Bitcoin Forum
April 23, 2024, 09:58:05 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Quais os outros usos práticos da blockchain além de registro de transações?  (Read 324 times)
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1148
Merit: 611


Press F for Leo


View Profile WWW
September 10, 2018, 11:52:09 PM
 #1

 Criei este tópico no intuito de criar um debate sobre o uso do Blockchain, já vi gente experiente no assunto como o Fernando ulrich e Antonoupoulos (digitei certo?) afirmarem que não existe blockchain fora das criptomoedas, segundo eles, a tecnologia blockchain, deu para entender que usa todo seu potencial somente se usado para validar registros de transações financeiras como moedas digitais P2P. Qual é o ponto de vocês? Eu entendo o que é Bitcoin, mas atualmente eu não consigo imaginar a tecnologia blockchain fazendo usos em outros sistemas como músicas, dapps (sério, ainda não pesquisei sobre isso até hoje, conheço muito pouco sobre Etherium, afinal, sou maximalist) Atualmente, para que mais serviria a tecnologia Blockchain?

.
.airbet.
██
██
██
██
██
██
██
██

██

██

██

██

██
.

▄████▄▄▄██████▄
███████████████
███████████████
███████▀▀▀▀████
██████████████
▀███▀███████▄██
██████████▄███
██████████████
███████████████
███████████████
██████████████
█████▐████████
██████▀███████▀
▄███████████████▄
████████████████
█░██████████████
████████████████
████████████████
█████████████████
█████████████████
███████░█░███████
████████████████
█████████████████
██████████████░█
████████████████
▀███████████████▀
.
.
.
.
██▄▄▄
████████▄▄
██████▀▀████▄
██████▄░░████▄
██████████████
████████░░▀███▌
░████████▄▄████
██████████████▌
███░░░█████████
█████████░░░██▀
░░░███████████▀
██████░░░██▀
░░▀▀███▀

   
6,000+
GAMES
|
WEEKLY
PROMOS
.
....100%....
1ST DEPOSIT
BONUS
....
....125%.....
2ND DEPOSIT
BONUS
██
██
██
██
██
██
██
██

██

██

██

██

██
.
.PLAY NOW.
1713866285
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713866285

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713866285
Reply with quote  #2

1713866285
Report to moderator
"Bitcoin: the cutting edge of begging technology." -- Giraffe.BTC
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1713866285
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713866285

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713866285
Reply with quote  #2

1713866285
Report to moderator
1713866285
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713866285

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713866285
Reply with quote  #2

1713866285
Report to moderator
1713866285
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713866285

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713866285
Reply with quote  #2

1713866285
Report to moderator
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 11, 2018, 12:42:27 AM
Merited by TryNinja (2), sabotag3x (1)
 #2

Criei este tópico no intuito de criar um debate sobre o uso do Blockchain, já vi gente experiente no assunto como o Fernando ulrich e Antonoupoulos (digitei certo?) afirmarem que não existe blockchain fora das criptomoedas, segundo eles, a tecnologia blockchain, deu para entender que usa todo seu potencial somente se usado para validar registros de transações financeiras como moedas digitais P2P. Qual é o ponto de vocês? Eu entendo o que é Bitcoin, mas atualmente eu não consigo imaginar a tecnologia blockchain fazendo usos em outros sistemas como músicas, dapps (sério, ainda não pesquisei sobre isso até hoje, conheço muito pouco sobre Etherium, afinal, sou maximalist) Atualmente, para que mais serviria a tecnologia Blockchain?

Tem muitos projetos interessantes usando blockchain. Quando eles afirmam que "não existe blockchain fora das criptomoedas" o que eles estão dizendo não é que a unica aplicação de blockchain são criptomoedas, mas que sem o sistema de incentivos que as criptomoedas proporcionam, não é possivel/viavel manter uma blockchain funcionando. A maioria das aplicações que hoje existem usando blockchain usam blockchain públicas (ou seja, as blockchain de criptomoedas, como a do bitcoin ou a da ethereum). Em geral quando se usa uma blockchain não pública, usa-se o nome "DLT" (Distributed Ledger Technology) ao invés de blockchain.

