Bitcoin Forum
April 23, 2024, 09:32:13 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Tutorial p/ Iniciantes - Obtendo preços atualizados em planilha (Excel)  (Read 256 times)
caneca (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
June 17, 2018, 04:44:10 AM
Last edit: June 17, 2018, 05:11:53 AM by caneca
Merited by sabotag3x (1), alegotardo (1), Loganota (1), Adriano (1), wilwxk (1)
 #1

Bom, sempre vejo muita gente aqui postando planilhas que pegam automaticamente os preços do BTC ou de outras moedas, mas nunca compartilham como isso é feito.

Ter esses dados é de grande ajuda, principalmente para os iniciantes, porque assim conseguimos um maior controle das nossas finanças, trades e gasto. E o como o Excel é uma excelente ferramente, podemos fazer gráficos e filtrar os dados de maneira muito mais otimizada. Além de ficarmos livres de aplicativos que nem sempre nos dão informações precisas. Eu utilizo o Blockfolio no celular, mas a planilha que eu montei faz as mesmas funções que ele e contem algumas informações a mais.

Pensando nisso e aliado ao fato de que sou defensor do faça você mesmo (porque conhecimento nunca é demais e fazendo é uma boa forma de aprender), fiz esse tutorial bem simples de como obter esses dados no editor de planilhas mais famoso que existe, o Excel. Com certeza, essa não é a maneira mais elegante, mas funciona corretamente. Se alguém souber outras formas, fique a vontade para compatilhar.

Vou dividir o tutorial em duas partes: a primeira vou ensinar a obter o preço do BTC em BRL e a segunda a obter o preço de praticamente todos os tokens em BTC e em USD, pois com esses dois valores, podemos fazer de tudo.



Parte 1

*Vou utilizar nesse tutorial a API da BitcoinTrade. No final irei deixar a API da Foxbit também.

1- Link da API:

https://api.bitcointrade.com.br/v1/public/BTC/ticker/

Com esse link da API nós obtemos o valor da última venda, o maior e o menor valor das 24 horas, o volume transacionado, a quantidade de trades, e os valores de compra e venda no livro de ofertas.

2- Abra o Excel e siga os seguintes passos: Dados > Nova Consulta > De Outras Fontes > Da Web



3- Na janela que abrir, cole o link da API e de ok.



4- Clique em Converter na tabela.



5- Clique na setinha do lado de Name e desmarque a caixa message. De ok.



6- Clique nas setinhas em Value e de ok.



7- Irá carregar a tabela. Clique em Fechar e Carregar.



8-
Vá em: Dados > Conexões, selecione a conexão que acabamos de adicionar e clique em propriedades.




9- Marque a opção de "Atualizar a cada" e coloque 1 minuto. Marque a opção de atualizar ao abrir o arquivo e de ok.



E pronto, temos uma planilha que pega os dados diretamente da API da BitcoinTrade e você sempre terá os valores atualizados. Basta configurar e montar a sua planilha para pegar os valores de sua preferência.




API Foxbit: https://api.blinktrade.com/api/v1/BRL/ticker (mesmo procedimento, porém pule os passos 5 e 6).



Parte 2

Link da API do CoinMarketCap: https://api.coinmarketcap.com/v2/ticker/?convert=BTC

*Aqui começamos a partir do passo 3 da parte 1.

1- Na janela que se abrir, clique em Record ao lado de data.



2- Vai abrir uma janela como essa e clique em Converter Na Tabela



*A partir desse ponto, pode ser que essa mensagem apareça. Apenas clique em Carregar Mais.



Prosseguindo:

3- Clique nas setinhas ao lado de Value e deixe as seguintes caixas marcadas (eu desmarco todas as outas por não ver necessidade de se ter essas informações, mas se você quiser, deixe-as marcadas, não há problema).



4- Irá abrir novas colunas. Na coluna Value.quotes, clique nas setinhas, deixe as caixas marcadas e de ok.



5-
Nas duas novas colunas que abrirem, deixem as seguintes caixas marcadas (novamente, não vejo motivos para se ter essas informações) e após isso de ok.




6- Finalmente, clique em Fechar e carregar. Assim, você terá informação de todas as moedas que existem no CoinMarketCap.



7- Repita os passos 8 e 9 da parte 1 para a atualização a cada 1 minuto.

