Cara, eu também acho meio sadomasoquismo ficar torcendo para o preço cair, porém, na verdade, todos que falam isso ficam com o cool na mão se beirar a zero kkkk
Né, ainda fui muito educado, pois, só mostrei coisas que estavam na superfície, respondi de acordo com o que eu li, tem uma passagem em provérbios que diz o seguinte, responda um tolo de acordo com a sua tolice, para ele não pensar que é inteligente, "não é bem assim, mas é isso que eu entendi".
Agora, honestamente, essas ditas heresias, acho que qualquer camarada que conheça o bitcoin há cerca de 2 amos já deve ter manjado como funciona. Acredito que não surpreende ninguém.
Só a questão da bolha que eu fico encucado... Quando foi a dita bolha do bitcoin? 69k? Mas, baseado em que?
Esse assunto é complicado.
Boa pergunta, no livro ele fala sobre isso, sobre o caso de uma empresa no auge da bolha,
.com, pois saiu uma matéria sobre isso, uma revista disse que essa empresa seria a primeira a atingir o valor de mercado de $1 B, no auge chegou a $500m, e essa empresa em si, produzia, os motores da nova era, roteadores, engraçado né...
mas então quando ela caiu, de valor, saiu de cento e alguma coisa e foi para 20 ou 30 dólares, por ação, o valor de mercado diminui, porém o faturamento aumentou, e muito, então ele trabalha uma área no livro sobre isso, ele destrincha essa questão de valor, ele diz no que ele acredita, é mais nas diferenças de venda e de compra, por exemplo quando alguém compra um ingresso antecipado sabendo que vai valorizar, é mais uma questão de bom senso, e outros fatores, mas como eu disse em outro post, estimar valor, impossível, pois tecnicamente o valor pode mudar a cada tick de mercado, estimar risco, impossível, pois tudo é baseado no passado, e cada crise sempre é pior que a outra, estimar preço, bem complicado pois o ser humano sempre vai estimar ativos. Então o que sobra?
Fragilidade, você consegue medir o quanto um ativo é frágil, do mesmo modo que mede o grau de fragilidade para uma mesa ou móvel, certas coisas prejudicam, outras beneficiam.
Olha, eu acho que esse critério para avaliar a fragilidade é meio subjetivo. Para mim, eu acho que a fragilidade do bitcoin poderia ser medida em alguns pontos simples:
Histórico de falhas e capacidade de se encontrar um bem substituto.
O histórico de falhas, podemos dizer que é zero. Quanto aos bens substitutos, temos as outras criptomoedas, porém nenhuma delas ainda alcançou o valor de mercado do bitcoin, justamente pela confiabilidade do histórico de falhas.