Aplicações já existentes em blockchain:
- Registro de documentos/cartório virtual (originalmy.com)
- Identidade/assinatura digital (https://livecoins.com.br/original-my-identidade-blockchain/, e também um projeto em andamento entre a Consensys e ministerio do planejamento)
- Governança descentralizada (https://github.com/decred/politeia)
- Rastreamento de produção (https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2018/03/14/how-blockchain-could-end-the-trade-in-blood-diamonds-an-incredible-use-case-everyone-should-read/#724edb64387d)
- Rastreamento de gastos governamentais (tem duas iniciativas nesse sentido pelo BNDES)
- Registro de imóveis (Governo de dubai)
- Projetos de lei de iniciativa popular (https://www.mudamos.org/)
- Rastreamento de financiamento de campanhas (https://votolegal.com.br/)
- Registro de propriedade intelectual (vários, incluindo o singularDTV para streaming de video)
- Redes sociais (https://hackernoon.com/6-social-media-powered-by-blockchain-fdc41d16cb12)
- Distribuição de algoritmos de inteligencia artificial (https://singularitynet.io/)

Esses são os que eu lembrei, mas tem muito mais...

Advertise Here - PM for more info!
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2161


Crypto Swap Exchange


View Profile
September 11, 2018, 01:03:26 AM
Merited by girino (1)
 #3


Esse caso de uso é ótimo, recentemente vi um projeto que era voltado a medicamentos com esse foco (tem traduzido ali na aba das altcoins, se não me engano foi o Rasko que traduziu)..

Projetos como Golem e SONM(que não sei como andam) apresentam uma proposta legal também, ao invés de usar GPUs para resolver problemas matemáticos para confirmar transações(POW, que pode ser substituído por algo mais verde), eles propõe o uso das GPUs para outros usos, como renderizar vídeos/e outras atividades(sinceramente não lembro quais) que tem um propósito(não que o PoW não tenha, porém..), ou seja, você alugaria seu poder computacional para alguém que pague por isso..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1148
Merit: 611


Press F for Leo


View Profile WWW
September 11, 2018, 01:39:49 AM
 #4

Todos estes que o girino citou desempenham um papel importantíssimo como o registro de documentos autentificados digitalmente, mas o que me interessou mais particularmente foi o primeiro item e o projeto da Decred, governança descentralizada.

Como que eu não consegui lembrar da Governança Descentralizada da Decred na hora da criação do post??  Shocked

.
.airbet.
██
██
██
██
██
██
██
██

██

██

██

██

██
.

▄████▄▄▄██████▄
███████████████
███████████████
███████▀▀▀▀████
██████████████
▀███▀███████▄██
██████████▄███
██████████████
███████████████
███████████████
██████████████
█████▐████████
██████▀███████▀
▄███████████████▄
████████████████
█░██████████████
████████████████
████████████████
█████████████████
█████████████████
███████░█░███████
████████████████
█████████████████
██████████████░█
████████████████
▀███████████████▀
.
.
.
.
██▄▄▄
████████▄▄
██████▀▀████▄
██████▄░░████▄
██████████████
████████░░▀███▌
░████████▄▄████
██████████████▌
███░░░█████████
█████████░░░██▀
░░░███████████▀
██████░░░██▀
░░▀▀███▀

   
6,000+
GAMES
|
WEEKLY
PROMOS
.
....100%....
1ST DEPOSIT
BONUS
....
....125%.....
2ND DEPOSIT
BONUS
██
██
██
██
██
██
██
██

██

██

██

██

██
.
.PLAY NOW.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 11, 2018, 03:12:29 AM
 #5

Todos estes que o girino citou desempenham um papel importantíssimo como o registro de documentos autentificados digitalmente, mas o que me interessou mais particularmente foi o primeiro item e o projeto da Decred, governança descentralizada.

Como que eu não consegui lembrar da Governança Descentralizada da Decred na hora da criação do post??  Shocked

A original my está com um convenio com um cartório, e os registros feitos em blockchain podem ter valor notarial (se vc pagar a taxa do cartório e esperar o prazo de registro).

Já da Decred, tem coisa ainda mais legal vindo por aí: depois que eles implementarem a DAO (Decentralised Autonomous Organization) da decred, eles vão permitir usar a infra da decred pra criar DAE (Decentralised Autonomous Entity). Uma DAE é como uma DAO mas sem uma blockchain propria. No fundo, é uma forma de qualquer organização poder usar a blockchain da decred pra se tornar tambem uma DAO.

A previsão disso era pro final desse ano, mas não tenho acompanhado o desenvolvimento pra saber como anda.

