sabotag3x (OP)
Legendary
Activity: 3094
Merit: 3137
♻️ Automatic Exchange
|
Na WEB 2 o domínio foi estabelecido pelas grandes plataformas centralizadas como Google, Facebook e Amazon e outras... cada uma em sua área, e então agora a Web 3 está vindo com a proposta de descentralizar o controle dessas plataformas
Ai você olha os nodes de Ethereum e ta 'tudo' na AWS:  
|
░░░░▄▄████████████▄ ░▄████████████████▀ ▄████████████████▀▄█▄ ▄███████▀▀░░▄███▀▄████▄ ▄██████▀░░░▄███▀░▀██████▄ ██████▀░░▄████▄░░░▀██████ ██████░░▀▀▀▀░▄▄▄▄░░██████ ██████▄░░░▀████▀░░▄██████ ▀██████▄░▄███▀░░░▄██████▀ ▀████▀▄████░░▄▄███████▀ ▀█▀▄████████████████▀ ▄████████████████▀░ ▀████████████▀▀░░░░ | | CCECASH | | | | |
|
|
|
bitmover
Legendary
Activity: 2996
Merit: 7372
Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps
|
<..>
algumas dezenas de milhares de pessoas discordariam disso, usuários ativos da web 3 inclusive em algumas métricas ela supera a web 2 consideravelmente, ticket médio por participante por exemplo. E certamente alguns bilhões não sabem nem que isso existe... vivemos plenamente a web2 Todos esses usuarios a web3 ficam lá 20minutos e passam o resto do dia no twitter na web2  Na WEB 2 o domínio foi estabelecido pelas grandes plataformas centralizadas como Google, Facebook e Amazon e outras... cada uma em sua área, e então agora a Web 3 está vindo com a proposta de descentralizar o controle dessas plataformas
Ai você olha os nodes de Ethereum e ta 'tudo' na AWS:   E ainda tem isso. A web3 roda em cima da web2. A web3 é só um app em cima da web2. Descentralizada até a amazon puxar a tomada  É o que falei. A proxima versão da web será AI, não será blockchain. Blockchain mudou quase nada no comportamento das pessoas no uso da internet
|
|
|
|
l3pox
Legendary
Activity: 3024
Merit: 1276
There's no need to be upset
|
 |
July 11, 2025, 03:24:24 PM |
|
Web1 era basicamente de leitura. Web2 trouxe interatividade. Alegadamente a Web3 traz a descentralização... mas, não é bem assim. A maioria desses projetos são apenas parcialmente descentralizados, os pontos de acesso continuam a ser centralizados, ou seja, a maioria das soluções ainda depende de pontos centrais ou intermediários.
Eu diria que web3 é posse, não descentralização.. também tem Nostr, soluções descentralizadas de DNS, contratos em Solidity, DAOs, mercados de todos os tipos, etc, se quiser ir nessa linha, já funciona.. mas a web1 pra web2 também seguiu sendo "http, html, navegador, TCP/IP" e toda essa tralha de sempre, não mudou a base.. por isso falei do Bitcoin e também do corte de intermediários (claro que existia dinheiro antes com PayPal, mas é muito diferente).. IMO não precisa usar o "bitDNS" para ser web3, até porque essa base de sempre já é ótima. exatamente um dia teremos DNS descentralizado e outras coisas mais, mas como mencionei antes para mim o principal da web 3 é "own" o fato de que seus ativos estão na sua carteira e mesmo se um frontend cair você continua com seus dinheiros, tokens, nfts, o que quer que seja ou tem a possibilidade de continuar usando serviços, o tornado cash mesmo, teve as sanções e não tem mais frontend mas os contratos inteligentes continuam funcionando normalmente pq são imparáveis, isso não existe na web 2. <..>
algumas dezenas de milhares de pessoas discordariam disso, usuários ativos da web 3 inclusive em algumas métricas ela supera a web 2 consideravelmente, ticket médio por participante por exemplo. E certamente alguns bilhões não sabem nem que isso existe... vivemos plenamente a web2 Todos esses usuarios a web3 ficam lá 20minutos e passam o resto do dia no twitter na web2  Na WEB 2 o domínio foi estabelecido pelas grandes plataformas centralizadas como Google, Facebook e Amazon e outras... cada uma em sua área, e então agora a Web 3 está vindo com a proposta de descentralizar o controle dessas plataformas
Ai você olha os nodes de Ethereum e ta 'tudo' na AWS: <...>  E ainda tem isso. A web3 roda em cima da web2. A web3 é só um app em cima da web2. Descentralizada até a amazon puxar a tomada  É o que falei. A proxima versão da web será AI, não será blockchain. Blockchain mudou quase nada no comportamento das pessoas no uso da internet a ideia nunca foi dizer que a web 3 destruiria a web 2, da mesma forma que a web 2 não destruiu a web 1, hyperlinks, que surgiram na web 1, por exemplo, são base da web 1, 2 e 3 até hoje. o sistema é iterativo e vai "se melhorando", sendo construído e com camadas sendo adicionadas sobre camadas claro que tem mais gente na web 2 que na web 3, ainda estamos nas fases iniciais, talvez para quem viu o bitcoin ir de 1000 usd para 118 mil (glória! parabéns pela nova ATH) seja difícil de perceber que ainda é cedo, muita coisa ainda nem cruzou o "chasm" ainda na curva de adoção também não vejo sentido em dizer que "a próxima versão da web será AI e não blockchain" quando a resposta é E não OU quando tivermos agentes autonômos gerindo recursos você acha que eles vão usar qual sistema? tudo indica que usarão crypto e contratos inteligentes.
