Bitcoin Forum
May 08, 2024, 08:32:32 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: O que minerar PoS?  (Read 291 times)
Corsarios (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 102


View Profile
February 16, 2018, 01:27:50 PM
 #1


Pessoal,

criei esse tópico para trocar ideia de moedas que compensa minerar PoS,  geralmente precisa investir em comprar alguma coisa para iniciar.

Quais moedas vocês estão investindo em PoS?
1715200352
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715200352

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715200352
Reply with quote  #2

1715200352
Report to moderator
1715200352
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715200352

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715200352
Reply with quote  #2

1715200352
Report to moderator
There are several different types of Bitcoin clients. The most secure are full nodes like Bitcoin Core, which will follow the rules of the network no matter what miners do. Even if every miner decided to create 1000 bitcoins per block, full nodes would stick to the rules and reject those blocks.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715200352
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715200352

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715200352
Reply with quote  #2

1715200352
Report to moderator
nullkalahar
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 1

PerfectPool


View Profile
February 16, 2018, 02:09:42 PM
 #2

Basicamente tu deixar o wallet sendo executado 24/7 no teu PC com saldo.
Tu vai ganhando gradativamente. Ao menos eu entendi assim.
Você não ganha por hash power.

Uma moeda que subiu MUUITO foi o Neblio.
Tem outro tópico de uns boxes de baixo consumo para deixar o wallet ligado com suas moedas.


EDIT

Peguei a resposta do sabotag3x no outro tópico:

Alguém explicaria a um Newbie o que seria PoS ?

Estas box mineram só a moeda quem já vem nelas ? ?
Olhei no coinmarket e nenhuma delas é "minerável", achei estranho.

Daria para pegar umas destas e minerar moedas etash ? cryptonight ?


raspberry pi é um daqueles "nano" computadores ?
Eu já havia pensado na possibilidade de usar algum destes para minera, porém não saberia como ligar as placas a ele...por isso outro dia perguntei se podia ligar riser diretamente nas entradas USB.  Grin Grin Cheesy Cheesy

PoW = prova de trabalho, vai depender do poder de processamento do seu hardware
PoS = prova de participação/aposta, cada moeda PoS tem uma % diferente de rendimento, por exemplo: umas dão 5% ao ano, outras 1000% sobre o montante que você tem na carteira.. você tem que deixar a carteira aberta 24/7, por isso esses equipamentos que não consomem muita energia são utilizados.. Não sei exatamente como funciona cada moeda, sei que a DCR tem um sistema onde você compra um "ticket" e participa de um "sorteio"(está mais para um consórcio)..

Como esses raspi não tem saída PCI-E e tem um processador fraco, não da pra minerar PoW..

o raspi é isso aqui:

também tem umas capinhas pra proteger o hardware.. ai da pra botar uma tela pequena ou plugar numa TV para transmitir filmes, etc..

pessoal usa bastante em projetos alternativos: https://youtu.be/9YhTOUu06EY?t=1m52s


Pelo visto o diferencial dessas boxes ai é que deve vir configurada para a moeda que você deseja..
Corsarios (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 102


View Profile
February 16, 2018, 03:11:28 PM
 #3

Basicamente tu deixar o wallet sendo executado 24/7 no teu PC com saldo.


O que é eu sei, tava pensado do pessoal postar dicas de moedas PoS...
nullkalahar
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 1

PerfectPool


View Profile
February 16, 2018, 04:03:52 PM
 #4

Basicamente tu deixar o wallet sendo executado 24/7 no teu PC com saldo.


O que é eu sei, tava pensado do pessoal postar dicas de moedas PoS...

Quote
Uma moeda que subiu MUUITO foi o Neblio.
Tem outro tópico de uns boxes de baixo consumo para deixar o wallet ligado com suas moedas.
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
February 16, 2018, 08:34:20 PM
 #5

Amigo, a melhor moeda PoS na minha opinião é a Decred, com ela é possível receber um rendimento muito bom, e digo isso por experiencia própria.

Ela funciona através de tickets, é um método um pouco diferente. Tanto que o mais recomendado é que você utilize uma pool. Temos a pool br (https://stake.decredbrasil.com/) que é uma das melhores do mundo, gerida inclusive pelo nosso querido @girino.

