Bitcoin Forum
April 24, 2024, 06:35:34 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Proposta 1 - Associação de Apoio ao Comprovante de Pagamento em Bitcoins  (Read 4375 times)
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 07, 2011, 09:20:48 PM
Last edit: September 08, 2011, 04:04:26 AM by ThiagoCMC
 #1

Amigos,

 Sinto que precisamos de um BlockExplorer Nacional, que será utilizado como "Comprovante de Pagamento" em Bitcoins.

 O software a ser utilizado como "Core" será o bitcoin-abe: https://en.bitcoin.it/wiki/Abe

 Desta forma, ao vendermos Bitcoins e recebermos pagamentos via PayPal, por exemplo, teremos uma organização sem-fins-lucrativos, dando suporte aos comprovantes de pagamento.

 Assim, se o cliente que pagou via PayPal BR dizer ao PayPal que não recebeu, o nosso blockexplorer, suportado por uma assosiação reconhecida e com CNJP, dirá que não, que o cidadão recebeu sim e o PayPal BR não irá devolver o dinheiro para o safado.

 O que acham?!

Abx!
Thiago
1713940534
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713940534

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713940534
Reply with quote  #2

1713940534
Report to moderator
No Gods or Kings. Only Bitcoin
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1713940534
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713940534

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713940534
Reply with quote  #2

1713940534
Report to moderator
1713940534
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713940534

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713940534
Reply with quote  #2

1713940534
Report to moderator
1713940534
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713940534

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713940534
Reply with quote  #2

1713940534
Report to moderator
Leandro César
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 536
Merit: 503


+1


View Profile WWW
September 07, 2011, 09:25:38 PM
 #2

Só uma dica.

Nunca utilizem paypal com assuntos relacionados a Bitcoins.

L.

Leandro César
ricardorrs
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0



View Profile
September 07, 2011, 09:49:35 PM
 #3

Porque ? L. ? as taxas deles são altas ?
Leandro César
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 536
Merit: 503


+1


View Profile WWW
September 07, 2011, 10:09:23 PM
 #4

Hahahaaa. Também.

Já congelaram diversas contas relacionadas ao bitcoin.

E faz refound.

Tem nego que compra, e depois cancela e eles te tomam e devolvem o dinheiro pro safado!

L.

Leandro César
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 07, 2011, 10:52:59 PM
 #5

Justamente por isso a idéia de montar a associação.

O PayPal não é assim um mostro como o FED ou o Banco Central... É que ainda não existe comprovante de pagamento em Bitcoins!

E eu quero montar um site só pra isso, com uma associação por detrás.

Com isso, o PayPal não devolverá o dinheiro para o safado que comprar os Bitcoins e mentir para o PayPal dizendo que não recebeu.

Pois o PayPal poderá consultar este site de "Comprovantes de Pagamentos em Bitcoins" e nada de ruim acontecerá.

O mais importante é: O sujeito que compra os Bitcoins, precisa fornecer o Bitcoin Address dele, e quem vende os Bitcoins, precisa colocar esta informação em um boleto de pagamento.

Com estas informações do boleto mais o comprovante site (baseado no blockexplorer), o PayPal não devolverá o dinheiro para o safado.

Eu já liguei no PayPal e conversei com eles sobre isso... Parece que é tranquilo. Desde que tenha documentações e comprovantes.

Abx!
Thiago
Leandro César
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 536
Merit: 503


+1


View Profile WWW
September 08, 2011, 02:11:10 AM
 #6

Vou repetir novamente a dica: o paypal não aceita trabalhar com nenhum negócio de bitcoin.

O reembolso acontece principalmente quando se alega que o cartão foi roubado. Neste caso ele congela a conta do reclamante e pega a grana de volta da geral.

Se  fosse utilizavel para bitcoin, você não acha que todos estariam usando?

Pra quem não sabe o MtGox já usou. Pesquisem no fórum que vão descobrir o motivo de não usar mais.

No Brasil o unico que aceita negócios com bitcoin é o MoIP.

Pesquisem mais.

L.

Leandro César
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 08, 2011, 02:29:55 AM
 #7

Cara,

 Você não entendeu o espírito da coisa... Okay, foda-se o PayPal, o FED...

 Estou falando em montar um sistema que sirva como "Comprovante de Pagamento de/em Bitcoins".

 Fazendo uso do software bitcoin-abe como núcleo do negócio.

Abx,
Thiago
nmat
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 602
Merit: 501


View Profile
September 08, 2011, 03:01:37 AM
 #8

O problema não tem nada a ver com reembolsos.

Paypal proibe explicitamente compra e venda de bitcoins através do seu serviço. Eles consideram que bitcoin é uma moeda e não é permitido fazer câmbio de moedas com Paypal. Vejam aqui: http://bitcoin.stackexchange.com/questions/687/why-did-paypal-ban-bitcoins-while-google-checkout-did-not-yet
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 08, 2011, 03:53:24 AM
 #9

Outro! O Paypal foi citado apenas como exemplo!!