|
| . BC.GAME | ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ██████▀░▀██████ ████▀░░░░░▀████ ███░░░░░░░░░███ ███▄░░▄░▄░░▄███ █████▀░░░▀█████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ | ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███░░▀░░░▀░░███ ███░░▄▄▄░░▄████ ███▄▄█▀░░▄█████ █████▀░░▐██████ █████░░░░██████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ | ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ██████▀▀░▀▄░███ ████▀░░▄░▄░▀███ ███▀░░▀▄▀▄░▄███ ███▄░░▀░▀░▄████ ███░▀▄░▄▄██████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ | │ │ | DEPOSIT BONUS .1000%. | GET FREE ...5 BTC... | │ │ | REFER & EARN ..$1000 + 15%.. COMMISSION | │ │ | Play Now |
|
|
|
bitmover
Legendary
|
 |
July 11, 2025, 04:47:19 PM |
|
a ideia nunca foi dizer que a web 3 destruiria a web 2, da mesma forma que a web 2 não destruiu a web 1, hyperlinks, que surgiram na web 1, por exemplo, são base da web 1, 2 e 3 até hoje.
Acho que voce pode falar isso, mas a sua ideia de web3 nao é a mesma do Gavin Wood . Ele cunhou o termo web 3 e a chamou de nova versao Internet (e nao de novos apps na velha internet), assim como tambem ele que criou esses termos de web1 e web2 (ate onde eu sei mas posso estar errado) Nao sei se voce viveu a web1. Mas a web 1 morreu. Cadê o geocities? Cadê a AOL? Cadê o altavista? Cadê o Cadê? Ah sei la pode ter sobrado alguma coisa mas muito pontual. O tráfego quase inteiro esta em aplicações da dita web2
Enfim, acho que esse termo web3 saiu de moda pq nao aconteceu. A tecnologia e inovação evoluíram pra outra direção ma minha opinião. E o bitcoin brilhou muito mais que todas essas aplicações da dita web e juntas
|
|
|
|
joker_josue
Legendary
Activity: 2352
Merit: 6774
**In BTC since 2013**
|
 |
July 11, 2025, 07:43:48 PM |
|
Web1 era basicamente de leitura. Web2 trouxe interatividade. Alegadamente a Web3 traz a descentralização... mas, não é bem assim. A maioria desses projetos são apenas parcialmente descentralizados, os pontos de acesso continuam a ser centralizados, ou seja, a maioria das soluções ainda depende de pontos centrais ou intermediários.
