Bitcoin Forum
May 08, 2024, 07:23:44 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: 1 2 [All]
  Print  
Author Topic: Ajude a rede Bitcoin, instale o software e deixe a porta 8333 aberta!  (Read 5873 times)
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
March 06, 2013, 02:54:45 AM
Last edit: March 06, 2013, 03:20:42 AM by ThiagoCMC
 #1

Pessoal,

 Eu tenho a disposição, 6 diferentes conexões com a Internet e, em cada uma delas, estou instalando o bitcoind versão 0.8.

 Isso é extremamente importante para fortificar a nossa moeda. Pois a segurança da rede não se dá somente no garimpo, mas também, nos nós "simples" da rede.

 Não é para ficar garimpando nada, apenas deixe ele rodando para fazer o "relay" para a rede... Se você tem um servidorzinho conectado na net, sem fazer muita coisa, instala o bitcoind lá!

 Dica, utilizem o guia: https://bitcointalk.org/index.php?topic=53421.0 - Mas, podem utilizar o Ubuntu mais novo que funciona igual e, automaticamente já virá a versão 0.8.

 Não esqueçam de abrir a porta 8333 no seu roteador de Internet e, verifique se o bitcoind tem mais de 8 conexões, sempre.

 NOTA: Não precisam nem utilizar esta carteira no dia-a-dia, deixe ela vazia mesmo.

Abx!
Thiago
Each block is stacked on top of the previous one. Adding another block to the top makes all lower blocks more difficult to remove: there is more "weight" above each block. A transaction in a block 6 blocks deep (6 confirmations) will be very difficult to remove.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
March 06, 2013, 03:52:01 AM
 #2

Isso 'e importante mesmo.
Principalmente para os novos adeptos nao ficarem uma vida esperando baixar o blockchain, quanto mais nodes mais rapido fica o download.

Mas 'e bom lembrar que isso consome banda (e muito), entao se vc tem um plano ADSL infeliz com limite de GB por mes 'e melhor nao liberar a porta e inclusive desmarca o uPnP nas opcoes do bitcoin.




+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
March 06, 2013, 11:08:28 AM
 #3

Para os novatos eu recomendaria o uso do Electrum, MUITO BOM, a blockchain não para de aumentar e o pobre do meu HD do notebook logo não ia aguentar(já que eu carrego trocentas coisas pra desenvolvimento), e ele é leve, confiável e ainda tem o sistema de seeds pra recuperação de carteira.

English <-> Brazilian Portuguese translations
rudrigorc2
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1064
Merit: 1000



View Profile
March 06, 2013, 11:22:00 AM
Last edit: March 06, 2013, 11:33:22 AM by rudrigorc2
 #4

vcs nao estao entendendo...

quem almeja um bitcoin forte e descentralizado TEM A OBRIGACAO de rodar o seu FULL node. isso significa que vc concorda com as regras atuais e quer que elas permanecam como estão. quem opta por nao rodar o full node, na pratica, esta abrindo mao do voto no futuro do bitcoin.

eu sei que todo mundo aqui tem condicao pra fazer isso.

seja soberano sobre o seu banco e rode o full node.

como fazer?

é simples.

eu mesmo ja tenho o meu node, mas se o seu computador nao fica ligado 24horas: consiga um raspberry Pi, instale um HD externo via USB e pronto. tem seu full node com 1 gasto minimo de energia.  uma boa também é investir num roteador compativel Openwrt que tenha bastante memoria e porta usb.
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
March 06, 2013, 12:40:25 PM
 #5

Eu entendi perfeitamente. Só falei do Electrum porque hoje se a pessoa não for bem introduzida ela vai achar que tem algo de errado, porque não é todo dia que alguém pega um programa de ~10MB e os dados deles passam de 6GB.

Ter um full node rodando é importante porque são eles que validam os trabalhos dos mineradores.
Meu roteador não gosta do meu modem, já li manual e tutoriais mas não consigo abrir porta nenhuma nos 2 e sempre fiquei preso nas 8 conexões padrão.(no modem é mel na chupeta, mas fazer no meu roteador com o modem nunca consegui e.e)

English <-> Brazilian Portuguese translations
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
March 06, 2013, 01:11:57 PM
 #6

Eu entendi perfeitamente. Só falei do Electrum porque hoje se a pessoa não for bem introduzida ela vai achar que tem algo de errado, porque não é todo dia que alguém pega um programa de ~10MB e os dados deles passam de 6GB.

