Bitcoin Forum
April 19, 2024, 09:20:54 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Informações sobre lançamento de um ICO.  (Read 137 times)
FredericoMarques (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
December 09, 2019, 01:02:53 PM
 #1

Olá amigos, sou novo por aqui.

Tenho uma Empresa de Tecnologia e temos um projeto muito bacana (obviamente não posso abrir "ainda" sobre o que se trata), eu já, inclusive, solicitei algumas patentes referentes a partes do projeto e gostaria de saber qual a melhor maneira de criar uma ICO.

Tenho lido muitos artigos e feito alguns cursos sobre o assunto e gostaria da opinião de vocês sobre alguns aspectos que me deixam em dúvida:
- Eu pretendo rodar meu projeto em cima de uma rede Blockchain, com relação a segurança, é melhor utilizar uma rede Blockchain privada ou posso utilizar uma rede mista, aonde a privada fica responsável pela mineração e os nós públicos somente para o transacional (envio e recebcimento)?
- O projeto coexiste com subprojetos e todos eles podem ser (ou não) baseados na tecnologia Blockchain, pensando no modelo de Rede Ethereum, com contratos inteligentes, uma vez que uma transação é realizada (por exemplo, eu posto uma foto e permito que fulano tenha acesso a ela), eu posso posteriormente revogar esse acesso (como? já deixo uma regra criada no contrato? ou emito um contrato posterior revogando o acesso?)?
- O conceito de PRE-ICO necessita do WHITEPAPER completo ou ao longo do projeto, posso melhorar esse documento?
- Existe a possibilidade e é viável de se criar múltiplas redes blockchain, uma para cada parte do projeto e integrá-las em algum ponto ou de alguma maneira? Ou crio somente uma com todos os produtos pertencentes ao projeto?
- Com relação aos tokens, como saber a quantidade total que a moeda criptográfica que vamos lançar e utilizar atrelada ao nosso projeto seria o suficiente?

Agradeço desde já a atenção de todos e a ajuda.

Fiquem com Deus.
1713561654
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713561654

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713561654
Reply with quote  #2

1713561654
Report to moderator
1713561654
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713561654

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713561654
Reply with quote  #2

1713561654
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1713561654
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713561654

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713561654
Reply with quote  #2

1713561654
Report to moderator
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
December 09, 2019, 03:17:25 PM
 #2

Olá amigos, sou novo por aqui.

Tenho uma Empresa de Tecnologia e temos um projeto muito bacana (obviamente não posso abrir "ainda" sobre o que se trata), eu já, inclusive, solicitei algumas patentes referentes a partes do projeto e gostaria de saber qual a melhor maneira de criar uma ICO.

Tenho lido muitos artigos e feito alguns cursos sobre o assunto e gostaria da opinião de vocês sobre alguns aspectos que me deixam em dúvida:
- Eu pretendo rodar meu projeto em cima de uma rede Blockchain, com relação a segurança, é melhor utilizar uma rede Blockchain privada ou posso utilizar uma rede mista, aonde a privada fica responsável pela mineração e os nós públicos somente para o transacional (envio e recebcimento)?
- O projeto coexiste com subprojetos e todos eles podem ser (ou não) baseados na tecnologia Blockchain, pensando no modelo de Rede Ethereum, com contratos inteligentes, uma vez que uma transação é realizada (por exemplo, eu posto uma foto e permito que fulano tenha acesso a ela), eu posso posteriormente revogar esse acesso (como? já deixo uma regra criada no contrato? ou emito um contrato posterior revogando o acesso?)?
- O conceito de PRE-ICO necessita do WHITEPAPER completo ou ao longo do projeto, posso melhorar esse documento?
- Existe a possibilidade e é viável de se criar múltiplas redes blockchain, uma para cada parte do projeto e integrá-las em algum ponto ou de alguma maneira? Ou crio somente uma com todos os produtos pertencentes ao projeto?
- Com relação aos tokens, como saber a quantidade total que a moeda criptográfica que vamos lançar e utilizar atrelada ao nosso projeto seria o suficiente?

