Bitcoin Forum
April 23, 2024, 06:54:31 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Merit source application  (Read 330 times)
sabotag3x (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2161


Crypto Swap Exchange


View Profile
March 05, 2018, 08:30:48 PM
Merited by qwk (1), u9y42 (1)
 #1

#1

Guia para bounty hunters: iniciando campanhas no twitter

Resumo:tópico dedicado a orientar quem tem interesse em começar a participar das campanhas destinadas ao twitter (para BTC e ALT's).

ATENÇÃO!:Já possui uma conta no twitter com mais de 1000 seguidores reais e 3 meses de idade???Se sim, vá direto para "Iniciando a procura de campanhas".

Primeiros passos

Primeiramente, abra uma conta no www.twitter.com , certifique-se de criar algo que não aparente ser fake (personagens fictícios e etc..) e, se possível, colocar alguma referência a cryptocoins na imagem, perfil ou banner (não é estritamente necessário, mas ajuda).

Em geral, as campanhas fazem 2 exigências:
- Um número mínimo de seguidores REAIS(pode variar de 500 a 1000).
- Uma conta que tenha sido criada há algum tempo (normalmente 3 meses).

obs: isso não é regra, nem todas especificam isso, porém, se atender essas duas exigências, provavelmente você está apto para participar de qualquer campanha.

Para atender o primeiro requisito não existe um caminho fácil, apenas uma "fórmula" onde diariamente você encontrará pessoas com o mesmo intuito que você (ganhar seguidores) e te seguirão em troca de ser seguido de volta, simples.
Antes de tudo, é de bom tom acrescentar dois "chamariz" na descrição do seu perfil, antes do texto (para aparecer em destaque) coloque as seguintes palavras: "SDV" e "i follow back", basicamente você está dizendo que se for seguido, se comprometerá a seguir de volta.

"Ok, onde estão as pessoas com o mesmo objetivo que eu?"
Existem perfis no twitter com um único objetivo, organizar essas pessoas e diariamente trocar seguidores, em geral, esses perfis tem em seu nome "follow help" incluso, exemplo:


Procure perfis com um número legal de seguidores (10k pra cima) e que sejam ativos, siga esses perfis para salvar, com o tempo perfis similares vão aparecer nos "recomendados"

Em geral, várias vezes ao dia esses perfis postam uma simples tarefa, normalmente se resume em:

"Siga de volta quem curtiu esse tw",
"Siga de volta quem retweetou esse tweet"

Oque você vai fazer: escolha o tweet mais recente,curta\retweet, e, como sinal de boa fé, siga todos que curtiram e retweetaram esse mesmo tweet, na esperança de ser seguido de volta (pois todos estão com o mesmo propósito que você  Wink).
Ok, o mundo é sujo  Angry,agora é hora da limpeza, nada garante que você será seguido de volta, MAS cumpra sua parte seguindo de volta quem te seguiu.
Ao clicar em "seguindo", você consegue ver se a pessoa te seguiu de volta, caso não, deixe de seguir (de um prazo de 2 dias pelo menos).
Ao clicar em "seguidores" você terá acesso a todas pessoas que te seguiu, sendo assim, siga elas de volta como prometido (ou elas vão parar de te seguir também).

É cansativo e repetitivo?SIM, porém, vai gerar gratuitamente seguidores REAIS exponencialmente.

"Posso apagar os retweets e likes que dei em tweets antigos?"
SIM, normalmente só os tweets recentes dos perfis "follow back" recebem atenção (no máximo 24h).

"Quantas vezes devo fazer isso?"
Até atingir os seguidores necessários.

"Existe pessoas que vendem seguidores?"
sim, porém, como citei, é extremamente importante que seus seguidores sejam REAIS, pois as campanhas exigem normalmente de 85% ou mais seguidores reais em sua conta.

"Como saber se meus seguidores são reais?"
Através do serviço do site https://www.twitteraudit.com .

IMPORTANTE- você só terá direito a uma análise gratuita, e as campanhas pedirão o link da análise.
Caso você já tenha "gastado" sua análise gratuita, existem usuários aqui do fórum que reauditam sua conta gratuitamente, normalmente encontrados na aba services:


Exemplo de uma conta auditada: https://www.twitteraudit.com/trplzr (minha conta Wink )

Sobre a segunda exigência (três meses de conta),os managers das campanhas checam?Não sei dizer, entre na campanha por sua conta em risco caso sua conta seja nova.

Iniciando a procura de campanhas

"Ok, tenho uma conta madura, com um punhado de seguidores, por onde começar?"

Agora é hora de procurar campanhas, de início é normal querer pegar todas com a mentalidade "se der $50 no final já é lucro", porém, com a minha experiência (muito mais de 50 campanhas) já aviso que não é um mar de rosas, mas se souber pescar, vai garantir suas garoupas no final do mês...(pausa filosófica  Cool).

"Onde as campanhas se encontram?"
As campanhas de twitter dão respawn aleatório em dois lugares :

https://bitcointalk.org/index.php?board=52.0 - para campanhas exclusivamente para BTC
https://bitcointalk.org/index.php?board=238.0 - para campanhas envolvendo alts (ICOS)

"Campanha não falta, e toda vez que atualizo aparece mais, qual escolher?"
Esse é o ponto, para responder, vou dar meu exemplo: no começo participei de todas campanhas, sem preconceito, depois de um tempo comecei a me deparar com um padrão de problemas:
*Algumas campanhas simplesmente param no meio.
*Algumas campanhas são SCAM.
*Algumas campanhas não contam seu trabalho corretamente.
*Algumas campanhas fazem exigências um pouco absurdas (curta,compartilhe e faça um comentário construtivo com 100 caracteres  de 3h em 3h).
*Algumas campanhas não param no meio mas o manager é omisso (raramente responde ou conta os tweets).

"Então as campanhas com várias páginas são as bem sucedidas e as com exigências absurdas são as que pagam bem correto?"
NÂO, participei de campanhas longas ,por meses,tópicos com infinitas páginas, reportando 7 tweets por semana, que me rendeu nem 50 temmers, mas, na contra-mão, participei de campanhas simples (1 mês de duração), com tarefas simples (3 retweets semanais) que renderam mais de 300 temmers...

"Como diferenciar uma campanha de sucesso de uma que vai me fazer perder tempo?"
Obviamente não há fórmula mágica, mas hoje tenho alguns critérios para ingressar em uma nova campanha,e vou compartilhar com vocês...

Basicamente existem três tipos de campanhas:

A- Campanhas que pedem pra você reportar seus tweets e retweets semanalmente no tópico da campanha.
B- Campanhas que pedem pra você reportar semanalmente em um formulário.
C- Campanhas que não pedem para reportar.

Sabendo disso, vamos dividir as campanhas em "TIERS":

Tier GOD- Campanhas que tem como manager usuários lendários\famosos,exemplo: yahoo, atriz, sylon,wapinter, AmaZix...- simplesmente entrem nessas campanhas, independente do tipo (A,B,C), "por quê?", porque esses usuários não entram em "barco furado".

Tier 1 - Campanhas geridas por um manager de rank "Sr.Member" pra cima- é uma boa opção, a princípio é OK entrar nelas principalmente para ganhar experiências (e uns trocados Wink ) , também não há restrição de tipo para esse tier.

Tier 2- campanhas geridas por um membro relativamente novo mas que oferece os serviços de manager em sua descrição (exemplo, um full member com a descrição bounty manager embaixo do seu avatar)- nesse caso,o usuário pode ser realmente um manager ou simplesmente alguém que se intitula manager por si só, cabe o bom senso, leia o projeto, se for realmente atraente, entre (A,B,C); se for algo exagerado ou fantasioso, sugiro que entre se ela for do tipo B ou C, vale a pena o "risco".

Tier 3- Campanhas geridas por members ou full members que nem ao menos se intitulam managers, e, as vezes o "manager" nada mais é que "sócio"( ou criador) da ICO (visto pelo nome), ou seja, alguém que não tem experiência em gerir campanhas- se for do tipo A,entro apenas se estiver com pouquíssimas campanhas ou se o projeto for notável,no caso de tipo B, eu entro se o projeto for coerente (sem colonização de marte ou jetpacks), e ,se for do tipo C,eu entro (mesmo se o projeto for desinteressante), pois esse tipo gera pouca "mão de obra".

Tier 4- "underground", campanhas geridas por newbies, junior ou usuários negativados- evite..., são mal descritas, mal formatadas, raramente pagam ou terminam, obviamente isso não é lei, oque estou dizendo aqui é baseado na minha experiência!

"porque evitar as campanhas do tipo "A" em alguns casos?"
Porque essas campanhas que pedem report semanal,vão aumentar seu número de shitposts,e, multiplicado por um alto nível de campanhas, seu perfil vai ter a característica de spammer, oque pode atrapalhar (e muito) o futuro ingresso em uma campanha de assinatura, ou a contagem de posts da sua campanha atual.
Selecionando as campanhas desejadas, vamos a parte mais importante...

 Organização

Basicamente, em uma planilha\página em branco você vai se basear na seguinte estrutura para organizar suas campanhas:

Estrutura:
nome da campanha (nome do manager)(duração da campanha) (meu número no spreadsheet)
(dia limite para reportar os tweets, caso necessário)(página onde estão meus posts, caso seja necessário reportar)
link da campanha
link do twitter
Exigências


exemplo:
Policypal(hua_hui)(24 fevereiro) (#104)
(Sexta feira)(pg54)
https://bitcointalk.org/index.php?topic=2740305.0
https://twitter.com/PolicyPalNET
Post 3 retweets from PolicyPalNET Twitter per week
Create 1 original tweet per week
Have #BTC #ETH #PolicyPalnetwork in all the tweet.
Post your weekly report of tweets/retweets in this thread.

Com essa estrutura você pode fazer uma checagem diária das suas campanhas e adicionar novas sem problema (eu normalmente participo de umas 20 por vez Roll Eyes).
Agora Vamos ao que interessa...

Pagamento

Se preparem amigos, a data do pagamento é extremamente variável,pode variar de semanas a meses após a conclusão de uma campanha, sugiro que adicione as campanhas finalizadas em outra planilha para checar semanalmente se o manager tem alguma data prevista.
Exemplo: Tenho algumas campanhas grandes, concluídas em meados de outubro, de coins que já estão listadas no CMC, que ainda não pagaram Smiley ,normalmente porque (segundo eles) estão contando os stakes, deletando contas duplas e etc...