Um ticket hoje custa ~80 DCR (R$ 24000,00), então é um pouco complicado de se começar.

Recomendo o grupo da Decred no FB, um dos melhores que existe, o Emilio lá faz um belo trabalho.

Qualquer dúvida eu posso tirar aqui, questões mais técnicas o @girino vai saber explicar melhor.
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2534
Merit: 2171


Crypto Swap Exchange


View Profile
February 16, 2018, 08:40:00 PM
 #6

Até hoje eu estou esperando alguém fazer um tutorial bonito sobre PoS aqui no fórum como foi feito sobre PoW..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
February 16, 2018, 09:33:21 PM
Merited by sabotag3x (1), Loganota (1)
 #7

Até hoje eu estou esperando alguém fazer um tutorial bonito sobre PoS aqui no fórum como foi feito sobre PoW..

O problema é que PoS não tem tanto segredo quanto a mineração PoW, é "só" comprar, colocar na carteira e ser feliz  Grin Grin

E cada moeda tem o seu sistema, então no caso seriam vários tutoriais. Vou tentar fazer um da Decred, que é a moeda que faço PoS e tenho algum conhecimento.

Deixo de recomendação o tópico que fiz da Ark, não é bem um tutorial, mas tem bons links que levam pra um material mais técnico. Talvez ele esteja desatualizado na questão dos valores, mas a parte da DPoS deve estar atual.

Cara tem um sistema que eu achei interessante de POS, a DPOS da ARK, mas que eu acho que não seja muito lucrativo.

A DPOS (Delegated Proof of Stake) funciona da seguinte maneira: cada ARK funciona como um voto, quanto mais ARK você tem, mais "influente" você é. Esses votos são usados para eleger delegados, e esses delegados serão responsáveis por manter os nós, forjar novos blocos e assim ganhar mais modas. Apenas os 51 candidatos mais votados são eleitos delegados e podem exercer essa função.

Pra cada novo bloco forjado ele ganha:
  • taxas das transações: 0.1 ARK
  • voto/retirar o voto: 1 ARK
  • registro de frase-senha secundária: 5 ARK
  • registro de delegado: 25 ARK

Um delegado ativo pode forjar em média 211 blocos por dia.

Assim, dependendo da proposta do candidato (lembra muito política isso, porém uma política que funciona  Cheesy Cheesy), ele repassa uma quantidade pra quem votou nele baseado na quantidade de votos de quem votou, semelhante aos stakes das campanhas de recompensa. Pode reservar uma quantidade para projetos que irão ajudar no desenvolvimento da ARK, reservar uma quantia para pagar os custos de manter o nó, enfim, tudo depende da proposta do delegado.

Um ponto muito positivo, é que os pagamentos podem ser diários, que os delegados podem fazer programas de fidelização, pagando um bônus se você manter seus votos com ele por muito tempo, fazer loterias a cada pagamento e podem até cobrir todos os custos com as taxas de transação te deixando um lucro liquido. Mas lembrando, isso depende da proposta do delegado.

Outro ponto bom, mas isso já é da plataforma, é o fato que você não "prende" suas ARK's, pode retirá-las quando quiser e mudar o seu voto quando quiser.

Agora falando o porquê eu considero que não compense pra quem está iniciando agora na DPOS, é que os pagamentos são muito baixos na minha opinião. Você tem que ter uma quantidade muito grande de ARK para receber uma quantia por dia que valha a pena. Eles têm essa calculadora que mostra a quantidade por dia que você irá receber baseado na quantidade de votos que você tem. Para receber por volta de 1 ARK por dia, você teria que ter 4000 ARK (+- R$ 7900,00), assim, você lucraria 30 ARK (+- R$60,00) por mês.  Creio que você lucraria mais apostando em outras moedas, fazendo trades com esse dinheiro ou investindo em outra POS.

Agora pra quem tem ARK desde o começo ou pagou barato por elas, aposta que ela pode ter uma grande valorização e pretende holdar por um bom tempo, é um sistema interessante. Até porque, esse é o objetivo de uma POS, você segurar suas moedas e acreditar no projeto da moeda, além de ajudar na valorização da mesma.

