nikolaspaolo (OP)
Copper Member
Sr. Member

Activity: 475
Merit: 469
app.bitcoinp2p.com.br
|
 |
July 08, 2025, 10:05:35 PM |
|
O Que Torna o Bitchat Único? Ontem (7 de julho), o CEO da Block e co-fundador do Twitter lançou oficialmente o Bitchat, um app de mensagens peer-to-peer que utiliza redes mesh Bluetooth para criar comunicação verdadeiramente descentralizada. E não, não é apenas mais um “projeto de fim de semana” – é uma revolução silenciosa que pode redefinir como pensamos sobre privacidade digital. SAIBA MAIS
Bem, pelo nome, pensei logo que seria alguma coisa assim: 1 mensagem = 1 hash bitcoin, pensei logo no custo disso e spam na rede, mas não tem relação direta com isso, mas sim com redes Bluetooth. Mas pera ai, a Apple não faz isso também, usar devices apple como ponte?
|
|
|
|
TryNinja
Legendary
Activity: 3542
Merit: 10141
@ List of no-KYC websites: https://bitlist.co
|
 |
July 08, 2025, 10:56:59 PM |
|
Gostei muito da ideia.
Um detalhe importante é que o app funciona peer-to-peer sem internet, ou seja, precisa conseguir se comunicar com outros pares até chegar no receptor. Pelo que eu li, tem um limite de 300 metros nessa conexão. Então eu não consigo enviar uma mensagem para você, nikolaspaolo, a menos que nós dois estejamos a 300 metros um do outro ou a menos que tenha toda uma cadeia de pessoas entre nós, com 300m entre uma e outra.
Eu < 300m > joão < 300 m > pedro < 300 m > você
Mas me parece ser uma sacada sensacional para casos em que você está em uma multidão e precisa se comunicar com outras pessoas, onde os sinais de telefonia e internet geralmente ficam extremamente lentos.
E sim, a Apple faz algo parecido principalmente pra fazer os Air Tags funcionarem. O Airtag fala com um celular proximo e manda a localização para os servidores da Apple.
|
|
|
|
bitmover
Legendary
Activity: 3010
Merit: 7396
Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps
|
 |
July 09, 2025, 07:04:36 PM |
|
O Que Torna o Bitchat Único? Ontem (7 de julho), o CEO da Block e co-fundador do Twitter lançou oficialmente o Bitchat, um app de mensagens peer-to-peer que utiliza redes mesh Bluetooth para criar comunicação verdadeiramente descentralizada. E não, não é apenas mais um “projeto de fim de semana” – é uma revolução silenciosa que pode redefinir como pensamos sobre privacidade digital.
Olha, eu acho que o mundo está precisando mesmo de uma rede social que ninguem controle, e não possa ser censurada. Com essa onda de censura que temos visto no mundo e nosso país, o uso de um app assim (e que não possa ser derrubado) seria maravilhoso... Imagina o Xandão querendo derrubar algo que não pudesse ser derrubado, como o bitcoin.
|
|
|
|
nikolaspaolo (OP)
Copper Member
Sr. Member

Activity: 475
Merit: 469
app.bitcoinp2p.com.br
|
 |
July 09, 2025, 07:56:58 PM |
|
Muito boa a rede compartilhada da apple, mas ter um dispositivo deles é até sinalmde status.
Agora essa rede bitchat? vamos instalar o software, ok, mas será que teremos grande adocao?
Uma coisa top, seria esses primeiros adeptos serem surpreendidos com algum token de recompensa, ai sim, estilo disputa por blocos, meu amigo, iria chover gente (minerando) essas redes da bitchat.
A alguns anos atras eu entrei numa coin que minjerava espaco de hd, tomei prejuizo, perdi meus hds, nao fazia nem ideia de que tipo de arquivo eu armazenava pra eles, ganhei sei la 10 dolares em troca dessa aventura doida.
|
|
|
|
sabotag3x
Legendary
Activity: 3122
Merit: 3194
♻️ Automatic Exchange
|
 |
July 09, 2025, 08:51:55 PM |
|
Uma coisa top, seria esses primeiros adeptos serem surpreendidos com algum token de recompensa, ai sim, estilo disputa por blocos, meu amigo, iria chover gente (minerando) essas redes da bitchat.
