Não costumo comprar jogos, mas fui comprar um pacote de expansão para o Elder Scrolls ontem na Steam, e para isso, fui usar o cartão de crédito. A opção "Mastercard" não funcionava, dava erro, então cliquei na opção "Mastercard (nacional)", o que me direcionou para o site BoaCompra.
Começou, então, uma série de tormentos, entre ontem e hoje, pois todas as tentativas de compra eram imediatamente canceladas após a conclusão. Acumulou-se aí um histórico de mais de 30 compras canceladas na Steam. Acionei o suporte do BoaCompra por um chat no site deles, mas ninguém me atendeu, após muitos minutos de espera. Pensei em comprar no boleto, mas não queria esperar até a outra semana pra liberarem o jogo. Fui desabafar na Steam, e os cornos corporativos (tipo muito comum no Brasil) se prontificaram a defender sua única plataforma de pagamentos, que criou um monopólio não só na Steam, mas pelo que eu li, também na Origin e outras plataformas de jogos, usando um sistema de pagamentos que, li num outro tópico, ainda é manual, não possuindo nem mesmo um algoritmo para aprovação de cartões de crédito.
Eis que fui procurar outros meios de pagamento, e nisso encontrei a
Bitrefill. Através dela, usei frações de litecoin para comprar gift cards para a Steam. Os gift cards vieram em euros, mas foram convertidos automaticamente para reais, me possibilitando comprar o pacote de expansão. Em questão de minutos, meu problema foi resolvido. Para efeito de comparação, eu juntei três screenshots em uma, mostrando as tentativas de compra:
https://imgur.com/n0ddpphAlguém teve experiências parecidas? Experiências nas quais você está praticamente desistindo de comprar alguma coisa, e de repente, a cavalaria das criptomoedas veio te socorrer? Pois foi isso que eu senti hoje. É de fato, um estado deplorável este no qual se encontra o sistema de pagamentos usado no Brasil. Não bastasse os monopólios, temos ainda cornos corporativos que os defendem com unhas e dentes, como se outra alternativa não fosse viável.
Compre criptomoedas hoje mesmo. Compre e segure. Não faz sentido vender, você deve usá-las para o que elas foram projetadas.