Pra quem se interessar, vou deixar algum links úteis, eles estão em inglês, mas são fáceis de entender se usar um tradutor.
Explicação mais detalhada da DPOS: https://blog.ark.io/dpos-and-ark-voting-explained-68596a171ca1
Mais explicações sobre a DPOS: https://www.reddit.com/r/ArkEcosystem/comments/6d7q5f/mini_guide_delegated_proof_of_stake_consensus/
Sobre as recompensas dos blocos: https://blog.ark.io/lets-forge-some-ark-rewards-kick-in-at-block-75-600-abe2e7bf2b98
Como votar: https://blog.ark.io/how-to-vote-or-un-vote-an-ark-delegate-and-how-does-it-all-work-819c5439da68
Propostas dos delegados: https://forum.ark.io/category/5/delegates
Exemplo do pagamento de um dos delegados: https://arkcoin.net/paymentrun/9
Calculadora: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1FGo3FkC3uSWXGHatPQyny2brMWjAIJsHFCR-Lhkl_m0/edit#gid=0
ANN da ARK em inglês: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1649695.0
ANN traduzido pelo @ShooterXD: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1669118.0
Site da ARK: https://ark.io/
claudiotiego
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 154


Corl - Growth Capital on the Blockchain


View Profile WWW
February 16, 2018, 10:36:23 PM
 #8

Até hoje eu estou esperando alguém fazer um tutorial bonito sobre PoS aqui no fórum como foi feito sobre PoW..

Lembro que há uns meses atrás o @paredao prometeu fazer um tópico sobre as moedas que ele minera em PoS. Mas eu acho que ele acabou esquecendo mesmo.

squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
February 17, 2018, 08:08:52 PM
 #9

Amigo, a melhor moeda PoS na minha opinião é a Decred, com ela é possível receber um rendimento muito bom, e digo isso por experiencia própria.

Ela funciona através de tickets, é um método um pouco diferente. Tanto que o mais recomendado é que você utilize uma pool. Temos a pool br (https://stake.decredbrasil.com/) que é uma das melhores do mundo, gerida inclusive pelo nosso querido @girino.

Um ticket hoje custa ~80 DCR (R$ 24000,00), então é um pouco complicado de se começar.

Recomendo o grupo da Decred no FB, um dos melhores que existe, o Emilio lá faz um belo trabalho.

Qualquer dúvida eu posso tirar aqui, questões mais técnicas o @girino vai saber explicar melhor.

Poderia citar como funcionar o reward ou pelo menos estimativa?
Caso eu adquira 80DCR qual seria o rendimento disso hoje aproximadamente?
ManualdoBitcoin
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 112
Merit: 0


View Profile
February 17, 2018, 09:50:17 PM
 #10

POS hoje em dia compensa em grupo pois junta mais moedas sozinho e bem complicado a nao ser que tenha muitas moedas .
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
February 18, 2018, 12:10:45 AM
 #11


[...]

Poderia citar como funcionar o reward ou pelo menos estimativa?
Caso eu adquira 80DCR qual seria o rendimento disso hoje aproximadamente?

A recompensa gira em torno de 1,5% do preço do ticket e ele demora em média 28 dias para ser votado (mas ai entra a sorte que você tem, já tive votados com 3 dias e o mais longo com quase 100 dias). Desde que eu comecei com os tickets, é como se o número de Decreds que eu tenho subisse com uma porcentagem de 0,06% ao dia. Tá sendo um lucro muito bom, ainda mais com a Decred subvalorizada e com o potencial que ela tem.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
February 18, 2018, 01:28:53 AM
Merited by caneca (1)
 #12


[...]

Poderia citar como funcionar o reward ou pelo menos estimativa?
Caso eu adquira 80DCR qual seria o rendimento disso hoje aproximadamente?

A recompensa gira em torno de 1,5% do preço do ticket e ele demora em média 28 dias para ser votado (mas ai entra a sorte que você tem, já tive votados com 3 dias e o mais longo com quase 100 dias). Desde que eu comecei com os tickets, é como se o número de Decreds que eu tenho subisse com uma porcentagem de 0,06% ao dia. Tá sendo um lucro muito bom, ainda mais com a Decred subvalorizada e com o potencial que ela tem.


Só ressaltando ,a recompensa é fixa (1.3 DCR)  e o que varia é o preço do ticket. O ticket custando 2DCR (sim, ja custou isso, bons tempos) ou 200 DCR (também já custou isso, péssimos tempos) a recompensa vai ser a mesma.