"Me fale sobre os valores!!Vale a pena ou não?!"
Em resumo, posso dizer que já recebi de R$10 até  R$1000 por campanha Shocked , basicamente não tem como prever, oque define o pagamento é o sucesso da ICO e o número de participantes.

Segurança

"Que?segurança??Como uma campanha pode ameaçar minhas economias?!"
Algumas campanhas em especial solicitam que você baixe a wallet própria deles, e , essa por sua vez, solicita "licença" no seu firewall e antivírus para funcionar, basicamente um trojan horse que entra pela porta da frente com a sua permissão.
 Só execute arquivos de uma campanha se sentir segurança total, pois o risco sempre  existe!.

Conclusão

Essa é minha experiência compartilhada, não necessáriamente uma verdade absoluta, mas é um caminho para iniciar se você está "perdido", com tempo você criará os seus próprios "parâmetros" de acordo com as suas experiências  Wink.

"Pode uma campanha gerida por um newbie ser um grande sucesso?"
Com certeza!!mas a longo prazo você terá muito mais dor de cabeça com managers inexperientes e scammers se entrar em todas campanhas existentes.

Bônus


Elaborando um tweet "original"
Se existe algo que acaba com o ritmo de um "grinder de campanhas" é a exigência recorrente de "Create 1 original tweet per week" (a quantidade pode variar), para ajudar com esse problema, vou deixar algumas estruturas de tweets "originais" para facilitar a vida do caçador de recompensas:

Estrutura1:
New great project!! take a look Smiley !
*site da ICO*
#ICO #BTC #ETH #blockchain #*solicitada_ pela_ camapanha*


Estrutura2:
Looking for a new investment in 2018?
See this great project Wink :
*site da ICO*  
#ICO #BTC #ETH #blockchain #*solicitada_ pela_ camapanha*


Estrutura3:
Subscribe to newsletter! @twitter_da_ campanha  is great idea of investment Cheesy
#ICO #BTC #ETH #blockchain #*solicitada_ pela_ camapanha*

Exemplo:
Subscribe to newsletter! @CrassulaCapital  is great idea of investment Cheesy
#ICO #BTC #ETH #blockchain #crassula_capital



...



Obs1: Tópico sujeito a edições conforme necessidade e sugestões  Wink
Obs2: Sim, meu perfil é de um personagem fictício  Embarrassed
Obs3: Obrigado pelos merits  Kiss , são de grande valia.




#2
https://bitcointalk.org/index.php?topic=160968.0
Old but recently updated.. I can't quote because it's locked..



#3


Pessoal,

Estou querendo fazer um experimento com CoinJoin, este primeiro teste será completamente manual, dependendo do resultado pode evoluir.

Para quem não conhece, CoinJoin é uma técnica onde, ao invés de cada usuário gerar uma transação, as inputs e outputs são combinadas em uma única transação. Existem algumas vantagens, por exemplo:

- o tamanho da transação combinada é menor do que se fossem transações independentes, portanto exigindo taxas menores (ou mais prioridade se forem utilizadas as mesmas taxas);
- maior privacidade, pois como a transação tem várias inputs e várias outputs é mais difícil de identificar quais as origens e destinos de cada transação individual, assim como quais os endereços de destino/troco;

Claro que se os inputs e outputs forem de valores muito diferentes, ainda é fácil verificar quais os outputs somados equivalem a cada input, e existem formas de minimizar esse risco, mas esse não é o principal foco do experimento nesse momento.

A lista de pre-requisitos, se você quiser participar do experimento, é a seguinte:
1. Sua carteira precisa ser capaz de importar e assinar transações;
2. Sua carteira precisa ser capaz de gerar uma transação, assiná-la, mas não fazer o broadcast (opcional neste momento, mas fortemente recomendado);
3. Não pode ser uma transação que você tem urgência, pois o processo será manual e pode demorar alguns dias para coordenar com todos os participantes;

Dois exemplos de carteiras que atendem os pontos 1 e 2 acima são o Bitcoin Core e a Electrum. Se você quiser que adicione outras carteiras à lista, me avise por favor.

Como vai funcionar o experimento:

1. Você gera a transação que quer utilizar no experimento, incluindo a taxa; Não faça o broadcast da mesma e me envie a transação raw via MP (isto é para garantir a pseudo-anonimidade);
    O objetivo de ter a transação assinada neste momento é apenas para garantir que você possui a chave privada dos endereços utilizados, evitando que alguém atrapalhe o processo gerando uma transação aleatória que só atrasaria todo o processo no momento das assinaturas da transação final por cada participante.

2. Eu vou gerar uma nova transação contendo todas as inputs e outputs de todos os participantes e enviar para cada um assinar as suas inputs. Nesse momento você precisa conferir que esta transação tem as mesmas inputs e outputs que a transação que você enviou... isso garante que eu não incluí na transação final outros inputs do seu endereço, ou que mudei o destino ou valor a ser enviado;

3. Se a transação estiver ok, você a assina e me devolve para que eu passe para o próximo participante. Infelizmente esse processo não pode acontecer em paralelo. Uma alternativa para agilizar o processo será eu enviar a transação para todos os participantes, e reenviar a transação para os que ainda não assinaram a cada vez que eu receber uma nova assinatura... como participante você só precisa assinar a última transação que receber de mim. O único problema nesse caso é se duas pessoas assinarem a transação no mesmo momento. Nesse caso eu preciso descartar uma e pedir para a pessoa assinar a nova transação (mais ou menos o que acontece quando dois blocos são minerados muito próximos um do outro, e um deles se torna órfão.

4. Quando todos os participantes tenham assinado a transação, eu farei o broadcast da mesma e vou publicar aqui os detalhes do experimento (tamanho das transações individuais, tamanho da transação final, quantos satoshis por byte cada transação estava pagando e quanto a transação final pagou, etc)

Como fazer utilizando o Electrum:

  • você pode selecionar os inputs que quer utilizar através da aba "Coins" ou qualquer input do endereço através da aba "Addresses", basta clicar com o botão direito e escolher "Spend"/"Spend from";
  • Preencher o(s) endereço(s) de destino e escolher a taxa. Clique então em "Preview" (NÃO clique em Send)
  • Clique em Sign e em seguida em Copy
  • Envie uma MP para mim o a transação que você copiou no passo anterior.

Para confirmar e assinar a transação que eu vou te enviar:

  • Clique em Tools, Load transaction, From text
  • Cole a transação eu eu te enviei na janela que se abrir e clique em Load transaction;
  • O electrum mostra em verde as inputs/outputs da sua carteira. verifique se elas batem com a transação que você me enviou, se sim, clique em Sign e em Copy, me envie novamente o valor copiado através de MP

Aqui alguns exemplos utilizando a rede testnet do Bitcoin:

1 transação comum, com 1 input e 2 outpus, tem 225 bytes depois de assinada:

Code:
# bin/bitcoin-cli -testnet createrawtransaction "[{\"txid\":\"33ecd9a27db30e397440942156beed15dfa0c671c553c135f0aa13c587722143\",\"vout\":0}]" "{\"mzUQE1RewdmyXERGSHpod3rFFtQuaH4ELZ\":1.05955696,\"mpgQEb9ZEhR7PGMaDS344vch1StQUjaZD8\":0.30000000}" 0 true
020000000143217287c513aaf035c153c571c6a0df15edbe5621944074390eb37da2d9ec330000000000fdffffff0270c15006000000001976a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac80c3c901000000001976a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac00000000


# bin/bitcoin-cli -testnet signrawtransaction 020000000143217287c513aaf035c153c571c6a0df15edbe5621944074390eb37da2d9ec330000000000fdffffff0270c15006000000001976a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac80c3c901000000001976a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac00000000
{
  "hex": "020000000143217287c513aaf035c153c571c6a0df15edbe5621944074390eb37da2d9ec33000000006a473044022041909a209f9313a0b45046c0cddc553201830818f49931030f6722bd1166a2ce022028ac173709adfb734592ffd924439e830f4b46907d44f54ffe9a17bce6935d0f012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3efdffffff0270c15006000000001976a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac80c3c901000000001976a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac00000000",
  "complete": true
}

# bin/bitcoin-cli -testnet decoderawtransaction 020000000143217287c513aaf035c153c571c6a0df15edbe5621944074390eb37da2d9ec33000000006a473044022041909a209f9313a0b45046c0cddc553201830818f49931030f6722bd1166a2ce022028ac173709adfb734592ffd924439e830f4b46907d44f54ffe9a17bce6935d0f012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3efdffffff0270c15006000000001976a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac80c3c901000000001976a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac00000000
{
  "txid": "cfc75e8ac66e195fa321938f231120de33ae59796be9f8339469e99b4c33ce10",
  "hash": "cfc75e8ac66e195fa321938f231120de33ae59796be9f8339469e99b4c33ce10",
  "version": 2,
  "size": 225,
  "vsize": 225,
  "locktime": 0,
  "vin": [
    {
      "txid": "33ecd9a27db30e397440942156beed15dfa0c671c553c135f0aa13c587722143",
      "vout": 0,
      "scriptSig": {
        "asm": "3044022041909a209f9313a0b45046c0cddc553201830818f49931030f6722bd1166a2ce022028ac173709adfb734592ffd924439e830f4b46907d44f54ffe9a17bce6935d0f[ALL] 03132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e",
        "hex": "473044022041909a209f9313a0b45046c0cddc553201830818f49931030f6722bd1166a2ce022028ac173709adfb734592ffd924439e830f4b46907d44f54ffe9a17bce6935d0f012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e"
      },
      "sequence": 4294967293
    }
  ],
  "vout": [
    {
      "value": 1.05955696,
      "n": 0,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c44 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "mzUQE1RewdmyXERGSHpod3rFFtQuaH4ELZ"
        ]
      }
    },
    {
      "value": 0.30000000,
      "n": 1,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 64828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc24 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "mpgQEb9ZEhR7PGMaDS344vch1StQUjaZD8"
        ]
      }
    }
  ]
}

Outra transação com 1 input e 2 outputs, mesmo tamanho final, 225 bytes:

Code:
# bin/bitcoin-cli -testnet createrawtransaction "[{\"txid\":\"314c12bcc014a6dba4bf86e8623f50745692931861dab7e64c729e6254bd422a\",\"vout\":0}]" "{\"mmmAb9Cmz5pGFMFzexqSZoMtuW4unnQjBU\":0.60000000,\"n2H7WowwnzPTZ3t3QYCvzA2vvQoSexB4T1\":0.05000000}" 0 true
02000000012a42bd54629e724ce6b7da611893925674503f62e886bfa4dba614c0bc124c310000000000fdffffff0200879303000000001976a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac404b4c00000000001976a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac00000000