8- A API do CoinMarketCap fornece apenas 100 moedas por vez. Assim, para obter mais moedas, basta adicionar "&start=101" (exemplo: https://api.coinmarketcap.com/v2/ticker/?convert=BTC&start=101) para pegar mais moedas. A partir da 200, "&start=201" e por ai vai...

Utilizando esses dados juntamente com a função PROCV conseguimos obter os dados de uma moeda ou token específico.



Bom, os passos são bem simples, porém qualquer duvida é só postar aqui. Dúvidas também sobre comandos na planilha e a melhor forma de usar esses dados, postem aqui para gente debater.

Pretendo fazer outros, nessa mesma pegada para iniciantes, se sobrar um tempo, vou fazendo e postando aqui.  Grin Grin
1713907933
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713907933

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713907933
Reply with quote  #2

1713907933
Report to moderator
The grue lurks in the darkest places of the earth. Its favorite diet is adventurers, but its insatiable appetite is tempered by its fear of light. No grue has ever been seen by the light of day, and few have survived its fearsome jaws to tell the tale.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1713907933
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713907933

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713907933
Reply with quote  #2

1713907933
Report to moderator
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3304
Merit: 1615


★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!


View Profile
June 17, 2018, 04:52:29 AM
 #2

Muto bom o seu trabalho. Pena que me deu preguiça só de olhar. Imagina fazer tudo isso.  Cheesy Cheesy Cheesy



.
.BIG WINNER!.
[15.00000000 BTC]


▄████████████████████▄
██████████████████████
██████████▀▀██████████
█████████░░░░█████████
██████████▄▄██████████
███████▀▀████▀▀███████
██████░░░░██░░░░██████
███████▄▄████▄▄███████
████▀▀████▀▀████▀▀████
███░░░░██░░░░██░░░░███
████▄▄████▄▄████▄▄████
██████████████████████

▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
██████████████████████
█████▀▀█▀▀▀▀▀▀██▀▀████
█████░░░░░░░░░░░░░████
█████░░░░░░░░░░░░▄████
█████░░▄███▄░░░░██████
█████▄▄███▀░░░░▄██████
█████████░░░░░░███████
████████░░░░░░░███████
███████░░░░░░░░███████
███████▄▄▄▄▄▄▄▄███████

██████████████████████
▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
███████████████▀▀▀▀▀▀▀
███████████▀▀▄▄█░░░░░█
█████████▀░░█████░░░░█
███████▀░░░░░████▀░░░▀
██████░░░░░░░░▀▄▄█████
█████░▄░░░░░▄██████▀▀█
████░████▄░███████░░░░
███░█████░█████████░░█
███░░░▀█░██████████░░█
███░░░░░░████▀▀██▀░░░░
███░░░░░░███░░░░░░░░░░

██░▄▄▄▄░████▄▄██▄░░░░
████████████▀▀▀▀▀▀▀██
█████████████░█▀▀▀█░███
██████████▀▀░█▀░░░▀█░▀▀
███████▀░▄▄█░█░░░░░█░█▄
████▀░▄▄████░▀█░░░█▀░██
███░▄████▀▀░▄░▀█░█▀░▄░▀
█▀░███▀▀▀░░███░▀█▀░███░
▀░███▀░░░░░████▄░▄████░
░███▀░░░░░░░█████████░░
░███░░░░░░░░░███████░░░
███▀░██░░░░░░▀░▄▄▄░▀░░░
███░██████▄▄░▄█████▄░▄▄

██░████████░███████░█
▄████████████████████▄
████████▀▀░░░▀▀███████
███▀▀░░░░░▄▄▄░░░░▀▀▀██
██░▀▀▄▄░░░▀▀▀░░░▄▄▀▀██
██░▄▄░░▀▀▄▄░▄▄▀▀░░░░██
██░▀▀░░░░░░█░░░░░██░██
██░░░▄▄░░░░█░██░░░░░██
██░░░▀▀░░░░█░░░░░░░░██
██░░░░░▄▄░░█░░░░░██░██
██▄░░░░▀▀░░█░██░░░░░██
█████▄▄░░░░█░░░░▄▄████
█████████▄▄█▄▄████████

▀████████████████████▀




Rainbot
Daily Quests
Faucet
caneca (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
June 17, 2018, 06:02:49 AM
 #3

Muto bom o seu trabalho. Pena que me deu preguiça só de olhar. Imagina fazer tudo isso.  Cheesy Cheesy Cheesy

Na verdade é um processo bem simples, que com no máximo 10 passos já está tudo pronto. O trabalho começa mesmo quando você monta o restante da planilha. Mas no final compensa muito, você terá uma planilha pra controle de portfólio totalmente personalizada.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2161


Crypto Swap Exchange


View Profile
June 17, 2018, 07:30:39 AM
 #4

Muito bom @caneca!



