A instrução tb pode ser "leve esse papel ao meu amigo x ou a minha esposa q ela saberá o q fazer"
E se a pessoa não tiver ninguém de confiança a quem ir levar o papel?
Eu sou muito sincero, não conheço ninguém no meu circulo de amigos e de confiança, capaz de converter btc em fiat (por exemplo).
Pode parecer estranho, mas é verdade.
Pensando bem, até tenho um grande amigo, que sabe o que é o Bitcoin, mas não esta familiarizado com nada, apenas conhece e sabe que eu ando aqui no fórum, ele até era capaz de chegar lá, mas sei que não seria tarefa "fácil" até pela distancia geográfica (não dava para levar-lhe a cold wallet). Mas, ainda tenho a esperança de o conseguir "trazer" para este lado.
Uma solução simples que já pensei é criar 2 ou 3 emails cada um com metade ou 1/3 da chave privada e programar o envio para daqui um ano. E indicar que cada pessoa que estiver recebendo aquele email deverá encontrar a(s) outra(s) para poderem acessar os fundos.
Fica fácil para verificar se as pessoas envolvidas estão vivas e com os emails funcionando. E precisa-se te um lembrete para todo ano reprogramar o envio.
A grande falha é que isso ficaria acessível nos drafts da conta de email.
Teria que ter algum método de deixar essas partes da chave privada criptografadas no computador e um script gerar e enviar o email no momento definido. Mas nunca fui muito a fundo nisso!
O maior problema desse modelo é que muitas vezes contas de email, muito tempo sem uso, podem ser apagadas pelo serviço de emails.
Esse método, exige uma acompanhamento constante, muito detalhado. Não será certamente o mais eficiente.