# bin/bitcoin-cli -testnet signrawtransaction 02000000012a42bd54629e724ce6b7da611893925674503f62e886bfa4dba614c0bc124c310000000000fdffffff0200879303000000001976a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac404b4c00000000001976a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac00000000
{
  "hex": "02000000012a42bd54629e724ce6b7da611893925674503f62e886bfa4dba614c0bc124c31000000006a4730440220711940e0b8ab0157c21b412ba2b7d1c227df97f171c23c774ea260d30761769b022006a432996d516f45509871df2da6e8cd997cc3e9b913db09203d5270dfa98667012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3efdffffff0200879303000000001976a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac404b4c00000000001976a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac00000000",
  "complete": true
}
# bin/bitcoin-cli -testnet decoderawtransaction 02000000012a42bd54629e724ce6b7da611893925674503f62e886bfa4dba614c0bc124c31000000006a4730440220711940e0b8ab0157c21b412ba2b7d1c227df97f171c23c774ea260d30761769b022006a432996d516f45509871df2da6e8cd997cc3e9b913db09203d5270dfa98667012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3efdffffff0200879303000000001976a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac404b4c00000000001976a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac00000000
{
  "txid": "d0efd3285271445a44f8c22f6e23d64012933972e7cddb8e0852611ed64baac3",
  "hash": "d0efd3285271445a44f8c22f6e23d64012933972e7cddb8e0852611ed64baac3",
  "version": 2,
  "size": 225,
  "vsize": 225,
  "locktime": 0,
  "vin": [
    {
      "txid": "314c12bcc014a6dba4bf86e8623f50745692931861dab7e64c729e6254bd422a",
      "vout": 0,
      "scriptSig": {
        "asm": "30440220711940e0b8ab0157c21b412ba2b7d1c227df97f171c23c774ea260d30761769b022006a432996d516f45509871df2da6e8cd997cc3e9b913db09203d5270dfa98667[ALL] 03132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e",
        "hex": "4730440220711940e0b8ab0157c21b412ba2b7d1c227df97f171c23c774ea260d30761769b022006a432996d516f45509871df2da6e8cd997cc3e9b913db09203d5270dfa98667012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e"
      },
      "sequence": 4294967293
    }
  ],
  "vout": [
    {
      "value": 0.60000000,
      "n": 0,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 4480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e7 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "mmmAb9Cmz5pGFMFzexqSZoMtuW4unnQjBU"
        ]
      }
    },
    {
      "value": 0.05000000,
      "n": 1,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b0 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "n2H7WowwnzPTZ3t3QYCvzA2vvQoSexB4T1"
        ]
      }
    }
  ]
}

E finalmente, a transação agregada, com as duas inputs e quatro outputs, cujo tamanho total ficou em 440 bytes:

Code:
# bin/bitcoin-cli -testnet createrawtransaction "[{\"txid\":\"33ecd9a27db30e397440942156beed15dfa0c671c553c135f0aa13c587722143\",\"vout\":0},{\"txid\":\"314c12bcc014a6dba4bf86e8623f50745692931861dab7e64c729e6254bd422a\",\"vout\":0}]" "{\"mzUQE1RewdmyXERGSHpod3rFFtQuaH4ELZ\":1.05955696,\"mpgQEb9ZEhR7PGMaDS344vch1StQUjaZD8\":0.30000000,\"mmmAb9Cmz5pGFMFzexqSZoMtuW4unnQjBU\":0.60000000,\"n2H7WowwnzPTZ3t3QYCvzA2vvQoSexB4T1\":0.05000000}" 0 true
020000000243217287c513aaf035c153c571c6a0df15edbe5621944074390eb37da2d9ec330000000000fdffffff2a42bd54629e724ce6b7da611893925674503f62e886bfa4dba614c0bc124c310000000000fdffffff0470c15006000000001976a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac80c3c901000000001976a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac00879303000000001976a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac404b4c00000000001976a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac00000000

# bin/bitcoin-cli -testnet signrawtransaction 020000000243217287c513aaf035c153c571c6a0df15edbe5621944074390eb37da2d9ec330000000000fdffffff2a42bd54629e724ce6b7da611893925674503f62e886bfa4dba614c0bc124c310000000000fdffffff0470c15006000000001976a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac80c3c901000000001976a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac00879303000000001976a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac404b4c00000000001976a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac00000000
{
  "hex": "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",
  "complete": true
}

# bin/bitcoin-cli -testnet decoderawtransaction 020000000243217287c513aaf035c153c571c6a0df15edbe5621944074390eb37da2d9ec33000000006a47304402203df82b797fb70c4b6945f7fe64c6313f9d5bc8b0a3fa9f85c73eaa1302b2745e0220556808117806164d955498f9b50d6d3c39e0ae4511f2042bb9da2d81f523b5df012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3efdffffff2a42bd54629e724ce6b7da611893925674503f62e886bfa4dba614c0bc124c31000000006a473044022041dd569d64dd0da3fdb440afa36bd831f9e14686805fc9c926ed0f640a4c346d02205a6a1d8548b7bc6bb1b68fb218daa7098a2872c057108626e4872b1c3eec9704012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3efdffffff0470c15006000000001976a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac80c3c901000000001976a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac00879303000000001976a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac404b4c00000000001976a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac00000000

{
  "txid": "76f4c981d1f1f03bf108b86c9ac4ed6992d5a7bc2c7e12a336bf00fdca25cc59",
  "hash": "76f4c981d1f1f03bf108b86c9ac4ed6992d5a7bc2c7e12a336bf00fdca25cc59",
  "version": 2,
  "size": 440,
  "vsize": 440,
  "locktime": 0,
  "vin": [
    {
      "txid": "33ecd9a27db30e397440942156beed15dfa0c671c553c135f0aa13c587722143",
      "vout": 0,
      "scriptSig": {
        "asm": "304402203df82b797fb70c4b6945f7fe64c6313f9d5bc8b0a3fa9f85c73eaa1302b2745e0220556808117806164d955498f9b50d6d3c39e0ae4511f2042bb9da2d81f523b5df[ALL] 03132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e",
        "hex": "47304402203df82b797fb70c4b6945f7fe64c6313f9d5bc8b0a3fa9f85c73eaa1302b2745e0220556808117806164d955498f9b50d6d3c39e0ae4511f2042bb9da2d81f523b5df012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e"
      },
      "sequence": 4294967293
    },
    {
      "txid": "314c12bcc014a6dba4bf86e8623f50745692931861dab7e64c729e6254bd422a",
      "vout": 0,
      "scriptSig": {
        "asm": "3044022041dd569d64dd0da3fdb440afa36bd831f9e14686805fc9c926ed0f640a4c346d02205a6a1d8548b7bc6bb1b68fb218daa7098a2872c057108626e4872b1c3eec9704[ALL] 03132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e",
        "hex": "473044022041dd569d64dd0da3fdb440afa36bd831f9e14686805fc9c926ed0f640a4c346d02205a6a1d8548b7bc6bb1b68fb218daa7098a2872c057108626e4872b1c3eec9704012103132c1d6a4ea27d03e6c0f6627eb55654d748087aac09bb838c31926597aebd3e"
      },
      "sequence": 4294967293
    }
  ],
  "vout": [
    {
      "value": 1.05955696,
      "n": 0,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c44 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a914cfeec998872d7328e29347a5b613049587d11c4488ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "mzUQE1RewdmyXERGSHpod3rFFtQuaH4ELZ"
        ]
      }
    },
    {
      "value": 0.30000000,
      "n": 1,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 64828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc24 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a91464828790f0ea411e61970f3f13ce36f394c1fc2488ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "mpgQEb9ZEhR7PGMaDS344vch1StQUjaZD8"
        ]
      }
    },
    {
      "value": 0.60000000,
      "n": 2,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 4480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e7 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a9144480d7591cb632851816b909a5000f35ec9ba2e788ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "mmmAb9Cmz5pGFMFzexqSZoMtuW4unnQjBU"
        ]
      }
    },
    {
      "value": 0.05000000,
      "n": 3,
      "scriptPubKey": {
        "asm": "OP_DUP OP_HASH160 e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b0 OP_EQUALVERIFY OP_CHECKSIG",
        "hex": "76a914e3bc83b045df3da03fbb06465388e45736d198b088ac",
        "reqSigs": 1,
        "type": "pubkeyhash",
        "addresses": [
          "n2H7WowwnzPTZ3t3QYCvzA2vvQoSexB4T1"
        ]
      }
    }
  ]
}

Nesse exemplo os ganhos foram bem pequenos (~ 3%) pois cada endereço tinha apenas uma input, parte do que quero com esse experimento é verificar como será o resultado com transações reais, além de verificar como isso escala com mais transações sendo adicionadas.

Agradeço a quem quiser participar,
Abraço,
Adriano




#4

Premissas Iniciais:

Para fins de facilitar a compreensão deste artigo e a exposição do modelo, devemos adotar as seguintes premissas: A principal moeda da economia é Bitcoin; As moedas fiduciárias apresentaram uma constante desvalorização até não ser mais possível precificar estas moedas em termos de Bitcoin; O mercado está sob concorrência perfeita; Os custos de transação são próximos de zero; Só há Bitcoin como moeda na Economia.



Introdução:

Atualmente há muitos desafios que cercam o Bitcoin, tais como: preço elevado das taxas de transação, falta de aceitação, interface difícil a novos usuários e muita volatilidade, o que faz com que muitas pessoas desconfiem da viabilidade de negócios adotarem a moeda como meio de pagamento. No entanto, é um fato de que o Bitcoin tem apenas 10 anos de existência e os agentes do mercado ainda estão aprendendo qual é o seu real valor.

Ao observar as revoluções na indústria ao longo da história, percebe-se que existem inovações complementares, que vêm apenas para complementar o processo produtivo que já é praticado e as inovações disruptivas, que em um curto espaço de tempo substituem o processo produtivo vigente. Quando observa-se o ecossistema do Bitcoin, percebe-se que se trata de uma tecnologia disruptiva ao trazer um cenário jamais visto na história da humanidade: escassez digital, uma moeda descentralizada e não inflacionária, além disso, é tecnologia distribuída em uma rede mundial de computadores que trabalham sob o princípio da confiança para obter incentivos.

