Bitcoin Forum
April 19, 2024, 09:34:32 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Bitbolão - O Bolão em Bitcoins  (Read 1063 times)
denao (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
October 18, 2013, 10:45:32 AM
Last edit: October 21, 2013, 11:46:22 AM by denao
 #1

No momento, não há nenhum bolão em andamento. Dê a sua sugestão!

Como funciona?
Para eventos selecionados, serão declarados os palpites e um endereço BTC único e exclusivo para cada palpite para que sejam efetuados os depósitos. Você deve escolher um palpite para o evento em questão e transferir BTCs para o endereço relacionado com o palpite. Se o evento for um jogo de futebol, por exemplo, existem três palpites possíveis: time A vence, time B vence ou time A empata com o time B. Para fins de resultado, não é considerada a prorrogação ou a disputa de pênaltis (se houverem), mas apenas o tempo regulamentar (mais qualquer acréscimo dado pelo árbitro). Outros tipos de evento podem ter regras diferentes, declaradas antes do início do bolão.
Após o término do evento, o bolão é dividido proporcionalmente entre os palpites vencedores, menos a taxa de organização, que é de 3%. O pagamento proporcional é transferido para os mesmos endereços que fizeram os depósitos vencedores. Por isso os depósitos não podem ser realizados a partir de uma carteira compartilhada, como é o caso de muitas exchanges e bolsas de negócio.
Os depósitos tem um valor mínimo (declarado no bolão) e podem ser realizados até 15 minutos antes do início do evento. Depósitos realizados após esse horário ou inferiores ao valor mínimo serão devolvidos após o final do evento, descontando-se qualquer custo da transação de devolução.

Quanto vou receber se acertar o palpite?
O bolão é dividido proporcionalmente entre os palpites vencedores. O "bolão" é definido como o total de valores depositados referentes aos palpites possíveis declarados no bolão (cada um deles associados a uma carteira exclusiva), menos a taxa de organização (3%). Para um jogo de futebol, por exemplo, existem três palpites: time A, B ou empate. Apesar de serem mantidos em carteiras separadas, eles são contabilizados juntos para a divisão do bolão.
Veja um exemplo: suponhamos que para um determinado jogo de futebol, somando-se as três possibilidades, foram depositados no total BTC1,81 (BTC0,4 no time A, 1,3 no time B e 0,11 no empate). O valor do bolão é de BTC1,7557 (1,81 - 3%). Aconteceu que o time A venceu a partida. Nesse caso, o valor do bolão (BTC1,7557) será dividido proporcionalmente entre os palpites vencedores (time A). Para esse bolão, duas pessoas depositaram no time A: João depositou BTC0,1 e Maria depositou BTC0,3. Dessa forma, João tem 25% e Maria tem 75% dos palpites vencedores, ou seja, João receberá BTC0,438925 (25% do bolão) e Maria receberá BTC1,316775 (75% do bolão).

O que acontece se o palpite vencedor não receber nenhum depósito?
Se ninguém acertar o bolão, os valores depositados serão devolvidos aos participantes, descontando-se apenas os custos da transação. Procurarei efetuar os pagamentos em uma transação única, com o objetivo de reduzir os custos ao máximo.

É possível saber exatamente quanto vou receber se acertar o palpite no momento do depósito?
Não, pois o valor do bolão só será fechado quando se encerrar o prazo para os depósitos (15 minutos antes do evento).

Me arrependi ou errei o endereço. Posso pedir devolução?
Infelizmente não. Todos os depósitos são definitivos, tanto pelo funcionamento do Bitcoin quanto para evitar fraudes. Também, por motivos de segurança, os valores depositados não poderão ser movimentados antes do final do evento.

Se ganhar, posso pedir para que o pagamento seja realizado em outro endereço?
Não. Os pagamentos proporcionais serão realizados exclusivamente para o endereço que realizou o depósito.

Me confundi e efetuei o depósito a partir de uma carteira compartilhada. Vou receber o prêmio?
Provavelmente não, visto que o prêmio será pago de volta ao endereço que enviou e depósito. Se essa carteira é mantida por um terceiro, você deverá entrar em contato com o administrador dessa carteira. Na prática, é muito provável que o administrador não conseguirá identificar o seu depósito. Dessa forma é fundamental não depositar a partir de carteiras compartilhadas, tais como JustDice, BTC-e, MtGox, etc.