Parece um pouco com a ideia da Helium (HNT) que possui uma recompensa para quem ajuda na rede.. não pegou tanto.. Minha visão é que essas engenhosidades tipo Nostr (ele quer usar o bitchat em cima do Nostr também), bitchat, etc são complexas demais para o usuário comum.. no fim todo mundo vai usar o WhatsApp e Twitter porque o que importa é a experiência de usuário (e as pessoas vão para onde todo mundo está).. Não vejo muitos cenários onde alguém precise usar o bitchat.. talvez lá no Irã quando cortaram a internet.. mas ai você tem problemas maiores.
|
░░░░▄▄████████████▄ ░▄████████████████▀ ▄████████████████▀▄█▄ ▄███████▀▀░░▄███▀▄████▄ ▄██████▀░░░▄███▀░▀██████▄ ██████▀░░▄████▄░░░▀██████ ██████░░▀▀▀▀░▄▄▄▄░░██████ ██████▄░░░▀████▀░░▄██████ ▀██████▄░▄███▀░░░▄██████▀ ▀████▀▄████░░▄▄███████▀ ▀█▀▄████████████████▀ ▄████████████████▀░ ▀████████████▀▀░░░░ | | CCECASH | | | | |
|
|
|
joker_josue
Legendary
Activity: 2366
Merit: 6816
**In BTC since 2013**
|
 |
July 09, 2025, 10:45:48 PM |
|
Gostei muito da ideia.
Um detalhe importante é que o app funciona peer-to-peer sem internet, ou seja, precisa conseguir se comunicar com outros pares até chegar no receptor. Pelo que eu li, tem um limite de 300 metros nessa conexão. Então eu não consigo enviar uma mensagem para você, nikolaspaolo, a menos que nós dois estejamos a 300 metros um do outro ou a menos que tenha toda uma cadeia de pessoas entre nós, com 300m entre uma e outra.
Eu < 300m > joão < 300 m > pedro < 300 m > você
Por acaso tinha ouvido falar desta proposta, mas não fui investigar. Se ela é com base em comunicação via Bluetooth, então tem tudo para não resultar ou se tornar verdadeiramente popular. Pode ser interessante, para comunicações descentralizadas de curto alcance, mas não um sistema de comunicação global. O Bluetooth é uma tecnologia muito boa, mas também tem uma das piores complicações - distancia. As vezes, nem numa distancia de 10 metros, se tem dificuldades na comunicação, quanto mais 300 metros? Pode ser uma proposta interessante a nível de ideia, mas se a coisa é por Bluetooth não vai "longe"...
|
|
|
|
sabotag3x
Legendary
Merit: 3194
♻️ Automatic Exchange
|
 |
July 09, 2025, 10:48:44 PM |
|
mas se a coisa é por Bluetooth não vai "longe"...
A ideia é mudar para WiFi e depois Nostr (internet).. mas gostei do trocadilho 
|
░░░░▄▄████████████▄ ░▄████████████████▀ ▄████████████████▀▄█▄ ▄███████▀▀░░▄███▀▄████▄ ▄██████▀░░░▄███▀░▀██████▄ ██████▀░░▄████▄░░░▀██████ ██████░░▀▀▀▀░▄▄▄▄░░██████ ██████▄░░░▀████▀░░▄██████ ▀██████▄░▄███▀░░░▄██████▀ ▀████▀▄████░░▄▄███████▀ ▀█▀▄████████████████▀ ▄████████████████▀░ ▀████████████▀▀░░░░ | | CCECASH | | | | |
|
|
|
TryNinja
Legendary
Activity: 3542
Merit: 10141
@ List of no-KYC websites: https://bitlist.co
|
 |
July 09, 2025, 11:39:41 PM |
|
O Bluetooth é uma tecnologia muito boa, mas também tem uma das piores complicações - distancia. As vezes, nem numa distancia de 10 metros, se tem dificuldades na comunicação, quanto mais 300 metros?