Quando não existe uma terceira parte para mediar transações, os custos das mesmas tendem a cair por conta da exclusão de uma parte imediadora para realizar as transações, o que faz com que o valor mínimo de transação passe a não existir, diminuindo bastante o preço das transações, já que agora existe uma rede de computadores que verifica as transações, o que faz com que as partes não precisem se conhecer, diminuindo toda a burocracia.

O propósito deste artigo é estudar a viabilidade de uma economia baseada em Bitcoin, onde seus agentes transacionam, empreendem e realizam cálculos econômicos apenas nesta moeda. Para isso, iremos estudar os principais obstáculos e suas possíveis soluções e mostrar as principais vantagens de uma economia que possui uma moeda descentralizada, não inflacionária e confiável como o Bitcoin.



Preço elevado das taxas de transação:


Atualmente a demanda pelo Bitcoin cresceu de forma exponencial, fazendo com que o seu preço também crescesse de forma acelerada, o que é o resultado de uma moeda que possui uma oferta limitada e inelástica no curto prazo. Além disso o número de transações, que competem através das taxas para entrar no próximo bloco, também aumentou.

O Bitcoin em sua presente estrutura comporta o número de 7 transações por segundo, o que é irrisório quando se compara ao VISA, que chega a comportar mais de 1000 transações por segundo. Quando se tem muitas transações competindo para serem inseridas em um bloco de 1MB, o preço das taxas aumenta exponencialmente, o que faz surgir uma fila de centenas de milhares de transações esperando por uma confirmação na rede, desta forma, o serviço fica caro e ruim, tornando praticamente inviável a sua adoção para negócios.

No entanto, o código do Bitcoin só pode ser modificado através de consenso na comunidade (programadores, mineradores e nós) e a modificação (BIP) deve ser feita da melhor forma possível, para que mantenha a integridade do código e o seu propósito, o que faz com que demore o surgimento de uma nova solução, porém, isso ressalta a confiabilidade da moeda, pois nenhuma modificação é feita sem prévio estudo, avaliação do seu impacto e sem o consenso da comunidade.

Hoje há um grande time de programadores competentes que trabalham no código da criptomoeda, além disso, há soluções sendo desenvolvidas em conjunto com a comunidade, principalmente a Lightning Network (aumenta o potencial para 1.000.000 de transações por segundo), que abre um canal de negociação entre os pares que querem transacionar, portanto, as transações se dão fora do Blockchain e há vários testes realizados na TESTNET da Lightning Network que mostram pessoas transacionando pequenas unidades de satoshis, pagando uma taxa irrisória em termos econômicos. Isso faz com que a maioria das pequenas transações saiam da rede principal e passem para os canais da Lightning Network, desta forma, faz com que apenas transações de alto volume que precisem de bastante confiança passem para a Blockchain, desafogando a rede principal.

Existem também outras soluções que não são consenso entre os membros da rede, tal como o aumento do tamanho do bloco, o que faria a [Suspicious link removed]portar mais transações por segundo e o preço das taxas de transações caírem. Entretanto, isso provocaria um aumento do tamanho do registro das transações, o que tornaria necessário um aumento de custo para se manter a rede funcionando, centralizando-a em empresas que têm capital para comprar a estrutura computacional para armazenar a Blockchain, que se tornaria maior conforme o seu uso, isso centralizaria a rede nas mãos de grandes empresas, segundo a comunidade.

A escalabilidade do Bitcoin não é o seu maior problema, visto que existem soluções que já podem ser adotadas como presente (Lightning Network), ainda existem soluções que estão sendo trabalhadas para o longo prazo, que efetivamente resolvem o problema das transações sem que comprometa os princípios do Bitcoin: descentralização e a confiança entre os membros da rede.



Falta de aceitação e interface difícil a novos usuários


Grande parte da população não conhece o Bitcoin e tão pouco entende o seu funcionamento, o que dificulta as empresas de adotarem a moeda como um meio de pagamento efetivo. Além disso, o funcionamento e o uso do Bitcoin parecem complexos para uma pessoa que não está acostumada a lidar com tecnologia no dia a dia. Se as pessoas não usam a criptomoeda, não há demanda por elas nos estabelecimentos e se não há demanda, não faz sentido aceitar a moeda sem ter clientes para negociar.

Além disso, a falta de aceitação está atrelada a fatores internos, tais como o elevado custo de transação de pequenos valores no presente, falta de confiança e compreensão pela maior parte da população em um ativo novo que jamais ocorreu na história da humanidade.

No entanto, a solução para este problema se dará através da educação, as empresas que lidam com esta tecnologia devem focar na parte educacional para que a população aprenda as funções, funcionamento, uso e armazenamento do Bitcoin. Como as pessoas estão tendo menos filhos e a qualidade de vida está aumentando, a educação deverá focar em especial a parte mais idosa da população, que será a maioria até o ano de 2050.

Em relação a dificuldades na interface, tais como a leitura de um Block Explorer, dificuldades com o uso da carteira e outros serviços, cada vez mais as empresas estão focando na Experiência do Cliente quando prestam os seus serviços e isso muda o cenário quando falamos de dificuldades no uso, porque as empresas que prestam serviços de Wallet, armazenamento, leitura de blocos, investimentos e outros, estão focadas em fornecer uma interface limpa e fácil de compreender para novos usuários. Em suma, as dificuldades no uso da interface já estão sendo solucionadas de forma rápida por empresas e desenvolvedores que focam na Experiência do Cliente e estão comprometidos em melhorar a usualidade dos serviços.



Volatidade

O problema da volatidade surge quando é considerado o fato de que o Bitcoin ainda é negociado no par Moeda Fiduciária – Bitcoin. Como os agentes de mercado estão ainda aprendendo o seu real valor, o preço irá oscilar até que se chegue a uma conclusão através das interações de Oferta inelástica x Demanda extremamente elástica. Há casos em que a moeda apresenta uma volatilidade de até 10% para mais ou para menos, o que torna difícil a sua adoção para estabelecimentos, pois os preços deveriam ser remarcados de minuto a minuto, fazendo com que a economia pareça que esteja em hiperinflação ou deflação acelerada.

No entanto, o preço das moedas fiduciárias em termos de Bitcoin vêm caindo de forma acelerada com o passar dos últimos anos, em função disso, é perfeitamente imaginável o cenário de que a moeda fiduciária está sendo gradativamente substituída pela criptomoeda, pois os agentes estão perdendo aos poucos a confiança na moeda fiduciária.

A moeda fiduciária tem a característica de não possuir lastro, nenhuma escassez, o que a torna extremamente inflacionária, e o fato dela ser centralizada, com o seu uso forçado e monopólio de emissão garantidos pela lei. O Bitcoin é uma antítese de todas essas características, uma vez que ele possui lastro baseado nas leis matemáticas, é extremamente escasso, não inflacionário, descentralizado e o seu uso e criação podem ser escolhidos por qualquer pessoa opte por isso.

Os agentes econômicos deverão precificar seus ativos em termos de Bitcoin puramente, podendo utilizar inicialmente a moeda fiduciária apenas como base, entretanto, o preço deverá ser expresso em termos de Satoshis (unidade monetária do Bitcoin) puramente, com este preço variando de acordo com as interações de oferta e demanda dentro da economia.

Em uma economia baseada em Bitcoin, não haveria inflação, os preços seriam alterados conforme a necessidade do mercado e não reajustados mês a mês por conta da inflação. Isso facilitaria a contabilização de custos, receitas e lucros, fazendo com que os balanços das empresas sejam legítimos com o passar do tempo, já que os balanços não deverão ser reajustados com a inflação e os empreendedores saibam de fato o quanto estão lucrando, tornando o mercado mais racional em termos de oferta, uma vez que os empreendedores sabem o quanto realmente estão gastando e lucrando, fazendo com que os projetos se tornem mais racionais e menos dispendiosos de recursos.



Um sistema econômico mais racional



Antes de se estudar sobre Bitcoin, é imprescindível estudar o contexto de seu surgimento. No auge da crise financeira de 2008, os bancos centrais das economias mais ricas do mundo (Europeus e Americanos), passaram a realizar o uso do Quantitative Easing (afrouxo quantitativo), que consistia na emissão extrema de moeda para comprar ativos tóxicos de bancos importantes para a economia, reduzindo o passivo destes bancos e evitando sua falência, o que pode ser resumido como resgate aos bancos.

Tal evento expôs as falhas do modelo econômico mundial praticado até hoje, um modelo que tem os pilares de centralização, cartelização dos grandes bancos e irracionalidade econômica. Muitas pessoas perderam quase tudo o que tinham nos bancos, o que fez surgir o questionamento que indagava se as pessoas eram de fato donas do seu dinheiro e riqueza.

O Bitcoin propõe uma solução disruptiva ao modelo econômico atual, uma solução em que as pessoas possuem não mais a independência financeira e sim a liberdade financeira. O conceito de liberdade financeira consiste no fato de que as pessoas são livres para gerenciar o seu dinheiro como elas de fato desejam, sem depender de grandes instituições como bancos e governos. O Bitcoin possibilita que as pessoas sejam de fato as donas de sua riqueza, pois é um sistema monetário confiável, descentralizado, não inflacionário e racional.

A inflação é um mal que corrói a estrutura econômica silenciosamente com o passar do tempo. Ela pode ser caracterizada como um aumento da oferta de moeda na economia, com a quantidade de bens e produtividades de setores mantidos constantes. O seu resultado é um aumento de preços generalizado e contínuo, uma vez que a produtividade e a quantidade de bens também não foram aumentadas conforme o aumento da oferta. A entrada de novo dinheiro na economia não se dá de forma linear, isto é, há pessoas que recebem o novo dinheiro antes e há pessoas que recebem este dinheiro por último. Isso aumenta o poder de compra de quem recebe primeiro (Bancos, Funcionários Públicos e Fornecedoras de serviço para o estado) em relação ao poder de compra de quem recebe por último (normalmente a população mais pobre e distante dos grandes centros financeiros). *

Pode-se dizer que inflação não ocorre como é descrita na TQM, ela se dá por ondas, como uma gota que pinga em uma piscina, gerando ondas com maior raio com passar do tempo, passando por quem recebeu o dinheiro primeiro, até o último. O que possibilita a criação de dinheiro é o monopólio de emissão por parte dos bancos centrais e o sistema de reserva fracionária praticadas por bancos.

