Cara, eu já falei em outro tópico sobre isso também... já pensou se usassem a tecnologia para reduzir os custos do poder publico?
Só oque o governo atual faz é descobrir forma de aumentar a arrecadação e para isso a lei é taxar e multar as pessoas. Tudo bem, eu concordo que quem está fazendo algo ilegal deverá ser penalizado, mas e a poha do governo que rouba a torto e direito?
Seria dificil colocar um software que pega os desvios de dinheiro? Uma IA que analisa contratos superfaturados ou que detecta padrões de consumo fora do comum e denuncia eles?
Oráculos que ficam vigiando o andamento de obras publicas e o pagamentos que a empresas fazem a eles?
Tudo isso alimentando os portais de transparencia e dando visibilidade em tempo real a população... tenho certeza que isso seria tão ou mais útil, produtivo e benéfico pro país do que gastar milhões nessas farramentas para rastreio de criptomoedas.
Claro que encontrar o problema é uma coisa, mas punir e rescarcir será outra... deve ser por isso que não "investem" em algo assim.
Eu acompanhei aquele DOGE do Elon Musk por um tempinho.. a ideia é justamente essa, cortar gastos.. mas é uma máquina de enxugar gelo.
Eles cortam alguns milhões em assinaturas de jornais inúteis aqui, alguns milhões em outras coisinhas ali, totaliza bilhões e bilhões em economias.. mas você olha a dívida americana e vê que isso não fez nem cócegas e ela continua crescendo.
O problema é bem maior.. e se lá não conseguem resolver, no país da malandragem é que não vai acontecer.
Um dos comentários mais interessantes que vi é que essa era uma iniciativa impopular.. tem muita gente mamando direta e indiretamente.. você começa a fechar a torneira de gastos e começa a perder votos (que é o objetivo de quem está lá dentro buscando reeleição) ao invés de ganhar..
Aqui no Brasil deve ser pior ainda.. pesquisei aqui e o Bolsa Família, por exemplo, atendeu 18,65 milhões de famílias (podendo chegar a 49 milhões de beneficiados).. sendo que tem 49 milhões de CLTs.. isso sem falar outras tetas do governo.
Melhor aceitar e desistir.