Eu acredito que o problema de usar uma hardware wallet em segunda mão, nem é tanto o facto de ela poder ter sido hackeda, mas sim o facto de a pessoa que comprou ser muito inexperiente e não garantir que o reset foi feito corretamente. Então, o antigo dono pode continuar a ter acesso a carteira, por ter a respetiva seed.
Por isso, cabe ao comprador garantir que faz as recomendações relativamente a compra deste tipo de dispositivo em segunda mão.
Pessoalmente, não sou fã de comprar componentes eletrónicos, em geral, em segunda mão, mas isso sou eu.
EU criei o tópico pq estava com medo das softwallets kkkkk imagina então das hardwallets
a ledger que comprei usasdinha no olx tem na parte de metal o nome Kriptobr
-sabendo que o app da Ledger testa a veracidade do dispositivo
-e que ele tem um chip ARM com o sistema que gera as seeds com base no bip39 e depois ele grava no chip de segurança (que não achei datasheet nem nada do mesmo)
1 - eu abri a princesa pra comparar os chips e a placa com as do site da ledger
https://support.ledger.com/hc/pt-br/articles/4404382029329-Verificar-a-integridade-do-hardware?support=true 2 - eu resetei com a senha dele e criei uma carteira nova com a Ledger plugada no celular usando um OTG.
3 - eu peguei essa carteira nova e abri ela no Electrum do pc, comparei os endereços de legado e segwit, ou seja, abri duas carteira escrevendo as 24 duas vezes
4 - eu criei outra carteira no electrum para usar um dispositivo de hardware e comparei de novo os endereços 2x
5 - eu resetei de novo errando as senha de proposito, e logando novamente na ledger com essas 24 seeds e novamente comparando os endereços
6 - feito tudo isso, resetei-a sei lá, umas 7 vez kkk e criei uma nova careteira com a passphrase e testei tudo de novo na electrum e resetando mais uma vez e restaurando de novo e boom
mandei tudo que tenho em btc pra lá, uns 250 real kkkkk mas mesmo se fosse uma nova, eu faria tudo isso de novo pq sempre estou com 1 pé e meio atrás kkkkk
comprando na ledger hj tem um cashback de 20 doletas mas não tenho 540 real pra comprar a plus muito menos a x, CONTINUO ACEITANDO DOAÇÕES