Além disso, a inflação é um caminho para a irracionalidade econômica, fazendo com que os agentes econômicos passem a valorizar os bens presentes em prol dos bens futuros, aumentando a preferência temporal de toda a economia, resultando em uma taxa de juros mais alta no presente. Os agentes em uma economia inflacionária poupam menos, pois há a expectativa de que os preços no futuro irão aumentar, ou que a recompensa será extremamente baixa por se abster do consumo no presente ao invés de consumir mais no futuro.

Uma alta preferência temporal leva a uma menor poupança, o que faz com que a taxa de juros seja alta, e que as empresas invistam menos em processos produtivos mais complexos e linhas de produção mais longas, que possibilitam um aumento da produtividade. Reduzindo assim, a oferta de bens tanto no presente, quanto no futuro, ficando a economia estagnada sem inovações tecnológicas e produtivas.

O governo pode baixar as taxas de juro através da legislação, fazendo com que o investimento fique mais barato, dessa forma, os empresários acham que há mais fundos sendo poupados no presente. Os empresários passam a alongar a linha de produção e a adotar meios de produção mais complexos, que irão aumentar a quantidade de bens no futuro. Os projetos passam a visar o longo prazo, em função da baixa taxa de juros, uma vez que eles consideram que preferência temporal da população está baixa.

O problema é que acontece um descompasso entre oferta e demanda de bens, pois os empresários estão pensando em longo prazo, enquanto os consumidores estão pensando no curto prazo, porque agora a recompensa para poupança ficou menor e o custo dos empréstimos também apresentaram uma queda. O consumidor, portanto, continuará consumindo o que ele sempre esteve habituado. E o que ocorre é que quando os consumidores forem ao mercado, o descompasso será evidente e toda aquela cadeia de produção complexa se mostrará um desperdício de capital, uma vez que há maior demanda por bens presentes e não por bens futuros.

Todo aquele investimento se mostrará como irracional e as empresas precisarão demitir funcionários e liquidar os seus ativos obtidos com crédito, este processo acaba por falindo uma indústria por inteiro de empresas que empregavam milhões de pessoas. Com uma diminuição da demanda, a economia entra em recessão até retornar ao normal, o que pode demorar, dependendo da quantidade de tempo que a política de juros baixos esteve vigente.

Este padrão aconteceu em 1929, se repetiu em 2008 e a Escola Austríaca foi a única escola econômica capaz de prever com clareza ambas catástrofes através da sua Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos. O ponto central é que o governo através da emissão de moeda ou manipulação da taxa de juros, pode induzir os agentes econômicos ao erro sistematizado ao longo de toda economia, provocando um certo período de abundância, conhecido como “boom” e um período de depressão, conhecido como “burst”.

O Bitcoin ajuda a impedir este cenário de catástrofe econômica. Uma vez que é impossível uma entidade controlar a sua oferta monetária, a mesma é limitada, desta forma, não há inflação em um sistema econômico baseado em Bitcoin. E em uma sociedade onde não há inflação, os agentes econômicos serão mais responsivos no consumo, uma vez que a moeda poderá valer mais no futuro. Ou seja, os agentes econômicos irão experimentar um aumento de sua preferência temporal, fazendo com que se tornem mais poupadores, uma vez que eles irão preferir os bens futuros por serem mais baratos.

Um maior volume de poupança possibilitado pela baixa preferência temporal resulta em uma menor taxa de juros. O que faz com que os empresários percebam os sinais legítimos da economia e aumentem a complexidade da cadeia de produção de suas empresas. A produtividade irá aumentar, as empresas investirão em mais tecnologia e a quantidade de bens futuros irá aumentar, o que tornará o país mais rico e próspero com o passar do tempo. Uma vez que os agentes econômicos visam o longo prazo, e que os sinais que estes emitem são mais exatos.



Conclusão:


Neste artigo foram demonstradas as dificuldades em relação a implantação do Bitcoin nos negócios, foram mostradas também as soluções para as dificuldades e que muitas já estão em implementação. Além disso, contatou-se que o Bitcoin será viável em uma economia apenas quando os problemas expostos neste trabalho forem resolvidos e ele seja a moeda dominante no arranjo econômico. Os agentes precisariam precificar os seus bens em termos de Bitcoin unicamente, excluindo o câmbio entre moedas fiduciárias e Bitcoin, pois este câmbio provoca muita volatilidade nos preços.

Além disso, foi demonstrado como o Bitcoin pode possibilitar uma economia mais racional, evitar grandes recessões e crises financeiras que aconteceram ao longo da humanidade. Devemos tratar a criptomoeda com cuidado, pois é um ativo novo e que está em constantes mudanças, no entanto, é preciso ter a compreensão de que o Bitcoin pode mudar permanentemente a economia como conhecemos hoje.



* Créditos da adição por Eduardo Jatahy, por ter me lembrado de explicar como funciona a inflação.

Referências bibliográficas:

1.     O que o governo fez com o nosso dinheiro? (Murray Rothbard)

2.     Ação, tempo e conhecimento. (Ubiratan Iório)

3.     Bitcoin: a peer to peer eletronic cash system. (Satoshi Nakamoto)

4.     Democracia o Deus que Falhou (Hann Hermans Hoppe)

5.     Ação Humana (Ludwig Von Mises)



Artigo escrito por Lucas Bassotto da Siva. Estudante de economia e Community Manager na FOXBIT.



#5
Atendendo a inúmeros pedidos irei lançar um serviço de utilidade pública para Acelerar Transações Não Confirmadas. Para participar, coloque a sua transação não confirmada abaixo que irei acelera-la gratuitamente. Caso queiram ajudar, ficarei feliz se receber algumas "gorjetas" pelo serviço prestado. Para evitar Spam será aceito apenas um id por dia.  Wink

Doações: BTC 138UJVfJ4XEDCmXDcx5yH18DmzkvcDVmKF
              Ltc: LbZKcqpQkusuQyvkCb3wBBmQgTKgtERqUV
              BCCash: 1KbxKBomqEeTFuGj7VU2RbG7gvUDxHPLw9
              ETH: 0x736F0E3FCDBfF6e99bfc25492a39530d15A3Ac43 - Qualquer Token será bem vindo.

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
1713898471
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713898471

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713898471
Reply with quote  #2

1713898471
Report to moderator
I HATE TABLES I HATE TABLES I HA(╯°□°)╯︵ ┻━┻ TABLES I HATE TABLES I HATE TABLES
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1713898471
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713898471

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713898471
Reply with quote  #2

1713898471
Report to moderator
1713898471
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713898471

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713898471
Reply with quote  #2

1713898471
Report to moderator
sabotag3x (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2161


Crypto Swap Exchange


View Profile
March 05, 2018, 08:31:06 PM
Last edit: July 24, 2023, 02:18:42 AM by sabotag3x
 #2

#6
Meu artigo foi postado originalmente no Linkedin, mas trago para vocês também: https://www.linkedin.com/pulse/o-papel-dos-especuladores-bitcoin-lucas-bassotto/?trackingId=MnDOMcYOHPf7vPiBk0HRpg%3D%3D

Oferta e Demanda: O mecanismo de preços do mercado



É preciso ter em mente e compreender o gráfico acima, porque ele explica como são dados os preços no mercado. O preço é uma função da quantidade e como ela interage com a Oferta e Demanda. Quanto maior for o preço de 1kg de café, menos pessoas irão comprar café e talvez passarão a tomar mais chá ou algum outro substituto do café. Se o preço do café está alto, os produtores de café enxergam uma excelente oportunidade de lucro e passam a aumentar a sua produção de café, a oferta de café agora é maior, como há mais café no mercado, ele se torna menos escasso e o seu preço tenderá a diminuir até chegar no ponto de equilíbrio, onde que todo 1kg de café produzido é imediatamente consumido no mercado.

No entanto, o homem está sujeito a mais variáveis no mundo real, neste não há apenas preço e quantidade, há uma série de fatores e eventos que podem influenciar o preço de um bem, há a possibilidade de haver guerras, crises econômicas e políticas, desastres metereológicos, surgimento de novas tecnologias que podem substituir meios tecnológicos atuais e muitos outros eventos que estão longe do alcance de uma pessoa comum. Compradores e vendedores tentam através do mercado, advinhar qual será o preço correto no futuro observando os sinais que são transmitidos através do sistema econômico, portanto, o mercado tende ao equilíbriro sem jamais alcançá-lo de fato, uma situação que chamamos de Cataláxia.

Especuladores e a função da especulação

O especulador é um apostador movido por interesses pessoais e egoístas, o seu lema é comprar na baixa e vender na alta, ou seja, ele apenas visa o lucro apostando em eventos futuros que irão afetar o preço de um bem ou ativo. Ele compra hoje esperando que o preço suba no futuro para que ele venda depois, realizando apenas o lucro. Olhando por este lado, parece que o especulador pouco contribui para a sociedade. A verdade é que ele tem um papel indispensável na alocação de recursos, como será explicado ao longo deste artigo.

E qual é o propósito de tentar advinhar preços futuros? A batalha entre compradores e vendedores tem a principal função de alocar recursos escassos por natureza. Por exemplo, se um apostador acredita que haverá uma sazonalidade na produção de milho e compra contratos futuros acreditando na alta. O preço do milho no mercado irá subir de $10 para $15, mas os vendedores que já obtiveram lucro irão vendê-lo, então uma força vendedora puxa o preço para $13 ao invés de $15. Vamos supor ainda, que houve um grande problema na produção de milho, o que fez com que ele se tornasse escasso no mercado e disparando o seu preço para $20. A especulação fez com que o aumento de preço se tornasse mais suave, de $13 para $20 ao invés de $10 para $20.

Graças ao comprador que apostou na alta do preço do milho, agora há mais milho no futuro. O especulador é movido apenas pelo lucro, desta forma, o comprador do passado agora se torna vendedor e passa a vender milho no mercado para realizar o seu lucro, como há uma força vendedora, os preços irão diminuir de $20 para $17. Na verdade, a especulação fez o preço do milho variar apenas de $10 para $17, o que seria diferente se as pessoas simplesmente consumissem milho sem pensar no amanhã, sem especulação o aumento do preço do milho seria muito maior e certamente mais pessoas ficariam sem milho no futuro, desta forma, a especulação acabou por alocar recursos no mercado.

