Bitcoin Forum
April 19, 2024, 12:35:11 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Falando de história - Um pouco mais sobre a trajetória e curiosidades do Bitcoin  (Read 443 times)
Loganota (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
March 27, 2018, 12:07:49 AM
Last edit: March 29, 2018, 03:20:23 PM by Loganota
Merited by u9y42 (4), vit05 (2), Paredao (1), jpouza (1), sabotag3x (1), bitmover (1), Adriano (1), arthurbonora (1), Raskolhnikov1 (1), DeltaX_Slayer (1), caneca (1), wilwxk (1), lhvleao (1), cap_spock (1)
 #1

Pessoal, eu quando estou com algum tempo livre costumo pesquisar sobre algumas histórias a cerca do Bitcoin e sua comunidade, sobre Satoshi e as evidências que apontam para quem ele é e porque se foi, bugs que já ocorreram na rede, mudanças que ocorreram no protocolo desde 2009 até aqui e como sempre pesquisar algumas curiosidades que ocorreram ao longo dessa trajetória.

Com esse tópico eu gostaria de colocar algumas coisas que eu acho interessantes e gostaria que vocês também pudessem contribuir com alguma coisas que vocês sabem e julgam ser interessantes. Muitas pessoas tem entrado no nosso meio apenas pela ganância de ficarem ricos e não percebem tudo que já se passou para chegarmos até aqui. Queria mostrar também com esse tópico que o Bitcoin além de ser uma criptomoeda, é também uma comunidade com uma grande história.

Vamos lá, algumas coisas que gostaria de compartilhar.

1. "Lançamento" do Bitcoin:

A primeira vez que Satoshi falou sobre o Bitcoin foi em uma lista de discussão cypherpunk sobre criptografia em 31 de Outubro de 2008 disponibilizando o White Paper agora tão conhecido. A primeira versão do Software foi lançada em 9 de janeiro de 2009 em outra lista de discussão p2p e mesmo entre as pessoas que já estavam acostumadas a criptografia e ao p2p o Bitcoin não foi muito bem aceito com algumas pessoas desconfiando do futuro do Bitcoin já que era mais uma tentativa de criar uma moeda digital. Uma das pessoas que entendeu e vislubrou o potencial do Bitcoin foi Hal Finney, outra pessoa bem interessante da qual irei falar adiante.

2. A mensagem inicial do bloco gênese

Na coinbase do bloco gênese continha a seguinte mensagem: The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks

Ou seja, no bloco gênese, Satoshi registrou uma manchete de um dos jornais mais famosos do mundo sobre aquilo que o Bitcoin veio substituir.
Uma curiosidade é que por algum motivo, não sei se intencional ou não, os Bitcoins desse primeiro bloco não podem ser gastos.

3. A primeira transação entre dois usuários

A primeira transação de um usuário para outro foi entre o Satoshi e Hal Finney em 12 de janeiro de 2009 registrada no bloco 170 em que Satoshi enviou a Hal a quantia de 10 BTC (em uma época em que o Bitcoin não valia nada Satoshi já era meio pão duro com os seus, talvez já vislumbrando o futuro  Grin)

4. O dia da Pizza

No dia 18 de Maio de 2010, o usuário laszlo, neste mesmo fórum que estamos hoje fez um tópico com uma simples pergunta Pizza for bitcoins? em que ele oferece 10000 BTC para quem comprar uma Pizza e mandar entregar na casa dele. E no dia 22 de Maio ele conseguiu e o "jercos" comprou para ele duas pizzas que hoje valem milhões. Ainda hoje ele diz que não se arrepende pois as pizzas estavam deliciosas e agora em 2018 ele comprou outras pizzas com a Lightning Network, marcando história mais uma vez.

Por causa dessa história, é comemorado no mundo todo o dia da Pizza, inclusive aqui no Brasil algumas pessoas se reúnem para comemorar esse dia.

5. O dia do Halving

Como a maioria das pessoas devem saber, a cada 4 anos aproximadamente a rede Bitcoin diminui pela metade a recompensa dos mineradores, a última vez foi em 2016 e a próxima em 2020. Como não pode deixar de ser, este dia também é comemorado, inclusive tem registros desse aqui no Brasil, mais especificamente em Campinas, onde nos dois últimos o @felipelalli (fundador da walltime) participou e deixou registrado pra gente.

