Eu soube que já aconteceu semelhante em 1940. Parece ser um fenômeno da natureza mesmo, que já ocorreu antes e pode ocorrer novamente.
Pois... Não algo novo. É verdade que se podia ter aprendido e melhorado. Mas a única solução seria retirar as cidades desses locais, porque como se costuma dizer "a agua volta a passar sempre no mesmo local". Como não se vai mover a cidade, o erro foi ter feito as cidades nesses locais, agora tem de se fazer alguns canais adicionais para ajudar a escoar a agua.
Agora, pelo o que percebo essa região é quase só planícies, não é? Criar esses canais, de certa forma é fácil, mas acaba por ser difícil de perceber onde fazer os canais e até que ponto eles vão ser realmente eficazes. Porque numa planície a agua acaba por ir para qualquer lado. Claro, que com os estudos certos, consegue-se ter uma ideia mais ou menos certa. Mas, é sempre complicado contornar a "mãe natureza".
Aconteceu, mas foi um pouco menor do que aconteceu hoje. E não acho que ''ser um fenomeno natural''. Foi amplamente citado por todos que sim, ocorreu o evento, mas que tendo mais asfalto, menos lugares pra drenar a alta, a via de escoamento ser tão pequeno no sul do rio, fez com que a tragédia tenha sido mais agravada.
Sobre a 'única solução ser mover a cidade''. Tenho visto as obras de engenharia e como outros paises lidaram com suas enchentes drásticas. Vários paises tiveram os mesmos problema. Aqui uma lista de enchentes da Europa:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_floods_in_EuropeAqui morreram menos de 200 pessoas, algumas dessas lista mataram + 5 mil, + 10 mil. E criaram obras incriveis pra lidar com o problema. Acho que atualmente o Japão tem um dos sistemas mais sofisticados pra lidar com isso. Se voces chegara a ver ''na prática''a obra de contenção que foi criada em Porto Alegre, é meio ridiculo.
Mas Bitmover, nessa tragédia lembrei muito que um dia voce disse ''nao tem problema de nao ter água, é só ir buscar mais longe.''.... realmente tivera que buscar muito longe