Advertise Here - PM for more info!
Corsarios (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 102


View Profile
February 18, 2018, 12:26:58 PM
 #13

Amigo, a melhor moeda PoS na minha opinião é a Decred, com ela é possível receber um rendimento muito bom, e digo isso por experiencia própria.

Ela funciona através de tickets, é um método um pouco diferente. Tanto que o mais recomendado é que você utilize uma pool. Temos a pool br (https://stake.decredbrasil.com/) que é uma das melhores do mundo, gerida inclusive pelo nosso querido @girino.

Um ticket hoje custa ~80 DCR (R$ 24000,00), então é um pouco complicado de se começar.

Recomendo o grupo da Decred no FB, um dos melhores que existe, o Emilio lá faz um belo trabalho.

Qualquer dúvida eu posso tirar aqui, questões mais técnicas o @girino vai saber explicar melhor.


Realmente compensa mas é um investimento alto.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
February 18, 2018, 02:33:27 PM
 #14

Amigo, a melhor moeda PoS na minha opinião é a Decred, com ela é possível receber um rendimento muito bom, e digo isso por experiencia própria.

Ela funciona através de tickets, é um método um pouco diferente. Tanto que o mais recomendado é que você utilize uma pool. Temos a pool br (https://stake.decredbrasil.com/) que é uma das melhores do mundo, gerida inclusive pelo nosso querido @girino.

Um ticket hoje custa ~80 DCR (R$ 24000,00), então é um pouco complicado de se começar.

Recomendo o grupo da Decred no FB, um dos melhores que existe, o Emilio lá faz um belo trabalho.

Qualquer dúvida eu posso tirar aqui, questões mais técnicas o @girino vai saber explicar melhor.


Realmente compensa mas é um investimento alto.

Tem uma galera que faz compra de tickets compartilhado, mas envolve um grau alto de confiança entre as partes!

Advertise Here - PM for more info!
EbonHawk
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1007



View Profile
February 18, 2018, 07:52:36 PM
 #15

Eu faço POS de DeepOnion, hoje está bem disputado, mas ainda está me dando uns trocados Smiley Smiley Smiley

"Se você não achar uma forma de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer" - Warren Buffett
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
February 19, 2018, 10:54:13 AM
 #16

Bom, já havia comentado num outro post, mas comento de novo. Estou minerando PoW uma moeda chamada criptoreal. Ela possui sistema de masternodes. Pelo que eu entendi, seria um PoS (me corrijam se eu estiver errado).
Assim que eu atingir o suficiente de moedas via PoW, irei transferi-las para o masternode.
squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
February 19, 2018, 05:23:49 PM
 #17


[...]

Poderia citar como funcionar o reward ou pelo menos estimativa?
Caso eu adquira 80DCR qual seria o rendimento disso hoje aproximadamente?

A recompensa gira em torno de 1,5% do preço do ticket e ele demora em média 28 dias para ser votado (mas ai entra a sorte que você tem, já tive votados com 3 dias e o mais longo com quase 100 dias). Desde que eu comecei com os tickets, é como se o número de Decreds que eu tenho subisse com uma porcentagem de 0,06% ao dia. Tá sendo um lucro muito bom, ainda mais com a Decred subvalorizada e com o potencial que ela tem.


Só ressaltando ,a recompensa é fixa (1.3 DCR)  e o que varia é o preço do ticket. O ticket custando 2DCR (sim, ja custou isso, bons tempos) ou 200 DCR (também já custou isso, péssimos tempos) a recompensa vai ser a mesma.


Ainda nao entendo, pq no pow, vc manda hash e ganha algo equivalente, apesar da variaçao é totalmente certo o ganho
Tenho uma moedinha de airdrop que foi o POSToken que é so deixar na mew e depois dar um comando pra ganhar o stake dela, neste caso é totalmente certo o ganho em moedas.

Mas esse da decred é estranho, quer dizer que eu posso comprar o ticked, mas corre o risco de nunca ser votado e nao ganhar nada?
E nao enteendi o sistema, pra que serve o ticket? quem é que vota no ticket? Como se escolhe o ticket?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
February 19, 2018, 07:03:20 PM
 #18

(...)