Segundo Adam Smith: "Em geral, ele (o especulador) não pretende promover o interesse público, nem sabe o quanto o está promovendo. O que ele pretende é apenas a sua própria segurança, seu próprio ganho. É levado, como que por uma mão invisível, a promover um fim que não fazia parte de sua intenção. Ao perseguir seu próprio interesse, não raro promove o interesse da sociedade de forma mais eficaz do que quando realmente tem a intenção de promovê-lo.". O especulador bem-sucedido, portanto, agindo em seu próprio interesse egoísta, não sabendo nem se importando com o bem público, promove-o.

E se os especuladores errarem?

Nenhum ser humano é capaz de prever o futuro corretamente e acertar todas as suas previsões, afinal de contas, o homem é perfeito e sempre será refém de seus erros e suas limitações metafísicas. Se o especulador estiver errado, ele será responsável por um grande dano. Mas há forças poderosas em ação que tendem a eliminar os especuladores incompetentes. O especulador que faz conjecturas erradas sofre prejuízos financeiros graves. Comprar na alta e vender na baixa pode desorientar a economia, mas certamente é devastador para os recursos financeiros do especulador.

Se o especulador erra com mais frequência do que acerta, uma hora ele perderá todo o seu capital. Assim, ele não irá permanecer tanto tempo no mercado se continuar errando sempre em suas previsões. O mercado irá substituir os especuladores ruins por especuladores bons em suas previsões ao longo do tempo, fazendo com que apenas os melhores agentes fiquem no mercado e interpretem os sinais com mais precisão, transmitindo o preço correto para o mercado. Assim, a qualquer dado tempo, é provável que os especuladores existentes sejam de fato muito eficientes , portanto, benéficos para a economia.

Além disso, a intervenção governamental no mercado faz com que sejam transmitidos sinais errados sobre o mercado. Suponha que o Governo Brasileiro baixe a taxa de juros para a aquisição de imóveis e ofereça crédito para que maus pagadores possam comprar imóveis. Muitas pessoas passarão a comprar mais casas apostando na alta, o preço dos imóveis brasileiros irá disparar, maus pagadores irão se endividar para adquirir imóveis para vendê-los mais tarde a um preço mais elevado. O setor de construção civil é impulsionado e muitos empregos serão criados para suprir aquela demanda artificial.

No entanto, quando o preço dispara, haverá aqueles que lucraram e irão correr ao mercado para retirar seu lucro, fazendo com que o preço dos imóveis caia, os investidorers entram em pânico e começam a despejar imóveis no mercado, que graças ao aumento na oferta, estão cada vez mais baratos. Chega um momento em que o governo não consegue mais manter os juros baixos artificialmente, e aqueles que estão endividados se mostram incapazes de pagar seus débitos, os bancos passam a sofrer calote e ficar com um passivo gigantesco, muitos bancos acabam declarando insolvência, e o mercado financeiro entra em colapso.

Para quem não sabe, o exemplo ilustrado acima aconteceu no ano de 2008, um evento que ficou conhecido como a crise do subprime (saiba mais aqui). O governo, talvez dotado de boas intenções, passou a inteferir diretamente no mercado de imóveis e induziu muitos especuladores ao erro, resultando em uma das maiores crises mundiais de todos os tempos. No entanto, no auge da crise mundial, Satoshi Nakamoto divulga o Whitepaper de um Sistema de Dinheiro Eletrônico Ponto-a-Ponto, conhecido também como Bitcoin.

Especuladores oferecem liquidez e estancam a sangria



Observe o gráfico acima, é um Market Depht Chart, traduzindo chama-se Gráfico de Profundidade de Mercado. Ele diz o quanto os compradores e vendedores estão dispostos a negociar de acordo com o preço. Pelo gráfico pode-se observar que há uma grande força compradora caso o Bitcoin chegue ao preço de $9680 e também há uma força vendedora, em menor escala, caso o Bitcoin chegue a $1040. Este gráfico ajuda a explicar o papel dos especuladores nos preços da criptomoeda.

O Bitcoin é uma moeda que tem a confiança de muitas pessoas que seguram as suas moedas e aproveitam a baixa para comprar mais, estes são conhecidos como os Holders, que estão sempre esperando uma baixa para comprar mais Bitcoins, aumentando a sua acumulação. Os Holders são também um tipo de especulador, os especuladores bearish, que esperam a baixa do mercado. Eles são corajosos o suficiente para comprar Bitcoin na baixa esperando que o seu preço suba, por comprarem na baixa, aproveitam a liquidação, já que os Bitcoins ficaram bem mais baratos os holders ajudam a parar a sangria e oferecem liquidez ao mercado, desta forma, os vendedores conseguem se desfazer de seus ativos facilmente, pois sempre haverá pessoas dispostas a comprar.

Correções após uma grande alta são importantes para que o mercado respire novamente e retorne à sua racionalidade, é importante para o investidor compreender que um ativo jamais subirá de preço linearmente, pois muitos investidores irão vender grande parte de seus ativos para realizar o lucro, além disso, haverá aqueles que irão se aproveitar da irracionalidade vigente na alta para fazer a prática de FUD (fear, uncertainty and doubt), provocando uma queda propositada no preço. As correções servem para evitar a formação de bolhas e funcionam como o freio para um prejuízo muito maior. É verdade que especuladores podem obter ganhos de curto prazo ao participar de um boom insustentável, mas também é verdade que, se eles não saírem a tempo, o mercado irá puni-los com enormes prejuízos. E suas perdas, vale ressaltar, serão proporcionais ao quão "artificial" era o preço da ação durante a bolha.



Conclusão

O propósito deste artigo é fazer com que as pessoas entendam o papel de especulador, ajudando a desmitificar a imagem criada dele, que é a imagem do parasita e do inútil que serve apenas para causar crises e destruir sistemas econômicos. A verdade é que o especulador é importantíssimo para a economia, pois ele acaba fornecendo liquidez, ajuda a diminuir a volatidade de preços e aloca recursos no mercado de forma eficiente, tudo isso em função de um objetivo egoísta desprezado e demonizado por muitas pessoas, que é o lucro.

Além disso, foi explicado como a especulação ajuda a conter a sangria e oferecer liquidez a um ativo como Bitcoin, pois sempre haverá quem aposta na baixa para acumular mais Bitcoin no presente, que são indivíduos conhecidos como holders, portanto, é importante que sempre tenha alguém disposto a comprar, desta forma as pessoas podem liquidar seus ativos sempre que estiverem dispostas.



Referências:

1. Smith, Adam.  A Riqueza das Nações, Random House, 1973 (paráfrase), p.243. (N.A.).

2. Block, Walter. Defendendo o Indefensável, Mises Institute, Capítulo VI - NEGÓCIOS E COMÉRCIO - 3.O especulador .

3. Murphy, Robert. Artigo Mises Brasil, https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=801

4. Murray N. Rothbard, "A Socialist Stock Market?" em Making Economic Sense (Auburn, AL: Ludwig von Mises Institute, 1995), p. 356.





#7
Pessoal, resolvi fazer esse pequeno tutorial aqui porque estou vendo montes de lugares aceitando segwit, mas nenhum deles aceita endereços bech32, que é o padrão de endereços da carteira electrum. Tem varios tutorias disso na web, mas nenhum em PT-BR, então resolvi fazer o "nosso".

Introdução:

O que é segwit?

Segwit é uma alteração no protocolo do bitcoin para permitir a evolução das soluções de escalabilidades escolhidas pelo time do Bitcoin-core (e pela comunidade). Ela torna o bitcoin compativel com a lightning network, corrige os problemas de "transaction malleability" e também reduz parcialmente o tamanho das transações, e consequentemente, das fees.

Porque existem dois tipos de endereço segwit?

Quando uma carteira envia uma transação segwit, ela precisa ter certeza que a carteira recebedora é compatível, por isso um tipo especial de endereço que indica que o segwit foi implementado foi criado. Esse novo tipo de endereço se chama "bech32". O problema é que esses endereços não são compatíveis com carteiras anteriores ao segwit. A maioria das carteiras atuais também não implementa esses endereços, precisando de modificações substanciais para passar a aceitá-los. Pensando nisso, criou-se um tipo de endereço "de transição" para o segwit, que nada mais é que um endereço "pay to script" (abreviado como p2sh), igual aos endereços de carteiras multi-assinadas ou de smart contracts, por exemplo. Assim como outros endereços p2sh, os endereços p2sh segwit começam com o digito "3".

Qual a vantagem de usar endereços segwit p2sh?

Hoje, a unica carteira que implementa endereços bech32 é a electrum. Todos os dias são anunciados novos serviços com suporte a segwit, mas nenhum deles com suporte a bech32. No brasil, a Foxbit já anunciou o suporte a segwit, mas apenas para p2sh. Lá fora, bitfinex e em breve a coinbase. Nenhuma delas com suporte a bech32. Muita gente (eu inclusive) acha que a electrum colocou o carro na frente dos bois ao implementar bech32 sem ter certeza de isso se tornar um padrão de fato. Então, hoje em dia, para aproveitar plenamente os beneficios do segwit, é necessário usar um endereço p2sh.

Passo a passo:

  • Crie a seed:
    • O jeito mais fácil de criar a seed é através da própria electrum: Inicie o processo de criação de uma nova carteira e prossiga até o momento em que ele gera a seed. Anote a seed e cancele tudo.
  • Crie uma nova carteira:
    • Abra a electrum novamente. Se vc já tem uma carteira criada, clique em "File" -> "New/Restore" (em portugues, "Arquivo" -> "Novo/Restaurar'). Se vc nunca usou a electrum antes, a opção de criar a carteira se abrirá automaticamente.
    • Selecione o nome do arquivo e clique em "Next" (pt: "Próximo")

    (Clique na imagen para abrir a original)
    • Selecione "Standard Wallet" e clique em "Next" (pt: "Próximo")

    • Selecione "I already have a seed" e clique em "Next" (pt: "Próximo")

    • Clique em "Options" e selecione "Bip39 seed".

    • Vai aparecer uma mensagem onde diz "BIP39 Checksum failed". Ignore essa mensagem.
    • Digite a "seed" anotada anteriormente e clique em "Next" (pt: "Próximo")

    • Na tela seguinte vai aparecer o "path" de derivação das chaves. Altere o numero "44" para "49". O resultado final deve ser assim: "m/49'/0'/0'". Clique em "Next" (pt: "Próximo")

    • Entre com a senha para a carteira, e conclua!

