Sim, mas nesse campo, entra a questão geográfica e histórica.
Todas as invasões que a Rússia sofreu ao longo da sua historia, vindas da Europa, vieram pela Ucrânia. E porque? Porque aquilo é uma planície enorme. Uma verdadeira "auto estrada" para que tudo passe por ali até a Rússia. Ou seja, com essas ideias imperialistas, ver uma possível aproximação do "inimigo numero um", geram receios de possível invasão.
No caso da Finlândia, o pedido de entrada na NATO só surgiu depois da guerra ter começado e de algumas ameaças feitas. Depois o processo fui tão rápido que acabou por impedir uma reação russa, além de eles estarem entretidos na Ucrânia. Por outro lado, estrategicamente para a geopolítica, a Ucrânia é muito mais interessante que a Finlândia.
Enfim... eu não apoio ninguém!, apenas estou apresentar um enquadramento para os acontecimentos. E na verdade, metade do que realmente se passa, nós não sabemos e provavelmente nunca ficaremos a saber.
Por isso eu nem opino muito nesses assuntos. Entendo que o assunto é complexo, antigo, tem história, sei que não tenho o background necessário para opinar de forma factualmente verdadeira e fico de fora. No máximo digo ali que esse monte de morte é ruim, pois obviamente é (
).
Suspeito muito de quem é mestre de todos os assuntos. Na internet é só o que tem, no Twitter(X) nem se fala...
Crise no país X? Tem uma opinião forte sobre.
Guerra no continente Y? Outra opinião forte.