Vocês também estão com problemas com a Cloudfare hoje?
Praticamente só consegui acessar agora o fórum
Meu X, grok, chatgpt e perplexity, todos eu não consegui sequer um acesso hoje

O bitcointalk ficou fora do ar por cerca de 1h ou 2hr em média, eu não testei outros sites, tinha visto no facebook a notícia de que o cloudfare caiu (de novo).
Não é um problema praticamente a internet inteira depender de um único serviço que pode cair facilmente? Não obstante, demais serviços que caíram em um intervalo curto de tempo.
A nossa soberania digital está ameaçada (ou muito dependente)? Como mudar isso pra melhor?
Eu nem lembrava que o bitcointalk usava cloudfare.
Oras, é só não depender de um único CDN!
Opções no mercado existem... Cloudflare + Fastly, Akamai, Bunny, CloudFront, etc. porque ninguém usa!? Porque o Cloudflre é referencia, ele é o mais rápido, mais simples de implementar, mais barato (para sites pequenos é até mesmo gratuito) e funciona muito bem em 99,9% do tempo. O problema é quando esse 0,01% do tempo dá problema... aí é que nem uma maré de azar nas apoatas... leva todo o seu lucro (boa reputação) embora.
E isso não é só com o CND, é preciso diversificar tudo... DNS, o storage, hospedagem, servidores em multiplas plataformas, países, etc... é algo que as vezes custa caro, é trabalhoso ou quase imposśivel de deixar operacional (conversando com vários parceiros externos de forma sincronizada)... colocar apenas um e adequar todos osp rocesso para funcionar com ele é sempre mais fácil e praticamente plug-and-plau... mas é a única forma de não nos tornarmos refém de um único serviço e ir para essa diversificação.
O bom é que quando algúem "esbarra no fio" de alguém importante como a CloudFlare, todo mundo lá dentro se mobiliza nessa P-0 para resolver om prioridade máxima e em algumas horas ou até minutos tudo fica resolvido... já com serviços menores isos provavelmente se estenderia por mais tempo.