NÃO NEGOCIEM COM O PAYPAL!

Pronto?!

--

E quanto ao comprovante de pagamento?!

Já perceberam que o blockexplorer contém as informações?!
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 08, 2011, 04:05:05 AM
 #10

Bom,

 Atualizei o Assunto:

 "Proposta 1 - Associação de Apoio ao Comprovante de Pagamento em Bitcoins"

Abx,
Thiago
nmat
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 602
Merit: 501


View Profile
September 08, 2011, 04:24:15 AM
 #11

Outro! O Paypal foi citado apenas como exemplo!!

NÃO NEGOCIEM COM O PAYPAL!

OK, já percebi  Cool É uma ideia interessante, mas se não estás a pensar lidar com Paypal, então estás a pensar lidar com quem? E como garantes que o vendedor enviou as moedas para o endereço indicado pelo cliente e não para outro qualquer controlado por ele?
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 08, 2011, 05:36:15 AM
 #12

Outro! O Paypal foi citado apenas como exemplo!!

NÃO NEGOCIEM COM O PAYPAL!

OK, já percebi  Cool É uma ideia interessante, mas se não estás a pensar lidar com Paypal, então estás a pensar lidar com quem? E como garantes que o vendedor enviou as moedas para o endereço indicado pelo cliente e não para outro qualquer controlado por ele?

Um exemplo, quando alguém vende o produto "XFX 5870" por ฿38,00, deve fornecer um Endereço Bitcoin, em forma de boleto por exemplo, para receber o pagamento do cliente. Este poderá utilizar um leitor de código de barras e já aparecerá o Bitcoin client com o botão pagar já com os dados preenchidos. Ou mesmo digitar (copiar e colar) manualmente no seu programa Bitcoin client e pagar como fazemos hoje.

Quando o cliente pagar, a transação aparecerá no blockexplorer, comprovando a transação. Pronto, "é o comprovante daquela transação".

O vendedor só precisa esperar umas 4 confirmações para enviar o produto.

E o cliente, vendo que pagou tudo certinho... Já espera receber o código para rastreio nos Correios.

Outro exemplo, quando eu compro Bitcoins de uma casa de câmbio, também devo fornecer o meu Endereço Bitcoin, para retirar os Bitcoins da casa de câmbio, para a minha Carteira de Bitcoins. Foi aqui que eu imaginei que empresas como o Paypal, sei lá, conseguiriam comprovar alguma coisa... Enfim...

O Comprovante de Pagamento em Bitcoins já é público! É o blockexplorer... No Bitcoin, tudo é "Open Source"... Incluindo quanto cada endereço recebe/envia de Bitcoins. Só que ele ainda está crú, em "forma de blockexplorer"...

Eu gostaria de formalizá-lo de alguma forma, como comprovante de pagamentos / recebimentos... Com uma interface bacana, desenvolvida com HTML5, CSS3, Ajax e bem minimalista, especificadamente para o objetivo da "Associação".

Abx,
Thiago
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
September 08, 2011, 11:52:29 AM
 #13

Outro! O Paypal foi citado apenas como exemplo!!

NÃO NEGOCIEM COM O PAYPAL!

OK, já percebi  Cool É uma ideia interessante, mas se não estás a pensar lidar com Paypal, então estás a pensar lidar com quem? E como garantes que o vendedor enviou as moedas para o endereço indicado pelo cliente e não para outro qualquer controlado por ele?

Um exemplo, quando alguém vende o produto "XFX 5870" por ฿38,00, deve fornecer um Endereço Bitcoin, em forma de boleto por exemplo, para receber o pagamento do cliente. Este poderá utilizar um leitor de código de barras e já aparecerá o Bitcoin client com o botão pagar já com os dados preenchidos. Ou mesmo digitar (copiar e colar) manualmente no seu programa Bitcoin client e pagar como fazemos hoje.

Quando o cliente pagar, a transação aparecerá no blockexplorer, comprovando a transação. Pronto, "é o comprovante daquela transação".

O vendedor só precisa esperar umas 4 confirmações para enviar o produto.

E o cliente, vendo que pagou tudo certinho... Já espera receber o código para rastreio nos Correios.

Outro exemplo, quando eu compro Bitcoins de uma casa de câmbio, também devo fornecer o meu Endereço Bitcoin, para retirar os Bitcoins da casa de câmbio, para a minha Carteira de Bitcoins. Foi aqui que eu imaginei que empresas como o Paypal, sei lá, conseguiriam comprovar alguma coisa... Enfim...

O Comprovante de Pagamento em Bitcoins já é público! É o blockexplorer... No Bitcoin, tudo é "Open Source"... Incluindo quanto cada endereço recebe/envia de Bitcoins. Só que ele ainda está crú, em "forma de blockexplorer"...

Eu gostaria de formalizá-lo de alguma forma, como comprovante de pagamentos / recebimentos... Com uma interface bacana, desenvolvida com HTML5, CSS3, Ajax e bem minimalista, especificadamente para o objetivo da "Associação".

