Bitcoin Forum
March 19, 2024, 11:33:30 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Será que a encriptação do Bitcoins é boa?  (Read 4181 times)
rodrigopvai (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 33
Merit: 0


View Profile
June 02, 2013, 09:15:34 PM
Last edit: June 02, 2013, 09:36:06 PM by rodrigopvai
 #1

Será? eu me faço essa pergunta todo dia, eu estava pesquisando na Internet e me deparei com um vídeo... (Pena que não decorei o nome do vídeo) que falava de Computadores Quânticos (eu não sou muito bom nesse assunto) será mesmo que os Computadores Quânticos pode desencriptar os Bitcoins?,e na sua opinião que você acha?
1710848010
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710848010

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710848010
Reply with quote  #2

1710848010
Report to moderator
1710848010
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710848010

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710848010
Reply with quote  #2

1710848010
Report to moderator
1710848010
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710848010

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710848010
Reply with quote  #2

1710848010
Report to moderator
There are several different types of Bitcoin clients. The most secure are full nodes like Bitcoin Core, which will follow the rules of the network no matter what miners do. Even if every miner decided to create 1000 bitcoins per block, full nodes would stick to the rules and reject those blocks.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1710848010
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710848010

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710848010
Reply with quote  #2

1710848010
Report to moderator
yelllowsin
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 236
Merit: 100



View Profile
June 03, 2013, 02:44:57 AM
 #2

Interessante isso, quando a gente não sabe tem de ir atrás de quem sabe mais: http://security.stackexchange.com/questions/25375/why-not-use-larger-cipher-keys/25392#25392

Mas eu não me preocuparia com isso se fosse você pois esse tipo de criptografia baseado em chaves privadas é largamente utilizada pelos humanos não somente na rede Bitcoin. Resumindo, se eles falharem, todos falham. O universo se adapta. Como o cara falou "quando os computadores começarem a ser construídos com algo diferente da matéria e ocupar algo que não o espaço", comece a se preocupar. Dou risada...esse universo parece não ter fim.
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
June 03, 2013, 02:57:31 AM
 #3

A criptografia usada no biticoin já foi analisada por alguns dos melhores criptoanalistas do mundo e nenhum foi capaz de encontrar uma falha, ou pelo menos nenhum deles denunciou nenhuma falha.

Na minha opinião é uma obra prima de segurança, um primor.

As técnicas utilizadas se valem basicamente de duas tecnologias criptograficas:

1. SHA256
2. ECDSA

Então se algum dia surgir alguma falha em um desses algoritimos o bitcoin fica vulnerável junto. No entanto essas tecnologias são consideradas o estado da arte em criptografia e são consideradas seguras por muito tempo ainda (até 2020 no mínimo), considerando a Lei de Moore.

A idade de segurança de uma rotina criptografica está diretamente ligada a capacidade de sobreviver a um ataque de força bruta, e ao custo/incentivo desse ataque, que é onde entrariam os futuros computadores quanticos, que com uma capacidade de processamento muito superior poderiam causar desvios e estragos na rede Bitcoin, tanto pela mineração ou por quebrar chaves privadas (muito improvável nesse caso, embora seja possível tendo a chave publica).

Algoritimos critptograficos considerados seguros no passado (anos 80 por exemplo) são considerados inseguros hoje devido ao aumento vertiginoso no poder de processamento dos computadores (veja: http://en.wikipedia.org/wiki/RSA_Factoring_Challenge ).

Mas esses computadores quanticos são para um futuro distante, e ainda não existe sequer um computador quantico programável.

No entanto o Bitcoin foi concebido pensando nisso também, de forma que os algoritimos criptograficos poderão ser substituidos quando e se for necessário.

No dia que surgir o primeiro computador quantico capaz de assinar uma transação bitcoin a primeira providência a ser tomada será tornar todos os address descartáveis, pois ao ser usado um address expõe a chave publica, facilitando a descoberta da chave privada por um computador quantico.

