Bitcoin Forum
May 12, 2024, 05:40:18 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Hash Price vs Miner Revenue: segurança, recompensa e queda no custo da mineração  (Read 30 times)
Disruptivas (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1330
Merit: 1460



View Profile
September 30, 2023, 11:43:36 AM
Merited by tg88 (1), Loganota (1)
 #1

Essa semana me deparei com um gráfico que achei lindissimo:



Basicamente é um gráfico que mostra o preço do hash em BTC e em USD e o histórico da receita que os minerações fazem ao longo do tempo em BTC e em USD

Pontos de destaque:

- A recompensa em BTC caiu drasticamente enquanto a recompensa em USD escalou bastante.
- Mas o que mais me surpreendeu e eu não tinha isso claro - mas talvez por falta de noçaõ minha mesmo - foi que o preço do hash caiu drasticamente. Como as ASICs lançadas sempre são cada vez mais caras, tinha a impressão de aumento desse preço. Mas é barateamento do hash em si e não do ''hash necessário'' pra fazer o que se fazia antes, né?

█████████████████████████
██
█████▀▀███████▀▀███████
█████▀░░▄███████▄░░▀█████
██▀░░██████▀░▀████░░▀██
██▀░░▀▀▀████████████░░▀██
██░░█▄████▀▀███▀█████░░██
██░░███▄▄███████▀▀███░░██
██░░█████████████████░░██
██▄░░████▄▄██████▄▄█░░▄██
██▄░░██████▄░░████░░▄██
█████▄░░▀███▌░░▐▀░░▄█████
███████▄▄███████▄▄███████
█████████████████████████
.
.ROOBET 2.0..██████.IIIIIFASTER & SLEEKER.██████.
|

█▄█
▀█▀
████▄▄██████▄▄████
█▄███▀█░░█████░░█▀███▄█
▀█▄▄░▐█████████▌▄▄█▀
██▄▄█████████▄▄████▌
██████▄▄████████
█▀▀████████████████
██████
█████████████
██
█▀▀██████████████
▀▀▀███████████▀▀▀▀
|.
    PLAY NOW    
1715535618
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715535618

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715535618
Reply with quote  #2

1715535618
Report to moderator
1715535618
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715535618

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715535618
Reply with quote  #2

1715535618
Report to moderator
1715535618
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715535618

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715535618
Reply with quote  #2

1715535618
Report to moderator
Make sure you back up your wallet regularly! Unlike a bank account, nobody can help you if you lose access to your BTC.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2380
Merit: 1407


View Profile
September 30, 2023, 12:00:34 PM
 #2

- A recompensa em BTC caiu drasticamente enquanto a recompensa em USD escalou bastante.
- Mas o que mais me surpreendeu e eu não tinha isso claro - mas talvez por falta de noçaõ minha mesmo - foi que o preço do hash caiu drasticamente. Como as ASICs lançadas sempre são cada vez mais caras, tinha a impressão de aumento desse preço. Mas é barateamento do hash em si e não do ''hash necessário'' pra fazer o que se fazia antes, né?

Bem interessante o gráfico, espero que ele continue se comportando assim no próximo halving e próximos anos.
No caso dos preços o gráfico se refere ao custo de aquisição de 1 Exahash, que é o equivalente a 1 quintilhão de hashes por segundo. Atualmente as ASIC estão produzindo individualmente algo em torno de 140 T/hs (trilhões de hashes por segundo).

Fazendo uma conta 1 exahash é igual a 1000000 T/hs então hoje para atingir 1 exahash precisaríamos de 7142 Antminer S19 XP. Então quanto mais eficiente as maquinas ficam teoricamente vai se tornando mais barato comprar 1 exahash.
Loganota
Hero Member
*****
Online Online

Activity: 1778
Merit: 882


View Profile
September 30, 2023, 03:06:14 PM
 #3

- A recompensa em BTC caiu drasticamente enquanto a recompensa em USD escalou bastante.
- Mas o que mais me surpreendeu e eu não tinha isso claro - mas talvez por falta de noçaõ minha mesmo - foi que o preço do hash caiu drasticamente. Como as ASICs lançadas sempre são cada vez mais caras, tinha a impressão de aumento desse preço. Mas é barateamento do hash em si e não do ''hash necessário'' pra fazer o que se fazia antes, né?

Acho que esses dois pontos eram esperados. O primeiro é que o valor em USD "precisa" aumentar pra acompanhar pelo menos o gasto em energia que é usado para a mineração. Como a recompensa cai pela metade a cada 4 anos, há pelo menos o planejamento que o valor do BTC irá pelo menos dobrar para compensar os custos em energia. Logicamente não é simples assim porque o preço poderia ficar estável e o hashrate da rede diminuir pra acompanhar (gente parando de minerar) mas não é isso que acontece.

O segundo ponto é a eficiência das novas máquinas mineradoras que está sempre aumentando com o tempo. Cada vez os caras conseguem aprimorar mais essas máquinas, então o custo pra fazer o cálculo dos hashs vai diminuindo com o tempo.

Mas o gráfico é bem legal, obrigado por compartilhar  Grin
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!