Agradeço desde já a atenção de todos e a ajuda.

Fiquem com Deus.

Eu diria que a moda das ICOs já passou há uns 2 anos, depois do mundo de projetos que não foram entregues, a galera foi percebendo que não valia muito a pena investir em pessoas desconhecidas que possuiam somente uma ideia cheia de planos mirabolantes. Muitas pessoas agora começam o projeto com dinheiro próprio e vão atrás de investimento depois que já possuirem algo para dar em troca. Mas deixando isso de lado, se a ideia for realmente criar uma ICO, vamos responder:

-Geralmente, uma blockchain é vista com melhor olhos se for descentralizada, ou seja, você não interferiria em nada. Neste caso que você falou, pelo que eu entendi, não faria muita diferença utilizar uma blockchain ou um banco de dados normal mesmo.
-Em uma ICO você tem que apresentar o seu projeto da forma mais clara possível, porque você quer que pessoas que não saibam quem você é te deem o dinheiro delas, então em uma Pré-ICO quanto mais informações puder fornecer sobre seu projeto, melhor será.
-É possível sim integrar diferentes blockchain.
-Não tem um número exato, vai mesmo de cada desenvolvedor estipular um número, como as criptos possuem 8 casas decimais o número total não faz muita diferença... Fica ali em torno de 21 milhões e 200 milhões de moedas, geralmente é isso.
cryptobaboon
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1498
Merit: 556



View Profile
December 09, 2019, 04:15:37 PM
Last edit: December 11, 2019, 03:50:54 PM by cryptobaboon
Merited by alegotardo (1)
 #3

Olá amigos, sou novo por aqui.

Tenho uma Empresa de Tecnologia e temos um projeto muito bacana (obviamente não posso abrir "ainda" sobre o que se trata), eu já, inclusive, solicitei algumas patentes referentes a partes do projeto e gostaria de saber qual a melhor maneira de criar uma ICO.

Tenho lido muitos artigos e feito alguns cursos sobre o assunto e gostaria da opinião de vocês sobre alguns aspectos que me deixam em dúvida:

(...)

Agradeço desde já a atenção de todos e a ajuda.

Fiquem com Deus.
Olá, Frederico, seja bem-vindo!

Sobre os seus questionamentos:

1) Eu pretendo rodar meu projeto em cima de uma rede Blockchain, com relação a segurança, é melhor utilizar uma rede Blockchain privada ou posso utilizar uma rede mista, aonde a privada fica responsável pela mineração e os nós públicos somente para o transacional (envio e recebcimento)?
R.:
Tudo dependerá da proposta do projeto e o nível de privacidade e segurança esperados/necessários. Usualmente ambientes corporativos, até por políticas internas, determinam que a validação de informaçÕes sensíveis sejam realizadas em uma chain privada e o reflexo da tx seja propagado para a pública apenas em um momento posterior e/ou com algum tratamento.

2) O projeto coexiste com subprojetos e todos eles podem ser (ou não) baseados na tecnologia Blockchain, pensando no modelo de Rede Ethereum, com contratos inteligentes, uma vez que uma transação é realizada (por exemplo, eu posto uma foto e permito que fulano tenha acesso a ela), eu posso posteriormente revogar esse acesso (como? já deixo uma regra criada no contrato? ou emito um contrato posterior revogando o acesso?)?
R.:
Pensando em um conceito que aplique uma solução como essa a revogação deve estar atrelada a uma flag a ser definida por um estado ou retrieve de algum dado. Imaginando que você estaria vinculando o acesso a um determinado usuário, a menos que você queira elencá-lo a uma carteira na rede do Ethereum - e, sob um estado dela, validá-lo por lá - você terá ainda um centralizado off-chain que delegaria o acesso baseado em um estado que você determina neste DB.

