Bitcoin Forum
June 29, 2024, 07:49:38 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2] 3 »  All
  Print  
Author Topic: Carteira online ou no PC?  (Read 3588 times)
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
May 28, 2017, 09:26:26 PM
 #21

kkkkk sim - e nao se esqueça de criptografar tudo usando uma boa criptografia quantica, nunca se sabe o que esses futuros computadores poderao fazer com seu dinheiro
Primeiro: O que farão os futuros computadores quanticos, por enquanto é só teoria... Ou seja, N ha provas de que fará isso q vc diz
Segundo: O q h¡ouvi por ai, é que se n existe um hash de transação, nem um computador quantico podería achar a chave privada.
Terceiro: Ou adivinhamos btc address onde eu coloquei o dinheiro(lembre-se pequenas quantidades), ou o risco é pura ilusão, e me explico.. Imagina q vc tem a chave pra "hackear" endereços bitcoin, e vc sabe que vai alertar todo mundo  qdo vc fizer o ataque, assim que quem vc escolhe? Uma wallet cheia de bitcoins? ou uma com uma merreca?
Quarto: Uma vez feito o primeiro ataque, e que consiga ROUBAR todos os bitcoins de alguem, a segurança do sistema estará sempre em duvida, e a partir de ai pode passar duas coisas:
a) O valor do bitcoin cai vertiginosamente até perder TODO o seu valor.
b) Se encontra uma solução para impedir eses "ataques quanticos".

Conclusão: O mais provavel é que um roubo desse tipo faça que o atacante consiga fazer o bitcoin valer ZERO, algo impensavel, e que ele acabe sendo propietario de uns bitcoins sem valor, e no caminho arraste a todos os que confiaram na tecnología do bitcoin.

Minha opinião: Tem muita gente acreditando em teorias sem uma prova real dessa capacidade... Talvez o q os computadores quanticos consigam é que a criptografação do bitcoin pase de 256 a 512 ou 1024. E pouco mais.

Eu tambem nao entendo muito sobre os riscos dos computadores quanticos para o bitcoin, mas uma coisa eu posso ter certeza: precisamos continuar a atualizar nossos sistemas de protecao senpre, porque uma hora ou outra ela sera quebrada por causa do avancotecnologico que estamos tendo, ou seja, a melhor protecao eh se atualizar sempre.
nikkus
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1522
Merit: 1005


View Profile
May 28, 2017, 09:31:43 PM
 #22

Eu tambem nao entendo muito sobre os riscos dos computadores quanticos para o bitcoin, mas uma coisa eu posso ter certeza: precisamos continuar a atualizar nossos sistemas de protecao senpre, porque uma hora ou outra ela sera quebrada por causa do avancotecnologico que estamos tendo, ou seja, a melhor protecao eh se atualizar sempre.
A nivel de SEGURANÇA, SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE devemos atualizar a segurança de nossos sistemas, seja pra manter nossos bitcoins a salvo, ou mesmo para manter o nosso propio sistema e dados pessoais a salvo. Wink

1NikkusCFVtadafW15HZw3up9xo23fi5UD
Googlulinks
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1274
Merit: 1000


View Profile
May 29, 2017, 02:39:34 AM
 #23

Eu tambem nao entendo muito sobre os riscos dos computadores quanticos para o bitcoin, mas uma coisa eu posso ter certeza: precisamos continuar a atualizar nossos sistemas de protecao senpre, porque uma hora ou outra ela sera quebrada por causa do avancotecnologico que estamos tendo, ou seja, a melhor protecao eh se atualizar sempre.
A nivel de SEGURANÇA, SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE devemos atualizar a segurança de nossos sistemas, seja pra manter nossos bitcoins a salvo, ou mesmo para manter o nosso propio sistema e dados pessoais a salvo. Wink

Com certeza. Tem que atualizar sempre o antivírus e também ter muito cuidado com os links recebidos através de emails. Todo cuidado é pouco.
LNeves
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 45
Merit: 0


View Profile
May 29, 2017, 04:21:31 AM
 #24

Na opinião de vocês, onde é melhor guardar os Bitcoins comprados?
Uma carteira online, no próprio site onde comprou?
Ou no próprio computador?
Quais os prós e os contras?

