Vulnerabilidade no Telegram (desktop) permitindo a "Execução Remota de Código" através de imagens/vídeos. Fonte:
https://twitter.com/CertiKAlert/status/1777632812700713254Recomendação: desativar o download automático de arquivos em Settings -> Data & storage -> desativar tudo.. também faria o mesmo na versão mobile.
Já faço isso na versão mobile, pois participo de um grupo em que enviam muitas fotos e vídeos, e isso entope o meu armazenamento de porcarias
Falando sério... não é de hoje que hackers de aproveitam de metadados escondidos em arquivos com extensões de imagens que são executados automaticamente pelo windows quando visualizadas. Pra mim isso está mais para uma vulnerabilidade do sistema operacional do que do próprio Telegram.
De toda forma, além da dica de desabilitar o download automático de conteúdo também é importante cuidar muito dos grupos em que se entra.... avalair se ele realmente é necessário e assim manter o mínimo necessário apenas para manter-se informado e ter uma comunicação com pessoas que você realmente precisa.
Tem também outras ferramentas de privacidade que impedem que qualquer pessoa te encontre por uma mensagem encaminhada ou então entre em contato contigo sem permissão.