3) O conceito de PRE-ICO necessita do WHITEPAPER completo ou ao longo do projeto, posso melhorar esse documento?
R.:
Antes de seguir com o conceito de ICO ou pré-ICO é importantíssimo entender que o mundo de 2019 (quase 2020) já não é mais o mundo de 2017, quando tivemos o boom desta modalidade de financiamento. Isso ocorre porque temos uma série de restrições, seja pela SEC ou organizações locais (no Brasil, a CVM), para dificultar - e muitas vezes bloquear/impedir - qualquer frente neste sentido. Eu indicaria, como leitura obrigatória antes da tomada de qualquer decisão, uma nota e um artigo da própria CVM a respeito do tópico:

http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2017/20171011-1.html
http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2017/20171116-1.html

Note que os artigos datam de 2017 e tivemos alguns avanços neste interim, como algumas empresas já registrando suas ofertas. Posso até estar errado, mas ainda vejo esta frente extremamente embrionária e burocrática por essas bandas...

Retornando ao ponto-chave do questionamento, a idéia da pré-ICO é dar uma base para todo o processo da ICO que viria em seguida, logicamente com uma provisionamento mais atrativo, afinal, early adopters tendem a enfrentar mais riscos e, portanto, receber maiores retornos. Partindo dessa premissa, normalmente os whitepapers na época de financiamento prévio não são tão completos quanto os utilizados na ICO per se, mas certamente quanto mais informações forem ali incluídas, possivelmente maior a probabilidade de fomentar a vontade do investidor em tomar o risco. Como sabemos, antes bastavam algumas confabulações em um papel de pão para já captar milhões... a comunidade ficou um pouco mais exigente - ou não, vide abaixo.

Deixo, ainda, minha opinião pessoal: tente optar pelo modelo de IEO, ou Initial Exchange Offering que desempenha o mesmo papel da ICO, porém, gerenciado por uma Exchange que, normalmente, após seu encerramento inclui alguns pares de negociação do token, dando liquidez praticamente imediata a seus investidores. Para esse formato, no entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração:

- Apesar de pouco menos de 1 ano desde o real boom, assim como a ICO, ele também perdeu força - até já seguindo a mesma força negativa proveniente de tantos projetos fraudulentos;
- Logicamente, a utilização da plataforma (e, mais do que isso, credibilidade) de uma Exchange demanda um custo que usualmente está atrelado a valores correntes e/ou futuros (parte do supply - leve-os em consideração quando na estipulação do token economics);
- A liquidez imediata não necessariamente traz sucesso ao projeto, na verdade, este pode ser um impulsionador negativo que em muitos momentos também se agarra ao mercado. Como sabemos, baleias podem tentar manipular o mercado ao seu favor e derrubar valores em questões de segundos... em negociações de pares recentes isso é ainda mais evidente, visto que menores fluxos são mais facilmente guiados. Uma queda muito abrupta dos valores pode afastar novos investidores e, pior, acabar com o provisionamento para desenvolvimento/operação do projeto.


4) Existe a possibilidade e é viável de se criar múltiplas redes blockchain, uma para cada parte do projeto e integrá-las em algum ponto ou de alguma maneira? Ou crio somente uma com todos os produtos pertencentes ao projeto?
R.:
Entra no mesmo ponto do primeiro questionamento, tudo vai depender do escopo do projeto e como pretende implementá-lo. Se você pensa em uma solução multi-chain, lembre-se que a performance entre elas poderá (e naturalmente irá) variar, o que pode impactar diretamente a maneira como você tinha definido originalmente a proposta.

Se você pensa em diversificar justamente buscando uma descentralização até nas tecnologias implementadas, minha indicação era de seguir nas plataformas consolidadas para o core ou boa parte do projeto e seguir com os braços menores com as de menor expressão - que poderão tomar um corpo digno de receber um foco maior no futuro (espaço para isso o mercado está mostrando que tem!).

5) Com relação aos tokens, como saber a quantidade total que a moeda criptográfica que vamos lançar e utilizar atrelada ao nosso projeto seria o suficiente?
R.:
Esse modelo é chamado de token economics (economia do token). A idéia aqui é definir o papel da moeda/token circulante em sua solução, identificando as reais proporções e de que forma serão manipuladas a curto, médio e longo termo - criando, é claro, um incentivo para sua utilização e mantenimento - fazendo com que a máquina funcione de uma maneira sustentável (também na perspectiva-empresa).