Eu diria que web3 é posse, não descentralização.. também tem Nostr, soluções descentralizadas de DNS, contratos em Solidity, DAOs, mercados de todos os tipos, etc, se quiser ir nessa linha, já funciona.. mas a web1 pra web2 também seguiu sendo "http, html, navegador, TCP/IP" e toda essa tralha de sempre, não mudou a base.. por isso falei do Bitcoin e também do corte de intermediários (claro que existia dinheiro antes com PayPal, mas é muito diferente).. IMO não precisa usar o "bitDNS" para ser web3, até porque essa base de sempre já é ótima. exatamente um dia teremos DNS descentralizado e outras coisas mais, mas como mencionei antes para mim o principal da web 3 é "own" o fato de que seus ativos estão na sua carteira e mesmo se um frontend cair você continua com seus dinheiros, tokens, nfts, o que quer que seja ou tem a possibilidade de continuar usando serviços, o tornado cash mesmo, teve as sanções e não tem mais frontend mas os contratos inteligentes continuam funcionando normalmente pq são imparáveis, isso não existe na web 2. Desculpem... mas voces estão a misturar coisas. O "http, html, navegador, TCP/IP" são os protocolos de funcionamento da Internet, isso nunca irá mudar, pois só assim é que se consegue ter ordem e ser-se capaz de comunicar. Se algo diferente surgir, será tudo menos Internet. O que mudou, da web1 para a web2, foi a forma as plataformas web eram construídas e a forma como os utilizadores conseguiam interagir com a web. Essa mudança foi tão significativa que levou a criação do termo web2 em 2004. Antes, um site era conteúdo estático, atualizado manualmente por o admin do site. Imagina criares um documento word, com imagens, textos, links para dentro da pagina e coisas do gênero. Depois colocares online. Basicamente era isto em HTML Mas, 10 anos antes de 2004, começaram a surgir novas linguagens de programação, em especial PHP/CSS/Javascript, é que começou a permitir uma maior interatividade entre o site e o utilizador. Foi quando surgiu a Amazon, os portais web Yahoo!, MSN, e outros parecidos. Foi quando surgiu o mIRC e outras apps que usavam a web como forma de interação com o utilizador. O desenvolvimento dessas novas linguagens ao longo dos anos seguintes, levou então a que os Cientistas de Computação, chegassem a conclusão que tínhamos realmente entrado numa nova fase da Internet, a que chamaram web2. Porque toda a forma de navegar e interagir na web tinha mudado. Os sites que não mudaram, com o tempo simplesmente desapareceram. Olhando para hoje, podemos ter esses apontamentos de coisas a funcionarem diferente, mas é muito residual e ainda muito assente na web2. Como deram o exemplo do Ethereum estar suportado nos servidores da Amazon - coisa que não faz sentido no conceito que se promove para a web3. Sim, hoje interagimos de forma diferente do que fazíamos há 10 anos atras. Mas, na sua essência, continua-se a fazer sites como se fazia há 10 anos atras, apenas com novas recursos, mas basicamente é da mesma forma.
|
|
|
|
l3pox
Legendary
|
 |
July 12, 2025, 04:08:13 PM |
|
a ideia nunca foi dizer que a web 3 destruiria a web 2, da mesma forma que a web 2 não destruiu a web 1, hyperlinks, que surgiram na web 1, por exemplo, são base da web 1, 2 e 3 até hoje.
Acho que voce pode falar isso, mas a sua ideia de web3 nao é a mesma do Gavin Wood . Ele cunhou o termo web 3 e a chamou de nova versao Internet (e nao de novos apps na velha internet), assim como tambem ele que criou esses termos de web1 e web2 (ate onde eu sei mas posso estar errado) Nao sei se voce viveu a web1. Mas a web 1 morreu. Cadê o geocities? Cadê a AOL? Cadê o altavista? Cadê o Cadê? Ah sei la pode ter sobrado alguma coisa mas muito pontual. O tráfego quase inteiro esta em aplicações da dita web2
Enfim, acho que esse termo web3 saiu de moda pq nao aconteceu. A tecnologia e inovação evoluíram pra outra direção ma minha opinião. E o bitcoin brilhou muito mais que todas essas aplicações da dita web e juntas o Gavin é a prova viva de que dá pra fazer coisas que brilham (ethereum, por mais que o preço não reflita isso atualmente sempre menciono que é o grande berço de inovação em crypto) e coisas que são esquecidas (polkadot, tadinha) mas como tudo que se cria a ideia é bem maior que só ele mesmo que tenha sido ele que criou, se não me engano foi o Cris Dixon que fala de read, write, own não tem como entender sem usar os apps, se você só transiciona btc eventualmente ou holda não vai entender a mesma coisa do que se fizer um lego num protocolo defi, farmar um airdrop com perpétuos ou fizer o deploy de um contrato em nft até existem sim frontends descentralizados em ipfs já rodando, a própria uniswap tem, mas para mim a grande mudança de paradigma em web 3 não é essa minha explicação acima está bem clara: ainda prefiro web 3 que carrega mais significados e me parece mais profundo
além de carregar a ideia de web 1 - hyperlinks - google - read, digitalização da informação web 2 - redes sociais - instagram, facebook, youtube - write, digitalização dos meios de comunicação web 3 - crypto/blockchain - todos os dapps + blockchains - own, digitalização de todo o valor
o resto é ficar discutindo semântica. não tem como falar que a hyperliquid é a mesma coisa que o instagram e é tudo web2 mesmo, web3 não existe seria o mesmo que dizer que web 2 não existe pq usamos hyperlinks no instagram
|
| . BC.GAME | ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ██████▀░▀██████ ████▀░░░░░▀████ ███░░░░░░░░░███ ███▄░░▄░▄░░▄███ █████▀░░░▀█████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ | ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███░░▀░░░▀░░███ ███░░▄▄▄░░▄████ ███▄▄█▀░░▄█████ █████▀░░▐██████ █████░░░░██████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ | ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ██████▀▀░▀▄░███ ████▀░░▄░▄░▀███ ███▀░░▀▄▀▄░▄███ ███▄░░▀░▀░▄████ ███░▀▄░▄▄██████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ ███████████████ | │ │ | DEPOSIT BONUS .1000%. | GET FREE ...5 BTC... | │ │ | REFER & EARN ..$1000 + 15%.. COMMISSION | │ │ | Play Now |
|
|
|
bitmover
Legendary
|
 |
July 12, 2025, 04:17:38 PM |
|
o resto é ficar discutindo semântica.