Ter um full node rodando é importante porque são eles que validam os trabalhos dos mineradores.
Meu roteador não gosta do meu modem, já li manual e tutoriais mas não consigo abrir porta nenhuma nos 2 e sempre fiquei preso nas 8 conexões padrão.(no modem é mel na chupeta, mas fazer no meu roteador com o modem nunca consegui e.e)

Sim, o Electrum é muito importante também!

Aproveitando o embalo do Electrum e, que estarei rodando vários nós do Bitcoin, vou montar também, ao menos uns 3 Electrum servers! O que acham?!  :-D

Assim que terminar, vou prover uma lista completa com os endereços de cada nó.

A propósito, onde você leu que são os full-nodes que validam os trabalhos dos garimpeiros? Acho que essa afirmação está incorreta. De qualquer forma, são detalhes apenas...   :-P

Se precisar de um help com o seu roteador, tamos ae! A minha área é "IP Networking", trabalho com isso desde 1996...
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
March 06, 2013, 01:20:34 PM
 #7

Não são os full node depois de receber o novo bloco que vai dando novas confirmações pras transações dentro desse bloco?

Agora eu to no trabalho, e a noite eu estudo, quem sabe no final de semana eu peça um help pra desvendar como que faz a porta ficar aberta tanto no modem quanto no roteador Tongue

English <-> Brazilian Portuguese translations
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
March 06, 2013, 01:35:01 PM
 #8

Não são os full node depois de receber o novo bloco que vai dando novas confirmações pras transações dentro desse bloco?

Agora eu to no trabalho, e a noite eu estudo, quem sabe no final de semana eu peça um help pra desvendar como que faz a porta ficar aberta tanto no modem quanto no roteador Tongue

Então, os full-node basicamente repassam (relay) as informações e distribuem o blockchian (tipo bitTorrent). As confirmações vão de dando no próprio garimpo, conforme mais blocos vão surgindo.

Qualquer coisa, instala um Teamviewer ae no seu PC que eu te ajudo a configurar o seu modem/router!    ^_^
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
March 06, 2013, 01:55:05 PM
 #9

Sim isso eu entendo, redes não é o meu forte mas a base de uma P2P eu sei como é. Quem não roda full node só recebe, não transmite.
É que pelo fato que um bloco pode ser rejeitado, sempre que acreditei que full nodes também faziam esse trabalho.

English <-> Brazilian Portuguese translations
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
March 06, 2013, 02:23:17 PM
 #10

O unico problema do fullnode 'e a carga que coloca no link e na maquina.

Porque um fullnode repassa as transacoes e blocos para a rede, entao sempre que recebe um bloco ou uma transacao de uma conexao ele registra, valida e repassa para as outras (eu fico com mais de 80 constantemente), e isso consome alguns GB por dia.
Eu tenho um velox 3mb e o uplink fica cheio 100% do tempo, as vezes impossibilitando trabalhar, 'e igual a um torrent bombando.
No outro notebook, um "positivo dualcore", o HD e o processador frequentemente dao uns picos no limite.

A unica vantagem para o usuario em ter um fullnode e' manter um blockchain atualizado e com isso ter a maxima seguranca possivel. Mas para a rede, um uplink de 300kbps nao serve pra muita coisa.

Eu tenho um fullnode rodando o 0.8 e outro rodando o 0.7, que preciso manter nessa versao pq tenho uns aplicativos que fazem acesso direto ao database, cujo formato mudou na versao nova.

O bitcoin-qt e' um cliente maduro e inteligente, forte e sem bugs, perfeito para quem tenha bons conhecimentos de TI. Mas para os usuarios comuns eu recomendo e instalo o Electrum ou nem instalo nada, recomendo usar uma wallet na nuvem mesmo, como introducao nao existe nada melhor.

Como costumavamos dizer nos anos 80/90: Os caras do CPD usam o computador, mas as pessoas normais usam editor de texto, planilha, etc.