Pode ser uma proposta interessante a nível de ideia, mas se a coisa é por Bluetooth não vai "longe"...
É uma boa ideia para casos especificos, tipo esse do evento onde todo mundo está próximo (mas há uma multidão) e não tem sinal direito. Em uma realidade onde todo mundo usa esse app, talvez seria mais fácil usar ele em centros urbanos, onde alguem perto de você talvez tivesse o app para servir de ponto e ir levando. Em qualquer caso, é um bom experimento e eu acho muito satisfatorio a ideia de ter uma "corda de pessoas" levando sua mensagem de forma física (via bluetooth) até o recebedor. 
|
|
|
|
alegotardo
Legendary
Merit: 1688
☢️ alegotardo™
|
 |
July 10, 2025, 12:09:15 AM |
|
Pelo que li... é promissor, o bom que já começou como um projeto open source e isso possibilitou detectar a primeira grande falha grave: a possibilidade de imitação de usuários (impersonation) dentre outras falhas na autenticação/identidade [fonte]. Mas tá "tudo certo", são problemas que é melhor terem surgido agora com a baixa adesão ainda e possbilidade de correções até que o próprio Jack Dorsey deixe claro que o uso dele em produção seja adequado (ele mesmo nega isso por enquanto até que todo código seja revisado e protegido adequadamente). Eu estou torcendo muito para isso dar certo... será muito útil não apenas para casos de censuras, mas também de apagões na internet/energia (semelhante ao que já ocorreu na Europa) situações de emergência e outras onde a rede convencional não puder dar conta... vejam que aqui, quanto mais aparelhos melhor (a malha oferece mais rotas) ao contrário do que temos hoje. Só acho que as limitações técnicas da tecnologia é que serão um grande problema para adoção em larga escala.... o Bluetooh tem uma grande limitação na largura de banda e também para atravessar paredes por exemplo.... então acho que o uso será mesmo pra mensagens, esqueça as fotos ou vídeos no Bitchat.
|
|
|
|
wallacegunner
Member

Activity: 106
Merit: 45
|
 |
July 10, 2025, 01:27:50 AM Last edit: July 10, 2025, 01:53:34 AM by wallacegunner |
|
isso me lembrou do Bittorrent Bleep que tentou ser algo parecido ao bitchat usando a rede torrent. Para efeito de conhecimento, dados fornecido pelo chatgpt. 📶 Distâncias típicas por versão do Bluetooth| Versão do Bluetooth | Alcance aproximado padrão* | Observações | | Bluetooth 1.0 / 1.1 / 1.2 | até 10 m (Classe 2) | Usado para headsets e dados básicos; velocidades até 721 kbps | | Bluetooth 2.0 + EDR | até 10 m (Classe 2) | EDR melhora velocidade (até 3 Mbps); alcance similar | | Bluetooth 3.0 + HS | até 10 m (Classe 2) | Maior velocidade (até 24 Mbps via Wi-Fi assistido); alcance não mudou | | Bluetooth 4.0 (BLE) | até 50 m (Classe 2, em testes ideais)** | Introdução do Bluetooth Low Energy (BLE); baixo consumo, alcance pode variar muito | | Bluetooth 4.1 / 4.2 | até 50 m | Pequenos ganhos de eficiência e coexistência com LTE | | Bluetooth 5.0 | até 200 m (em modo LE Long Range, ideal) | Alcance quadruplicado sobre 4.2 (teórico); taxa reduzida para alcançar distâncias maiores | | Bluetooth 5.1 / 5.2 / 5.3 | até 200-400 m (LE Long Range, ideal) | Adiciona direction finding e melhorias no áudio (LE Audio no 5.2), mantendo alcance máximo similar | | Bluetooth 5.4 | até 400 m (em condições muito favoráveis) | Mais otimizado para IoT (periodic advertising enhancement) | 📝 Notas importantesO alcance depende mais da classe de potência do dispositivo: - Classe 1: até 100 m (100 mW)
- Classe 2: até 10 m (2.5 mW) — mais comum em smartphones, fones e notebooks
- Classe 3: até 1 m (1 mW)
As distâncias máximas citadas (especialmente em Bluetooth 5+) são em testes de laboratório, linha reta sem obstáculos. Na prática, paredes e interferências reduzem bastante (para ~10-30 m em ambientes internos). Bluetooth 5 e acima têm o modo LE Long Range, que sacrifica velocidade para aumentar o alcance (usando PHYs de 125 kbps ou 500 kbps).
|
teste2
|
|
|
bitmover
Legendary
|
 |
July 10, 2025, 01:49:37 AM |
|
Pode ser uma proposta interessante a nível de ideia, mas se a coisa é por Bluetooth não vai "longe"...
