Lembrando que NFC não é só smartphone. Todo cartão que está saindo hoje em dia está vindo com o sistema de pagamento por aproximação. Eu inclusive acho que a Mastercard está obrigando os bancos à disponibilizarem cartões com aproximação à seus clientes.
A realidade é que com a tendência mobile, os
wearable gadgets (ou gadgets "vestíveis") estão se tornando uma tendência sem retorno. Esta mesma tag utilizada em um equipamento, em breve se tratará de um chip sub-cutâneo que desempenhará até mais funções do que as simples apresentadas hoje.
O barateamento da tecnologia era a principal barreira que estava sendo sustentada até então. Presente apenas nos equipamentos high end, ela já está contida até em celulares e dispositivos de baixíssimo custo agora (abaixo dos US$50) e conhecendo esse mercado de perto, estou certo de que a tendência é de continuar seguindo nesta linha. Como estamos falando de uma tecnologia em massa (como é a caso da IoT), seu sucesso está diretamente atrelado ao seu custo de implementação.
Quem optar por uma maquininha sem essa característica, logo logo ficará parada no tempo.