Cara, se ele tem 1.000.000 BTC, isso demoraria uns 3, 4 meses minerando sozinho.. imagina um laptop usando a CPU em 100% por 3 meses
e o que queima é o HD que fica ocioso?
São dois pontos aí. Que o processo seria possível no passado, seria... a dificuldade subiu exponencialmente desde então, mas nos primórdios seria certamente possível, mesmo com um laptop da mais horrível performance:
Para quem quiser dar uma olhada na análise mais profunda que deu base para esta contabilização dos 980.000 BTCs, dá uma conferida no artigo do Lerner:
https://bitslog.com/2013/04/24/satoshi-s-fortune-a-more-accurate-figure/Quanto ao HD, a menos que ele tenha sido incinerado, há diversas técnicas para recuperação em laboratório. Estou certo que com uma fortuna de 10 bilhões de dólares ele se daria ao trabalho de recuperá-lo
Como bem sabemos, o mundo cripto ainda se move bastante sobre especulação e penso que um movimento destas unidades poderia causar um colapso (pelo valor e pelo teor). Vejo apenas como a ponta do iceberg, se o Satoshi realmente ainda está vivo e tem acesso a elas, imagino que permanecerão assim, imutáveis.