não tem como falar que a hyperliquid é a mesma coisa que o instagram e é tudo web2 mesmo, web3 não existe seria o mesmo que dizer que web 2 não existe pq usamos hyperlinks no instagram
Entendi. Pra voce , web é simplesmente existiram apps tipo a hyperliquid. Nesse caso, sim, estamos na web3. So nao concordo que a web3 seja isso. Eu nao falei que a hyperliquid é igual o instagram. So falei que o instagram tem tipo 500000000x mais usuários
|
|
|
|
joker_josue
Legendary
**In BTC since 2013**
|
 |
July 12, 2025, 06:09:39 PM |
|
até existem sim frontends descentralizados em ipfs já rodando, a própria uniswap tem, mas para mim a grande mudança de paradigma em web 3 não é essa minha explicação acima está bem clara: ainda prefiro web 3 que carrega mais significados e me parece mais profundo
além de carregar a ideia de web 1 - hyperlinks - google - read, digitalização da informação web 2 - redes sociais - instagram, facebook, youtube - write, digitalização dos meios de comunicação web 3 - crypto/blockchain - todos os dapps + blockchains - own, digitalização de todo o valor
o resto é ficar discutindo semântica. não tem como falar que a hyperliquid é a mesma coisa que o instagram e é tudo web2 mesmo, web3 não existe seria o mesmo que dizer que web 2 não existe pq usamos hyperlinks no instagram Não será um pouco ao contrario essa semântica? Preguntei ao amigo IA "Para estarmos numa fase web3, tínhamos de ter toda uma mudança como ocorreu na web1 para a web2, ou não?", resposta: Como foi a transição da web1 para a web2?
- Web1 (anos 90-2003):
- Internet estática, sites de leitura.
- Utilizadores eram consumidores, não produtores de conteúdo.
- Não havia interatividade relevante (comentários, uploads, etc.).
- Web2 (2004-em diante):
- Explosão de redes sociais, blogs, wikis, e-commerce com avaliações, apps colaborativas.
- Utilizador passou a ser também produtor de conteúdo (“user-generated content”).
- APIs, AJAX, experiências ricas, aplicações web dinâmicas.
- Explosão de plataformas centralizadas: Google, Facebook, YouTube, Twitter, etc.
Esta mudança foi radical — em poucos anos, a forma de usar a internet transformou-se completamente. Para ser “web3” a sério, o que teria de acontecer?
- Mudança de paradigma, como aconteceu da web1 para web2.
- Descentralização real: Os dados e identidades não estão em grandes plataformas, mas sim controlados pelos próprios utilizadores.
- Auto-custódia e identidade soberana: Acedemos a apps com a nossa wallet/carteira, não com username/password.
- Economia nativa de tokens: Ganhas, gastas e transferes valor dentro de aplicações sem precisar de bancos ou métodos de pagamento tradicionais.
- Aplicações interoperáveis: Um NFT ou token teu pode ser usado em vários serviços diferentes, sem barreiras centralizadas.
- Infraestrutura descentralizada: Não depender da Amazon, Google, Infura, etc., mas sim de blockchains, IPFS, nodes próprios, etc.
- Governança aberta: Comunidades decidem as regras, upgrades, taxas, etc.
A web3 autêntica teria de mudar radicalmente a experiência digital, tal como a web2 fez — não apenas adicionar “wallet connect” a sites antigos. Porque é que (ainda) não aconteceu?
- Tecnologia imatura: Blockchains ainda são lentas, caras, ou complicadas para mass adoption.
- Falta de killer apps: Ainda não apareceu um “Facebook da web3” para o público geral.