Eu conheço outro método(que não vai pegar as exchanges brasileiras, eu acho)..
Aqui tem o tutorial em inglês: https://jbuty.com/how-to-get-crypto-currencies-rates-and-more-in-google-sheet-1a57e571bc14
(Estou como o @Paredao, sem vontade, porém se alguém precisar de ajuda, pode pedir..)

Resumindo: Você baixa o add-on da cryptofinance na planilha do google (google spreadsheet) e então consegue puxar os dados do CMC ou direto das exchanges..
Então você pode pegar o preço de tal moeda, ex: =CRYPTOFINANCE("ETH/BTC")
preço do BTC em BRL: =CRYPTOFINANCE("BTC/BRL")
Então você pode multiplicar quantos ETH tem * preço do ETH/BTC * BTC/BRL

Você também pode escolher mostrar o preço de duas exchanges, para fazer arbitragem:
=CRYPTOFINANCE("KRAKEN:BTC/EUR")
=CRYPTOFINANCE("BITTREX:BTC/EUR")


Ver o livro de ofertas:
=CRYPTOFINANCE("KRAKEN:XXX/YYY", "ask")
=CRYPTOFINANCE("KRAKEN:XXX/YYY", "bid")

Tem muitas opções, volume, diferença de 24h, 7 dias, etc.. pra quem gosta dessas coisas, é bem legal.

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
June 17, 2018, 01:07:10 PM
 #5

Muito bom, será que a bitvalor também oferece uma API semelhante para poder fazer isso ? Porque seria legal obter uma cotação nacional boa sempre sincronizado na planilha. Mesmo assim, excelente post.
caneca (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
June 17, 2018, 02:08:43 PM
 #6


[...]

Muito bom @caneca!



Eu conheço outro método(que não vai pegar as exchanges brasileiras, eu acho)..
Aqui tem o tutorial em inglês: https://jbuty.com/how-to-get-crypto-currencies-rates-and-more-in-google-sheet-1a57e571bc14
(Estou como o @Paredao, sem vontade, porém se alguém precisar de ajuda, pode pedir..)

[...]


Valeuuu, @sabotag3x. Realmente com esse add-on o trabalho fica mais simples, mas não sei porquê eu não consigo gostar dessa planilha do Google, acho que é o costume com o Excel. Acho que consigo fazer algo parecido com essa função através do VBA. No mais, essa planilha também possui essas outras funções, apenas deixar todas as caixas de opções marcadas.



Muito bom, será que a bitvalor também oferece uma API semelhante para poder fazer isso ? Porque seria legal obter uma cotação nacional boa sempre sincronizado na planilha. Mesmo assim, excelente post.

Valeuuu, @wilwxk. A BitcoinTrade é uma exchange brasileira, deixei também a API da Foxbit, por ambas terem bons volumes, gosto muito de utilizar a cotação atual como a última realizada nessas duas exchanges. Mas deixo aqui o link para a documentação da API da BitValor: https://bitvalor.com/api
ilss1
Member
**
Offline Offline

Activity: 266
Merit: 12


View Profile
June 17, 2018, 07:28:11 PM
 #7

Cara estava pensando em fazer algo do tipo, mas sem envolver preços, vou dar um salve porque depois vou dar uma olhada e pegar algumas ideias, eu quero fazer um algoritmo, para me ajudar em relação a ponto de entrada e ponto de saída, o velho, compre quando está no fundo, venda no topo, a pergunta, quando está no fundo e quando está no topo?, bem tenho algumas ideias e estou montando, mas envolve muita matemática e conceitos, e no final se o preço tiver, X ou 2 XX, não faz diferença, o conceito de caro é barato é muito relativo, mandelbrot já dizia, e o conceito de valor, se olhar ao fundo, pode mudar a todo instante. Também porque preço é uma unidade muito relativa, seres humanos, sempre vão criar e subavaliar ativos...

