eu concordo que é raro receber 6 mi do nada mas pra quem acompanha o micro de crypto sabe que isso não é impossível.
declarar um airdrop a partir de lucro do que segurava na mainnet está completamente errado, me parece um jeito de inventar uma forma de pagar imposto.
Não tem nada de errado. É tipo um dividendos, mesmo princípio. Exatamente igual um fork... Um airdrop que é derivado do valor que você segurava na mainnet é literalmente um rendimento do seu investimento. Não tem absolutamente nada de errado.
Quem recebeu 6mi "do nada", "apenas" porque tinha 60mi na conta, entra simplesmente como rendimento daqueles 60mi. Daí agora voce paga imposto sobre 66mi em vez de apenas sobre 60.
É tão mais simples do que parece

olha, o povo tá tão perdido que conheço dev que recebe em USDT e ao perguntar pro contador o que fazer o contador falou para "não declarar ainda e esperar mais clareza regulatória" (o que também está errado)
Profissional ruim tem em todo lugar.
Se recebeu em USDT, paga imposto normalmente, bota o valor que recebeu em USD e pague os impostos devidos. O problema será de quem contratou, que provavelmente não declarou. Daí tem que combinar com o patrão pra não perder o emprego.
Acho que o pessoal fica se fazendo de "sonso" pra não pagar imposto. Tudo isso aí acontece no mercado tradicional com ações, FII, etc. E em investimentos internacionais. Basta usar os mesmos princípios.
As regras tb são complicadas e de difícil aplicação no mercado tradicional. Não por isso você consegue dar uma de "joão sem braço" pra se isentar de pagar impostos.
dar uma de joão sem braço provavelmente funciona pra muita gente e por isso continuam fazendo
quer uma solução melhor? (e que nem precisa ser político ou ter sigilo de 100 anos pra fazer?)
abre uma offshore e fatura tudo pela empresa em um paraíso fiscal
Cayman, hong kong, dubai
a galera de web2 que fatura 7 ou 8 dígitos com lançamentos costuma fazer isso
joga o faturamento bruto para fora do Brasil e trás pra nossa amada república das bananas só o dinheiro que vai usar, deixando os milhões lá fora, tudo legal
a única diferença de fazer isso por crypto é que você paga os fees dos advogados e contadores dentro do sistema
na prática é igual