Posso participar com mais de um palpite ou fazer mais de um depósito a partir de uma mesma carteira?
Sim, sem problemas. Você pode enviar mais de um depósito para um mesmo palpite ou para palpites diferentes. Os depósitos podem ser enviados a partir de uma mesma carteira ou de carteiras diferentes.

Como vou saber se não houve fraude?
Todos os depósitos podem ser acompanhados por se monitorar os endereços utilizados no bolão. Esses endereços são gerados apenas para o evento em questão e não são reutilizados, dessa forma, toda a movimentação é transparente e registrada de forma definitiva na blockchain. Para facilitar, os valores totais e parciais serão atualizados periodicamente no forum.

Preciso me identificar?
Não. Você não precisa nem mesmo postar neste tópico se não quiser. Todas as participações (e pagamentos) são registrados na própria blockchain.

Quantas confirmações um depósito precisa ter para ser considerado válido?
Via de regra, as transferências são consideradas definitivas  após 6 confirmações (normalmente 60 minutos). No entanto, para contabilização do depósito e participação no bolão, nenhuma confirmação é necessária. Como os pagamentos somente serão realizados após o término do evento, deve haver tempo suficiente para que todas as transferências serem confirmadas, e então uma nova transferência possa ser realizada (pagamento). Se o depósito for realizado antes do horário-limite, ele será contabilizado. Se for realizado depois, será devolvido (menos os custos da transferência).

Posso confiar no organizador do bolão?
Bom, se você está realmente se perguntando isso, não vai adiantar muito eu te dizer alguma coisa, certo? Minha sugestão é que você dê uma olhada no forum e tente estabelecer minha índole e minha reputação, analisando minha participação e os negócios realizados com outros membros. Sou da opinião de que as pessoas dificilmente conseguem ocultar o que realmente são.
Por outro lado, estou procurando tomar todas as medidas de segurança para proteger os depósitos dos participantes de ações de terceiros, como hackers, invasores, fraudadores, etc. Por medida de segurança, os endereços serão gerados em uma paper wallet e as chaves privadas serão carregadas apenas no momento da divisão do bolão (após o término do evento). Isso significa que antes disso os valores não poderão ser transferidos (por uma limitação física), reduzindo-se bastante a janela de exposição.
Apesar de levar isso bastante à sério, lembre-se: assim como você, estou nessa pela diversão e fazendo isso por hobby, e não com o objetivo de ficar milionário. Wink

Tenho dúvidas sobre Bitcoin, cliente, carteiras, etc. Onde posso obter ajuda?
A comunidade do forum é bastante ativa e está sempre disposta a ajudar e muitas dúvidas já foram respondidas, inclusive em português. Se mesmo assim você ficar com dúvida, poste na área de Novatos ou mesmo nesse tópico que teremos prazer em ajudar.

Ainda tenho dúvidas sobre o funcionamento do bolão.
Você pode usar esse tópico para postar suas dúvidas, comentários, sugestões e reclamações. Partindo do princípio que estamos sempre aprendendo, seria ótimo saber de sua opinião para melhorar o mecanismo do bolão.

Boa sorte!

Achou útil? Doe! Alguns μBTC não fazem muita diferença pra quem doa (nem pra quem recebe), mas incentiva o criador de conteúdo e faz vc se sentir bem!  Wink
BTC: 1Q8QcJfimhxAfeXY9rgqQsb8ftV2X1hBjJ / LTC: Lh5Mz14SAXH4bFUdgWeBQuL2skWdfL5pPE
1713562472
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713562472

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713562472
Reply with quote  #2

1713562472
Report to moderator
Bitcoin addresses contain a checksum, so it is very unlikely that mistyping an address will cause you to lose money.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1713562472
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713562472

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713562472
Reply with quote  #2

1713562472
Report to moderator
denao (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
October 18, 2013, 10:47:15 AM
Last edit: October 21, 2013, 11:47:40 AM by denao
 #2

Bolões anteriores:

#1 - Bolão para o jogo Grêmio x Internacional - 20/10/2013 16:00 - Cancelado por falta de participantes

