Quando lançaram a solução, eu demorei uns dias pra baixar. Talvez ocorra algo no futuro e vejamos que não era uma boa ideia. Mas eu acho que é uma iniciativa válida e uma resposta AO IMENSO números de furtos e roubos que vemos todos os dias. Eu li as críticas de cada um e conheço as soluções de pasta oculta (xiaomi) e pasta segura (samsung) e tenho senhas escrotas em tudo. Mas mesmo assim, achei uma solução interessante.
Acho que a melhor maneira de fazer esse combate ao roubo, é todos os operadores bloquearem via IMEI o equipamento. Nesse sentido, deixa de ser viável roubar para revender, visto que ninguém mais vai conseguir usar ele no Brasil.
Numa perspectiva mais avançada, só com o recurso a uma app que realmente inviabiliza-se o uso do equipamento por completo. Mas, algo que duvido que exista, pelo menos para os utilizadores comuns.
aí sabe o que o ladrão faz? vende mais barato para alguém que vai desmontar e vender as peças
por incrível que pareça aqui o jogo é assim
bloquear o IMEI ajuda a combater o problema, sem dúvidas, mas tá longe de ser a solução mágica de todos os problemas.
Acho que a melhor maneira de fazer esse combate ao roubo,
Ainda penso que a melhor maneira de combater o roubo é uma policia mais efetiva. Com mais policiamento ostensivo e preventivo e também aumentar o combate aos receptadores. Aumentar a pena para a receptação de aparelhos roubados. É ridícula a pena imposta por receptação no Brasil.
por curiosidade fui perguntar pro GPT
A pena para o crime de receptação no Brasil é estabelecida pelo Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei nº 2.848/1940). A receptação ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta produto de crime, sabendo ser este produto de origem criminosa.
As penas para receptação variam conforme a gravidade do delito e podem incluir detenção e multa. As principais modalidades de receptação estão descritas nos artigos 180 e 181 do Código Penal. Vou apresentar um resumo das penas possíveis:
1. **Receptação Simples (Artigo 180):** Pena de detenção de 1 a 4 anos e multa.
2. **Receptação Qualificada (Artigo 180, § 1º):** Pena de reclusão de 3 a 8 anos e multa, quando o crime envolve:
- Produtos de crime contra o patrimônio, ou
- Veículo automotor, peças ou acessórios provenientes de crime.
3. **Receptação Culposa (Artigo 180, § 2º):** Se o agente pratica o crime de forma culposa (sem intenção), a pena é de detenção de 6 meses a 1 ano ou multa.
É importante ressaltar que as penas podem ser aumentadas em determinadas circunstâncias, como quando o crime é praticado de forma habitual (Artigo 180, § 3º). Além disso, a pena pode ser aumentada se a receptação envolver produto de crime hediondo (Artigo 1º da Lei nº 8.072/1990).
Essas informações são baseadas na legislação até a minha última atualização em setembro de 2021. Recomenda-se verificar a legislação mais recente ou consultar um profissional jurídico para obter informações atualizadas sobre penas relacionadas ao crime de receptação.
olha Paredao, não sei bem o que você quer mas pra mim até a pena mais leve (culposa) já é o suficiente para que eu não pense em cometer esse crime nem de longe.
O que falta aqui provavelmente é fiscalização e realmente conseguirem cumprir a lei.
<..>
Sobre o OP, também sou da opinião do @Paredao, brasileiro tem que ter dois celulares.. quem sabe a Ledger explore esse setor e crie carteiras de hardware para bancos.
já existe yubikey, não? imagino que se a conta der suporte tem como usar pelo celular.
Se não me engano em alguns serviços dá pra usar trezor como yubikey também
EDIT: perguntei ao GPT e realmente dá em alguns casos
Em geral, as funções de uma Trezor e de uma YubiKey são diferentes, mas em alguns casos específicos, é possível usar uma Trezor como uma forma de autenticação de dois fatores (2FA) semelhante a uma YubiKey. A Trezor é uma carteira de hardware projetada principalmente para armazenar chaves privadas de criptomoedas de forma segura.
A Trezor Model T, por exemplo, oferece a opção de autenticação de dois fatores usando a funcionalidade FIDO2/WebAuthn. Isso significa que, em serviços online que suportam a autenticação FIDO2, você pode usar sua Trezor Model T como um dispositivo de autenticação de segundo fator. Essa funcionalidade permite que você insira sua Trezor no computador e toque no botão físico para confirmar a autenticação.
No entanto, é fundamental verificar se o serviço online específico suporta autenticação FIDO2 e se é compatível com a Trezor para essa finalidade. Além disso, é recomendável seguir as instruções específicas do serviço e da Trezor para configurar a autenticação de dois fatores.
Lembre-se de que a Trezor foi projetada principalmente para segurança em transações de criptomoedas, e usar qualquer dispositivo para autenticação deve ser feito de maneira consciente e seguindo as práticas recomendadas de segurança.
sobre o começo
nenhuma possibilidade do app ser uma backdoor bizarra do governo e as teorias da conspiração se confirmarem? hahhah
Sem pedir acesso root, backdoor que faz o que? A funcionalidade está no backend, onde é solicitado à ANATEL e bancos pelos bloqueios.
sobre a segunda parte
então.
"bem fácil" é relativo né...
pensando no conhecimento geral de invasão e hacking que um ladrão de rua tem acho improvável acontecer, ainda mais no ios como vc mencionou
na maior parte das vezes acho que o celular é vendido por uma merreca mesmo.
O cara rouba o celular e leva para um lugar onde as pessoas compram para fazer esses esquemas. Não é o ladrão que está ativamente roubando que tem essa tecnica.
boa, mas pq a polícia não consegue descobrir esse "lugar que faz esses esquemas" e usar inteligência para fechá-los ou desestruturá-los?
(meu comentário ingênuo que finge que esses pequenos crimes não são até vantajosos para o estado em termos de manutenção do status quo e do fortalecimento da narrativa de cobrar mais impostos...)