Bitcoin Forum
May 07, 2024, 04:14:08 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: Telegram Passport  (Read 399 times)
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
August 08, 2018, 12:50:01 PM
 #21

(...)
edit: achei uma documentação sobre a implementação do Passport: https://core.telegram.org/passport
embora não diga como é feita a encriptação, mostra como é feita a desencriptação.. imagino que o processo seja o inverso da encriptação..

Cara, a menos que eles tenham mudado depois desses caras falarem mal, as criticas deles não fazem sentido. o hash512 é usado em conjunto com um sistema de chaves privadas (RSA) para gerar uma senha a ser usada por AES. O sha512 é usado exatamente como deve, sem risco de segurança nenhum.

Advertise Here - PM for more info!
1715098448
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098448

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098448
Reply with quote  #2

1715098448
Report to moderator
1715098448
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098448

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098448
Reply with quote  #2

1715098448
Report to moderator
1715098448
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098448

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098448
Reply with quote  #2

1715098448
Report to moderator
If you see garbage posts (off-topic, trolling, spam, no point, etc.), use the "report to moderator" links. All reports are investigated, though you will rarely be contacted about your reports.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715098448
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098448

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098448
Reply with quote  #2

1715098448
Report to moderator
1715098448
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098448

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098448
Reply with quote  #2

1715098448
Report to moderator
1715098448
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098448

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098448
Reply with quote  #2

1715098448
Report to moderator
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
August 09, 2018, 04:18:38 AM
 #22

(...)
edit: achei uma documentação sobre a implementação do Passport: https://core.telegram.org/passport
embora não diga como é feita a encriptação, mostra como é feita a desencriptação.. imagino que o processo seja o inverso da encriptação..

Cara, a menos que eles tenham mudado depois desses caras falarem mal, as criticas deles não fazem sentido. o hash512 é usado em conjunto com um sistema de chaves privadas (RSA) para gerar uma senha a ser usada por AES. O sha512 é usado exatamente como deve, sem risco de segurança nenhum.

Girino, obrigado pela resposta detalhada! Nada como a opinião de alguém que manja. Eu, ao fazer meu tcc sobre criptomoedas tive que tentar entender a parte técnica da coisa, então eu busquei bastante informação para poder afirmar ser algo totalmente seguro. Quando eu vi eles acusando falha no algoritmo achei bem estranho. Agora como a galera percebeu a isca para se comprar os supostos programas de proteção, dá pra notar o teor totalmente parcial.
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
August 12, 2018, 08:06:44 PM
 #23

(...)
edit: achei uma documentação sobre a implementação do Passport: https://core.telegram.org/passport
embora não diga como é feita a encriptação, mostra como é feita a desencriptação.. imagino que o processo seja o inverso da encriptação..

Cara, a menos que eles tenham mudado depois desses caras falarem mal, as criticas deles não fazem sentido. o hash512 é usado em conjunto com um sistema de chaves privadas (RSA) para gerar uma senha a ser usada por AES. O sha512 é usado exatamente como deve, sem risco de segurança nenhum.

Essa documentação foi feita mais para as empresas usarem para integrar o passports, mas dando uma olhada rápida com certeza a criptografia não está sendo mal aplicada, e a encriptação seria o mesmo modelo das mensagens, criptografada e armazenada na nuvem deles, no fundo eles só criaram um suporte especial para o envio de documentos onde antes era só mensagens.

E sobre o sha2 ou AES ser um dos problemas... eu acho que nem vale a pena comentar né.
thms
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 427
Merit: 250


View Profile
August 12, 2018, 10:02:27 PM
Last edit: August 13, 2018, 11:20:10 AM by thms
 #24


Criptografia de chave privada:

Criptografia de chave privada é outra coisa completamente diferente. É uma criptografia reversível e assimétrica. isso quer dizer que não há perda de informação e é possível recuperar a mensagem original completa. O processo usa duas chaves, uma delas para cifrar e a outra para decifrar a informação. A produção da chave publica a partir da privada é trivial, mas a recuperação da chave privada através da publica é virtualmente impossivel. O mesmo dá pra dizer da mensagem cifrada: é impossível recuperar a chave privada a partir da mensagem cifrada. Essa criptografia serve também para fazer assinaturas eletronicas. A assinatura eletronica é simplesmente uma mensagem criptografada com a chave privada que pode ser decifrada co ma chave pública. Assim vc consegue garantir que apenas o destinatário lê a mensagem, e o destinatário pode ter certeza de que quem enviou a mensagem foi realmente o remetente, sem ninguem no meio do caminho ler o alterar a mensagem.


O certo não é Criptografia de chave pública?

Além disso, a assinatura eletrônica não tem como objetivo criptografar a mensagem e sim provar a autoria. Para garantir que apenas o destinatário leia a mensagem, é necessário criptografar com a chave pública do destinatário (independente de assinatura). Até por essa razão que se chama "Criptografia de chave pública" porque é ela que é usada para criptografar e não a chave privada.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
August 13, 2018, 09:42:54 PM
 #25

O certo não é Criptografia de chave pública?

Tanto faz, mas usei o termo que foi usado na pergunta e no artigo postado. Mas sim, o termo mais comum é criptografia de chave publica.

Quote
Além disso, a assinatura eletrônica não tem como objetivo criptografar a mensagem e sim provar a autoria. Para garantir que apenas o destinatário leia a mensagem, é necessário criptografar com a chave pública do destinatário (independente de assinatura). Até por essa razão que se chama "Criptografia de chave pública" porque é ela que é usada para criptografar e não a chave privada.

Talvez eu tenha me expressado mal. Mas sim, "a assinatura eletrônica não tem como objetivo criptografar a mensagem e sim provar a autoria.". O processo que você descreve (cifrar com chave publica para decifrar com chave privada) não é o processo de assinatura. É o processo de criptografia. O processo de assinatura consiste na mensagem criptografada com a chave privada, para ser decifrada com a chave publica (o contrario do que é feito na criptografia). Assim tem-se uma mensagem possível de ser lida por todos, mas que so pode ser produzida pelo possuidor da chave privada.

Advertise Here - PM for more info!
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
August 13, 2018, 11:34:54 PM
 #26

O certo não é Criptografia de chave pública?

Tanto faz, mas usei o termo que foi usado na pergunta e no artigo postado. Mas sim, o termo mais comum é criptografia de chave publica.

Existem pessoas que referem a criptografia de chave privada como a simétrica e a de chave pública como a assimétrica, então é bom tomar cuidado nessas ocasiões, mas pra mim eles são a mesma coisa também.

Quote
Quote
Além disso, a assinatura eletrônica não tem como objetivo criptografar a mensagem e sim provar a autoria. Para garantir que apenas o destinatário leia a mensagem, é necessário criptografar com a chave pública do destinatário (independente de assinatura). Até por essa razão que se chama "Criptografia de chave pública" porque é ela que é usada para criptografar e não a chave privada.

Talvez eu tenha me expressado mal. Mas sim, "a assinatura eletrônica não tem como objetivo criptografar a mensagem e sim provar a autoria.". O processo que você descreve (cifrar com chave publica para decifrar com chave privada) não é o processo de assinatura. É o processo de criptografia. O processo de assinatura consiste na mensagem criptografada com a chave privada, para ser decifrada com a chave publica (o contrario do que é feito na criptografia). Assim tem-se uma mensagem possível de ser lida por todos, mas que so pode ser produzida pelo possuidor da chave privada.

Eu acho ruim relacionar a ideia de assinatura com o processo de criptografar usando uma chave privada (já que geralmente "criptografar" está relacionada a ideia de esconder algo), já que a assinatura sempre (pelo menos quando a pessoa sabe o que está fazendo) é feita sobre o hash da mensagem original, isso quer dizer que sempre que alguém quer criar uma mensagem assinada, ela também precisa oferecer a mensagem original junto a assinatura que foi feita sobre o hash da mensagem, por exemplo, no bitcoin as transações não podem conter só umas informações assinadas, endereços preciso ter as informações em formato legível e ter só uma assinatura sobre o hash dessas informações.
thms
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 427
Merit: 250


View Profile
August 14, 2018, 01:01:26 AM
 #27

Quote
O processo que você descreve (cifrar com chave publica para decifrar com chave privada) não é o processo de assinatura. É o processo de criptografia.