    • Pronto! Agora vc tem uma carteira p2sh segwit!

    Conclusão:

    Mesmo não tendo uma opção direta para a criação de carteiras segwit p2sh, as carteiras electrum tem suporte ao BIP39 e através dele você pode gerar a sua carteira e usufruir dos "descontos" do segwit. Crie os endereços e use a carteira normalmente!



#8

O que é a rede Lightning Network?

-  A Lightning Network é uma rede de canais de pagamento bidirecionais que permitem o roteamento de pagamento entre partes

não diretamente conectadas. Cada canal é um smart contract entre duas partes. Basicamente falando, se cria um canal na

blockchain entre os usuários envolvidos, e neste canal é usado para transmitir infinitas transações fora da blockchain

(transações off-chain) entre os envolvidos, tudo isso usando a blockchain para registrar duas transações (abrimento e fechamento do canal)

O que NÃO é a rede Lighning Network?

- Não é e nem fica na blockchain do bitcoin. E não é também uma sidechain, pois tem gente confundindo os dois.

E como a Lightning Network (caridosamente apelidada de "LN" e vamos nos referir a ela assim por enquanto, para facilitar o entendimento) pode fazer o bitcoin ficar escalável ?

- A LN Permitirá infinitas transações por segundo por um custo muito baixo, pois seria tudo feito offchain (fora da

blockchain, é como se um nó na rede que você fechou um "smart contract" com ele, validassem todas as suas transações e

depois de um certo tempo, ou dias, ele assinasse todas essas transações em uma só na blockchain on-chain). Seria como se um

nó com LN fosse uma operadora de cartão de crédito que faz transações fora do sistema bancário (as liquidações ocorrem de

tempo em tempo).

Então o que seriam transações offchain?

- Resumidamente, na LN as transações offchain funcionam dessa maneira, realizando transações entre os usuários e usando a

blockchain algumas poucas vezes.

Vantagens da LN?

- Pagamentos instantâneos a anônimos (pois permitiria que só os participantes envolvidos num smart contract LN soubessem da

transacão, pois nao estaria no blockchain) e poderá escalar a rede bitcoin para um número maior que a VISA.

Exemplo prático de como funcionaria:

- Você pode ter apenas um canal aberto com uma empresa ou pessoa, ou seja, uma transação no blockchain, e através deste

canal, enviar milhares de transações, talvez uma para cada produto que você compre, e usando apenas a criptografia, a

empresa/ou pessoa teria a certeza de que você está realizando pagamento para eles. Tudo isso de forma totalmente segura

usando apenas duas transações que são registradas no blockchain. Isso significa que a lightnin network já é capaz nos dias

de hoje de processar milhares de transações por segundo, totalmente de forma decentralizada e transparente.

Links para maiores informações: (e também de onde eu basicamente consultei para criar este tópico)

https://lightning.network/
https://www.facebook.com/groups/bitcoin.brasil.2/permalink/509855829207933/
https://medium.com/@vitorcoelho6/en2pt-lightning-network-na-pr%C3%A1tica-decred-org-67b7f3901a9c

Se você achou este tópico útil, lance uma moeda para incentivar mais posts educacionais como esse:

[/list]
Code:
Bitcoin: 1AX87S9ducJb82CXgQnER7Cd1Rj4K1bZmb
Litecoin: LXeQx8uhRNZXFVpxtLVFB8aJEktun14iA2
Dilmacoin: DJh1VSXxieHkZW6QGTgzQEMrJEamjGLed7
Dash: XfMWqjvMvFUnEndq3GQTJwaLJ6BjqyLFWL

Como faço para deixar fixado meu endereço bitcoin onde toda vez que eu posto aparece meu endereço em baixo, para não precisar de eu postar toda hora ?




#9 (g)old
Felizmente é possível observar a cada dia novos entusiastas aparecendo no fórum atrás de informações sobre Bitcoin e cryptocurrency. Isso é muito bom por um lado, que divulga a comunidade para mais pessoas, fazendo crescer o mercado, e ruim pois é divulgada de maneira banalizada e de forma surreal, facilitando a vida de scammers. Primeira coisa a ser considerada quando pesquisar sobre o assunto é entender que cryptocurrency, como já diz no nome, é dinheiro e dinheiro na vida não é/nunca foi fácil conseguir. Se fosse fácil não teria valor algum.

Neste tutorial irei usar o Ethereum como exemplo pois por enquanto é a moeda que dá mais lucro.

1.OBJETIVO

Meu objetivo neste tópico é ajudar os novatos a entenderem melhor os prós e contras de investir no ramo da mineração, organizar as informações em um tópico e discutir sobre o tema.

2.INTRODUÇÃO

Então vamos ao que realmente interessa e começar a discutir o assunto em si.
Primeiras perguntas que um novato deve se fazer:
- O que é mineração?
R: É o processo de validação das transações de uma determinada moeda. Isso é realizado com o investimento(alto) em hardware e energia elétrica que calcula e confirma os algorítimos, gerando assim uma segurança da rede como um todo.
- Como ganhar/perder dinheiro exercendo esta atividade?
R: Como recompensa pelo trabalho de segurança descentralizada exercido pelos mineradores é pago uma recompensa proporcional ao quanto o minerador em questão contribuiu para a segurança da rede.
- Vale a pena investir?
R: Isso é muito relativo mas um fator é sempre determinante, a conta de luz. Se você paga mais de 10 centavos de dólar por kWh, sua operação estará em risco de ficar no prejuízo. Por isso sempre falamos que investir neste mercado aqui no Brasil é inviável(kWh mais barato por aqui é entorno de 20 cents). Investimento em mineração é arriscado pois demanda um alto investimento inicial, alto custo de manutenção e isso somado ao futuro incerto das altcoins.
- Só isso que preciso saber?
R: Não, muito pelo contrário, isso é só o começo, quem quer investir nesse ramo(como qualquer investimento) precisa estudar e se dedicar muito.

3.RIG DE MINERAÇÃO

Quando o novato entusiasta(já fui um deles) aparece aqui no fórum, ele logo quer saber das melhores placas e o quanto de retorno elas iram gerar mas a vida não é tão simples assim. A mineração de uma moeda é algo em constante mudança e diferente para cada altcoin. Muda-se dificuldade de mineração, novos hardwares são lançados, moedas são voláteis o que gera uma incerteza sobre lucros futuros e mais diversos outros fatores a serem considerados.

3.1.Hash rate
Hash é um número que seu sistema "chuta" para tentar quebrar a criptografia da blockchain, assim confirmando as transações como possíveis e sem violar o sistema. Portando 1 kH/s seriam 1.000 números que seus sistema "chuta" por segundo.
Hash = 1
Khash = 1.000
Mhash = 1.000.000
Ghash = 1.000.000.000
Thash = 1.000.000.000.000
O quanto de hash uma GPU pode gerar não é fixo, ele varia de moeda pra moeda. Para algumas moedas 1 Gh/s é muita coisa para outras não é nada. Apenas uma coisa é óbvia, quanto melhor uma GPU, mais hash ela gera mas consequentemente mais cara ela é.

Minha dica pra quem quer criar seu RIG de mineração é buscar informações sobre o rendimento das GPUs no fórum da moeda selecionada para a mineração. Lá as pessoas compartilham as velocidades que obtiveram com o rig na mineração da moeda, e.g. https://forum.ethereum.org/discussion/2134/gpu-mining-is-out-come-and-let-us-know-of-your-bench-scores

3.2.1.PSU ou Unidade de suprimento de energia
Esta é uma das coisas mais ignoradas pelos newbies mas uma das mais importantes para manter seu RIG funcionando bem. Quando está parte é negligenciada são causadas as maiores perdas, como GPUs, placas mãe e afins virando belos pesos de papel(com aquele cheirinho dlç de queimado).
http://outervision.com/power-supply-calculator
Com esse site é possível calcular o quanto seu Rig ira consumir de energia e qual PSU usar para manter a operação funcionando com o mínimo de segurança. Favor não esquecer de colocar o memory clock e core clock para o quanto você deseja exigir de sua GPU pois isso acarreta diretamente na quantidade de energia necessária para o funcionamento do sistema.

3.2.2.Cálculo de consumo de energia
Para estimar o quanto seu Rig irá consumir de energia caso fique ligado 24/7 durante um mês, siga a seguinte fórmula:
Potência em W do equipamento divido por 1000 vezes 24(horas) vezes 30(1 mês). Isso resultará no consumo mensal de energia que multiplicado pelo custo do kWh do seu estado dará o custo final de um mês de mineração.

Fórmula: P/1000*24*30=X kWh/mês

3.3.Refrigeração
Quando é solicitado o máximo desempenho de uma GPU, ela tende a esquentar de maneira exorbitante. Apesar de não estar entre as partes mais caras do Rig, é uma parte muito importante para o melhor funcionamento da operação de mineração e duração dos equipamentos.

3.4.Placa mãe
A placa mãe num rig de mineração serve para determinar quantas GPUs você conseguirá manter. Então o importante em observar antes de comprar a placa é quantas entradas ela possui para você ligar a quantidade de placas que quiser e também o tipo de entrada.

3.5.CPU, RAM, SSD e case
Esses são os itens que menos irão influenciar no seu Rig. SSD é o que pode gerar uma maior diference dentre todos mas não precisa comprar o melhor e com enorme capacidade para ser eficiente. O comum é comprar 4Gb de RAM, uma CPU mediana que custa entorno de 350 reais, um SSD de 120Gb e não comprar case nenhuma! Na realidade, sua case precisa ser uma estante de apoio para o hardware muito bem refrigerada, quanto mais ar novo passando entre as placas melhor!

4.PROGRAMAÇÃO
É um dos tópicos mais importantes mas o menos abordado pelos novatos, eles sequer imaginam o quanto irão penar. Programação não é fácil e é a base que liga seu Rig com a mineração da moeda em si. Não irei entrar no mérito de explicar como setar seu software de mineração, existem pessoas melhores para abordar este assunto e isso muda de moeda para moeda(como sempre). Este assunto está aqui apenas como alerta de mais um tópico a ser pesquisado a fundo pelos investidores do ramo.