- Regulação e incerteza: Medo de usar cripto por questões legais.
- Experiência de utilizador complicada: Perder uma seed phrase significa perder tudo; é impensável para o utilizador comum.
- Dependência de infra web2: Muitos projetos ainda usam servidores centralizados, cloud, APIs tradicionais.
Resumo final
Para uma transição para a web3 como aconteceu da web1 para web2, seria preciso uma revolução no modo como usamos, controlamos e interagimos com a internet — ainda não aconteceu, estamos só nos primeiros passos.
|
|
|
|
l3pox
Legendary
|
se for pra brincar de AI o ideal é fazer uma pergunta o menos enviesada possível aqui numa instância do grok sem memória anterior: se fosse possível quantificar, quanto anos levou a transição de web 1 para web 2 e em que periodo ocorreu?
grok: A transição da Web 1.0 para a Web 2.0 não tem uma data exata, pois foi um processo gradual impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças culturais. No entanto, é possível estimar o período e a duração com base nas características de cada fase.
- **Web 1.0**: Dominada por conteúdo estático, onde os usuários eram consumidores passivos (páginas HTML simples, como sites institucionais). Esse período é geralmente associado aos anos **1990 até cerca de 2004**, com o auge entre 1994 (popularização da internet comercial) e o início dos anos 2000.
- **Web 2.0**: Marcada por interatividade, conteúdo gerado por usuários, redes sociais e plataformas colaborativas (como blogs, YouTube, Wikipedia). O termo "Web 2.0" foi popularizado por Tim O'Reilly em **2004**, mas as tecnologias e práticas já vinham evoluindo desde o final dos anos 1990.
### Período e Duração da Transição - **Início da transição**: Final dos anos 1990, com o surgimento de tecnologias como AJAX (1998) e plataformas como o Blogger (1999), que permitiam maior interatividade e criação de conteúdo pelos usuários. - **Consolidação da Web 2.0**: Por volta de **2004-2006**, com o lançamento de plataformas como Flickr (2004), YouTube (2005) e a expansão do MySpace e do início do Facebook (2004). Nesse ponto, a Web 2.0 já era reconhecida como um paradigma distinto. - **Duração estimada**: A transição levou cerca de **5 a 7 anos** (aproximadamente de 1998 a 2005), com a mudança se consolidando plenamente por volta de 2006.
### Resumo A transição da Web 1.0 para a Web 2.0 ocorreu entre o final dos anos 1990 e meados dos anos 2000, levando cerca de 5 a 7 anos. O período central foi de **1998 a 2006**, com 2004 sendo um marco simbólico devido à formalização do conceito de Web 2.0.
seguindo: e a transição de web 2 para web 3?
A transição da Web 2.0 para a Web 3.0 (ou Web3) é ainda mais difícil de quantificar, pois está em curso e não tem um ponto de conclusão claro. A Web 3.0 é caracterizada por descentralização, blockchain, criptomoedas, NFTs e maior controle dos usuários sobre seus dados, em contraste com a Web 2.0, centrada em plataformas centralizadas e conteúdo gerado por usuários. Vamos analisar o período e a duração com base nas evidências disponíveis.
### Período da Transição - **Início da transição**: O conceito de Web 3.0 começou a ganhar tração por volta de **2014-2016**, com o lançamento do Ethereum (2015), que popularizou contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps). Embora ideias de descentralização já existissem antes (como o Bitcoin em 2009), o termo Web 3.0 e suas aplicações práticas começaram a se consolidar nesse período. - **Marco conceitual**: O termo "Web 3.0" foi amplamente discutido a partir de **2018-2020**, com o crescimento de projetos blockchain como DeFi (finanças descentralizadas) e NFTs (surgimento em 2017, mas popularização em 2020-2021). - **Estado atual (2025)**: A Web 3.0 ainda não é dominante. Plataformas centralizadas da Web 2.0 (como Google, Meta, Amazon) continuam predominando, mas tecnologias Web3, como carteiras digitais, DAOs (organizações autônomas descentralizadas) e metaversos descentralizados, estão ganhando espaço.
### Duração Estimada - A transição começou por volta de **2014** e ainda está em andamento em 2025, totalizando cerca de **10-11 anos** até agora, sem uma conclusão definida. - A adoção plena da Web 3.0 depende de fatores como escalabilidade de blockchains, regulamentação, usabilidade e aceitação mainstream, o que pode levar mais **5 a 10 anos** (estimativas apontam para 2030 ou além para uma transição significativa).
