Bitcoin Forum
May 14, 2024, 06:11:08 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: Update do Google Authenticator e os seus possiveis riscos  (Read 178 times)
darkv0rt3x
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 658


I rather die on my feet than to live on my knees


View Profile
May 25, 2023, 02:36:51 PM
 #21

Outra cena interessante neste capítulo é o Bitwarden. Um password manager que uso mas que também descoberta uma "falha de segurança" que pode comprometer a encriptação dos nossos dados na app. Pus "falha de segurança" entre aspas porque não é propriamente uma falha no source code ou algo do género. É um setting que vem por defeito com um valor muito baixo para um password manager de topo. Esse setting é o número de iterações recomendado pela OWASP de 310000 desde 2021 e o Bitwarde vem com apenas 100000 por defeito (KDF iterations).
https://1password.community/discussion/136293/1p-pbkdf2-iterations-are-less-than-recommended-by-owasp-please-do-better
https://bitwarden.com/help/what-encryption-is-used/

Eita!
Que dica valiosa, muito obrigado!

Eu fui verificar e de fato estava com a configuração de Iterações KDF em 100.000 então aumentie para 310.000 que você recomendou aí.
Antes eu fiz aquele backup de segurança (vai saber né... seu eu perco aquilo tô ferrado, meu último backup era bem antigo) e aí aumentei para 150.000 porque no segundo link eles recomendavam ir subindo aos poucos de 50k em 50k e testando em todos os dispositivos, mas como eu tenho ainda a verificação de 2FA do Google Autenticator, isso seria um tormento... coloquei logo os 310.000 e ainda ficou rapidão o processo de login no PC, Notebook e também celular.

Detalhe que é super trívial mudar isso. Eu também uso o Bitwarden e alterei os algoritimos de encriptação da minha chave para Argon2id com 4 iterações, 5 paralelos, e 96 MB de memória; tudo acima do recomendado. Dá para sentir a tristeza que um brute forcer iria sentir ao logar eu mesmo... tem um delay de uns 2 segundos antes da validação. Agora imagina alguém tentando milhões de combinações? rsrsrs.

Que absurdo! Pra que tudo isso? O que de tão crítico tu esconde aí?
Só espero que a sua senha mestra que mistura números, letras e símbolos não seja kwerty@123 Cheesy
Vai saber... as vezes as pessoas que são mais doidas da cabeça compensam deixam o trabalho todo pro computador.

Há gente paranoica para tudo. Eu próprio me considero paranoico demais para o que tenho a esconder, que é pouco ou nada. Mas aqui a questão pode até passar apenas por "bons hábitos" e isso não é preciso termos algo a esconder para os praticar.
Eu estou a trabalhar numa solução pessoal para conseguir guardar addresses de Bitcoin e as respectivas PKs em eeproms. Eu sei que há já soluções melhores e que me podia evitar a este trabalho, mas para além de ser uma coisa que eu gosto de fazer, é também um processo de aprendizagem que pode servir no futuro para outros projectos.

Estou também, a nível pessoal, a tentar desenvolver um pequeno script para criar uma VM encriptada, montá-la no PC e depois abri-la e guardar lá também informação minha importante. Esta solução pode servir para quem não tenha um PC velho para usar como "air gapped" device para assinar transacções e guardar info importante. O que estou a desenvolver não é nada de grande complexidade até porque a minha experiência como programador não é assim tão vasta que me permita desenvolver coisas muito avançadas. Mas é mais importante conhecermos bem aquilo que estamos a usar e ser uma cena simples que estarmos a usar algo muito complexo, não conhecermos 80% do que as opções fazem e acabarmos com sistemas menos seguros que outros mais simples!