+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
rudrigorc2
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1064
Merit: 1000



View Profile
March 06, 2013, 02:42:06 PM
 #11

O unico problema do fullnode 'e a carga que coloca no link e na maquina.

Porque um fullnode repassa as transacoes e blocos para a rede, entao sempre que recebe um bloco ou uma transacao de uma conexao ele registra, valida e repassa para as outras (eu fico com mais de 80 constantemente), e isso consome alguns GB por dia.
Eu tenho um velox 3mb e o uplink fica cheio 100% do tempo, as vezes impossibilitando trabalhar, 'e igual a um torrent bombando.
No outro notebook, um "positivo dualcore", o HD e o processador frequentemente dao uns picos no limite.

A unica vantagem para o usuario em ter um fullnode e' manter um blockchain atualizado e com isso ter a maxima seguranca possivel. Mas para a rede, um uplink de 300kbps nao serve pra muita coisa.

Eu tenho um fullnode rodando o 0.8 e outro rodando o 0.7, que preciso manter nessa versao pq tenho uns aplicativos que fazem acesso direto ao database, cujo formato mudou na versao nova.

O bitcoin-qt e' um cliente maduro e inteligente, forte e sem bugs, perfeito para quem tenha bons conhecimentos de TI. Mas para os usuarios comuns eu recomendo e instalo o Electrum ou nem instalo nada, recomendo usar uma wallet na nuvem mesmo, como introducao nao existe nada melhor.

Como costumavamos dizer nos anos 80/90: Os caras do CPD usam o computador, mas as pessoas normais usam editor de texto, planilha, etc.



eu concordo com tudo que vc disse!


renatodevil
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 1
Merit: 0


View Profile
May 10, 2013, 03:37:18 PM
 #12

ThiagoCMC, sobre aquele Brazillian P2Pool Node que você disponibilizou em julho do ano passado, eu tentei me conectar nele com o meu GUIMiner com as informações que você disponibilizou nesse post https://bitcointalk.org/index.php?topic=66182.msg1009758#msg1009758, mas não consegui, o projeto morreu, se não como eu faço para utilizar?
Também estou tendo dificuldades para achar um tutorial explicando decentemente como instalar algum minerador em placas da Nvidia no Ubuntu 13.04 ou no 12 mesmo, fazendo apenas uso do terminal, alguem poderia me indicar um link? pode ser em ingles, mas se for em português, melhor.

Abraços
etsoberano
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 351
Merit: 250



View Profile WWW
May 10, 2013, 04:39:49 PM
 #13

Eu mantenho o meu bitcoin ligado sempre, apenas o desligo quando vou jogar, coisa que irrita os gamers é lag ou breaks  Grin

฿itcoin: 1hackzqroVrD5pQCeXThfCZWB9zX7jUPJ
lupuz
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 42
Merit: 0


View Profile
May 10, 2013, 04:41:17 PM
 #14

Thiago, abrir a porta no router é realmente necessário? Nunca abri - nem pra BTC, nem BBQ, nem FTC, LTC etc... e nunca tive problemas
rudrigorc2
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1064
Merit: 1000



View Profile
May 10, 2013, 09:09:38 PM
 #15

Thiago, abrir a porta no router é realmente necessário? Nunca abri - nem pra BTC, nem BBQ, nem FTC, LTC etc... e nunca tive problemas

teu roteador ja deve estar com UPnP ligado e ja faz isso pra voce Smiley
lupuz
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 42
Merit: 0


View Profile
May 10, 2013, 11:42:00 PM
 #16

Thiago, abrir a porta no router é realmente necessário? Nunca abri - nem pra BTC, nem BBQ, nem FTC, LTC etc... e nunca tive problemas

teu roteador ja deve estar com UPnP ligado e ja faz isso pra voce Smiley

boa =D
gsouza2002
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 0


View Profile
July 31, 2013, 02:52:31 PM
 #17

Então amigo
Coloquei uma máquina na rede só pra isso, ela esta conectada a um roteador tp link e na função UPnP já aparece listada o ip da máquina com o software bitcoin, porém pra sair pra fora esse roteador para por outro Linksys WAG120N, e nesse roteador não sei como fazer. Pode me ajudar? Gustavo: ngrcomercial@hotmail.com
Obrigado
gsouza2002
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 0