Tem até um evento na época do Google+ do primeiro Halving day aqui no Brasil: https://plus.google.com/u/0/events/clp7nb9b95hbht51psl71d4aqtk

Aqui O @felipelalli posta sobre o segundo evento no tópico mundial sobre o tema em 2016.

6. O bitcointalk
Quote
Welcome to the new Bitcoin forum!

Assim Satoshi nos recebeu nesse fórum, mas já havia um fórum anterior a esse: http://bitcoin.sourceforge.net/boards/index.php (infelizmente não está mais acessível  Sad )

O interessante é que nem mesmo o theymos chegou a ver o fórum antigo e olha que ele é o usuário número 35 aqui  Shocked.

Uma coisa engraçada é que o primeiro post do satoshi é o de número 5. Perguntaram pro theymos sobre o post número 1 ao 4. A resposta dele é que o o 1, 2 e 4 existem no fórum staff (para moderadores) mas que o 3 foi permanentemente deletado e possivelmente continha o nome e endereço real de satoshi  Shocked.

Quem quiser ver o 1, 2 e 4 o theymos forneceu uma imagem de como eles são: https://bitcointalk.org/first_topics/

7. Hal Finney

Lembra do Hal Finney? Aquele que recebeu a primeira transação de Satoshi? Aparentemente, além de Satoshi ele foi o primeiro a minerar um bloco e ajudou muito no desenvolvimento do Bitcoin. No dia 11 de Janeiro de 2009 ele postou um tweet no qual falou que estava rodando o Bitcoin, provavelmente o primeiro também, depois de Satoshi. No dia 19 de Março de 2013 ele escreveu uma história emocionante aqui no bitcointalk de como se deu a relação dele com o Bitcoin que veio ao mesmo tempo que um diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) que o deixou cada vez mais debilitado até que levou ao falecimento do mesmo (ou não, já que seu corpo foi congelado com a esperança dele de que consigam revivê-lo no futuro).

Tópico do Hal: Bitcoin and me (Hal Finney)

8. I am HODLING

Muitas pessoas não entendem porque muitos postam HODL, uma variação da palavra Hold que surgiu aqui no fórum em que um trader ruim que sabia que era um trader ruim postou (possivelmente com umas biritas na mente) que estava segurando seus bitcoins pois não sabia comprar na baixa e vender na alta.

9. Quem é Satoshi?

Uma das questões mais intrigantes dos dias atuais. Quem é ou são os criadores do Bitcoin? Por que ele abandonou o projeto? Ele está vivo ou morto?

Acho isso uma das histórias mais interessantes, muitos jornais já tentaram de diversas maneiras identificar quem é Satoshi, onde ele vivia na época da da criação do Bitcoin e onde estaria hoje.

Alguns dos fatos interessantes, pela estatística aqui do bitcointalk conseguiram ver os horários em ele era mais ativo e aqueles horários em que quase não haviam posts dele, horário portanto que ele deveria estar dormindo para assim chegar em um fuso horário e consequentemente em um país onde ele provavelmente reside.

Alguns programadores ao lerem o código dizem que Satoshi não era um bom programador pelo seu "estilo de programar", possivelmente ele não tinha muita experiência em programação e também pelo seu estilo, era uma única pessoa e não um grupo como já foi proposto.

Essas buscas levaram a alguns nomes, Dorian Satoshi Nakamoto que por acaso tinha o nome de Satoshi e morava próximo a Hal Finney. A um repórter, ao ser perguntado sobre o Bitcoin, ele diz que não está mais envolvido com isso e não pode comentar sobre o assunto, posteriormente disse que entendeu a pergunta de modo errôneo e não sabia o que era o Bitcoin e que muito menos era seu criador.

Craig Wright, um cientista da programação australiano clamou ser Satoshi, mas não conseguiu provar fazendo a simples assinatura com alguns dos endereços atribuídos a Satoshi, se possível a do bloco gênese.

Muitas pessoas consideram por alguns motivos que Nick Szabo seria Satoshi Nakamoto (NS :: SN), tanto pelo estilo de programar, tanto pelo fato de que Nick já havia proposto um sistema parecido com o que é o Bitcoin hoje. Por algum motivo, Satoshi citou muitas pessoas mas não o Szabo no seu white paper, sendo que o sistema proposto por Nick é um dos mais próximos ao idealizado por Satoshi. Algumas pessoas dizem que enquanto Satoshi estavam em cena, Szabo não comentava sobre o Bitcoin apesar de ser do seu grande interesse e assim que Satoshi desapareceu ele voltou a falar do Bitcoin de forma recorrente em seu blog.

