Se eu envio de X para Y, não há transfêrencia de ETH no processo portanto não é possível nem mesmo taxar uma porcentagem em cima. Da mesma forma, eu poderia muito bem criar um contrato que realiza o passo do envio do NFT e pagamento em 2 transações distintas.
O que pode acontecer é uma entidade centralizada realizar um tipo de bloqueio contra aqueles que estão burlando a taxa, mas isso acaba sendo algo "feio" devido à natureza descentralizada dos NFTs, além de abrir a possibilidade de falsos positivos.
É por isso, que acho, que os royalties no seu pleno sentido não funcionam num mercado descentralizado. Antes baseia-se na boa vontade e consciência por parte do detentor do NFT.
Se for alguém que valoriza o projeto, alinha na ideia dos royalties. Se for alguém que apenas quer lucro, e pouco lhe importa o projeto, vai procurar todas as vias para evitar pagar royalties.
Mas agora uma ideia que me ocorreu: ser o próprio protocolo a lidar com os royalites?
Ou seja, em vez do Etherium queimar as taxas pagas nas transações, direcionar essas taxas para os criadores de projetos?
Bem aqui, era depois toda a malta a criar NFTs para ganhar algum valor da taxa.