, claro, que eles entrem nessa fazendo uma terceira camada na transação/escrituração, o que é provável.

Se isso acontecer, apostaria que vamos presenciar um monte de mercado de bitcoins sendo vendidos a preços exorbitantes e sendo concentrados nas mãos de bancos e afins, exatamente como ocorreu com o boom das ponto.com. Isso se eles não forem esmagados com o marketing, economia de escala (taxas menores) e abrangência de uma Visa ou Mastercard da vida. Pense na Visa oferecendo a mesma coisa que um mercado bitcoin, mas com mais segurança na transação, mais rapidez, garantia de indenização e taxas MUITO menores (pelos menos a princípio, de forma a quebrar os outros mercados e formar o monopólio).

De toda forma, se for pra manter o mesmo sistema, as atuais cryptocurrencies perdem o sentido. Com certeza é muito mais prático continuar no mesmo sistema se for pra arcar com as mesmas taxas. Mas isso não significa que o preço delas vai cair, pode até mesmo aumentar.
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2716
Merit: 2338



View Profile
May 24, 2017, 09:47:31 PM
 #23

Não entendi o que vai mudar.

As exchanges SÓ transferem para contas de bancos, logo, o governo já consegue ver sua movimentação, ou seja, ele já come a sua parte.

As exchanges também, já pagam seus impostos.

Quem lava dinheiro é quem faz P2P, e com tais mudanças, o governo não vai atingir essas pessoas. E caso taxarem a movimentação nas exchanges(saques/retiradas), só vai fortalecer o mercado P2P informal.

Governo dando tiro no pé.

Bando de ladrão.

Ai condenam o Maluf por míseros 7 anos e ainda não se sabe se ele vai pra cadeia ou não por conta da idade.

Tem que bater palmas pro Brasil.

Almeida
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 196
Merit: 112


View Profile
May 24, 2017, 10:28:40 PM
 #24

Não confunda lavar o $ com sumir com ele.

O conceito de lavagem de dinheiro é dar substância de legalidade à origem de recursos que foram adquiridos ilegalmente. Exemplo: o corrupto tem 50.000 de propina nas cuecas, aí ele vai na loja de crepe da esquina (que vive vazia pois o negócio deles é lavar dinheiro). Dá 50 pila pro cara que devolve pra ele 40 pila (retém 10 de comissão) a título de serviço prestado. Pronto, o corrupto tem 40 pilas "limpas", a origem das 40 pilas é o serviço prestado.

O dono da creperia tem que também fazer alguma coisa com as 10 pilas, né? O que ele faz? Emite notas de vendas inexistentes, afinal de contas, crepe comido é crepe sumido Cheesy (ou seja, como provar que os crepes não foram vendidos?). Porque você acha que um monte desses ônibus imundos, barulhentos e fudidos no RJ, SP, MG, etc, rodando por aí vazios? Pura lavagem de $, gira as roletas pra fingir que pegou mais passageiros que o real.

Então, o cara que quer lavar dinheiro usando bitcoin não quer o anonimato [p2p], ele quer sim simular trade com elas e botar o nome dele. Tipo, comprar dele mesmo, de uma conta anônima dele pra outra com o nome dele, comprar barato, vender e ter o lucro. Fica com uma parte legalizada e a outra menor na conta anônima, que é dele mesmo. Ele pode fazer isso várias vezes e ir lavando as contas anônimas. A ideia é o dinheiro vir como algum ganho legalmente permitido, o cara até mesmo paga IR.

Superfaturamento é outra forma de lavar dinheiro. Venda algo superfaturado, por exemplo, pregos pra obra do metrô no RJ a 2 reais cada, e o bolo de $ que você tem na sua conta fica, em tese, justificado. É uma forma mais idiota e mais cara de pau, por isso é adotada no Brasil Cheesy. Agora, o cara que quer lavar $$$ com bitcoin pode fazer isso, simular uma venda bem cara de bitcoins.

Ou ainda, simular compras baratas de uma carteira anônima e vendas não tando acima do preço de mercado pra outra carteira anônima, a diferença como lucro da operação simulada dá ar de legalidade ao dinheiro na carteira. Faz isso várias vezes entre carteiras que ele mesmo gera e controla e pronto.

Lavar o dinheiro vai na contramão da evasão fiscal, que seria o uso p2p.
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2716
Merit: 2338



View Profile
May 24, 2017, 10:44:02 PM
 #25

Tem razão, tem razão.. Pensei em sonegação e não em lavagem, errei..

Porém, como simular vendas? Não tem como ignorar o orderbook das exchanges.

A não ser que manipule alguma altcoin com baixo volume que ai caimos numa exchange gringa onde as leis daqui não vão se aplicar ou se fizer compra/venda na Localbitcoins.

vinipoars
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 581
Merit: 507


To the moon!


View Profile WWW
May 25, 2017, 07:00:43 PM
 #26

Se colocar o Tiririca como relator, eu levo fé.
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!