View Profile
August 03, 2013, 09:09:09 AM
 #18

Liberei a porta 8333 no roteador, o teste da porta pelo http://www.canyouseeme.org/ enxerga minha porta mas o bitcoin não passa de 8 conexões ativas. Alguém dá um help por favor.
rudrigorc2
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1064
Merit: 1000



View Profile
August 04, 2013, 03:36:25 AM
 #19

opa,

ter mais conexões é crítico no caso de voce ser um node minerador, tanto faz se pool ou solo, ambos precisam propagar rapidamente o bloco encontrado para diminuir a chance dele ser invalidado(orfao). mas mesmo assim um excesso de conexoes pode até prejudicar esse processo.

em casa 8 conexoes é o padrao e mais do que suficiente na hora de transmitir e retransmitir as transacoes.

celsofanely
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
March 04, 2015, 06:02:12 PM
 #20

Pessoal,

 Eu tenho a disposição, 6 diferentes conexões com a Internet e, em cada uma delas, estou instalando o bitcoind versão 0.8.

 Isso é extremamente importante para fortificar a nossa moeda. Pois a segurança da rede não se dá somente no garimpo, mas também, nos nós "simples" da rede.

 Não é para ficar garimpando nada, apenas deixe ele rodando para fazer o "relay" para a rede... Se você tem um servidorzinho conectado na net, sem fazer muita coisa, instala o bitcoind lá!

 Dica, utilizem o guia: https://bitcointalk.org/index.php?topic=53421.0 - Mas, podem utilizar o Ubuntu mais novo que funciona igual e, automaticamente já virá a versão 0.8.

 Não esqueçam de abrir a porta 8333 no seu roteador de Internet e, verifique se o bitcoind tem mais de 8 conexões, sempre.

 NOTA: Não precisam nem utilizar esta carteira no dia-a-dia, deixe ela vazia mesmo.

Abx!
Thiago

Seria possível instalar o bitcoin core junto com o sistema que roda nos cartões de memória de um minerador e ele rodar junto?
okthen
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 490
Merit: 500


View Profile
March 05, 2015, 05:15:21 PM
 #21

Obrigada pela informação!
Isto pode-se fazer com um pequeno servidor tipo RaspberryPi? Estou pensando comprar um (para outros propositos), mas se serve também é um plus!
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
March 05, 2015, 06:10:28 PM
 #22

Pessoal,

 Eu tenho a disposição, 6 diferentes conexões com a Internet e, em cada uma delas, estou instalando o bitcoind versão 0.8.

 Isso é extremamente importante para fortificar a nossa moeda. Pois a segurança da rede não se dá somente no garimpo, mas também, nos nós "simples" da rede.

 Não é para ficar garimpando nada, apenas deixe ele rodando para fazer o "relay" para a rede... Se você tem um servidorzinho conectado na net, sem fazer muita coisa, instala o bitcoind lá!

 Dica, utilizem o guia: https://bitcointalk.org/index.php?topic=53421.0 - Mas, podem utilizar o Ubuntu mais novo que funciona igual e, automaticamente já virá a versão 0.8.

 Não esqueçam de abrir a porta 8333 no seu roteador de Internet e, verifique se o bitcoind tem mais de 8 conexões, sempre.

 NOTA: Não precisam nem utilizar esta carteira no dia-a-dia, deixe ela vazia mesmo.

Abx!
Thiago

Seria possível instalar o bitcoin core junto com o sistema que roda nos cartões de memória de um minerador e ele rodar junto?

Duvido muito, aonde tu iria guardar toda a blockchain?
E mesmo que desse, imagina o gargalo na rede que seria pro seu miner ter que servir de full node ao mesmo tempo.

English <-> Brazilian Portuguese translations
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
March 06, 2015, 05:34:56 AM
 #23

Possuo um servidor Ubuntu para utilizar o rutorrent .

Qual tutorial posso seguir para instalar o bitcoind via putty e ajudar a rede?