Por que Satoshi abandonou o Bitcoin?

Ninguém sabe, mas alguns justificam que ele sumiu pois Gavin Andresen, em um dos últimos emails trocados com Satoshi, disse que estava mantendo contato com a CIA a respeito do Bitcoin. Aparentemente Satoshi não gostava de chamar muita atenção já que em um post aqui no bitcointalk comenta sobre uma notícia que fala do Wikileaks em que algum tipo de atenção estaria voltada para nós.

Gavin Andresen foi para quem Satoshi passou o controle do código do Bitcoin até sair de cena.

A resposta dele para a saída foi que ele iria focar em outros projetos. Alguns acham que ele sabia que o Bitcoin não iria prosperar se tivesse um "líder" e que ele está por aí dando suas contribuições com outro nome (talvez o seu verdadeiro). Fica aí a curiosidade e a vontade de saber cada vez mais.

Lembrando que apesar de não sabermos quem é a pessoa por trás do nome: todos somos Satoshi, exceto o Craig Wrigth.

Espero que esse tópico seja interessante para vocês e que possamos manter viva essa comunidade que dá apoio para o Bitcoin ser o que é hoje. Se tiver alguma curiosidade para compartilhar, fique a vontade, eu adoraria saber  Grin
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
March 27, 2018, 12:35:53 AM
Merited by Loganota (1)
 #2

Que belo tópico, @Loganota, parabéns!

Apesar de eu conhecer todas essas histórias, é sempre bom relê-las. Dessas histórias a que mais me impressiona é o quão novo o BTC é, tem apenas 9 anos, e que nós em um futuro próximos poderemos fazer parte dessa história também.

Deixando minha contribuição, fica ai o link de como era o primeiro faucet de BTC que pagava incríveis 5 BTC's na época. E aqui uma transação de doação de 1000 BTC's para o endereço do faucet, endereço que já recebeu mais de 19 mil BTC's.
Loganota (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
March 27, 2018, 12:47:50 AM
 #3

Que belo tópico, @Loganota, parabéns!

Apesar de eu conhecer todas essas histórias, é sempre bom relê-las. Dessas histórias a que mais me impressiona é o quão novo o BTC é, tem apenas 9 anos, e que nós em um futuro próximos poderemos fazer parte dessa história também.

Deixando minha contribuição, fica ai o link de como era o primeiro faucet de BTC que pagava incríveis 5 BTC's na época. E aqui uma transação de doação de 1000 BTC's para o endereço do faucet, endereço que já recebeu mais de 19 mil BTC's.

Como eu pude esquecer do primeiro faucet que doava 5 BTC? Hahaha
Lembrando que quem criou o mesmo foi o Gavin Andresen que recebeu de Satoshi o controle do projeto após sua saída. Aqui está o tópico de anúncio:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=183.0

O legal é que algumas pessoas ainda acharam 5 BTC baixo e Gavin recarregou seu faucet com 1100 BTC  Grin

Outra coisa que lembrei, uma pessoa que inverteu a quantidade a ser enviada com a fee e mandou 291 BTC de fee  Cheesy
https://blockchain.info/tx/cc455ae816e6cdafdb58d54e35d4f46d860047458eacf1c7405dc634631c570d

Após isso, o minerador foi bonzinho e após assinarem uma mensagem com o endereço ele devolveu a fee exorbitante.
cryptodoido
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile WWW
March 27, 2018, 12:55:17 AM
 #4

Muito bom, sempre ótimo saber a história das coisas. Parabés
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
March 27, 2018, 01:04:49 AM
 #5

Ideia bacana a sua, podia deixar esse post como uma linha do tempo com todos os acontecimentos curiosos do bitcoin.
Tem que incluir tambem uma leve mencao em relação aos hardforks e atualizacoes bacanas que tivemos na rede, e como isso gerou tanta treta entre os usuarios de crypto.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2160


Crypto Swap Exchange


View Profile
March 27, 2018, 01:15:35 AM
Merited by Loganota (1), Adriano (1)
 #6

Li esses tempos o tópico do Hal, emocionante, aqui tem os e-mails do satoshi pro Hal, se não me engano o Hal enviou pro governo dos EUA Roll Eyes Notem que a conta do Hal aqui no fóum foi logada após a morte dele..
Nesses e-mail, o satoshi fala sobre o endereço dele começar com as suas iniciais: "NS".. quais as chances? Cheesy

Tem o tópico do Roger Ver falando sobre as suas propagandas nas rádios: https://bitcointalk.org/index.php?topic=6619.0

Theymos encontrou um bloco com 50,44 BitCoin e não sabia o que estava acontecendo: https://bitcointalk.org/index.php?topic=48 Roll Eyes o theymos é bem novo, deve ter 25 anos hoje: https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/1dkqcx/i_am_theymos_ama/
Alguém sabe como ele virou admin aqui do fórum?