Advertise Here - PM for more info!
Gustavo Livecoins
Member
**
Offline Offline

Activity: 229
Merit: 27

Criptorevolution


View Profile
September 11, 2018, 04:06:40 AM
 #6

Todos estes que o girino citou desempenham um papel importantíssimo como o registro de documentos autentificados digitalmente, mas o que me interessou mais particularmente foi o primeiro item e o projeto da Decred, governança descentralizada.

Como que eu não consegui lembrar da Governança Descentralizada da Decred na hora da criação do post??  Shocked

A original my está com um convenio com um cartório, e os registros feitos em blockchain podem ter valor notarial (se vc pagar a taxa do cartório e esperar o prazo de registro).

Já da Decred, tem coisa ainda mais legal vindo por aí: depois que eles implementarem a DAO (Decentralised Autonomous Organization) da decred, eles vão permitir usar a infra da decred pra criar DAE (Decentralised Autonomous Entity). Uma DAE é como uma DAO mas sem uma blockchain propria. No fundo, é uma forma de qualquer organização poder usar a blockchain da decred pra se tornar tambem uma DAO.

A previsão disso era pro final desse ano, mas não tenho acompanhado o desenvolvimento pra saber como anda.

na minha opinião a atomic swap dex que a Decred vai propor na politeia é a coisa mais foda possível que eu já vi no mundo cripto até agora, de falo numa boa.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 11, 2018, 12:34:58 PM
 #7

(...)
na minha opinião a atomic swap dex que a Decred vai propor na politeia é a coisa mais foda possível que eu já vi no mundo cripto até agora, de falo numa boa.

Cara, eu sou fã das soluções não financeiras usando blockchain. A parte de governança da Decred é o que me atraiu pra ela. Então pra mim o DAO e as DAE são mais importantes que a exchange descentralizada exatamente porque são soluções utilizáveis fora do mundo de criptomoedas.

Isso não tira da DEX o valor de inovação que ela tem, trazendo um nivel de descentralização nunca antes visto no mundo cripto.

Advertise Here - PM for more info!
Silenox
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 546
Merit: 122


View Profile
September 11, 2018, 08:24:24 PM
 #8

A Decred é um grande projeto, eu acompanhei por um tempo e depois parei, vou voltar a ela quando sobrar um tempo, parece ser um projeto bem pé no chão, sem muito alarde e promessas que caem por terra depois que arrecadam a grana dos investidores.
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1148
Merit: 611


Press F for Leo


View Profile WWW
September 11, 2018, 10:48:44 PM
 #9

A Decred é um grande projeto, eu acompanhei por um tempo e depois parei, vou voltar a ela quando sobrar um tempo, parece ser um projeto bem pé no chão, sem muito alarde e promessas que caem por terra depois que arrecadam a grana dos investidores.
A Decred é uma das poucas altcoins que eu me simpatizo, vi nela o melhor projeto de descentralização possível, seu roadmap e o nível de comprometimento dos devs são impressionantes, já sabia da decred desde 2016 e sou entusiasta desde 2017, foi agora em 2018 que investi uma parte nela, essa é a única altcoin que eu tenho investido! Já tive 1.6 DCR que comprei por 100 Temers e vendi por 600, mas agora o que eu comprar pretendo segurar.

.
.airbet.
██
██
██
██
██
██
██
██

██

██

██

██

██
.

▄████▄▄▄██████▄
███████████████
███████████████
███████▀▀▀▀████
██████████████
▀███▀███████▄██
██████████▄███
██████████████
███████████████
███████████████
██████████████
█████▐████████
██████▀███████▀
▄███████████████▄
████████████████
█░██████████████
████████████████
████████████████
█████████████████
█████████████████
███████░█░███████
████████████████
█████████████████
██████████████░█
████████████████
▀███████████████▀
.
.
.
.
██▄▄▄
████████▄▄
██████▀▀████▄
██████▄░░████▄
██████████████
████████░░▀███▌
░████████▄▄████
██████████████▌
███░░░█████████
█████████░░░██▀
░░░███████████▀
██████░░░██▀
░░▀▀███▀

   
6,000+
GAMES
|
WEEKLY
PROMOS
.
....100%....
1ST DEPOSIT
BONUS
....
....125%.....
2ND DEPOSIT
BONUS
██
██
██
██
██
██
██
██

██

██

██

██

██
.
.PLAY NOW.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 12, 2018, 12:28:05 AM
 #10

A Decred é um grande projeto, eu acompanhei por um tempo e depois parei, vou voltar a ela quando sobrar um tempo, parece ser um projeto bem pé no chão, sem muito alarde e promessas que caem por terra depois que arrecadam a grana dos investidores.
A Decred é uma das poucas altcoins que eu me simpatizo, vi nela o melhor projeto de descentralização possível, seu roadmap e o nível de comprometimento dos devs são impressionantes, já sabia da decred desde 2016 e sou entusiasta desde 2017, foi agora em 2018 que investi uma parte nela, essa é a única altcoin que eu tenho investido! Já tive 1.6 DCR que comprei por 100 Temers e vendi por 600, mas agora o que eu comprar pretendo segurar.