### Resumo A transição da Web 2.0 para a Web 3.0 começou por volta de **2014-2016** e continua em 2025, com uma duração parcial de cerca de **10-11 anos**. Não há um marco claro de conclusão, mas o período central de evolução até agora é **2014-2021**, com avanços significativos em blockchain e descentralização. A Web 3.0 ainda coexiste com a Web 2.0, e a transição completa pode levar mais uma década, dependendo de desenvolvimentos tecnológicos e sociais.
tentando traçar um paralelo com o passado: comparando a adoção de carteiras descentralizadas de auto custódia com a adoção da internet, em que ano estariamos? Comparar a adoção de carteiras descentralizadas de autocustódia (self-custody wallets) com a adoção da internet é um exercício complexo, pois envolve tecnologias diferentes, contextos econômicos e sociais distintos, além de métricas de adoção que variam. No entanto, podemos traçar paralelos com base em marcos históricos, taxas de adoção e estágios de maturidade tecnológica. ### Contexto da Adoção da Internet A internet começou a se popularizar comercialmente no início dos anos 1990, com marcos como: - **1991**: Criação da World Wide Web por Tim Berners-Lee. - **1994-1995**: Navegadores como Netscape e o início da internet comercial. - **2000**: Cerca de 361 milhões de usuários globais (5% da população mundial), marcando a adoção mainstream inicial. - **2005**: Aproximadamente 1 bilhão de usuários (16% da população), com a consolidação da Web 2.0. A adoção da internet seguiu uma curva sigmoidal, com crescimento lento nos anos 1980, aceleração nos anos 1990 e consolidação nos anos 2000. ### Adoção de Carteiras Descentralizadas de Autocustódia Carteiras de autocustódia, como MetaMask, Trust Wallet e Ledger, são um pilar da Web 3.0, permitindo aos usuários controlar suas chaves privadas e interagir com blockchains. Dados recentes sobre sua adoção incluem: - **2024**: Cerca de 50% da população em países como Nigéria (84%), África do Sul (66%), Vietnã (60%), Filipinas (54%) e Índia (50%) possui carteiras cripto (não necessariamente todas de autocustódia). Nos EUA, 43% dos entrevistados possuem carteiras cripto, com 35% do mercado total usando carteiras de autocustódia.[]( https://consensys.io/insight-report/web3-and-crypto-global-survey)[]( https://www.ccn.com/news/crypto/us-crypto-policy-interest-self-custody-solutions/) - **Crescimento**: A adoção de carteiras de autocustódia cresceu significativamente, com um aumento de 22% nos EUA desde 2023, e carteiras como MetaMask atingindo 100 milhões de usuários globais.[]( https://coinbureau.com/analysis/best-crypto-wallets-self-custody/)[]( https://www.ccn.com/news/crypto/us-crypto-policy-interest-self-custody-solutions/) - **Valor bloqueado em DeFi**: Em setembro de 2024, o valor total bloqueado (TVL) em DeFi atingiu US$ 100 bilhões, indicando forte uso de carteiras de autocustódia para interagir com plataformas descentralizadas.[]( https://rehive.com/blog/why-are-non-custodial-wallets-gaining-popularity-outside-of-the-early-crypto-community) ### Paralelo com a Adoção da Internet A adoção de carteiras de autocustódia está em um estágio inicial, mas com crescimento rápido, semelhante à internet nos anos 1990. Alguns pontos de comparação: 1. **Estágio Tecnológico**: A internet nos anos 1990 era tecnicamente complexa para o usuário médio (ex.: conexões discadas, interfaces rudimentares). Da mesma forma, carteiras de autocustódia ainda apresentam barreiras, como gerenciamento de chaves privadas e riscos de perda de acesso.[]( https://www.wilsoncenter.org/article/non-custodial-wallets-redefining-ownership-and-control-digital-age)[]( https://www.sphinx-solution.com/blog/custodial-vs-non-custodial-wallets/) 2. **Adoção Regional**: A alta adoção em países como Nigéria e Filipinas reflete a penetração da internet em mercados emergentes nos anos 1990, onde a falta de infraestrutura tradicional (bancos, no caso da Web3; telefonia fixa, no caso da internet) impulsionou a adoção.[]( https://consensys.io/insight-report/web3-and-crypto-global-survey) 3. **Crescimento Rápido**: O aumento de downloads de carteiras (5 milhões mensais para os top 10 apps em julho de 2024) e o crescimento de 35% em usuários globais de carteiras cripto (MetaMask, Trust Wallet) lembram a expansão da internet entre 1995 e 2000, quando o número de usuários saltou de 16 milhões para 361 milhões.