Bitcoin is energy. Bitcoin is freedom
I rather die on my feet than living on my knees!
1715667068
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715667068

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715667068
Reply with quote  #2

1715667068
Report to moderator
1715667068
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715667068

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715667068
Reply with quote  #2

1715667068
Report to moderator
1715667068
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715667068

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715667068
Reply with quote  #2

1715667068
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715667068
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715667068

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715667068
Reply with quote  #2

1715667068
Report to moderator
1715667068
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715667068

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715667068
Reply with quote  #2

1715667068
Report to moderator
1715667068
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715667068

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715667068
Reply with quote  #2

1715667068
Report to moderator
Lucasgabd
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 1119


There's no need to be upset


View Profile
May 25, 2023, 02:45:52 PM
 #22

bom palpite mas não é o caso
já tive esse problema antes mas na verdade é outra coisa

mesmo código de recuperação em dois aparelhos diferentes no mesmo horário gerando códigos de 6 dígitos diferentes

ninguém mais teve isso?
Se o código (para inserir o 2FA) realmente é o mesmo, então o único problema possível é que um dos dispositivos está dessincronizado (hora errada). O protocolo do TOTP, aquele 2FA de códigos aparecendo à cada X segundos, só tem duas váriaveis: hora + código.

a única possibilidade que vejo então é que coloquei algo errado no código, a coisa doida é que já aconteceu mais de uma vez

não sei, acho que com novos 2fa vou começar a já testar o backup logo que faço, em mais de um aparelho



não sabia o que eram eeproms do comentário do @darkv0rt3x então fui pesquisar
se alguém mais se interessar:
https://pt.wikipedia.org/wiki/EEPROM

.
.DuelbitsSPORTS.
▄▄▄███████▄▄▄
▄▄█████████████████▄▄
▄██████████████████████▄
██████████████████████████
███████████████████████████
██████████████████████████████
██████████████████████████████
█████████████████████████████
███████████████████████████
█████████████████████████
▀████████████████████████
▀▀███████████████████
██████████████████████████████
██
██
██
██

██
██
██
██

██
██
██
████████▄▄▄▄██▄▄▄██
███▄█▀▄▄▀███▄█████
█████████████▀▀▀██
██▀ ▀██████████████████
███▄███████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
▀█████████████████████▀
▀▀███████████████▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
OFFICIAL EUROPEAN
BETTING PARTNER OF
ASTON VILLA FC
██
██
██
██

██
██
██
██

██
██
██
10%   CASHBACK   
          100%   MULTICHARGER   
darkv0rt3x
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 658


I rather die on my feet than to live on my knees


View Profile
May 26, 2023, 08:48:23 AM
 #23

bom palpite mas não é o caso
já tive esse problema antes mas na verdade é outra coisa

mesmo código de recuperação em dois aparelhos diferentes no mesmo horário gerando códigos de 6 dígitos diferentes

ninguém mais teve isso?
Se o código (para inserir o 2FA) realmente é o mesmo, então o único problema possível é que um dos dispositivos está dessincronizado (hora errada). O protocolo do TOTP, aquele 2FA de códigos aparecendo à cada X segundos, só tem duas váriaveis: hora + código.

a única possibilidade que vejo então é que coloquei algo errado no código, a coisa doida é que já aconteceu mais de uma vez

não sei, acho que com novos 2fa vou começar a já testar o backup logo que faço, em mais de um aparelho



não sabia o que eram eeproms do comentário do @darkv0rt3x então fui pesquisar
se alguém mais se interessar:
https://pt.wikipedia.org/wiki/EEPROM

Yeah, normalmente a cena dos 2FA é uma questão de timing. Eu por exemplo, com o Authy, se tentar usar um código mesmo no fim do tempo, ele não aceita. Acho que também tem ali uma pequena margem de erro no fim dos tempos de cada código.

Quanto às EEPROMs, sim, são pequenos dispositivos electrónicos para guardar dados! Claro que  não é a melhor solução, aliás, longe disso, mas estou a fazê-lo mais por uma questão de aprendizagem!

Bitcoin is energy. Bitcoin is freedom
I rather die on my feet than living on my knees!
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!