Se for segurar, coloca em PoS. Estamos com um beta teste dos "split tickets" onde dá pra participar a partir de 5 DCR. (5.3 DCR na verdade pois ele reserva um troco pras taxas, mesmo que nao precise). Se quiser participar do beta, entra no slack da pool brasileira:

https://join.slack.com/t/decredbrasil/shared_invite/enQtNDAxNjQ0MjM3MDEyLWM2YmMyNTlkMmJmMmQ3Nzk0MDY3N2RiNjViYmYwMTEyNGI5MTQyMGJhNzc4Yzk5NjNlMTFhOGZkODMzODRkNTI

(moderador, isso não é referer, é o link de "invite" do slack)

Advertise Here - PM for more info!
Pumared
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1260
Merit: 383


BK8 - Most Trusted Gambling Platform


View Profile
September 12, 2018, 03:14:50 AM
Last edit: September 12, 2018, 03:32:43 AM by Pumared
 #11

Completando e copiando algumas coisas já ditas pelo Girino.

-Permitir estabelecer identidades digitais on-line, o que facilitará enormemente a ideia de governo eletrônico;

-Criar plataformas de votação eletrônica;

-Contribuir para a inovação no campo dos registros públicos e do sistema notarial;

-Contribuir para a inovação no campo dos registros de imóveis;

-Aumentar a transparência e responsabilização no financiamento dos partidos políticos, reduzindo as possibilidades de caixa dois e mapeando o uso e a distribuição do fundo partidário;

-Facilitar e tornar mais transparentes processos licitatórios;

-Criar novos sistemas para licenciar, gerenciar e coletar royalties para música e outras formas de propriedade intelectual, favorecendo os artistas e criadores e dando mais transparência aos intermediários existentes hoje;

-Gerar certificados de origem para bens físicos, como madeira, impedindo a comercialização de madeira de áreas de desmatamento ilegal;

-Criar um novo paradigma de segurança e novas modalidades de serviços para aplicações de Internet das Coisas (IoT);

-Criar nova camada de certificados para a agroindústria, agregando valor ao produto brasileiro e promovendo inovação e sustentabilidade no agronegócio; "

Fonte: http://blockchainmeeting.com.br/2017/index.php/news/como-usar-o-blockchain-para-projetos-de-interesse-publico

Sobre o Agronegocio, gosto muito da ideia das Agroflorestas.

███████████████████████
████████████████████
██████████████████
████████████████████
███▀▀▀█████████████████
███▄▄▄█████████████████
██████████████████████
██████████████████████
███████████████████████
█████████████████████
███████████████████
███████████████
████████████████████████
███████████████████████████
███████████████████████████
███████████████████████████
█████████▀▀██▀██▀▀█████████
█████████████▄█████████████
███████████████████████
████████████████████████
████████████▄█▄█████████
████████▀▀███████████
██████████████████
▀███████████████████▀
▀███████████████▀
█████████████████████████
O F F I C I A L   P A R T N E R S
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
ASTON VILLA FC
BURNLEY FC
BK8?█▀▀▀











█▄▄▄
.
PLAY NOW
▀▀▀█











▄▄▄█
lhvleao
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 128


View Profile
September 12, 2018, 11:44:56 AM
 #12

Ao meu ver, qualquer atividade que demande transparência pode utilizar a blockchain de modo eficaz. Sistema eleitoral, registros, controle orçamentário ...
O grande problema é que as instituições ainda não acreditam (ou não querem acreditar) nessa tecnologia disruptiva
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2366
Merit: 1400



View Profile
September 12, 2018, 06:14:46 PM
 #13

Armazenamento de dados descentralizados. 

Exemplo Sia ou Storj caso um dia algum deles funcionar na prática.