zaigar.io
caneca (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
June 19, 2018, 03:21:47 AM
 #8

Cara estava pensando em fazer algo do tipo, mas sem envolver preços, vou dar um salve porque depois vou dar uma olhada e pegar algumas ideias, eu quero fazer um algoritmo, para me ajudar em relação a ponto de entrada e ponto de saída, o velho, compre quando está no fundo, venda no topo, a pergunta, quando está no fundo e quando está no topo?, bem tenho algumas ideias e estou montando, mas envolve muita matemática e conceitos, e no final se o preço tiver, X ou 2 XX, não faz diferença, o conceito de caro é barato é muito relativo, mandelbrot já dizia, e o conceito de valor, se olhar ao fundo, pode mudar a todo instante. Também porque preço é uma unidade muito relativa, seres humanos, sempre vão criar e subavaliar ativos...

É, sobre isso eu não vou poder te ajudar muito, não conheço muito sobre trade, sou mais holder e apostar em moedas enquanto elas ainda estão na baixa. Talvez pra sua estratégia o que eu postei não te ajude muito, 1min é muito tempo, pra trade tem que ser algo em tempo real.
ilss1
Member
**
Offline Offline

Activity: 266
Merit: 12


View Profile
June 20, 2018, 07:46:45 PM
 #9

Vou dizer a minha real opinião sobre isso, não se dá para dizer o que está caro ou barato, isso é impossível, o ser humano, super avalia ativos a muitoooo tempo, então bolhas e crashes são meio que inevitáveis, os mercados são loucos. Também não dá para mensurar risco, impossível, porque todos os medidores de risco se espelham no passado, vou dar um outro exemplo, quando um país como o Japão, é atingido por um terremoto, de magnitude 7, e vamos dizer que isso destrua a cidade, então, os engenheiros, vão descontruir, a cidade para aguentar um "pouco" a mais que 7, porém, se vem um terremoto na magnitude de 9 ou 10, o problema sempre vai persistir, então risco é algo que não é mensurável.

zaigar.io
kryx
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 91
Merit: 0


View Profile
August 01, 2018, 01:51:37 PM
 #10

                             
Tópico muito bom, e por vezes nem sempre só para iniciantes
virtugrana
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
August 02, 2018, 12:20:19 AM
 #11

Bacana. Mas, será que teria como fazer com LibreOffice?
alegotardo
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2394
Merit: 1137


☢️ alegotardo™️


View Profile
August 02, 2018, 12:04:38 PM
 #12

Bacana. Mas, será que teria como fazer com LibreOffice?
No LibreOffice tudo é um pouco diferente e mais complicado, mas é possível sim.
Primeiro, para vincular o endereço da API (https://api.coinmarketcap.com/v2/ticker/?convert=BTC&start=101) no LibreOffice você vai em "Planilha" > "Vincular a dados externos...", cola o endereço no campo "URL" e dá um "Ok".
A partir daí é só seguir os próximos passos do tutorial e ir formatando as células, que podem ser um pouco diferentes no LibreOffice.


███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
███████████████████████████
.
.Duelbits.
▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄
███░░░░███░░░░███
░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░
▀██████████
░░░░░███░░░░
░░░░░███▄█░░░
░░██▌░░███░▀░░██▌
█░██░░███░░░██
█▀▀▀█▌░███░░█▀▀▀█▌
▄█▄░░░██▄███▄█▄░░▄██▄
▄███▄
░░░░▀██▄▀
.
REGIONAL
SPONSOR
███▀██▀███▀█▀▀▀▀██▀▀▀██
██░▀░██░█░███░▀██░███▄█
█▄███▄██▄████▄████▄▄▄██
██▀ ▀███▀▀░▀██▀▀▀██████
███▄███░▄▀██████▀█▀█▀▀█
████▀▀██▄▀█████▄█▀███▄█
███▄▄▄████████▄█▄▀█████
███▀▀▀████████████▄▀███
███▄░▄█▀▀▀██████▀▀▀▄███
███████▄██▄▌████▀▀█████
▀██▄█████▄█▄▄▄██▄████▀
▀▀██████████▄▄███▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
.
EUROPEAN
BETTING
PARTNER
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!