Julgo que não chegamos a falar disto aqui (não me recordo de tal). Mas o grupo de luxo Prada, em conjunto LVMH e a Cartier, criaram em conjunto uma blockchain dedicada as marcas de luxo e como auxiliar para prevenir as falsificações. Esta blockchain foi criada a cerca de 1 ano.
No comunicado da Prada podemos ler:
Lorenzo Bertelli, Prada Group Head of Marketing & Head of Corporate Social Responsibility: “In an incredible journey together with our luxury partners and in a trustful collaboration never seen before in our sector, we have created an exceptional and innovative project aiming to put our customers at the very center creating major values to them through a sustainable authentication system which will unlock future possibilities”.
Site do projeto:
https://auraluxuryblockchain.com/Que efeitos isso está a ter desde a criação desta blockchain?
Um artigo recente da Bloomberg Linea, mostra a experiencia da editora Anna Irrera, onde podemos ler:
Eu havia comprado a bolsa recentemente, e um pequeno cartão branco estava escondido em um bolso. No pedaço de fibra 100% reciclada estava escrito: "O certificado deste produto autêntico da Prada foi carregado na plataforma do Consórcio Blockchain Aura para registrar e garantir sua integridade."
Ao longo da noticia, é mencionado com já foram registado na plataforma mais de 600 mil artigos. Todos esses artigos, vem com um chip NFC (ou QR Code) que permite abrir o site com a autenticidade do produto. No site, é ainda possível obter as informações mais detalhadas do artigo, como local de fabrico e materiais usados.
Vocês acham que realmente esta pode ser uma boa solução contra as falsificações?