Você só precisa adicionar o PPA e dar um apt-get.
https://launchpad.net/~bitcoin/+archive/ubuntu/bitcoin

Code:
$ apt-get install python-software-properties software-properties-common
$ add-apt-repository ppa:bitcoin/bitcoin
$ apt-get update
$ apt-get install bitcoind

Para executar crie um usuário sem privilégios e: bitcoind --daemon

Será preciso criar um arquivo ~/.bitcoin/bitcoin.conf mas o conteúdo já é oferecido na primeira execução, é só copiar e colar.

Mas atualmente manter um fullnode já não tem mais o mesmo impacto que tinha a dois anos atras, pois agora boa parte dos fullnodes já executam em datacenters com banda de sobra.

Eu mesmo disponibilizo 20Tib mensais para o uplink do blockchain e nunca foi utilizado nem uma pequena fração disso.

A ultima versão 0.10 também melhorou muito o aproveitamento de toda a banda disponível, o que não acontecia nas versões anteriores.


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
March 06, 2015, 10:58:22 AM
 #24


Você só precisa adicionar o PPA e dar um apt-get.
https://launchpad.net/~bitcoin/+archive/ubuntu/bitcoin

Code:
$ apt-get install python-software-properties software-properties-common
$ add-apt-repository ppa:bitcoin/bitcoin
$ apt-get update
$ apt-get install bitcoind

Para executar crie um usuário sem privilégios e: bitcoind --daemon

Será preciso criar um arquivo ~/.bitcoin/bitcoin.conf mas o conteúdo já é oferecido na primeira execução, é só copiar e colar.

Mas atualmente manter um fullnode já não tem mais o mesmo impacto que tinha a dois anos atras, pois agora boa parte dos fullnodes já executam em datacenters com banda de sobra.

Eu mesmo disponibilizo 20Tib mensais para o uplink do blockchain e nunca foi utilizado nem uma pequena fração disso.

A ultima versão 0.10 também melhorou muito o aproveitamento de toda a banda disponível, o que não acontecia nas versões anteriores.



Só dando um adendo, um bom motivo pra isso ter acontecido não foi só a montagem de servidores rodando full nodes, mas também o uso dos light-weight clients como MultiBit e Electrum.

English <-> Brazilian Portuguese translations
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
March 07, 2015, 04:58:38 AM
 #25

[...]
Só dando um adendo, um bom motivo pra isso ter acontecido não foi só a montagem de servidores rodando full nodes, mas também o uso dos light-weight clients como MultiBit e Electrum.

Faz muito sentido, eu nunca havia pensado nisso.


[....]
Qual o comando para criar?
Tentei vim bitcoin.conf mãs não deu certo.

Code:
bitcoind --daemon
vim ~/.bitcoin/bitcoin.conf

Ao executar pela primeira vez vc verá uma tela parecida com essa:

Code:
$ bitcoind --daemon
Bitcoin server starting
Error: To use bitcoind, or the -server option to bitcoin-qt, you must set an rpcpassword in the configuration file:
/home/user/.bitcoin/bitcoin.conf
It is recommended you use the following random password:

rpcuser=bitcoinrpc
rpcpassword=***********************************

(you do not need to remember this password)
The username and password MUST NOT be the same.
If the file does not exist, create it with owner-readable-only file permissions.

Então copie as linhas rpcuser e rpcpassword para dentro do arquivo bitcoin.conf que você vai criar.
Ou se preferir coloque uma senha mais significativa, o importante é ter um usuário e senhas seguros.

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
March 08, 2015, 07:06:51 AM
 #26

Acho que deu certo, como faço para ter certeza?

Obrigado pela ajuda  Smiley

Para saber se está executando:

Code:
ps ax | grep bitcoind

Para ver o tamanho do blockchain já armazenado:
Code:
du -sh .bitcoin

E para ver se a porta está aberta (um registro "0.0.0.0:8333" significa que deu certo)

Code:
netstat -lnptu


Quando der boot tem que executar novamente pois não foi configurado como serviço.

OFF TOPIC: E ao que parece a maioria dos VPS estão sendo forçados a dar reboot:
http://www.theregister.co.uk/2015/02/28/new_xen_vuln_causes_cloud_reboot/




+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Pages: 1 2 [All]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!