Enfim, a mineração vai sobreviver, nem que seja com a gente voltando à descentralização com a saída desses grandes mineradores, mas e no dia que chegarmos aos 21mi minerados (estimado no ano de 2140)?
Acho que esse pode ser o ponto.
Creio que a visão do Satoshi para o Bitcoin, nunca foi ele ser corporativo, no seu funcionamento. Pelo menos não ao nível que chegamos com relação aos mineradores.
Então, acho que eventualmente é mesmo isso que irá acontecer, gradualmente iremos ver menos grandes mineradores, porque pode-se tornar complicado estar sempre numa espiral e crescimento ao nível de estrutura.
Acho que parte do erro com relação a mineração, fruto da ganancia de alguns mineradores, foi ter-se criado a ideia que a rede só fica mais segura com mais e mais hash. Isso não é verdade. A rede é tão segura hoje, como era há 10 anos atras, não houve um aumento de segurança.
O que aconteceu, foi ter-se colocado a situação de um patamar, em que realmente existe perigo se de repente o hash baixar radicalmente, ficando exposto a uma entidade conseguir colocar mais hash de um momento para o outro. Mas, esse "problema", acabou por ser causado por esses grandes mineradores.
Enfim, continuou achar que, se não houver saltos maiores de valorização do BTC, gradualmente os grandes mineradores irão diminuir.