[]( https://rehive.com/blog/why-are-non-custodial-wallets-gaining-popularity-outside-of-the-early-crypto-community)[]( https://coinlaw.io/digital-wallet-adoption-statistics/) ### Em Que Ano Estaríamos? Considerando a curva de adoção, as carteiras de autocustódia em 2025 estão em um estágio comparável à internet por volta de **1996-1998**: - **Adoção inicial**: Assim como a internet em 1996, quando cerca de 1% da população mundial estava online, as carteiras de autocustódia estão ganhando tração, mas ainda não são mainstream. Aproximadamente 35% do mercado cripto global usa autocustódia, o que representa uma fração pequena da população total.[]( https://www.ccn.com/news/crypto/us-crypto-policy-interest-self-custody-solutions/) - **Barreiras técnicas**: A complexidade de gerenciar chaves privadas e a curva de aprendizado de DeFi lembram os desafios de usar a internet nos anos 1990 (ex.: configurar modems, entender navegadores).[]( https://www.wilsoncenter.org/article/non-custodial-wallets-redefining-ownership-and-control-digital-age)[]( https://www.coindesk.com/business/2025/04/02/creators-of-defi-firm-aave-simplify-its-family-self-custody-wallet) - **Crescimento em mercados emergentes**: A alta adoção em países como Nigéria e Índia espelha o crescimento da internet em regiões com infraestrutura limitada nos anos 1990.[]( https://consensys.io/insight-report/web3-and-crypto-global-survey) - **Inovações facilitadoras**: Tecnologias como account abstraction e carteiras sem seed phrases (ex.: Avara Family Wallet) estão simplificando o uso, assim como navegadores como Netscape facilitaram a internet em 1995-1996.[]( https://www.coindesk.com/business/2025/04/02/creators-of-defi-firm-aave-simplify-its-family-self-custody-wallet) ### Conclusão Em termos de adoção, as carteiras descentralizadas de autocustódia em 2025 estão em um estágio equivalente à internet por volta de **1996-1998**. Esse período marcou o início da adoção mainstream da internet, com crescimento rápido, mas ainda com barreiras técnicas e limitado a entusiastas e mercados específicos. A Web 3.0, impulsionada por carteiras de autocustódia, está em uma fase de aceleração, mas a adoção plena (comparável à internet em 2005) pode levar mais 5 a 10 anos, dependendo de avanços em usabilidade, regulamentação e confiança pública.[]( https://www.wilsoncenter.org/article/non-custodial-wallets-redefining-ownership-and-control-digital-age)[]( https://www.ccn.com/news/crypto/us-crypto-policy-interest-self-custody-solutions/)[]( https://consensys.io/insight-report/web3-and-crypto-global-survey) a última resposta é a mais legal, se fossemos comparar com a adoção da internet estariamos em 1996-1998 segundo o grok, lembra onde a internet estava em 98? não dava pra falar com alguém na sua frente por vídeo, não tinha banda larga, ecommerces como hoje eram apenas uma ideia calma Padawans, novos paradigmas chegarão, mas leva tempo web 3 já existe, dezenas de milhões de pessoas já tem carteiras de auto custódia, protocolos defi já tem bilhões de usd em TVL, por mais que não sejam unanimidade já existem até frontends descentralizados via IPFS. calma... as mudanças não ocorrem da noite pro dia
|
|
|
|
joker_josue
Legendary
**In BTC since 2013**
|
 |
July 15, 2025, 10:56:56 PM |
|
Bem, na pratica diz a mesma coisa, com uma abordagem diferente. Uma coisa é dizer que existe ferramentas que podem ser consideradas Web3, outra é dizer que já estamos na Web3. Respondendo a pergunta: a última resposta é a mais legal, se fossemos comparar com a adoção da internet estariamos em 1996-1998 segundo o grok, lembra onde a internet estava em 98? não dava pra falar com alguém na sua frente por vídeo, não tinha banda larga, ecommerces como hoje eram apenas uma ideia
