Eu acho que do jeito que tá, o atual governo (e não é só o executivo) já está cantando a vitória e não está nem aí para o que vão dizer... já conseguiram aprovar tanta coisa e nada mudou, por que agora com esses 3,5% em cima de criptos seria diferente? Vai mudar nada mesmo!
Não sei como estão as coisas no Brasil sobre o tema cripto.
Mas, se for como em Portugal, os principais comentadores e analistas - aqueles que aparecem mais na TV e escrevem em jornais, continuam a ser altamente críticos sobre o Bitcoin e afins. Então, meio que esse imposto acaba por ser mais "favorável" do que "desfavorável" na opinião publica.
A questão é que aqui no brasil temos uma mentalidade de que precisamos manter dinheiro no pais, temos que produzir tudo aqui , nao devemos importar nada etc etc...
É dificil para um português europeu entender. Mas imagine essa situação Joker.
Vc pega seu carro e dirige ate a espanha. Chegando la, seu celular nao funciona, pois seu plano de Internet é apenas português.
Dai voce vai recarregar seu telefone, e nao da , pq a tomada de Portugal é unica no mundo (e a "mais segura do mundo", de acordo com os especialistas do partido).
Dai vc vai num super mercado espanhol, passa seu cartao de crédito português e recebe um imposto de 6.38% (iof), mais 2% de taxa bancária, pois voce esta usando o cartao em outro pais.
Tudo isso é a situacao que vivemos no brasil. Isso é realidade aqui para brasileiros.
Com cripto nao existia nada disso. Você mandava o dinheiro e passava por cima de todas essas barreiras impostas pelo governo para te manter gastando dinheiro no Brasil
Nao existe nada de positivo nesse imposto. Seria o mesmo de dizer que voce gostaria de pagar 6% a mais no mercado espanhol so pq voce é português.