Acredito que o negócio é mais útil pela resistência a censura do que pelo alcance. Se você quiser passar uma mensagem importante, caso seja jornalista político ou algo assim, você vai passar sua mensagem da sua casa, ou dum shopping, um local onde tenham muitos celulares por perto e seja fácil transmitir Se voce tiver em um bunker a 300m de profundidade e quiser pedir socorro, essa não será a melhor tecnologia pra usar. Melhor usar whatsapp mesmo.
|
|
|
|
joker_josue
Legendary
**In BTC since 2013**
|
 |
July 10, 2025, 06:49:59 AM |
|
As distâncias máximas citadas (especialmente em Bluetooth 5+) são em testes de laboratório, linha reta sem obstáculos. Na prática, paredes e interferências reduzem bastante (para ~10-30 m em ambientes internos).
Bluetooth 5 e acima têm o modo LE Long Range, que sacrifica velocidade para aumentar o alcance (usando PHYs de 125 kbps ou 500 kbps).
Isso são em testes muito prefeitos. Nem os aparelhos que são dedicados a transmissão bluetooth, prometem essa distancia. Normalmente dizem sempre que a distancia é +/-10mt. Faz a simulação no site oficial da tecnologia e vê: https://www.bluetooth.com/learn-about-bluetooth/key-attributes/range/Se aumentares a potencia de transmissão em 20dBm (normalmente os equipamentos andam na casa dos 0-1dBm), aumentas a capacidade da antena em 10dBi (normalmente também na casa dos 0-1dBi) e tiveres um receptor com a capacidade máxima, podes ter alcances de 1500mt. Agora, se nem os equipamentos dedicados a tecnologia, trabalham nessa potencia, muito menos um smartphone. Se você quiser passar uma mensagem importante, caso seja jornalista político ou algo assim, você vai passar sua mensagem da sua casa, ou dum shopping, um local onde tenham muitos celulares por perto e seja fácil transmitir
Esse sim pode ser um cenário interessante, duas pessoas querem passar informação de forma discreta, a uma certa distancia. Agora, isso já é possível sem recurso a esta nova app/serviço. Mas, pode facilitar, se não existir o processo de emparelhamento e a transmissão for um pouco mais rápida.
|
|
|
|
bitmover
Legendary
|
 |
July 10, 2025, 09:57:26 AM |
|
Se você quiser passar uma mensagem importante, caso seja jornalista político ou algo assim, você vai passar sua mensagem da sua casa, ou dum shopping, um local onde tenham muitos celulares por perto e seja fácil transmitir
Esse sim pode ser um cenário interessante, duas pessoas querem passar informação de forma discreta, a uma certa distancia. Agora, isso já é possível sem recurso a esta nova app/serviço. Mas, pode facilitar, se não existir o processo de emparelhamento e a transmissão for um pouco mais rápida. É possivel mas tb sao censuráveis todos os apps atuais. Se voce usar WhatsApp, Facebook, Twitter etc o governo pode simplesmente multar a empresa e forçar que o conteúdo saia do ar. Esse do Jack nao é censuravel
|
|
|
|
|
mikel_012
|
É possivel mas tb sao censuráveis todos os apps atuais.
Se voce usar WhatsApp, Facebook, Twitter etc o governo pode simplesmente multar a empresa e forçar que o conteúdo saia do ar.