.
▄██████████████
███████████████
███████████████
█████████████▀░
███████████▀▄░█
██████████░███░
███████▀▀░▀▀█▀▀
█████▀░░░░░░░▀▄
█████░░░░░░░░░█
█████▄░░░░░░░▄▀
███████▄▄▄▄▄███
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
████████████▀██
█████████▀▀░░░▀
████████░░░░░░░
██████░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
██████▄░░░░▄▄▄░
█████████▀▀░░░▀
████████▄▄▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
██████████▀▀▀▀▀
███████▀░▀█▄░░░
██████░░░░░█▄░▄
█████░░▄▄▄▄▄██▀
█████▀▀▀░░░░▄█▄
█████░░░▄▄█▀▀░█
██████▄█▀▀░░░░▀
███████▄▄░░░░░░
██████████▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄████████████████████████▄
██████████████████████████
█████████████░████████████
████████████▀▄████████████
█████▀▀░░░░░░░░░░░░▀▀█████
████▀░░░░░░░░░░░░░░░░▀████
████░░░██░██░░░░█░░░░░████
████░░░▄▄▀▄▄░░▀▀▄▀▀░░░████
████▄░░▀▀░▀▀░░░░▀░░░░▄████
█████▄▄░░░░░░░░░░░░▄▄█████
██████████████████████████
██████████████████████████
▀████████████████████████▀
.
Silenox
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 546
Merit: 122


View Profile
September 12, 2018, 08:24:43 PM
 #14

Ainda estamos em uma fase embrionária, o boom do ano passado teve esse efeito colateral, gerar centenas de projetos que só tem whitepaper sem algo funcional, o mercado está saturando, um colapso nos preços é algo benéfico por esse lado, porque só projetos que tem algum uso prático poderão sobreviver.
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
September 12, 2018, 11:50:51 PM
 #15

Atualmente eu passei do tipo de pessoa que acredita na blockchain como algo revolucionário e que precisa ser mais desenvolvida para o tipo de pessoa que pensa que o uso da blockchain está sendo citado de modo muito exagerado. Simplesmente não faz sentido você usar a blockchain quando você não precisa de um serviço descentralizado onde não existe a confiança entre os agentes da rede (algum dev antigo do Bitcoin disse isso, não vou conseguir lembrar o nome dele agora). Por exemplo, se você quer descentralizar os seus arquivos, qual a necessidade de uma blockchain com todo o seu sistema de blocos com hashs, se você só precisa de um único hash para verificar o seu arquivo ? Ou se você quer um token pra sua exchange que você controla, qual o sentido de existir uma corrente de blocos descentralizado, se você tem a decisão final sobre quase tudo que acontece na rede ?
Enfim, só mais uma linha de pensamento pra colocar aí...
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2366
Merit: 1400



View Profile
September 13, 2018, 01:34:34 AM
 #16

Simplesmente não faz sentido você usar a blockchain quando você não precisa de um serviço descentralizado onde não existe a confiança entre os agentes da rede (algum dev antigo do Bitcoin disse isso, não vou conseguir lembrar o nome dele agora).
Foi Jimmy Song.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/bitcoin-developer-jimmy-song-private-blockchains-make-zero-sense

.
▄██████████████
███████████████
███████████████
█████████████▀░
███████████▀▄░█
██████████░███░
███████▀▀░▀▀█▀▀
█████▀░░░░░░░▀▄
█████░░░░░░░░░█
█████▄░░░░░░░▄▀
███████▄▄▄▄▄███
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
████████████▀██
█████████▀▀░░░▀
████████░░░░░░░
██████░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
██████▄░░░░▄▄▄░
█████████▀▀░░░▀
████████▄▄▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
██████████▀▀▀▀▀
███████▀░▀█▄░░░
██████░░░░░█▄░▄
█████░░▄▄▄▄▄██▀
█████▀▀▀░░░░▄█▄
█████░░░▄▄█▀▀░█
██████▄█▀▀░░░░▀
███████▄▄░░░░░░
██████████▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄████████████████████████▄
██████████████████████████
█████████████░████████████
████████████▀▄████████████
█████▀▀░░░░░░░░░░░░▀▀█████
████▀░░░░░░░░░░░░░░░░▀████
████░░░██░██░░░░█░░░░░████
████░░░▄▄▀▄▄░░▀▀▄▀▀░░░████
████▄░░▀▀░▀▀░░░░▀░░░░▄████
█████▄▄░░░░░░░░░░░░▄▄█████
██████████████████████████
██████████████████████████
▀████████████████████████▀
.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!