Uma teoria de que o BTC foi criado pelo governos dos EUA: https://news.ycombinator.com/item?id=5547423

O que vocês acham que aconteceu com os BTCs dele? Fritou o HD no microondas e perdeu tudo? Grin

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Loganota (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
March 27, 2018, 01:53:35 AM
 #7

Li esses tempos o tópico do Hal, emocionante, aqui tem os e-mails do satoshi pro Hal, se não me engano o Hal enviou pro governo dos EUA Roll Eyes Notem que a conta do Hal aqui no fóum foi logada após a morte dele..
Nesses e-mail, o satoshi fala sobre o endereço dele começar com as suas iniciais: "NS".. quais as chances? Cheesy

Tem o tópico do Roger Ver falando sobre as suas propagandas nas rádios: https://bitcointalk.org/index.php?topic=6619.0

Theymos encontrou um bloco com 50,44 BitCoin e não sabia o que estava acontecendo: https://bitcointalk.org/index.php?topic=48 Roll Eyes o theymos é bem novo, deve ter 25 anos hoje: https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/1dkqcx/i_am_theymos_ama/
Alguém sabe como ele virou admin aqui do fórum?

Uma teoria de que o BTC foi criado pelo governos dos EUA: https://news.ycombinator.com/item?id=5547423

O que vocês acham que aconteceu com os BTCs dele? Fritou o HD no microondas e perdeu tudo? Grin

Não sabia dessa "noobice" do theymos, engraçado é que uma vez achei um post dele falando que se um dia o BTC chegasse a 5k de dólares ele iria viver em uma ilha, ou algo assim  Grin
Raskolhnikov1
Member
**
Offline Offline

Activity: 560
Merit: 65


View Profile WWW
March 27, 2018, 12:41:54 PM
 #8

Paraéns pelo tópico @Loganota, já conhecia, por cima, quase todas as histórias que você mencionou (baking on Bitcoin na veia), e tb saia algo do Halving, mas ainda não uma coisa direito:

O que ocorre para que a recompensa dos minaradores caia pela metada? Qual o mecanismo por trás do Halving?

Pra quem quiser ver o documentário:

[Baking on Bitcoin legendado (URL)

PS: A legenda do víd acima não ta mto boa, você pode baixar e rodar no Bsplayer que ele acha uma legenda ou rodar com a "tradução automática" do youtube.
Corsarios
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 102


View Profile
March 27, 2018, 02:04:55 PM
 #9

Muito interessante esse post, tem algumas historias que nem conhecia, me prendeu aqui por mais de uma hora vasculhando a historia, e lendo todos links citados, show mesmo.
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
March 27, 2018, 10:29:20 PM
Merited by Loganota (2)
 #10

Muito bacana juntar todos esses fatos em um único tópico, parabéns!!

2. A mensagem inicial do bloco gênese

Na coinbase do bloco gênese continha a seguinte mensagem: The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks

Ou seja, no bloco gênese, Satoshi registrou uma manchete de um dos jornais mais famosos do mundo sobre aquilo que o Bitcoin veio substituir.
Uma curiosidade é que por algum motivo, não sei se intencional ou não, os Bitcoins desse primeiro bloco não podem ser gastos.

Muita gente não sabe o porque de incluir uma mensagem no bloco genesis (inclusive isso pode ser visto hoje em muitas altcoins onde uma mensagem irrelevante é incluída).

O objetivo é provar que a moeda não foi pré-minerada, pois como a data da mensagem pode ser auditada, todos os blocos que se seguem foram, obrigatoriamente, gerados após aquela data (a não ser que satoshi fosse editor/reporter do "The Times", hehe)

8. I am HODLING

Muitas pessoas não entendem porque muitos postam HOLDHODL, uma variação da palavra Hold que surgiu aqui no fórum em que um trader ruim que sabia que era um trader ruim postou (possivelmente com umas biritas na mente) que estava segurando seus bitcoins pois não sabia comprar na baixa e vender na alta.

Não deveria ser HODL na primeira vez, ao invés de HOLD ?