Esse do Jack nao é censuravel
Já existem outros apps que funcionam sem servidor super centralizado e não tem problema de distancia fisica, como o SimpleX chat que usa um misto de p2p e federação e não é censurável. Já usei para negociar um trade de Bitcoin. Site: https://simplex.chat/
|
░▄████████████▀▄ ▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▄██ ████████████░█▀ ████░▄▄▄███████▄ ████▄▄▄▄▄▄▄▄░▄██ ▀▀▀▀▀▀▀▀████░███ ████████████░███ ████████████░█▀ | ░▄████████████▀▄ ▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▄██ ████████████░███ ████████████░███ ████████████░███ ████▄▄▄▄████░██▀ ████▀▀▀▀▀▀▀▀░▀ ████░█▀ | ░▄████████████▀▄ ▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▄██ ████████████░█▀ █████████░▄▄▄ █████████░███ ░▄░██████░██▀██▄ ▀▀░██████░▀██▄██ ████████████░█▀ | ░▄███████▀░▄██▀▄ ▀▀▀▀▀▀▀▀██▀▀▀▄██ ████████████░███ ████████████░███ ██░▄░███████░███ ██░█░███████░███ ████████████░███ ████████████░█▀ | ░▄██████▀▄ ▀▀▀▀▀▀▀▄██ ██████░███ ██████░███ ██████░███ ██████░███████▀▄ ██████░▀▀▀▀▀▀▄██ ████████████░█▀ | ░▄████▀██▄█████▀▄ ▀▀▀▀▀███▀▀▀▀▀▀▄██ █████████████░███ █████░█░█████░███ █████░▀░█████░███ █████████████░█▀ ██████████░▄▄▄ ██████████░█▀ | ..... Next−Gen Crypto iGaming ..... | | | | | | | Play now |
|
|
|
joker_josue
Legendary
**In BTC since 2013**
|
 |
July 10, 2025, 06:07:23 PM |
|
Referia me a comunicação via Bluetooth. Já hoje é possível passar essa informação, de forma descentralizada e com alguma privacidade. O que estava ferramenta pode ajudar é tornar isso mais prático e simples.
|
|
|
|
bitmover
Legendary
|
 |
July 10, 2025, 06:34:56 PM |
|
Se voce usar WhatsApp, Facebook, Twitter etc o governo pode simplesmente multar a empresa e forçar que o conteúdo saia do ar.
Esse do Jack nao é censuravel
Já existem outros apps que funcionam sem servidor super centralizado e não tem problema de distancia fisica, como o SimpleX chat que usa um misto de p2p e federação e não é censurável. Já usei para negociar um trade de Bitcoin. Site: https://simplex.chat/Simplex é muito bom mesmo. A falecida eXch utilizava ele no suporte... Tambem tem o Signal, que até o Edward Snowden recomenda e usa, mas que chegou a ser censurado já na venezuela, cuba etc A grande jogada do bitchat é que ele nao usa internet, tornando bem mais difícil de ser censurado
|
|
|
|
Forsyth Jones
Legendary
Activity: 1876
Merit: 2053
I love Bitcoin!
|
 |
July 11, 2025, 01:48:40 AM |
|
A ideia é muito boa, pois já começa sem pedir um número de telefone, eliminando a associação de identificação / fingerprint, eu usaria. É semelhante ao BriarLembrando que hoje o alcance pode estar limitado à 300m por pessoa, mas a tecnologia evolui e no futuro pode não ter mais esse tipo de limitação. A internet evolui muito rápido. Jà passou da hora de descentralizarmos essa internet, ninguem aguenta mais esses governos de esqueda censurando as pessoas como se fossem donas delas. Não tem jeito, a tecnologia sempre tende à ultrapassar o governo em todos os aspectos. A Apple usa um sistema semelhante, neh? Eu tenho iphone, mas não sabia rs.