Fazendo um pouco de humor, eu acho mais facil um computador quantico dividir por zero do que reverter um address Bitcoin para sua respectiva chave privada  Grin

http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_quantum_computing

http://en.wikipedia.org/wiki/SHA256

http://en.wikipedia.org/wiki/Elliptic_Curve_DSA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Moore

http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptoan%C3%A1lise


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Jay_Pal
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1493
Merit: 1003



View Profile
June 03, 2013, 08:25:32 AM
 #4

Nenhuma encriptação é suficientemente boa.
Basta haver tempo e recursos e todas elas podem ser crackadas.
Se não fosse sequer possível crackar, nem sequer seria possível desencriptar no cliente final.
Falhas existem sempre.
O que torna a rede bitcoin segura, não é a encriptação em si, mas sim a forma estruturada em p2p para verificação das transacções.
É por isso que se pesquisarem encontrarão um ataque chamado de 51%, o qual pode ser aplicado a qualquer moeda criptográfica, independentemente da encriptação utilizada.
Muitas vezes, a encriptação serve mais para desmotivar do que para proteger em sí.
Teoricamente o truecrypt usa um algoritmo indecifrável, mas na prática, não existe é nenhum software dedicado a utilizar os recursos como é feito com o bitcoin, utilizando gráficas, FPGA's e ASICS para desencriptar.
Já o WPA2, esse já existe software semelhante aos mineiros de Bitcoins para quebrar a segurança usando gráficas.
Logo, nada está seguro na realidade. Pode é dar demasiado trabalho e, sejamos sinceros, 51% é demasiado difícil de atingir.

Best faucet EVER! - Freebitco.in
Don't Panic... - 1G8zjUzeZBfJpeCbz1MLTc6zQHbLm78vKc
Why not mine from the browser?
person
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 315
Merit: 250



View Profile WWW
June 03, 2013, 02:53:23 PM
 #5

Se não fosse sequer possível crackar, nem sequer seria possível desencriptar no cliente final.

Importante lembrar que o cliente (ou qualquer um) não "desencripta" nada.

O bitcoin é baseado num modelo de geração de Hashes e assinaturas. A unica coisa que o cliente consegue fazer é validar se a assinatura de uma transação bate (usando a chave publica dela).

A geracao dos enderecos acontece depois de um processo usando SHA256(SHA256(ECDSA)) em cima de uma chave privada como o algorista falou.

Se voce quiser descobrir a chave privada via brute force, tem que rodar esse algoritmo varias vezes.
O problema é que o numero total de endereços pode chegar a 2^160.
Jay_Pal
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1493
Merit: 1003



View Profile
June 03, 2013, 07:43:26 PM
 #6

Se não fosse sequer possível crackar, nem sequer seria possível desencriptar no cliente final.

Importante lembrar que o cliente (ou qualquer um) não "desencripta" nada.

O bitcoin é baseado num modelo de geração de Hashes e assinaturas. A unica coisa que o cliente consegue fazer é validar se a assinatura de uma transação bate (usando a chave publica dela).

A geracao dos enderecos acontece depois de um processo usando SHA256(SHA256(ECDSA)) em cima de uma chave privada como o algorista falou.

Se voce quiser descobrir a chave privada via brute force, tem que rodar esse algoritmo varias vezes.
O problema é que o numero total de endereços pode chegar a 2^160.


Sim, totalmente correcto no caso do Bitcoin.
Eu referia-me genéricamente a encriptações, como a das nossas redes WiFi, por exemplo.

Best faucet EVER! - Freebitco.in
Don't Panic... - 1G8zjUzeZBfJpeCbz1MLTc6zQHbLm78vKc
Why not mine from the browser?
dan_raikou
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 27
Merit: 0


View Profile
December 15, 2016, 02:57:45 PM
 #7

Tem muita especulação sobre isso. Porem nenhuma certeza ainda, ao que parece um cientista conseguiu inventar um meio de eles funcionarem mais rapidamente o que gera ainda mais insegurança. A NSA recomenda a troca dos protocolos para SHA 384.
O bitcoin usa o algoritmo de hash SHA-256, RIPEMD160, e a assinatura Elliptic Curve Digital do algoritmo de criptografia (ECDSA).

Muitos acreditam que o ataque de computador quântico poderia comprometer o protocolo ECDSA, enquanto os protocolos SHA-256 e RIPEMD160 permaneceriam imunes.

No entanto, NSA agora recomenda a implementação do SHA-384 EM VEZ DE SHA-256. Na verdade, NSA decidiu que não usará mais o NSS SHA-256.

Os computadores quânticos estão chegando mais cedo do que pensávamos. Este fato combinado com uma nova implementação do algoritmo de Shor destaca a urgência de agir, mais cedo ou mais tarde. Na verdade, é hora de começar a investigar o impacto potencial da computação quântica no Bitcoin e em sua blockchain, para garantir que a mesma permanecerá segura. Texto extraid do site btcsoul.com.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!