Não sei como anda a cena agora, mas eu já cheguei a ter os primeiros iPhones (sim, sou velho já e posso falar, os antigos iPhones eram ótimos), e tinha Jailbreak, você desbloqueava o sistema para poder fazer várias coisas, não necessariamente aplicativos piratas, mas liberava o acesso a várias coisas que a Apple bloqueava.
Hoje em dia acho que nem existe mais isso.
Acabei ficando curioso e descobri que ainda existe sim
Sim, existem, mas veja bem a diferença:
Em um Android você pode instalar uma aplicativo "não oficial" sem a necessidade de realizar Jailbreak (Root no Android).
Isso torna o procedimento muito mais simples de ser realizado em um Android do que em um IOS onde é preciso de fato "quebrar" o sistema em um processo que a maioria dos usuários não consegue realizar em casa.
No Android, mesmo com um aplicativo não oficial vocÊ ainda está coberto pela garantia, no IOS, tu perdeu a garantia se fizer isso.
Entende a diferença? A Apple pratica tipo uma "venda casada", vende o aparelho e obriga que você utilize apenas os aplicativos que ela disponibiliza em sua loja.
Eu não entendo porque isso ainda não foi banido, a Microsoft por exemplo já sofreu penalidades por muito menos ao definir o Edge como seu navegador padrão no Windows e não permitir que o usuário tivesse o poder de escolha sobre isso.
Tenho certeza que há muita grana envolvida nisso para manter o controle do IOS nas mãos da Apple.