Achou útil? Doe! Alguns μBTC não fazem muita diferença pra quem doa (nem pra quem recebe), mas incentiva o criador de conteúdo e faz vc se sentir bem!  Wink
BTC: 1Q8QcJfimhxAfeXY9rgqQsb8ftV2X1hBjJ / LTC: Lh5Mz14SAXH4bFUdgWeBQuL2skWdfL5pPE
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
October 18, 2013, 11:05:25 AM
 #3

show de bola (sem trocadilhos)

se me permite fazer uma sugestão, vejo um "probleminha" que é o seguinte: os primeiros a apostar não tem um incentivo, pois se não houver mais apostas, mesmo que se acerte o resultado receberá menos do que foi apostado. Que tal se os primeiros depósitos não tiverem a taxa de administração ou se houver uma aposta inicial "da casa" em cada resultado?

Um Abraço,

Adriano

--
denao (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
October 18, 2013, 12:02:16 PM
 #4

se me permite fazer uma sugestão, vejo um "probleminha" que é o seguinte: os primeiros a apostar não tem um incentivo, pois se não houver mais apostas, mesmo que se acerte o resultado receberá menos do que foi apostado. Que tal se os primeiros depósitos não tiverem a taxa de administração ou se houver uma aposta inicial "da casa" em cada resultado?

Adriano, obrigado pela excelente sugestão! Que tal se para os 5 primeiros depósitos, se vencedores, o pagamento seja proporcional ao valor total, sem incidência da taxa de organização?

A propósito, sugestões de eventos são bem-vindas!

Achou útil? Doe! Alguns μBTC não fazem muita diferença pra quem doa (nem pra quem recebe), mas incentiva o criador de conteúdo e faz vc se sentir bem!  Wink
BTC: 1Q8QcJfimhxAfeXY9rgqQsb8ftV2X1hBjJ / LTC: Lh5Mz14SAXH4bFUdgWeBQuL2skWdfL5pPE
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
October 18, 2013, 09:19:12 PM
 #5

Que tal um bolão de qual dificulsade no bloco X?
Clássico but never gets old.

English <-> Brazilian Portuguese translations
denao (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
October 19, 2013, 02:00:41 PM
 #6

Que tal um bolão de qual dificulsade no bloco X?

Boa! Qual a sugestão? Bolão para o bloco 268128 (segundo retarget a partir de agora, já que o próximo deve ocorrer em 5 ou 6 dias)?

Fazemos para duas opções, do tipo maior ou menor que x? Que tal um x de 428700000?

Achou útil? Doe! Alguns μBTC não fazem muita diferença pra quem doa (nem pra quem recebe), mas incentiva o criador de conteúdo e faz vc se sentir bem!  Wink
BTC: 1Q8QcJfimhxAfeXY9rgqQsb8ftV2X1hBjJ / LTC: Lh5Mz14SAXH4bFUdgWeBQuL2skWdfL5pPE
denao (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
November 04, 2013, 07:23:10 PM
 #7

Pessoal, teste de sanidade: pensei em organizar um bolão acompanhando a Mega Sena, da seguinte forma:

  • Seriam criados 10 endereços para depósitos, cada um relacionado a um número de 0 a 9
  • O palpite vencedor de cada bolão seria calculado pelo resto da divisão por 10 da somatória dos números sorteados de um dado concurso. Por exemplo, no último concurso (1544) o palpite vencedor seria 3 = (02+21+30+35+45+50) MOD 10
  • Se ninguém acertar o bolão, o valor acumula para o próximo sorteio
  • Os pagamentos são proporcionais ao valor depositado, pagos de volta na conta que realizou o depósito
  • O prazo para realizar o palpite encerra 15 minutos antes o sorteio e são pagos assim que todos os depósitos tiverem no mínimo 3 confirmações

O que acham? Posso organizar?

Achou útil? Doe! Alguns μBTC não fazem muita diferença pra quem doa (nem pra quem recebe), mas incentiva o criador de conteúdo e faz vc se sentir bem!  Wink
BTC: 1Q8QcJfimhxAfeXY9rgqQsb8ftV2X1hBjJ / LTC: Lh5Mz14SAXH4bFUdgWeBQuL2skWdfL5pPE
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!