Não guarde, invista num bom esquema de piramide. Poste aqui no forum sendo um newbie com 1 post feito.
DeltaX
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 29, 2017, 11:50:46 AM
 #25

Bom, já que o assunto é esse, vai uma pergunta:

Existe alguma forma de importar a seed da electrum por outra carteira?
Estava conversando com um amigo, e ele me disse que as seeds são matematicamente ligadas com as private keys. Como não entendo de criptografia, acreditei.
Se a afirmação for verdadeira, alguém sabe uma forma de converter a seed para hexadecimal?
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
May 29, 2017, 11:55:26 AM
 #26

Bom, já que o assunto é esse, vai uma pergunta:

Existe alguma forma de importar a seed da electrum por outra carteira?
Estava conversando com um amigo, e ele me disse que as seeds são matematicamente ligadas com as private keys. Como não entendo de criptografia, acreditei.
Se a afirmação for verdadeira, alguém sabe uma forma de converter a seed para hexadecimal?

Eu sei que as seeds estao matematicamente ligados mesmo, mas eu nao tenho certeza se a mesma seed eh compativel com todas as carteiras com sistema de seed, pra converter pra hexadecimal, se eu entendi bem, tem variossites que convertem o ascii para hexadecimal, deve funcionar (e ate q eh uma forma bem interessante de esconder uma seed ).
DeltaX
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 29, 2017, 11:57:40 AM
 #27

Bom, já que o assunto é esse, vai uma pergunta:

Existe alguma forma de importar a seed da electrum por outra carteira?
Estava conversando com um amigo, e ele me disse que as seeds são matematicamente ligadas com as private keys. Como não entendo de criptografia, acreditei.
Se a afirmação for verdadeira, alguém sabe uma forma de converter a seed para hexadecimal?

Eu sei que as seeds estao matematicamente ligados mesmo, mas eu nao tenho certeza se a mesma seed eh compativel com todas as carteiras com sistema de seed, pra converter pra hexadecimal, se eu entendi bem, tem variossites que convertem o ascii para hexadecimal, deve funcionar (e ate q eh uma forma bem interessante de esconder uma seed ).

A minha questão é se a seed convertida para hexadecimal viraria a chave privada. Se sim, daria pra importar por qualquer outra carteira.
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
May 29, 2017, 12:07:36 PM
 #28

Bom, já que o assunto é esse, vai uma pergunta:

Existe alguma forma de importar a seed da electrum por outra carteira?
Estava conversando com um amigo, e ele me disse que as seeds são matematicamente ligadas com as private keys. Como não entendo de criptografia, acreditei.
Se a afirmação for verdadeira, alguém sabe uma forma de converter a seed para hexadecimal?

Eu sei que as seeds estao matematicamente ligados mesmo, mas eu nao tenho certeza se a mesma seed eh compativel com todas as carteiras com sistema de seed, pra converter pra hexadecimal, se eu entendi bem, tem variossites que convertem o ascii para hexadecimal, deve funcionar (e ate q eh uma forma bem interessante de esconder uma seed ).

A minha questão é se a seed convertida para hexadecimal viraria a chave privada. Se sim, daria pra importar por qualquer outra carteira.

Ah, aí eu sei que nao vira, um valor hexadecimal seria como 5F ou 7D, eu acho que eh impossivel que um conjunto de palavras forme uma private key. Provavelmente envolve umas contas mais complicadas no processo, vou dar uma pesquisada agora mesmo.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 29, 2017, 12:56:43 PM
 #29

(...)

A minha questão é se a seed convertida para hexadecimal viraria a chave privada. Se sim, daria pra importar por qualquer outra carteira.