5.MOEDA MAIS RENTÁVEL
Uma das ferramentas usadas para descobrir qual moeda está mais rentável para minerar é o site que irei passar a seguir mas antes de tudo cuidado, os valores não são reais e possuem margens de erro.
https://www.whattomine.com/
O intuito desse site é facilitar a comparação de mineração dentre os scripts existentes. Não é a fórmula do sucesso e dinheiro fácil. Existem outras calculadoras próprias para cada moeda(se alguém desenvolveu), e.g. https://badmofo.github.io/ethereum-mining-calculator/

5.1.EXEMPLO DE RIG(ETH)
- 6x R9 290x, média de 23 Mh/s por GPU,
- PSU necessária de pelo menos 4150W

Isso consumiria mais de 3000kWh/mês, se consideramos que há perdas no sistema, custaria entorno de R$ 2100,00 por mês e renderia hoje, pela cotação do ETH, entorno de 24 reais por dia.
Fica de lição de casa descobrir o quanto irá custar esse rig mas já deixo uma dica, será muito caro mesmo, tornando o ROI longo e muito perigoso.

[EDIT 16/06] Mesmo após o pump no eth, se usar o whattomine para descobrir a rentabilidade do rig do exemplo, verá q não mudou mto, na realidade caiu. 2,80 usd por dia de mineração com esse rig.
Pros que dizem produzir a própria energia vale a pena checar se não é melhor vender esses kWh q seu rig consumiria em vez de transformar em Eth pra depois vender e ganhar reais(muitas transações que só diminuem seu capital!). Pelo q li a média é 0,35 centavos por kWh, então os 3000kWh do exemplo, se vendido renderia entorno de R$ 1000,00 sem preocupações com dificuldade de mineração e dump que irá acontecer no eth(sempre acontece, não sou nenhum profeta).

CONCLUSÃO
Espero ter criado aqui uma nova visão do mercado de mineração, facilitando a vida de novos usuários e prezando por informações transparentes sem promessas absurdas de dinheiro fácil. Que aqui se iniciem debates construtivos sobre o assunto, ajudando a comunidade a crescer como um todo. Como qualquer entusiasta de cryptocurrency eu também vi uma chance de ganhar dinheiro com mineração mas enquanto o nosso governo permitir que as companhias de energia elétrica nos assaltem, não será possível minerar Brasil.
Estou aberto a crítica e sugestões, caso encontre um erro me informe que irei corrigi-lo.



#10
Esse tópico visa auxíliar as pessoas da aba em português a encontrar campanhas de assinaturas que aceitem posts nas abas locais.
Esse post é uma tradução/adaptação desse post Aqui.
Agradecimentos ao usuário Mitchell pelo post original.
Se algum erro for encontrado por favor avise para que possa ser corrigido.
*Campanhas de assinaturas de altcoins (tópico gringo, obrigado u9y42) https://bitcointalk.org/index.php?topic=1566886.0 .
Lembrete: A primeira página não é atualizada diariamente, recomendo que olhe os logs de atualização no fim e pule para as últimas páginas para atualização mais frequentes sobre novas campanhas.
Quote
Campanhas de assinaturas que aceitam posts locais


|     Aviso     |

Sites, itens, etc. anunciados podem ser inseguros, não confiáveis ou ilegais em nossa jurisdição.



Quando aplicáveis, as seguintes abreviações serão utilizadas:
Campanhas:
Ativa||Atualmente ativa
PNC||Pagamento não confirmado
FLUX||Campanha alternando entre aceitação ou não de novos membros
FPNP||Fechada para novos participantes
Term:     Ranks:
p/d||post/diárioL||Legendary Member
p/w||post/semanalH||Hero Member
p/m||post/mensalS||Senior Member
f/w||fixo/semanalF||Full Member
f/m||fixo/mensalM||Member
J||Junior
N||Newbie


Campanhas de assinaturas
Ativas
|
Campanha
|
Term
|
L
|
H
|
S
|
F
|
M
|
J
|
N
|
Min
|
Max
|
Escrow
|
|777Coin|p/w|.000085|.000085|.000075|.000065|.000055|.000045|x|15/w|60/w|Y/N|
|FoxBit|f/m|R$ 330|R$ 260|R$ 210|x|x|x|x|20/w|x|N|
PNC
|
Campanha
|
Term
|
L
|
H
|
S
|
F
|
M
|
J
|
N
|
Min
|
Max
|
Escrow
|
FLUX
|
Campanha
|
Term
|
L
|
H
|
S
|
F
|
M
|
J
|
N
|
Min
|
Max
|
Escrow
|
FPNP
|
Campaign
|
Term
|
L
|
H
|
S
|
F
|
M
|
J
|
N
|
Min
|
Max
|
Escrow
|
|Bitsler**|p/s|.0015|.0014|.00133|x|x|x|x|1/w|30/w|N|
|Bustadice|f/w|$100|$100|$75|$50|$25|x|x|25/w|x|Y/N|
|FortuneJack|f/s|.04|.04|.04|x|x|x|x|30/w|x|N|
|YoBit.net|p/d|.00030|.00030|.00030|.00020|.00013|x|x|x|20/d|N|
|YOLOdice**|p/w|.0007|.0007|.0005|.0003|.0001|x|x|x|40/w|N|

* Significa que a campanha está enfrentando algum problema. Entrar não é recomendado.
* Significa que a campanha conta os posts em um determinado período mas só pagará em um dia específico.
* Significa que a campanha conta por períodos. Mas só irá pagar em uma determinada data.
** Significa que para posts locais valem apenas metade dos valores.
*** Campanha com restrições em relações a posts locais.
f/s+ Campanha com bônus caso seja feito algo em específico.



Yes/No explicação
Se a campanha tem Yes/No como status de escrow significa que a pessoa que está guardando os fundos é também quem gerencia a campanha. Isso é um conflito de interesse, mas não deve ser um problema se o escrow é confiável.

Logs:
Code:
20-01-18 - Campanha da FoxBit adicionada.
12-12-17 - Campanhas adicionadas e campanhas removidas.
14-09-17 - Campanhas encerradas removidas.
27-07-17 - Adicionas Care4me, Coin Magi, Lampix, Social, Solar DAO e Viberate.
07-06-17 - WAVES e GoGoCoin adicionadas, campanhas encerradas removidas.
08-05-17 - Torcoin e Onegram adicionadas.
24-04-17 - Tópico atualizado.
29-03-17 - Link para tópico gringo de Altcoins adicionado.
12-03-17 - PayBis adicionada.
03-03-17 - Campanhas removidas.
02-02-17 - POW88 movida. DuckDice adicionada.
25-01-17 - POW88 adicionada.
24-01-17 - YOLOdice movida. Adicionados asteriscos na campanha da Bitmixer por relatos de banimento.



█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Oulay
Member
**
Offline Offline

Activity: 133
Merit: 37


View Profile
March 05, 2018, 08:37:28 PM
Last edit: March 05, 2018, 08:48:24 PM by Oulay
 #3

Man no need for all this quoting... Just post links to the specific posts..
Scrolling through all these quotes is just a pain in the ass.
______________________________________________

Edit: lol if that's what Theymos said then I can have no objection  Grin Grin

My list of threads giving away merits: https://bitcointalk.org/index.php?topic=3048258.0
sabotag3x (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2161


Crypto Swap Exchange


View Profile
March 05, 2018, 08:43:24 PM
 #4

Man no need for all this quoting... Just post links to the specific posts..

I'm just following the rules:
2. Collect TEN posts written in the last couple of months by other people that have not received nearly enough merit for how good they are, and post quotes for them all in a new Meta thread. The point of this is to demonstrate your ability to give out merit usefully.

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
mikfresh
Member
**
Offline Offline

Activity: 266
Merit: 11


View Profile
March 05, 2018, 10:32:51 PM
 #5

Good job OP, I hardly understand Portuguese, but they seem qualitative posts. It's nice to see new sources applications, so that more merit will spread in the forum.
bitmover
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2282
Merit: 5880


bitcoindata.science


View Profile WWW
March 08, 2018, 06:42:07 PM
 #6

These posts are very good, good selection. I am new to this forum, but I can see Sabotag3x is a very respected member in Portuguese local community.

.
.BLACKJACK ♠ FUN.
█████████
██████████████
████████████
█████████████████
████████████████▄▄
░█████████████▀░▀▀
██████████████████
░██████████████
████████████████
░██████████████
████████████
███████████████░██
██████████
CRYPTO CASINO &
SPORTS BETTING
▄▄███████▄▄
▄███████████████▄
███████████████████
█████████████████████
███████████████████████
█████████████████████████
█████████████████████████
█████████████████████████
███████████████████████
█████████████████████
███████████████████
▀███████████████▀
█████████
.
paxmao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2184
Merit: 1575


Do not die for Putin


View Profile
March 08, 2018, 07:10:52 PM
 #7

I can´t write Portuguese but I can read it. The posts are good, although technically some of them appear a bit old. I think is an application worth considering.

Jr.
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 98
Merit: 1

Blockchain with a Purpose


View Profile
March 08, 2018, 07:59:41 PM
 #8

Oh Thank you so much for the post, but honestly I can't understand it, can someone with high English translation skills translate it for us, google translate is eating my brain!

tge.HORYOUToken.io    ■))   BLOCKCHAIN WITH A PURPOSE
▐ ███████████████   JOIN THE TGE   《《《 ▀ ▀ ▀▀▀▀▀▀▀▀
coin5haker
Member
**
Offline Offline

Activity: 350
Merit: 16

~bitcoin enthusiast~


View Profile WWW
March 09, 2018, 05:21:12 AM
 #9

Oh Thank you so much for the post, but honestly I can't understand it, can someone with high English translation skills translate it for us, google translate is eating my brain!

It doesn't even belong here, should be in Portuguese branch of this forum or properly translated. Muito bem

vit05
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 672
Merit: 526



View Profile
March 22, 2018, 05:41:56 PM
Merited by u9y42 (1)
 #10

Oh Thank you so much for the post, but honestly I can't understand it, can someone with high English translation skills translate it for us, google translate is eating my brain!

It doesn't even belong here, should be in Portuguese branch of this forum or properly translated. Muito bem

How not? This is an application for him to become a source of merit in the local Portuguese section. He is showing good topics in Portuguese, which deserve merit, but which have not received or will not receive since the number of sMerits available is very small for regular members and we do not have any Merit Sources that visit Portuguese section with regularity.

Having someone with the responsibility of rewarding good topics in the local sections will encourage more people to spend their time creating longer, more complete and informative topics. Not just to help newbies, but addressing more serious and advanced topics. And it could even help by slowing the search for Merit farms that may become commonplace in the local sections. Since members who often tag the trust of irregular behaviors by members do not usually visit local sections.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!