Sim, eu lembro. E tu lembras-te? O maior ecommerce do mundo, nasceu em 1994, chama-se Amazon, e na sua essência tem a mesma ideia hoje, apenas evoluiu naturalmente como toda a Internet e tecnologia. Em 1996 já era possível fazer videochamada em PC, pelo Microsoft NetMeeting. Naturalmente acabava por ser mais usado por empresas, devido as limitações de velocidade de internet que se era capaz de ter. Por falar em 1998, foi o ano em que nasceu a Google. Também nesse ano surgiu o MPEG-4 que tornou mais fácil a comunicação de vídeo online. Na comunicação, já existia o AOL Instant Messenger (1997) que era um programa para as pessoas falarem umas com as outras, tipo ao que temos hoje com o WhatsApp. Para não falar do famoso mIRC, que eram os primeiros chats que surgiram em 1995. Já que estamos a falar em comunicar com outros via Internet, jogar online nos anos 90, já era mais ou menos possivel, num ambiente mais reduzido em LAN. Talvez conheças estes nomes: Warcraft II (1995); Command & Conquer (1995); Diablo (1996). Sim, era complicado jogar com um amigo no outro lado do Mundo, mas haviam as "LAN Partys". Por falar em "LAN Partys", em 1995 surgiu a primeira ideia de rede social com o Classmates.com (curioso que também era para as faculdades, assim como o Facebook), e em 1997 talvez a primeira rede social moderna com o SixDegrees (a primeira oficialmente foi a Myspace). Enfim, em 1998, se calhar não estávamos assim tão longe do que temos hoje. Apenas a Internet não tinha a velocidade que temos hoje, e por sua vez as ferramentas não estavam tão desenvolvidas. Uma coisa é verdade, não havia nada ligado as criptomoedas. Espera... pesquisando ainda ficamos a saber que em 1998 o cientista Nicholas Szabo já tinha proposto o Bit Gold que tinha algumas semelhanças com o que veio a ser o Bitcoin. @l3pox dei merit ao teu post, porque me fizeste lembrar de algumas coisas antigas, e de ter voltado a pesquisar sobre a historia da Internet, é bem interessante. Obrigado.
|
|
|
|
bitmover
Legendary
|
web 3 já existe, dezenas de milhões de pessoas já tem carteiras de auto custódia, protocolos defi já tem bilhões de usd em TVL, por mais que não sejam unanimidade já existem até frontends descentralizados via IPFS.
E se a web3 nunca se desenvolver. Ficar sempre nisso aí, e somente o bitcoin evoluir. E daqui a uns anos Google morrer , Instagram morrer, etc e termos uma web baseada em AI (que já está tirando tráfego do google). Daí será web4? Web 3 = smartcontracts é o unico caminho pra proxima versão da web? Ou é um possibilidade para um proxima web, ainda bem longe de acontecer de fato como dominante. Afinal, temos mais gente usando Chatgpt (que nao é web2) do que ethereum e solana
|
|
|
|
l3pox
Legendary
|
 |
July 16, 2025, 04:17:44 PM |
|
valeu @joker_josue ! olha, na europa eu não sei, mas em 98 eu era uma criança feliz no Brasil... ninguém comprava coisas pela internet ainda e nem falava por mensagem quando virei adolescente, anos depois, nos falávamos pelo msn por chat e baixávamos músicas no kazaa, a geração anterior a minha costumava usar mais o ICQ que o MSN ter computador em casa não era regra, era exceção. Tive na adolescência mas chamadas de video mesmo eram só pelo skype demoraram um pouco ainda pra chegar nos celulares.
esses exemplos da sua mensagem são bons pq mostram que a adoção leva tempo, não é instantânea já existia amazon em 94, mas não pra todo mundo, igual agora em que já existe uniswap, compound, hyperliquid, mas ainda para um número seleto de usuários que se interessa ou precisa, a base de usuários deve crescer, direta e indiretamente.
acho que dá pra pensar em AI como web 4 sim @bitmover
veremos o que os historiadores da internet falarão em 2045.
|
|
|
|
joker_josue
Legendary
**In BTC since 2013**
|
 |
July 16, 2025, 06:54:03 PM |
|
valeu @joker_josue ! olha, na europa eu não sei, mas em 98 eu era uma criança feliz no Brasil... ninguém comprava coisas pela internet ainda e nem falava por mensagem
~~
veremos o que os historiadores da internet falarão em 2045.
Claro que boa parte dos serviços mencionados, eram mais usados nos EUA e pouco mais. Não é que não pudessem ser usados noutros lados, mas o acesso era mais limitado. Por isso, é que só se entra numa nova fase na internet, quando a generalidade da população com Internet, usa esse novo paradigma. Enquanto for ilhas, apenas são sinais de uma possível mudança, mas ainda não se entrou nessa fase. E como o Bitmover falou, visto os avanços tecnológicos estarem a ser mais rápidos do que inicialmente previstos, talvez aquilo que achamos que vai ser a nova fase, na realidade poderá ser outra diferente. Vamos ver como estará a Internet daqui a 10-15 anos, e talvez já teremos uma ideia do que é realmente essa nova fase da Internet.
|
|
|
|
|