Não é simples assim. Os BIPs que tratam do assunto, se não me engano, são o bip 32, bip 39 e bip 44. Eles explicam todo o algoritmo de geraçãode chave. Esse algortimo tem um parametro que é o "path", e por algum motivo a electrum usa um "path" diferente do usado pelas outras carteiras. Além disso, versões antigas da electrum não usavam as palavras do bip 39, e sim outras palavras "deles" o que o tornava ainda menos compativel.

A "ideía" por tras da geração de chaves hierarquica é que você usa um gerador de numeros pseudoaleatórios e inicializa ele com uma "seed". Nesse caso, ele é baseado em sucessivas iterações de sha256 sobre partes da chave privada original.

Advertise Here - PM for more info!
DeltaX
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 29, 2017, 01:17:32 PM
 #30

(...)

A minha questão é se a seed convertida para hexadecimal viraria a chave privada. Se sim, daria pra importar por qualquer outra carteira.

Não é simples assim. Os BIPs que tratam do assunto, se não me engano, são o bip 32, bip 39 e bip 44. Eles explicam todo o algoritmo de geraçãode chave. Esse algortimo tem um parametro que é o "path", e por algum motivo a electrum usa um "path" diferente do usado pelas outras carteiras. Além disso, versões antigas da electrum não usavam as palavras do bip 39, e sim outras palavras "deles" o que o tornava ainda menos compativel.

A "ideía" por tras da geração de chaves hierarquica é que você usa um gerador de numeros pseudoaleatórios e inicializa ele com uma "seed". Nesse caso, ele é baseado em sucessivas iterações de sha256 sobre partes da chave privada original.


Pra mim você só falou grego kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas dá ou não dá pra transformar a seed em private key? Tem como importar a seed em outra carteira?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 29, 2017, 01:56:31 PM
 #31

(...)

A minha questão é se a seed convertida para hexadecimal viraria a chave privada. Se sim, daria pra importar por qualquer outra carteira.

Não é simples assim. Os BIPs que tratam do assunto, se não me engano, são o bip 32, bip 39 e bip 44. Eles explicam todo o algoritmo de geraçãode chave. Esse algortimo tem um parametro que é o "path", e por algum motivo a electrum usa um "path" diferente do usado pelas outras carteiras. Além disso, versões antigas da electrum não usavam as palavras do bip 39, e sim outras palavras "deles" o que o tornava ainda menos compativel.

A "ideía" por tras da geração de chaves hierarquica é que você usa um gerador de numeros pseudoaleatórios e inicializa ele com uma "seed". Nesse caso, ele é baseado em sucessivas iterações de sha256 sobre partes da chave privada original.


Pra mim você só falou grego kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas dá ou não dá pra transformar a seed em private key? Tem como importar a seed em outra carteira?

dá pra transformar em PK, tem até site que faz isso (procura por "bip39 online"). Mas tem de saber o "path" que a carteira usa.
Importar em outra carteira, se gerar as PKs todas, tem jeito, se for direto pela seed, ai não tem por que cada carteira usa um "path" diferente.

Advertise Here - PM for more info!
DeltaX
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 29, 2017, 02:19:07 PM
 #32

Pergunta:

Eu uso a Electrum Android. Como eu sei qual "path" eles usam? Tem isso no site?

Quantas private keys tem a carteira (acho essa pergunta meio idiota rs)? Seria pela quantidade de endereços diferentes que eu já recebi bitcoins?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 29, 2017, 05:09:39 PM
 #33

Pergunta:

Eu uso a Electrum Android. Como eu sei qual "path" eles usam? Tem isso no site?

Boa pergunta, eu tinha achado uma planilha com isso outro dia (as carteiras e os respectivos paths). se achar de novo eu posto aqui.

