Tem que abrir uma firma(ser pessoa juridica) e contratar uma empresa especializada em importações. A legislação que rege as importações é bem complicada. Para você obter essa isenção da resolução da Gecex(um departamento da Câmara de Comercio Exterior) tem vários procedimentos a serem seguidos. Tem até uma audiência pública com fabricantes nacionais para saber se realmente não tem produto similar fabricado no Brasil. Então, o gasto total não compensa para quem é um pequeno empresário.
Uma vez eu fui atrás pra saber como funcionava as importações, se era fácil, difícil, se tinha muita burocracia, e me deparei com isso mesmo.
Eu pensava que poderia ser algo como: ter um CNPJ obviamente, comprar do fornecedor de outro país, com NF é claro, pagar o frete devido e pronto. Isso para produtos sem imposto.
Mas parece que tem umas pegadinhas aí, precisa mais ou menos isso que você falou, acho que tem que pagar despachantes também no porto/aeroporto, pagar mais algumas taxas, se seu produto demorar pra ser fiscalizado e liberado você tem que pagar estadia dos seus produtos/conteiner (por isso tem que pagar despachante, pra ir mais rápido).
Não é nada amigável, num nível pequeno nem compensa mesmo