|
November 06, 2019, 12:46:57 AM |
|
Moedas e DACX — dois diferentes tipos de unidades criadas usando criptografia- são usualmente chamados de criptomoedas, o que provoca certa confusão entre os iniciantes da DACX. Apesar de compartilharem esse nome genérico, muitos tokens não são desenvolvidos para executar as funções de uma moeda.
A principal função de um token é dar algum direito àquele que detém a propriedade do token. Já as moedas só servem para compra e vende de produtos e serviços ou para troca por outras moedas. A diferença entre uma criptomoeda “moeda” e uma criptomoeda “token” reside assim, em suas funções.
Uma “moeda”, de acordo com a teoria macroeconomia, é (a) um meio de troca, (b) uma unidade de valor e © uma reserva de valor. O Bitcoin é o exemplo mais famoso de uma moeda. A única função do bitcoin é permitir que usuários troquem valor a partir de uma rede peer-to-peer, sem que intermediários de confiança precisem validar as transações.
Os tokens, por outro lado, podem assumir inúmeras funcionalidades, incluindo as de uma moeda, mas não ficando restrito à elas. Os tokens podem ser criados para garantir acesso à produtos, representar à participação em uma empresa e inúmeras outras funções, muitas ainda não foram nem exploradas.
Segundo a SEC (Securities and Exchange Commission), as criptomoedas cujas características limitam-se à (1) a capacidade de fazer transferências sem um intermediário e sem limitação geográfica, (2) finalidade de liquidação, (3) custos de transação mais baixos em comparação com outras formas de pagamento e (4) a capacidade de verificar publicamente transações, não são security e estão além da jurisdição da SEC.
|