Quote
Quantas private keys tem a carteira (acho essa pergunta meio idiota rs)? Seria pela quantidade de endereços diferentes que eu já recebi bitcoins?

infinitas. A carteira em geral gera inicialmente uma quantidade "fixa" e se alguma daquelas for usada, ele vai gerando mais uma. A electrum, se não me engano, são 20 iniciais. A multibit são 100. (tem isso na planilha também, tomara que eu ache Wink

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 29, 2017, 05:11:09 PM
 #34

Pergunta:

Eu uso a Electrum Android. Como eu sei qual "path" eles usam? Tem isso no site?

Boa pergunta, eu tinha achado uma planilha com isso outro dia (as carteiras e os respectivos paths). se achar de novo eu posto aqui.

Quote
Quantas private keys tem a carteira (acho essa pergunta meio idiota rs)? Seria pela quantidade de endereços diferentes que eu já recebi bitcoins?

infinitas. A carteira em geral gera inicialmente uma quantidade "fixa" e se alguma daquelas for usada, ele vai gerando mais uma. A electrum, se não me engano, são 20 iniciais. A multibit são 100. (tem isso na planilha também, tomara que eu ache Wink

Achei: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1000544.0

Advertise Here - PM for more info!
fabiorem
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
May 29, 2017, 05:53:47 PM
 #35

Eu uso o Core tanto pra bitcoins quanto litecoins.

Eu estou começando a usar o Geth para ethereum, mas tá muito travado... faz mais de 48 horas que meu computador está ligado e não sincroniza, estou no bloco 2138694 e o final é no 3785771.
DeltaX
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 29, 2017, 06:15:20 PM
 #36

Pergunta:

Eu uso a Electrum Android. Como eu sei qual "path" eles usam? Tem isso no site?

Boa pergunta, eu tinha achado uma planilha com isso outro dia (as carteiras e os respectivos paths). se achar de novo eu posto aqui.

Quote
Quantas private keys tem a carteira (acho essa pergunta meio idiota rs)? Seria pela quantidade de endereços diferentes que eu já recebi bitcoins?

infinitas. A carteira em geral gera inicialmente uma quantidade "fixa" e se alguma daquelas for usada, ele vai gerando mais uma. A electrum, se não me engano, são 20 iniciais. A multibit são 100. (tem isso na planilha também, tomara que eu ache Wink

Achei: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1000544.0

Será que alguém já testou essa empreitada que eu sugeri? 
Depois vou tentar fazer alguns testes, o problema é que eu não manjo muito dessa área mais técnica.
Meu objetivo é tentar recuperar os satoshis que estiverem na Electrum, caso a mesma venha a "falir", mesmo que em um hipótese absurda.
Uma pergunta que um camarada fez pra mim, e eu não soube responder: os desenvolvedores dessas carteiras, quem mantém atualizações, software com vários idiomas, FAQ, site, etc. Como essa gente ganha dinheiro? Não consigo acreditar que alguém produziria um software complexo "a troco de nada".
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 29, 2017, 06:26:03 PM
 #37

(...)
Será que alguém já testou essa empreitada que eu sugeri? 
Depois vou tentar fazer alguns testes, o problema é que eu não manjo muito dessa área mais técnica.
Meu objetivo é tentar recuperar os satoshis que estiverem na Electrum, caso a mesma venha a "falir", mesmo que em um hipótese absurda.
Uma pergunta que um camarada fez pra mim, e eu não soube responder: os desenvolvedores dessas carteiras, quem mantém atualizações, software com vários idiomas, FAQ, site, etc. Como essa gente ganha dinheiro? Não consigo acreditar que alguém produziria um software complexo "a troco de nada".

Tem vários modelos. Alguns é com base em doações, outros trabalham pra grandes empresas que decidem que a tecnologia é interessante para uso interno, mas que não é comercializável, outros são consórcios de varias empresas que decidem criar um padrão para trocarem informações entre si e sustentam esses projetos, e tem os que fazem somente para alavancar a carreira (que empresa de bitcoin não contrataria o criador da carteira X?).

A bitcoin-core, por exemplo, é mantida con fundos doados pelas grandes empresas de bitcoin através da fundação bitcoin. Pelo menos 3 dos devs dela são funcionários de uma dessas empresas, que tem um tempo liberado pela empresa só pra fazerem isso.