Adriano

--
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2660
Merit: 1106


View Profile
March 27, 2018, 10:38:28 PM
 #11

Excelente thread, merit merecido @Loganota  Wink

Essa história toda me faz lembrar que, infelizmente, em meados de 2010 eu estava imerso na indústria farmacêutica, sem tempo pra nada, me arrependo imensamente de não ter participado antes dessa revolução chamada Bitcoin.
Loganota (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
March 27, 2018, 11:15:40 PM
 #12


Muita gente não sabe o porque de incluir uma mensagem no bloco genesis (inclusive isso pode ser visto hoje em muitas altcoins onde uma mensagem irrelevante é incluída).

O objetivo é provar que a moeda não foi pré-minerada, pois como a data da mensagem pode ser auditada, todos os blocos que se seguem foram, obrigatoriamente, gerados após aquela data (a não ser que satoshi fosse editor/reporter do "The Times", hehe)


Exato, Satoshi pensou em todos os detalhes e pelo que se sabe até agora ele não fez nada que não fosse interesse da comunidade como um todo e não somente dele

Quote
Não deveria ser HODL na primeira vez, ao invés de HOLD ?

Exato, me confundi com essa troca de letras doida que esse cara arrumou kkkkk

Você deve ter alguma história para nos contar Adriano, já está a tanto tempo por aqui, quem sabe contar como virou Moderador e quais foram os processos para isso?
Loganota (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
March 27, 2018, 11:16:37 PM
 #13

Excelente thread, merit merecido @Loganota  Wink

Essa história toda me faz lembrar que, infelizmente, em meados de 2010 eu estava imerso na indústria farmacêutica, sem tempo pra nada, me arrependo imensamente de não ter participado antes dessa revolução chamada Bitcoin.

Acho que não há ninguém que não tenha algum tipo de arrependimento com relação ao Bitcoin  Cheesy
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
March 28, 2018, 04:10:20 AM
Merited by Loganota (1)
 #14

Caraca. É muito conhecimento!!
Deixando minha contribuição...
O Bitcoin, como já foi falado, não foi o primeiro projeto de uma moeda virtual não atrelada a nenhum governo. Isso já havia sido proposto. Porém o Bitcoin conseguiu ser colocado em prática devido ao fato de que o sistema elaborado por Satoshi Nakamoto foi o único, até então, a solucionar o problema do gasto duplo (para quem não sabe, o problema de se enviar um arquivo e continuar com uma cópia fidedigna do mesmo).
No whitepaper do bitcoin existe uma continha que dá pra calcular como que a cada bloco encaixado na cadeia de blocos torna-se mais difícil de se alterar a Blockchain. Quando li, estava com tempo, então decidi rodar a continha rsrsrs.
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
March 28, 2018, 04:11:37 AM
 #15

Queria muito lhe recompensar com merits, mas infelizmente is meus acabaram. Assim que eu receber algum, volto aqui e lhe recompenso, sem falta.
Silenox
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 546
Merit: 122


View Profile
March 28, 2018, 06:02:57 PM
 #16

Parabéns pelo tópico, é interessante fazer parte disso aqui mesmo que tenhamos chegado um pouco atrasados.
Cazemiro
Member
**
Offline Offline

Activity: 252
Merit: 31


View Profile
March 28, 2018, 06:47:01 PM
 #17

Que tópico interessante, foi uma excelente leitura, parabéns! tanta informação compilada, reforça a grande revolução da tecnologia blockchain.
arthurbonora
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1078
Merit: 529


View Profile WWW
March 28, 2018, 07:32:58 PM
 #18

ta ai um merit bem dado, todo usuário de bitcoin ou principalmente quem está iniciando deveria passar por esse tópico.
cap_spock
Member
**
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 27


View Profile
March 29, 2018, 12:11:15 AM
Merited by Loganota (1)
 #19

Cara, esse texto foi sensacional. te dei um merit (Meu último, estava guardando pra uma ocasião especial).

Já vou avisando que vou fazer um artigo no meu site com base no seu texto (Seu crédito vai ser devidamente honrado)


Acrecentando: esse site é interessante: http://historyofbitcoin.org/

Gustavo Livecoins
Member
**
Offline Offline

Activity: 229
Merit: 27

Criptorevolution


View Profile
March 30, 2018, 03:44:22 AM
 #20

Se eu tivesse Merit dava, valeu demais pelo tópico, curto fatos históricos e com certeza vou aproveitar bastante..
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!