Bitcoin Forum
May 12, 2024, 04:16:24 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Fator limitante para o futuro do Bitcoin  (Read 1238 times)
DominuZ (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0



View Profile
August 31, 2011, 05:56:08 PM
 #1

Olá, faz algum tempo que ouvi falar sobre Bitcoins, mas na época não prestei muita atenção, achei que seria uma brincadeira que logo iria desaparecer. Porém faz uns dias que encontrei o assunto novamente e percebi que o Bitcoin continua vivo e forte, então resolvi prestar atenção na coisa e achei a idéia fantástica.

Entretanto existe um problema que não vi nenhuma discussão séria até agora, por isso vou perguntar aqui para vocês que estão por dentro do assunto.

O banco de dados bitcoin já está indo para 1 Gb de tamanho e o bitcoin ainda não pode nem ser chamado de globalmente aceito. Vamos imaginar que se boa parte das pessoas do mundo passarem a utilizar bitcoins o banco de dados vai crescer rapidamente provavelmente a uma taxa de gigabytes por dia. Obviamente é inviavel e significa o fim dos bitcoins. Li em algum lugar sobre uma possível otimização que reduziria o tamanho, mas pelo modo que a pessoa escreveu não passou muita confiança.

Além disso eu venho monitorando meu cliente de bitcoin nas últimas 24 horas e ele transferiu um total de 16 MB e recebeu um total de 33 MB nesse tempo. Esse valor poderia subir também a níveis astronomicos com a ampla aceitação dos bitcoins, ocupando boa parte do tráfego total de dados da internet.

Então ai está, alguém já discutiu o assunto de forma séria? Existem soluções, alguma forma de descartar dados antigos que não venha abrir brechas na cadeia de geração de blocos, ou mesmo qualquer projeção mais ou menos sólida sobre o assunto?

[]'s
1715487384
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715487384

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715487384
Reply with quote  #2

1715487384
Report to moderator
"There should not be any signed int. If you've found a signed int somewhere, please tell me (within the next 25 years please) and I'll change it to unsigned int." -- Satoshi
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
August 31, 2011, 08:46:59 PM
 #2

Olá!

 Pelo que eu lí, acho que vai chegar em 80G daqui uns 200 anos...
 Nada com que se preocupar...

Abx!
Thiago
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
August 31, 2011, 11:50:52 PM
 #3

Então ai está, alguém já discutiu o assunto de forma séria? Existem soluções, alguma forma de descartar dados antigos que não venha abrir brechas na cadeia de geração de blocos, ou mesmo qualquer projeção mais ou menos sólida sobre o assunto?

[]'s

Olá amigo,

não se preocupe, a capacidade de cortar os blocos antigos e baixar apenas os blocos relevantes já está no protocolo do Bitcoin, porém ainda não está implementada pelo fato do banco ainda ser muito pequeno, e eu acredito que vai continuar assim até alcançar uns 10-20GB, porque qualquer computador com até 2 anos de idade com uma internet decente pode gerenciar um banco deste tamanho.

Smiley
DominuZ (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0



View Profile
September 01, 2011, 05:21:11 AM
 #4

Obrigado ThiagoCMC e AssemblY pelas respostas. Eu estou chafurdando aqui nos aspectos mais técnicos da documentação para entender melhor a tecnologia utilizada na implementação da proposta.Cool O assunto tem me atraido com a luz a um inseto. Cheesy
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
September 02, 2011, 07:32:16 AM
 #5

Talvez te interesse a leitura: https://en.bitcoin.it/wiki/Scalability

A largura de banda provavelmente será um recurso mais importante do que espaço em disco para os futuros mineradores. Até porque, se eu não me engano, apenas o operador do pool precisa verificar a validade das transações.
DominuZ (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0



View Profile
September 02, 2011, 09:13:32 PM
 #6

Obrigado EhVedadoOAnonimato. Eu já andei lendo esse material.

Encontrei também um discussão interessante em:

https://en.bitcoin.it/wiki/Talk:Scalability
fruto dos apontamentos desse cara:
http://www.slideshare.net/dakami/bitcoin-8776098

Material muito bom, lendo-o e fazendo alguns cálculos, ficou evidente que realmente o bitcoin não está pronto para adoção em massa. O tamanho do banco de dados atualmente está limitado pela taxa de geração de blocos que podem ter no máximo 1 MB, o que resulta em aproximadamente no máximo umas 3000 transações a cada 10 minutos. Se o mundo adotar mesmo o bitcoin o limite de 1MB terá que ser aumentado, ai o céu é o limite. O banco de dados poderá crescer gigabytes por dia, e só grandes 'empresas' poderão assumir o papel de nodos mestre, o que nos levará de volta ao modelo de poder centralizado.

O bitcoin não é um substituto para o dinheiro comum, ele apresenta vantagens e desvantagens que o tornam útil para nichos onde o dinheiro comum não é apropriado.
jatajuta
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 365
Merit: 250



View Profile
September 02, 2011, 10:11:23 PM
 #7

só grandes 'empresas' poderão assumir o papel de nodos mestre, o que nos levará de volta ao modelo de poder centralizado.

O bitcoin não é um substituto para o dinheiro comum, ele apresenta vantagens e desvantagens que o tornam útil para nichos onde o dinheiro comum não é apropriado.

O modelo que será criado perante tal limitação será similar ao sistema de bancos decentralizados na escandinávia.

O problema do nosso sistema atual não é o banco central em si, ou o monopólio do sistema monetário, mas sim o controle da quantidade de dinheiro na economia através do sistema de reserva fracionária e de emissão monetária com dívida, com as bitcoins isso não irá ocorrer.

O que iremos ter serão bancos que funcionam com 100% de reserva. Atualmente no Brasil a reserva mínima é 45% e nos EUA apenas 10%.

Neste link há uma excelente explicação para estes dois problemas que não existem quando usamos bitcoins, eles fazem toda a diferença entre uma economia saudável e o caos que vivemos hoje em dia.

http://www.bitcoinrevolution.com.br/a-pilula-vermelha-parte-12/



For security, your account has been locked. Email acctcomp15@theymos.e4ward.com
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
September 06, 2011, 09:19:38 AM
 #8

O banco de dados poderá crescer gigabytes por dia, e só grandes 'empresas' poderão assumir o papel de nodos mestre, o que nos levará de volta ao modelo de poder centralizado.

Não. O fato de muitos recursos serem necessários não implica que há um poder centralizado. Não há 'banco central' de bitcoins, e isso por si só já muda tudo. Mineradores não podem mudar o ritmo inflacionário. Não existem toneladas de regulamentações que impedem qualquer um que tenha os recursos necessários de criar um novo pool de mineração, enquanto no atual o sistema bancário e financeiro é tudo proibido. Com bitcoins, fronteiras/leis nacionais são pouco ou nada relevantes.

A diferença é enorme.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!