Ué mas onde que eu disse que criptografar com chave pública é o processo de assinatura?

O que eu estava contestando é quando vc falou isso:

A assinatura eletronica é simplesmente uma mensagem criptografada com a chave privada que pode ser decifrada co ma chave pública. Assim vc consegue garantir que apenas o destinatário lê a mensagem

Não se criptografa com a chave privada. A mensagem deve continuar legível com a assinatura. E a assinatura não garante(e nem foi feita pra garantir) que apenas o destinatário leia a mensagem! É um erro conceitual.
thms
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 427
Merit: 250


View Profile
August 14, 2018, 01:08:51 AM
 #28

Existem pessoas que referem a criptografia de chave privada como a simétrica e a de chave pública como a assimétrica, então é bom tomar cuidado nessas ocasiões, mas pra mim eles são a mesma coisa também.


A grandíssima sacada de gênio foi justamente criptografar com a chave pública, por isso o nome. Mudou totalmente o conceito.

Realmente "Criptografia de Chave Privada" é isso que vc falou, o antigo método de uma chave única para abrir e fechar o cofre.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
August 14, 2018, 12:08:31 PM
 #29

Quote
O processo que você descreve (cifrar com chave publica para decifrar com chave privada) não é o processo de assinatura. É o processo de criptografia.

Ué mas onde que eu disse que criptografar com chave pública é o processo de assinatura?

O que eu estava contestando é quando vc falou isso:

A assinatura eletronica é simplesmente uma mensagem criptografada com a chave privada que pode ser decifrada co ma chave pública. Assim vc consegue garantir que apenas o destinatário lê a mensagem

Não se criptografa com a chave privada. A mensagem deve continuar legível com a assinatura. E a assinatura não garante(e nem foi feita pra garantir) que apenas o destinatário leia a mensagem! É um erro conceitual.

Acho que estamos com dificuldade muito grande de nos comunicar, pois não estou dizendo NADA de diferente do que vc está dizendo. A unica diferença entre o que eu digo e o que vc diz é:

- O processo de assinatura usando sistemas de cripto assimetrica consistem em cifrar a mensagem original (ou um hash dela, como bem apontou o wilwxk) usando a chave privada.

Mas de novo, essa discussão é totalmente inútil, porque são picuinhas não afetam em nada o texto original (inclusive eu poderia remover isso da minha explicação original e responder todas as duvidas levantadas do mesmo jeito). Então, se quiser continuar insistindo que estou errado forçando interpretações erradas do que eu disse, fique a vontade. Eu já passei da idade de ficar discutindo por migalha de "mérito". Boa sorte com sua atitude.

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
August 14, 2018, 12:11:17 PM
 #30

(...)

Eu acho ruim relacionar a ideia de assinatura com o processo de criptografar usando uma chave privada (já que geralmente "criptografar" está relacionada a ideia de esconder algo), já que a assinatura sempre (pelo menos quando a pessoa sabe o que está fazendo) é feita sobre o hash da mensagem original, isso quer dizer que sempre que alguém quer criar uma mensagem assinada, ela também precisa oferecer a mensagem original junto a assinatura que foi feita sobre o hash da mensagem, por exemplo, no bitcoin as transações não podem conter só umas informações assinadas, endereços preciso ter as informações em formato legível e ter só uma assinatura sobre o hash dessas informações.

você tá certo. na mensagem original eu comecei usando "cifrar" que não tem a conotação de esconder, mas acabei deslizando nessa parte. O termo criptografar ficar realmente ambiguo nesse contexto.

Advertise Here - PM for more info!
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!