Abx,
Thiago

Entendi, ótima ideia.

Porém daonde vai sair o investimento (tempo e money) para montar o negócio?

E como pretendes manter ele? (financeiramente)
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 08, 2011, 07:05:08 PM
 #14

Bom,

 Dinheiro nunca foi, nem nunca será um fator limitante para mim.

 Não que eu tenha muito dinheiro, não, não tenho.

 Mas é justamente por isso que dinheiro não é limitante pra mim, pois eu faço as coisas que quero mesmo sem um puto no bolso.

 A princípio, seria mais ou menos como funciona o já conhecido blockexplorer.com, com doações e voluntariado.

 Eu já tenho um servidor dual core, com 1G de RAM (até 2G se necessário), dedicado para a hospedagem do bitcoin-abe, já estou iniciando os estudos e instalação do core do negócio. Sem nenhum custo para ninguém, pois isso eu já estou bancando.

 O que será preciso por a mão na massa mesmo, será o desenvolvimento da interface do bitcoin-abe, que será o que o público vai ver... Caracterizando de fato o objetivo do projeto, ou seja, as telas do Comprovante de Pagamento em Bitcoins precisa ser desenvolvido.

 Dependendo como for, eu pago em Bitcoins pelo desenvolvimento disso, como doação para o projeto.

 A carteira de bitcoins da associação será pública, quero dizer, será disponibilizada em um "Portal de Transparência", de forma que todo Bitcoin doado para a associação, ficará disponível na Internet para que todos possam ver o que estará sendo feito com o dinheiro. Que deve ser utilizado apenas para os fins da associação (manter tudo ok neste projeto).

Att,
Thiago
Milkshanks
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
September 09, 2011, 03:53:49 AM
 #15

Olha, a idéia em si é bacana, mas eu pessoalmente não acho que é uma boa idéia realizar isso através de uma associação, visto que esse tipo de organização é sempre mantida a rédeas curtas pelo governo, e até onde sei, não queremos chamar atenção de politicos pro Bitcoin.

Was my post useful? Tips accepted Smiley
Meu post lhe foi útil? Aceito gorjetas Smiley

15rqJrGMKgfrVrDgg5v7h4KGqgN83pfzuH
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 09, 2011, 04:59:37 AM
 #16

Olha, a idéia em si é bacana, mas eu pessoalmente não acho que é uma boa idéia realizar isso através de uma associação, visto que esse tipo de organização é sempre mantida a rédeas curtas pelo governo, e até onde sei, não queremos chamar atenção de politicos pro Bitcoin.

As Associação são tão mantidas as rédias quanto qualquer outro CNJP.

Só que nas Associações, o lucro do negócio não pode ir para o bolso do "dono". Tem que se fazer cumprir um estatuto, regimento interno... São entidades sem-fims-lucrativos, do inglês Nonprofit Organization (NPO).

Não confundir com ONGs! Pois as ONGs sim tem um maior controle / contato  do / com o governo, com o dinheiro público... Tem também OSIP (Organização Civil de Interesse Público)...

Eu poderia muito bem propor abrir uma empresa, montar este sistema e lucrar alguns Bitcoins com os acessos, receber doações e reinvestir, ou fazer o que eu quiser com a grana.

Mas com uma Associação, tudo fica muito mais confiável e transparente e ninguém fica enfiando dinheiro no bolso... É tudo em pró do objetivo da Associação.

Abx!
Thiago
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
September 09, 2011, 01:38:26 PM
 #17


(...) com doações e voluntariado.


Estamos no Brasil, não esqueça. Infelizmente quando a ideia é boa, quase ninguém ajuda. Voluntariado não está no dicionario da maioria, isso é fato.
Brasileiro só ajuda vadio de sinaleira que não quer trabalhar, e Criança Esperança pra abater o Imposto de Renda da Rede Globo, o resto... pff.
andrehorta
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
February 01, 2012, 08:43:12 PM
 #18

Adorei o post, desculpe mas sem querer postei um post sobre comprovante de transferência de bitcoin.

Disponibilizo meu CNPJ para tal fim. Posso pedir ao meu jurídico que elabore um contrato, estabelecendo que não cobrarei pela execução deste serviço.

Estou disposto a investir financeiramente também.
andrehorta
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
February 02, 2012, 12:10:12 PM
 #19

Pergunta:

1) O blockchain explorer já não funcionaria como comprovante? Pois mostra a origem, destino e quantidade de Bitcoin?

http://abe.john-edwin-tobey.org/block/0000000000000c085c51d72899c2386a04907b07d1c98848e1d799e2d3200607

A questão seria só uma interface mais amigável correto? Focada em comprovante...

Por exemplo:

Emitir comprovante

Informe endereço carteira origem:
Informe endereço carteira destino:
Informe endereço e-mail:

É gerado um pdf além de ser enviado automaticamente um e-mail

Abs
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
February 02, 2012, 12:31:02 PM
 #20

Exato! Ainda digo que é mais simples do que parece!
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!