Enfim, é um ecossistema bem complexo, mas tem muita gente lucrando com ele e manter o ecossistema "vivo" é uma boa forma de manter os lucros fluindo e ao mesmo tempo divulgar seus produtos.

Advertise Here - PM for more info!
Almeida
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 196
Merit: 112


View Profile
May 29, 2017, 10:12:34 PM
 #38

Eu sei que as seeds estao matematicamente ligados mesmo, mas eu nao tenho certeza se a mesma seed eh compativel com todas as carteiras com sistema de seed, pra converter pra hexadecimal, se eu entendi bem, tem variossites que convertem o ascii para hexadecimal, deve funcionar (e ate q eh uma forma bem interessante de esconder uma seed ).

Nunca faça isso. Se você expor sua seed pensando que ela está segura porque está em outra base numérica, ela é quebrada em milésimos de segundo. De fato, dá pra quebrar ela até manualmente num site de conversão de bases.

A melhor coisa que você pode fazer é memorizá-la. Deixe ela anotada escondida em algum lugar e a leia periodicamente, até ser impossível esquecê-la. Depois, queime-a.

wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
May 29, 2017, 10:53:37 PM
 #39

Eu sei que as seeds estao matematicamente ligados mesmo, mas eu nao tenho certeza se a mesma seed eh compativel com todas as carteiras com sistema de seed, pra converter pra hexadecimal, se eu entendi bem, tem variossites que convertem o ascii para hexadecimal, deve funcionar (e ate q eh uma forma bem interessante de esconder uma seed ).

Nunca faça isso. Se você expor sua seed pensando que ela está segura porque está em outra base numérica, ela é quebrada em milésimos de segundo. De fato, dá pra quebrar ela até manualmente num site de conversão de bases.

A melhor coisa que você pode fazer é memorizá-la. Deixe ela anotada escondida em algum lugar e a leia periodicamente, até ser impossível esquecê-la. Depois, queime-a.



nao em questao de codificar e postar, estava dizendo q eh interessante voce codificar e esconder no meio de varias palavras, como no meio de um codigo ( ou onde sua imaginacao vai ).
Almeida
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 196
Merit: 112


View Profile
May 29, 2017, 11:38:10 PM
 #40

Eu sei que as seeds estao matematicamente ligados mesmo, mas eu nao tenho certeza se a mesma seed eh compativel com todas as carteiras com sistema de seed, pra converter pra hexadecimal, se eu entendi bem, tem variossites que convertem o ascii para hexadecimal, deve funcionar (e ate q eh uma forma bem interessante de esconder uma seed ).

Nunca faça isso. Se você expor sua seed pensando que ela está segura porque está em outra base numérica, ela é quebrada em milésimos de segundo. De fato, dá pra quebrar ela até manualmente num site de conversão de bases.

A melhor coisa que você pode fazer é memorizá-la. Deixe ela anotada escondida em algum lugar e a leia periodicamente, até ser impossível esquecê-la. Depois, queime-a.



nao em questao de codificar e postar, estava dizendo q eh interessante voce codificar e esconder no meio de varias palavras, como no meio de um codigo ( ou onde sua imaginacao vai ).

Ah sim, você pode usar uma cifra de Beale. Basicamente é uma cifra que te diz que parte de um texto você pega pra formar sua mensagem cifrada (neste caso pvt key cifrada). Vamos dizer que você quer usar a constituição do Brasil, uma forma bem simples seria por ex:

111, 232, 943, 119, 563, na forma xyz onde x é linha, y palavra, z caracter.

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

111, 232, 343, 119, 563 daria

P, e, c, O, b

Tudo que você tem a fazer é sortear xyz e procurar nesse texto onde cai. Daí você pode guardar a cifra mesmo online. É muiio difícil de quebrar uma cifra dessas, mas não é impossível.

Pages: « 1 [2] 3 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!