Penso, também, que essa composição deve levar em consideração o que você entende pelo valuation da sua companhia/projeto e como ele se refletiria em cenários hipotéticos de absorção de preços pelo mercado no momento que tiver de decidir que valor utilizar nas rodadas de financiamento.

Para dar uma idéia mais objetiva de como pode ser o conteúdo, encontrei alguns artigos que podem te auxiliar:

https://hackernoon.com/designing-a-token-economy-how-to-choose-an-economic-goal-224b2643576a
https://hackernoon.com/token-economics-2-comparison-review-of-token-economy-8759dd70783
https://portaldobitcoin.com/nick-evdokimov-expert-de-blockchain-detalha-economia-de-tokens/
https://academy.bit2me.com/que-es-tokenomics-economia-tokens/

Indico, ainda, uma boa conferida nos exemplos de outros projetos - certamente terás inspiração o suficiente para ter um melhor entendimento das boas e más escolhas na criação da metologia de distribuição... principalmente tendo exemplos de começo e meio (e fim, em alguns na maior parte) deles.

Esta é, com certeza, uma das etapas mais importante na composição da estratégia. Todos os pontos podem ser um agravante para um insucesso nessas frentes, mas ter uma estrutura bem composta neste sentido te privará de situações mais complicadas como a queima e swap desnecessários de unidades (a menos que previamente especificadas/programadas e parte de composição da logística da economia) ou a insustentabilidade financeira da equipe que o opera.


No mais, boa sorte na concepção e desenvolvimento desta idéia! Precisamos de mais projetos íntegros que venham a realmente agregar algo de valia à comunidade cripto... se edificados por aqui, melhor ainda! Smiley
Alveus
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 896
Merit: 221


View Profile
December 09, 2019, 05:17:54 PM
 #4

- O projeto coexiste com subprojetos e todos eles podem ser (ou não) baseados na tecnologia Blockchain, pensando no modelo de Rede Ethereum, com contratos inteligentes, uma vez que uma transação é realizada (por exemplo, eu posto uma foto e permito que fulano tenha acesso a ela), eu posso posteriormente revogar esse acesso (como? já deixo uma regra criada no contrato? ou emito um contrato posterior revogando o acesso?)?
Dependendo de como for feito o contrato apenas com uma assinatura feito pelo ower é possível realizar um revogamento do acesso da foto que, anteriormente, havia sido concedida para outra pessoa. Além disso, a transferência da titularidade do ativo, poderia ser realizado na blockchain, enquanto que a disponibilidade do acesso para um terceiro poderia ser feito offchain.

Quote
- Eu pretendo rodar meu projeto em cima de uma rede Blockchain, com relação a segurança, é melhor utilizar uma rede Blockchain privada ou posso utilizar uma rede mista, aonde a privada fica responsável pela mineração e os nós públicos somente para o transacional (envio e recebcimento)?
Uma blockchain pública é mais bem vista pela comunidade.

Quote
- O conceito de PRE-ICO necessita do WHITEPAPER completo ou ao longo do projeto, posso melhorar esse documento?
Pode  melhora o whitepaper ao longo do projeto, o contrário não é recomendável que aconteça.

Quote
- Existe a possibilidade e é viável de se criar múltiplas redes blockchain, uma para cada parte do projeto e integrá-las em algum ponto ou de alguma maneira? Ou crio somente uma com todos os produtos pertencentes ao projeto?
Se necessário pode ser criadas outras "layers", camadas, na blockchain - não é necessário rodar tudo em uma única blockchain.

Quote
- Com relação aos tokens, como saber a quantidade total que a moeda criptográfica que vamos lançar e utilizar atrelada ao nosso projeto seria o suficiente?

Algumas centenas de milhões é um bom número, caso um dia o token fique caro para o patamar do supply é possível utilizar frações, decimais, do token/moeda. E se ficar muito barato pode ser feito uma queima "burn" de parte do excesso.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!