Bitcoin Forum
May 12, 2024, 05:47:30 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: Como o Bitcoin funciona? [texto explicativo]  (Read 13296 times)
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
July 31, 2014, 05:12:25 PM
 #21

Imagina se você daqui a 10 anos estiver dando uma mesada de 0.000000000000000000000001 BTC pro seu filho por mes.

Você não viveu no brasil de 1975 a 1993, viveu? Se tivesse vivido, saberia que... a gente se vira... é só questão de costume... (meu primeiro salário, em 1993, era de 150 mil. Subiu até 4 milhões no meio do ano quando perdeu zeros e virou 4 mil. Era indexado pelo dollar, valia 150 USD da época). Naquela época, volumes de trilhões eram lugar comum nos noticiários, e o PIB do país era da ordem de quatrilhões. Tudo se simplificava usando abreviaturas e palavras mágicas. Eu ganhava 4 "mi", uma casa custava 1 "tri". Não precisava dizer 4000000 hora nenhuma...

Daqui a dez anos, você vai dar uma mesada em pico BTC ou em fenta BTC pro seu filho sem ele precisar saber que isso é uma caralhada de zeros. a unidade deixa de ser BTC e passa a ser picoBTC. pronto. sumiram os zeros e as virgulas.

E convenhamos, 10 anos é um prazo bem curtinho pra isso acontecer com o BTC. Pensei que estávamos falando de prazos de 50 anos pra cima. Pra sumir uma quantidade significativa de BTCs em 10 anos, tem de sumir MUITA grana. Pensa só: pra precisar acrescentar 1 zero, é preciso que "se perca" 90% da moeda. Mesmo se o BTC valorizar pra que 1 satoshi valha cerca de 1 centavo (uma valorização de 1000 vezes), ainda precisaria que 90% dos btcs do mundo fossem perdidos em 10 anos pra justificar acrescentar 1 zero Tongue 90% é MUITA COISA pra se perder, mesmo em 10 anos!

Alias, uma curiosidade: se todo o PIB do mundo (73 Trilhões de USD) fosse convertido em 21 Milhões de BTC, um satoshi valeria 28 USD, ou seja, 3 zeros a mais seriam mais que suficientes pra representar o PIB do mundo todo. Com 6 zeros dá pro mundo crescer ainda 1000 vezes o que é Wink

Advertise Here - PM for more info!
There are several different types of Bitcoin clients. The most secure are full nodes like Bitcoin Core, but full nodes are more resource-heavy, and they must do a lengthy initial syncing process. As a result, lightweight clients with somewhat less security are commonly used.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
emoreth
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
July 31, 2014, 06:13:55 PM
 #22

Em 1975 eu nem tinha nascido ainda... Mas entendi seu ponto! Faz bastante sentido.

O problema existe mas é contornável.

Como eu havia dito, ainda nao tinha encontrado uma boa explicação, mas também nao tinha parado pra fazer as contas. Muito obrigado!

E realmente 10 anos foi um tempo curto, eu usei so de exemplo mesmo, porque nao espero dar mesada pro meu filho daqui a 50 anos ><.
ThiagoBR
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
February 23, 2016, 03:40:51 PM
 #23

Explicação Ótima,obrigado !
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
February 24, 2016, 07:58:28 PM
 #24

Explicação Ótima,obrigado !

Feliz de ver que mesmo depois deste tópico ficar enterrado no meio de tantos outros, alguém que precisou achou isso.

English <-> Brazilian Portuguese translations
Googlulinks
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1274
Merit: 1000


View Profile
February 24, 2016, 11:37:06 PM
 #25

Explicação Ótima,obrigado !

Feliz de ver que mesmo depois deste tópico ficar enterrado no meio de tantos outros, alguém que precisou achou isso.

Também achei legal desenterrarem esse tópico. Principalmente as explicações do Girino. O cara é fera na hora de explicar seu ponto de vista.
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!