Ainda nao entendo, pq no pow, vc manda hash e ganha algo equivalente, apesar da variaçao é totalmente certo o ganho
Tenho uma moedinha de airdrop que foi o POSToken que é so deixar na mew e depois dar um comando pra ganhar o stake dela, neste caso é totalmente certo o ganho em moedas.

Mas esse da decred é estranho, quer dizer que eu posso comprar o ticked, mas corre o risco de nunca ser votado e nao ganhar nada?
E nao enteendi o sistema, pra que serve o ticket? quem é que vota no ticket? Como se escolhe o ticket?

Na stake tradicional você também corre o risco de nunca ganhar a "corrida" pelo bloco, porque o sistema de seleção de quem vai ser o proximo a publicar um bloco stake é aleatório. O que acontece, na pratica, é que isso nunca acontece porque repetindo por vezes suficientes o aleatório acaba convergindo para o valor esperado.

Na Decred é a mesma coisa. No longo prazo, você sempre será sorteado, mas se vc tem apenas um ticket, e der azar, esse "longo" pode ser bem longo. O tempo médio de sorteio é 28 dias.

Quanto ao " pra que serve o ticket? quem é que vota no ticket? Como se escolhe o ticket?", são perguntas que precisam de um aprofundamento BEM maior pra responder. Vou fazer outro coment com isso.

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
February 19, 2018, 07:29:35 PM
Merited by squallw (1)
 #19

(...)
E nao enteendi o sistema, pra que serve o ticket? quem é que vota no ticket? Como se escolhe o ticket?

  • Pra que serve o ticket?
  • O ticket tem Várias funções: Validar os blocos minerados, participar do processo de tomada de decisão da moeda (governança) e remunerar os participantes nesse processo.
     
    • Validar os blocos minerados:
    • Os stake holders podem validar os blocos minerados não só sobre as regras de consenso, como em moedas PoW tradicionais, mas também em relação a outros aspectos subjetivos, como por exemplo, punir mineradores que minerem blocos vazios, ou punir mineradores suspeitos de praticas desonestas. Para isso, eles podem votar "não" em um bloco, e se a maioria dos votos em um bloco for "não", a recompensa daquele bloco é zerada (sem prejuízo para a recompensa do ticket).
     
    • Participar do processo de tomada de decisão:
    • Os stake holders podem aderir a votações sobre o futuro da moeda. As votações sobre hard-fork, por exemplo, tem implementação automatica. Assim que aprovado um hard-fork, ele entra automaticamente em vigor. Pode também votar em decisões subjetivas: Qual funcionalidade deve ser desenvolvida primeiro pelos devs, quem deve ser remunerado pelo desenvolvimento, etc. a ideia é que, no longo prazo, todas as decisões (quem faz o que, quanto recebe por isso, a propria liberação do pagamento, via smart contracts, e quando entra em produção), tudo isso deve ser assunto de votação e automatizado no maximo possivel para que não haja interferencia humana nos resultados.
     
    • Remunerar os participantes no processo de tomada de decisão:
    • Por fim, o ultimo aspecto é que a participação nesse processo deve ser incentivada, e principalmente, deve ser feita por quem tem algo a perder caso a decisão seja ruim. Por isso os tickets são "pagos" e seu saldo fica preso no ticket (para evitar que vc dê palpite na moeda sem ter nada a perder com isso). Em contrapartida, vc recebe para participar desse processo, então é um incentivo para aumentar a participação sem tornar ela obrigatória.
       
  • Quem é que vota no ticket?
  • Quem comprou o ticket vota. O ticket é um "titulo de eleitor" que te dá direito a votar uma vez. Você pode assinar uma procuração para que outra pessoa vote por você (são as pools de mineração), mas ainda assim, as pools ó vão fazer o trabalho de emitir o voto, a decisão de como votar ainda fica a cargo de quem comprou o ticket (seja através da carteira, seja através do site da pool, onde ele pode alterar sua intenção de voto).
  • Como se escolhe o ticket?
  • O ticket é sorteado por um processo pseudo-aleatório que depende do hash dos blocos anteriores a ele. Quando um bloco é minerado, já se sabe imediatamente, a partir da hash dele, quais serão os próximos tickets a serem votados.

Acho que é isso. Qualquer coisa, dê uma olhada nas docs da moeda: https://docs.decred.org

Advertise Here - PM for more info!
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!