Não confunda lavar o $ com sumir com ele.
O conceito de lavagem de dinheiro é dar substância de legalidade à origem de recursos que foram adquiridos ilegalmente. Exemplo: o corrupto tem 50.000 de propina nas cuecas, aí ele vai na loja de crepe da esquina (que vive vazia pois o negócio deles é lavar dinheiro). Dá 50 pila pro cara que devolve pra ele 40 pila (retém 10 de comissão) a título de serviço prestado. Pronto, o corrupto tem 40 pilas "limpas", a origem das 40 pilas é o serviço prestado.
O dono da creperia tem que também fazer alguma coisa com as 10 pilas, né? O que ele faz? Emite notas de vendas inexistentes, afinal de contas, crepe comido é crepe sumido
(ou seja, como provar que os crepes não foram vendidos?). Porque você acha que um monte desses ônibus imundos, barulhentos e fudidos no RJ, SP, MG, etc, rodando por aí vazios? Pura lavagem de $, gira as roletas pra fingir que pegou mais passageiros que o real.
Então, o cara que quer lavar dinheiro usando bitcoin não quer o anonimato [p2p], ele quer sim simular trade com elas e botar o nome dele. Tipo, comprar dele mesmo, de uma conta anônima dele pra outra com o nome dele, comprar barato, vender e ter o lucro. Fica com uma parte legalizada e a outra menor na conta anônima, que é dele mesmo. Ele pode fazer isso várias vezes e ir lavando as contas anônimas. A ideia é o dinheiro vir como algum ganho legalmente permitido, o cara até mesmo paga IR.
Superfaturamento é outra forma de lavar dinheiro. Venda algo superfaturado, por exemplo, pregos pra obra do metrô no RJ a 2 reais cada, e o bolo de $ que você tem na sua conta fica, em tese, justificado. É uma forma mais idiota e mais cara de pau, por isso é adotada no Brasil
. Agora, o cara que quer lavar $$$ com bitcoin pode fazer isso, simular uma venda bem cara de bitcoins.
Ou ainda, simular compras baratas de uma carteira anônima e vendas não tando acima do preço de mercado pra outra carteira anônima, a diferença como lucro da operação simulada dá ar de legalidade ao dinheiro na carteira. Faz isso várias vezes entre carteiras que ele mesmo gera e controla e pronto.
Lavar o dinheiro vai na contramão da evasão fiscal, que seria o uso p2p.