|
|
|
|
alegotardo
Legendary
Merit: 1688
☢️ alegotardo™
|
 |
July 11, 2025, 02:20:11 AM |
|
A Apple usa um sistema semelhante, neh? Eu tenho iphone, mas não sabia rs. Ah meu amigo, tu detonou com seu discurso com essa última frase  Com é que alguém pode defender a descentralização mas carregar com aparelho com IOS no bolso? Eu sou adepto ao Android e com um plus... meu aparelho principal (o que não uso para aplicativos de bancos, é degoogled, ou seja... tenho no meu aparelho um GrapheneOS sem o GooglePlayServices e outros aplicativos que rastreiam todo o aparelho e seus hábitos de uso. Feito isso, é só utilizar com inteligência os aplicativos que vai instalar nele, hoje em dia se for pensar... há alternativas para quase tudo. Obviamente que isso não funciona para todo mundo, uma das principais dificuldades por exemplo, ao instalar uma CustomRoom, é que vários aplicativos de banco, do governo (como o próprio govBR), Netflix... deixam de funcionar nesses aparelhos.
|
|
|
|
bitmover
Legendary
|
 |
July 11, 2025, 06:53:28 PM |
|
A Apple usa um sistema semelhante, neh? Eu tenho iphone, mas não sabia rs. Ah meu amigo, tu detonou com seu discurso com essa última frase  Com é que alguém pode defender a descentralização mas carregar com aparelho com IOS no bolso? Eu sou adepto ao Android e com um plus... meu aparelho principal (o que não uso para aplicativos de bancos, é degoogled, ou seja... tenho no meu aparelho um GrapheneOS sem o GooglePlayServices e outros aplicativos que rastreiam todo o aparelho e seus hábitos de uso. Feito isso, é só utilizar com inteligência os aplicativos que vai instalar nele, hoje em dia se for pensar... há alternativas para quase tudo. Obviamente que isso não funciona para todo mundo, uma das principais dificuldades por exemplo, ao instalar uma CustomRoom, é que vários aplicativos de banco, do governo (como o próprio govBR), Netflix... deixam de funcionar nesses aparelhos. É uma pena que o Android tem tanto bloatware e no final se tirarmos tudo os apps de banco e govbr etc deixam de funcionar... Ficamos reféns desses dispositivos que ficam nos vigiando. A verdade mesmo, é que a maior privacidade de todos as coisas pra mim é o bitcoin. Voce pode ter milhões em bitcoin e o governo só fica sabendo se voce declarar. Isso é maravilho. E até alguns tokens , como as stablecoins (USDT e agora as gold) também permitem uma liberdade/privacidade incrível em termos financeiros Será que em breve teremos SP500 em stablecoins??
|
|
|
|
Forsyth Jones
Legendary
Activity: 1876
Merit: 2053
I love Bitcoin!
|
 |
July 11, 2025, 07:10:48 PM |
|
Ah meu amigo, tu detonou com seu discurso com essa última frase  Com é que alguém pode defender a descentralização mas carregar com aparelho com IOS no bolso? --- Obviamente que isso não funciona para todo mundo, uma das principais dificuldades por exemplo, ao instalar uma CustomRoom, é que vários aplicativos de banco, do governo (como o próprio govBR), Netflix... deixam de funcionar nesses aparelhos. Eu estava pensando estes dias, o ponto forte da apple é a privacidade e otimização, mas depois de anos, eu voltei para o android, agora estou com os dois sistemas. É uma pena que o Android tem tanto bloatware e no final se tirarmos tudo os apps de banco e govbr etc deixam de funcionar...
Ficamos reféns desses dispositivos que ficam nos vigiando.
A verdade mesmo, é que a maior privacidade de todos as coisas pra mim é o bitcoin.
Voce pode ter milhões em bitcoin e o governo só fica sabendo se voce declarar. Isso é maravilho. E até alguns tokens , como as stablecoins (USDT e agora as gold) também permitem uma liberdade/privacidade incrível em termos financeiros
Será que em breve teremos SP500 em stablecoins??
Mas se você quiser você pode acessar os bancos pelo internet banking (via site), porém o risco de cair em phishing bancário é maior... visto que os bancos estão dando maior atenção ao mobile bankings (aplicatívos móveis), ou seja, alguns bancos, principalmente fintechs como o Nubank, só é possível acessar a sua conta via aplicativo. Mas redes sociais e outros serviços você pode acessar via navegador, youtube eu acesso pelo brave e ainda posso ver os vídeos em segundo plano (uma feature que só é possível pelo youtube premium).
|
|
|
|
|